Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

COMING SOON

O grupo japonês Yohji Yamamoto Inc. associou-se à empresa italiana Sinv Spa, líder na produção e distribuição de segundas colecções, para lançar “Coming Soon”, uma nova marca de moda dirigida a homens e mulheres que sabem o que gostam de vestir, sem ostentar marcas. Enquanto que Versace, D&G ou Gucci exibem as suas etiquetas, “Coming Soon” não mostra o nome do designer, valendo-se da essência da roupa, dos tecidos e dos cortes para atrair o consumidor.

Trata-se de uma colecção de peças casuais, clássicas e intemporais - 170 peças para homem e 200 para mulher, assim como uma linha de acessórios - que mistura o estilo japonês com a vestibilidade europeia.

O nome “Coming Soon” provém do cinema. A colecção é apresentada através de vídeo e em cada estação será exibido um capítulo diferente. “Coming Soon, London AW08”, dirigido por Max Vadukul, é produzido como um pequeno filme mas nunca chegará ao grande ecrã.

“Coming Soon” estará disponível em retalhistas e department stores seleccionadas a partir do mês de Julho.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

LOUIS VUITTON VERÃO 08

A Louis Vuitton recria, a cada estação, a sua imagem, graças à visão do designer Marc Jacobs e as suas parcerias com artistas conceituados como Stephen Sprouse, Julie Verhoeven, Takashi Murakami e o actual Richard Prince.

A inspiração da nova campanha publicitária Verão 2008 da marca francesa surgiu após a apresentação do desfile, em Outubro passado, que exibiu as obras exclusivas de Richard Prince impressas nas bolsas e subjacentes aos looks. A principal amostra da obra do artista ocorreu no início do desfile, com a entrada de 12 modelos famosas vestidas de enfermeiras, em homenagem às suas séries de pinturas “Nurses”. As “enfermeiras” usavam chapéus brancos customizados com letras vermelhas, que juntos formavam o nome Louis Vuitton.

A nova campanha publicitária reúne seis dessas modelos. Naomi Campbell, Eva Herzigova, Angela Lindvall, Claudia Schiffer, Stephanie Seymour e Natalia Vodianova são os rostos da colecção Verão 2008. Fotografadas por Mert Alas e Marcus Piggott, as modelos rodeiam um Dodge amarelo - uma instalação apresentada por Richard Prince na Frieze Art Fair de Londres - carregando malas Monogram Jokes criadas pelo artista. O cenário é formado por carros de luxo e modelos sensuais, utilizando sapatos de verniz e batons brilhantes para compor a imagem de femme fatale da campanha.

A campanha foi filmada pela realizadora Zoé Cassavates e chegará às revistas em Fevereiro. As duas fotos principais apresentam Stephanie Seymour com uma bolsa de edição limitada da linha Monogram After Dark e Eva Herzigova com uma pochette Sunset Boulevard em monograma envernizado Pomme d’Amour.

VALENTINO NO CINEMA

Valentino é o último criador de moda a ser imortalizado no cinema. Segundo informações do The Hollywood Reporter, o designer italiano será tema do documentário “Valentino: The Last Emperor” (Valentino: O último Imperador). A produção, que será levada ao grande ecrã por Matt Tyrnauer, um correspondente especial da Vanity Fair americana, surge na sequência de Lagerfeld Confidentiel – o documentário sobre Karl Lagerfeld, que foi lançado o ano passado.

A proposta é registar os 45 anos de carreira de Valentino. Em dois anos, Matt Tyrnauer captou mais de 250 horas de filmagens do designer e de pessoas relevantes na sua vida. “Para captar os momentos realmente grandiosos, tivemos de permanecer no seu atelier muito tempo. Valentino está rodeado por um grupo cingido de amigos e trabalhadores, mas casualmente a sua guarda baixava e eles esqueciam-se que havia uma equipa de filmagem na sala”, conta Tyrnauer.

Valentino: The Last Emperor estreia em Maio, no Festival de Cinema de Cannes.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

MODALISBOA|ESTORIL "30"

“30” será o tema da próxima ModaLisboa I Estoril.


O movimento continua: de Lisboa para Cascais, da Cidadela para o Casino Estoril. Full house? A ModaLisboa chega à sua 30ª edição decidida a mexer com as regras do jogo e os trunfos também serão de nomeada. Esteja atento a todas as novidades nas próximas semanas, mas assinale já as datas no seu notebook: 6, 7, 8 e 9 de Março. E não se esqueça: o Casino Estoril vai ser a nossa casa dos 30.


“30” é o tema da próxima ModaLisboa I Estoril, sendo apresentadas as colecções para o Outono-Inverno 2008/9.


Trinta edições a parar em todas as estações, trinta edições a saber com que linhas se cose a moda e o estilo falado em português. Trinta edições a brincar com os géneros, a desafiar os modelos, trinta edições a desenhar formas, a educar gostos e a definir o perfil criativo do país. Trinta edições a tirar cartas da manga e a fazer tanto onde antes havia tão pouco: é o milagre de multiplicação do zero.


Mas quem disse que a ModaLisboa I Estoril quer apenas olhar para trás? A tradição já não é o que era, mas será sempre aquilo que a moda quiser fazer dela – no presente, no futuro ou já esta Primavera. E o desafio está diante dos nossos olhos: porque a interpretação do contemporâneo continua a ser a maior vanguarda do quotidiano e a principal inspiração dos nossos criadores. Os dados estão lançados, e agora é preciso alertar a imprensa: se o tema da ModaLisboa é o “30”, a nossa motivação será, uma vez mais, fazer trinta por uma linha.


Faites vos jeux!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CONVERSE CELEBRA CENTENÁRIO

Em 2008, a marca Converse completa 100 anos e para celebrar o seu centenário lança a colecção especial Converse Century.

Uma marca de referência para várias gerações, Converse faz parte da herança e do espírito desportivo americano. O seu legado inclui um modelo de ténis que na década de 1960 fez furor entre os jogadores de basquetebol e nos anos 80 inteirou o look de muitos músicos e estudantes, transformando-se num dos modelos favoritos em todo o mundo. Trata-se do Chuck Taylor All Star, o ténis em lona com sola de borracha e cabedal, que continua a ser reconhecido como um símbolo de originalidade. Desde a criação dos All Star, em 1917, a empresa soube adaptar as suas criações às tendências do momento, convertendo-se num autêntico ícone pop, muito ligado ao mundo do desporto e da música, mas sem renunciar à sua filosofia.

A originalidade será a base das celebrações do centenário da Converse, assim como o leit motiv da sua campanha publicitária. Entre as acções especiais que a marca levará a cabo este ano, destaca-se o lançamento da colecção Converse Century, com a reedição de clássicos intemporais e o lançamento de novos produtos. Salientam-se também as séries What if, compostas por três modelos distintos de ténis, que contarão a história de várias estrelas do basquetebol do último século. Serão ainda produzidas edições especiais de All Star desenhadas por artistas conhecidos (a serem vendidas através do programa de solidariedade Converse Red), bem como outras edições especiais dedicadas à música, em homenagem a Kart Cobain e Los Ramones. Os produtos da Converse vendem-se actualmente em mais de 160 países.

http://www.converse.com.pt/

VICTORIA BECKHAM PARA MARC JACOBS

Victoria Beckham a ser “engolida” por um saco de compras Marc Jacobs? O célebre designer americano revelou a sua nova campanha publicitária Verão 08, intitulada "Posh In A Bag". Juergen Teller fotografou Victoria Beckham a sair de uma caixa, a afundar-se num saco de compras ou simplesmente a posar com a sua característica seriedade. Estas divertidas fotografias são apenas as primeiras de uma série e existem muitas mais para serem apresentadas.

“As imagens são cómicas e irónicas”, afirmou Victoria Beckham. “Não se pode ter medo de experimentar no mundo da moda, especialmente quando se trabalha com Marc e Juergen – temos que mostrar um lado diferente. “Marc é um génio”, acrescentou. “Confiei completamente na sua imaginação e foi um privilégio poder voltar a trabalhar com Juergen depois de tantos anos”.

http://www.marcjacobs.com/

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

FENDI BEARBRICKS

Para celebrar o 10º aniversário da sua icónica Baguette bag, a marca Fendi associou-se à Medicom Toy para lançar uma edição limitada de 10 Bearbricks miniatura. Cada brinquedo é personalizado com o logótipo da luxuosa casa francesa nas mesmas tonalidades vivas e alegres da nova edição de baguettes.

Os Bearbricks Fendi apresentam três tamanhos diferentes, incluindo uma edição gigante a 1000%. Infelizmente, os brinquedos não estarão à venda ao público. Em vez disso, a Fendi irá expô-los nas montras das suas lojas nos próximos meses e posteriormente oferecer alguns deles aos seus clientes VIP.

LOUIS VUITTON BLASON

Depois de dois anos de trabalho conjunto, o cantor, rapper e compositor americano Pharrell Williams e a consultora criativa da Louis Vuitton, Camille Miceli, lançam uma linha de joalharia, sob o nome Louis Vuitton Blason. A colecção foi lançada ontem na loja Louis Vuitton, em Paris.

“Blason teve a sua origem na heráldica francesa e é símbolo de uma dinastia, sinónimo de um brasão de armas”. Pharrell Williams, um coleccionador de longa data de bagagens Louis Vuitton, brasonou a história da casa francesa com esta colecção especial inspirada no universo musical. As vanguardistas peças apresentam combinações luxuosas de ouro branco com diamantes e ouro amarelo com diamantes e custam entre 2.070 e 621.000 dólares.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

RAY-BAN COMEMORA 70 ANOS DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA

Autenticidade e tradição são os principais valores da Ray-Ban. Para celebrar o seu 70º aniversário, a mítica marca de eyewear lançou uma colecção exclusiva, de edição limitada, constituída por dois modelos icónicos que fizeram a sua história: Ray-Ban Aviator e Ray-Ban Outdoorsman. Nascidos no final dos anos 30, impuseram-se imediatamente no mundo da moda como óculos de sucesso, pelo seu estilo particular e elevado desempenho.

A colecção Ray-Ban Ultra é única e prestigiosa. 25.000 exemplares numerados dos modelos Ray-Ban Aviator e Ray-Ban Outdoorsman, produzidos com materiais preciosos e da mais alta qualidade, foram colocados à venda, em Dezembro passado, numa selecção dos melhores oculistas de todo o mundo, por 367€. Com um design renovado e aperfeiçoado, as formas clássicas destes dois modelos simbólicos foram enriquecidas por acabamentos e materiais de excelência. O titânio utilizado na armação, o beta-titânio usado nas hastes, e o ouro puro de 22 quilates que reveste totalmente os óculos aliam modernidade e tradição, tecnologia e sentido estético, solidez e mito.

A qualidade dos modelos Ray-Ban Ultra está também patente nas novas lentes com tratamento anti-reflexo e sistema P3 (P-Cube). Trata-se de um novo filtro polarizante que melhora a visão e garante uma protecção mais elevada contra a luz polarizada. Para estes modelos, foi produzida uma embalagem própria, com caixa e protecção em pele, completada por um folheto informativo.

À venda nas melhores ópticas do país, a colecção Ray-Ban Ultra abre um novo capítulo na história de qualidade, estilo e excelência da marca norte-americana. http://www.ray-ban.com/

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

75 ANOS LACOSTE

A Lacoste comemora este ano o seu 75º aniversário e para celebrá-lo a marca lança uma colecção especial de vestuário, malas, calçado, relógios e óculos, que combina o logótipo original com um design moderno e contemporâneo.

Desde que em 1933 René Lacoste competiu em campo com o agora mítico pólo 12.12, a marca soube transformar-se e adaptar-se à moda em cada momento, distanciando-se do seu original circuito desportivo e convertendo-se numa marca de casualwear de referência mundial. O seu famoso logótipo, criado em 1927 por um amigo de Lacoste, Robert George, é actualmente um símbolo de qualidade reconhecido em todo o mundo.

Para a colecção comemorativa do 75º aniversário, o director criativo da marca, Christophe Lemaire, actualizou o blazer que René Lacoste vestia no seu tempo. A colecção de mulher compreende uma versão feminina do blazer original, um pulôver com decote em V listado com riscas verticais, uma camisola de manga curta com capuz e um vestido sem mangas em piqué.

A linha de acessórios é composta por quatro modelos de malas em tecido, com pormenores em pele e esmalte metálico, e uma colecção de sandálias em cordel. Christophe Lemaire contou com a colaboração da designer Cristina Castañer para a produção desta linha de calçado, que se baseia nas técnicas tradicionais de produção utilizadas no País Basco francês. Segundo a designer, a colecção é uma homenagem às origens da marca, inspirando-se na elegância e no estilo desportivo da Lacoste.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

LIVE FAST – NOVA CAMPANHA DIESEL

Sobreviver à loucura e aceleração da vida no século XXI nem sempre é fácil. Numa época em que o tempo é cada vez mais escasso, tudo se torna instantâneo, descartável, fugaz: comida, café, mensagens … Não há tempo para apreciar ou reflectir sobre as coisas. Faz-se tudo depressa, para se conseguir fazer mais. Será esta a forma correcta de viver? A marca Diesel convida-nos a reflectir sobre esta questão ao apresentar a nova campanha publicitária, “Live Fast”.

Num austero mas divertido comentário social, a nova campanha da marca italiana reproduz um mundo que avança demasiado rápido, onde as pessoas realizam as tarefas do dia-a-dia à velocidade da luz, aparentemente alheias ao seu comportamento excessivo. A Diesel mostra um espelho louco de parque de diversões onde os clientes podem vislumbrar os seus reflexos distorcidos e tomar consciência do seu próprio absurdo. Será uma sugestão para abrandarmos um pouco?

Filmada em Los Angeles por Laurie Bartley, a campanha “Live Fast” foi imaginada por Wilbert Das e a equipa criativa Diesel em conjunto com a agência publicitária francesa Marcel.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

MANGO LANÇA COLECÇÃO DE HOMEM

No passado mês de Novembro, a empresa espanhola Mango anunciou o nome do vencedor do concurso internacional Mango Fashion Awards, num evento que tinha como objectivo premiar a criatividade dos jovens talentos e galardoar o criador italiano Valentino Garavani. A empresa aproveitou a ocasião para apresentar a sua colecção para a próxima Primavera / Verão 08 e surpreendeu ao encerrar o desfile com o modelo basco Jon Kortajarena, que apareceu com a palavra “He” pintada no peito.

Depois de doze anos sem desenhar roupa para homem, a Mango prepara-se para lançar uma colecção masculina esta Primavera, denominada He by Mango. Em sintonia com o espírito jovem da marca, a nova colecção, dirigida a um homem jovem e atento às tendências de moda, terá um estilo informal e urbano: t-shirts, coletes, calças, jeans e fatos de banho, em tons de branco, bege, cinza, azul e caqui. Os pormenores como as golas Mao e os contrastes vivos ganham um relevo especial. O logótipo, um unicórnio, tem uma forte presença nas peças e é utilizado em estampados localizados com pormenores heráldicos. A colecção inclui também acessórios, como bolsas, carteiras, pulseiras, cintos, óculos de sol, sandálias e calçado desportivo.

O acrónimo que dá nome à colecção esconde a expressão latina Homini Emerito, que significa “homem que desfruta de uma recompensa devido aos seus méritos”. As 46 peças que compõem He by Mango estarão disponíveis em algumas lojas da marca da Europa e EUA a partir do próximo mês de Março.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O REGRESSO DE HALSTON

Harvey Weinstein, produtor e fundador do estúdio de cinema Miramax, surpreendeu a todos ao comprar, na passada Primavera, a lendária casa de moda Halston, que teve o seu auge nos Estados Unidos durante a década de 1970. A Revlon comprou a marca ao seu fundador e, após a morte deste em 1990, o império Halston caiu em esquecimento.

Harvey Weinstein atingiu os seus objectivos na sétima arte e prepara-se agora para fazer história no mundo da moda. O grande regresso de Halston será em Fevereiro próximo, quando a marca participar na semana de moda de Nova Iorque. Para assegurar o êxito na passerelle, Weinstein contratou uma equipa criativa promissora: os designers Marco Zanini e Rachel Zoe e a proprietária da marca Jimmy Choo e antiga editora de acessórios da Vogue UK, Tamara Mellon.

Circulam rumores que a campanha para ressuscitar a marca poderá incluir também a produção de uma longa-metragem sobre a vida do designer americano, com Jude Law como protagonista.

Roy Halston Frowick iniciou a sua carreira como designer de chapéus, tendo desenhado o “pillbox hat” que Jacqueline Kennedy usou na estreia presidencial do seu marido em 1961. Posteriormente, dedicou-se inteiramente à criação de colecções de senhora. Vestiu Bianca Jagger, Liza Minnelli, Anjelica Huston, Lauren Bacall, Babe Paley e Elizabeth Taylor. O Newsweek apelidou-o “o primeiro designer de Moda da América”. Os seus vestidos longos foram muito populares em meados da década de 1970.

Apesar das suas realizações notáveis, Halston era incapaz de cumprir prazos e acabou por destruir o seu sucesso. Em Outubro de 1984, foi despedido da sua própria empresa e perdeu o direito a desenhar e vender roupa sob o seu nome. Faleceu em 1990, vítima de cancro.

Agora o seu nome poderá voltar a brilhar na passerelle de Nova Iorque …

COCO CHANEL NO PEQUENO E GRANDE ECRÃ

A memória da lendária designer francesa Gabrielle “Coco” Chanel está mais vigente que nunca. Este mês, a actriz Audrey Tatou, que protagonizou Amelie, começa a filmar uma película dirigida pela realizadora francesa Anne Fontaine que abordará a infância, juventude e os primeiros passos de Chanel no mundo da Moda.

Por outro lado, Shirley MacLaine e Barbara Bobulova irão encarnar a designer numa mini série de televisão. Neste caso, MacLaine interpretará a criadora na idade adulta, enquanto que Bobulova dará vida aos seus anos de juventude.

Outras produções baseadas na biografia de Coco Chanel estão a ser preparadas por dois realizadores americanos - Daniel Thompson e Daniel Friedkin. Demi Moore poderá ser eleita para o papel.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ANDY WARHOL: DA POP ARTE AO DENIM

Andy Warhol está mais presente do que nunca. Depois da Levi Strauss ter utilizado as suas obras para criar a colecção Warhol Factory x Levi’s, chega agora a vez da Pepe Jeans se inspirar no artista mais influente do século XX. A marca londrina de denim e casualwear assinou um acordo com a Fundação Andy Warhol para lançar na Europa uma colecção exclusiva inteiramente dedicada ao grande artista da Pop Arte. Andy Warhol tornou-se um ícone contemporâneo e uma referência estética muito forte que combina na perfeição com a filosofia da Pepe Jeans. A nova colecção, denominada Andy Warhol Collection by Pepe Jeans London, incluirá 250 peças e terá duas linhas: Pop, inspirada nas obras de Warhol, e Factory, um pouco mais subtil.

Os primeiros artigos desta linha especial estarão em exibição na nova secção The Art, da feira Bread&Butter, em Barcelona, e chegarão às lojas Pepe Jeans em Maio. A colecção completa estará à venda em Agosto.

Casualmente, a actriz Sienna Miller, que é rosto da Pepe Jeans há várias estações, acaba de protagonizar “Factory Girl”, um filme inspirado na vida de Warhol.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

H&M ENTRA NA LUTA CONTRA A SIDA

Conhecida pelas suas colaborações com designers famosos, a cadeia sueca H&M une agora forças com o colectivo Designers Against AIDS (DAA) na luta contra a sida, lançando a colecção "Fashion Against Aids". A iniciativa, que visa aumentar o conhecimento sobre o HIV/AIDS, é representada por vários artistas, como Rihanna, Chicks on Speed, Good Charlotte, Henrik Vibskov, Jade Jagger, Katharine Hamnett, My Chemical Romance, Rufus Wainwright, Scissor Sisters, The Cardigans, Tiga, Timbaland e Ziggy Marley.

O intuito da colecção é chamar a atenção dos mais novos para o HIV/AIDS. Actualmente existem doze milhões de jovens com idades compreendidas entre 15 e 24 anos infectados com o vírus. A Designers Against AIDS (DAA), uma organização sem fins lucrativos que pretende moldar a opinião pública através da colaboração com designers de moda, músicos e outros artistas, eleva a iniciativa a outro nível ao colaborar com a H&M. Os artistas colaboram gratuitamente e 25% dos lucros da colecção revertem para projectos de prevenção da sida em todo o mundo.

A colecção Fashion Against Aids inclui coloridas t-shirts, sweat-shirts com capuz e tank tops em algodão biológico, com preços a variar entre 9,90 e 29,90 euros. Todas as peças apresentam uma estampagem e uma etiqueta com o nome do designer. As mensagens são bastante claras. Por exemplo, numa das suas peças, Katharine Hamnett escreveu em letras maiúsculas: USE A CONDOM! (USE UM PRESERVATIVO!). A colecção estará disponível nas lojas H&M a partir de Fevereiro.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O MOVIMENTADO MUNDO DA MODA

Com o começo do novo ano, é oportuno fazer uma pequena síntese dos principais acontecimentos que marcaram o mundo da Moda em 2007.

2007 foi um ano de grandes comemorações e mudanças para as mais prestigiadas casas de moda internacionais. Valentino Garavani completou 45 anos de carreira e deu por concluído o seu percurso no mundo da Moda. Alessandra Facchinetti, ex-directora criativa da Gucci, foi nomeada sua sucessora e irá apresentar a sua primeira colecção para a casa italiana no próximo mês de Março. A casa francesa Christian Dior e a italiana Emilio Pucci celebraram 60 anos. Jean Paul Gaultier também recebeu os Parabéns, com a publicação de “Happy Birthday Glamour Puss!”, um livro com imagens das comemorações dos seus 30 anos de carreira. O Victoria & Albert Museum, em Londres, festejou o seu 150º aniversário com a apresentação de uma grandiosa exposição sobre a “Idade de Ouro” da Alta Costura.

Os designers continuaram a saltar de casa em casa. Hedi Slimane deixou a direcção criativa da Dior Homme e foi substituído por Kris van Assche. Franck Boclet assumiu a direcção da linha masculina de Emanuel Ungaro e Esteban Cortázar sucedeu a Peter Dundas como designer da colecção feminina da casa francesa. Após apenas duas estações, Sophia Kokosalaki disse adeus à casa Vionnet para se dedicar inteiramente à sua própria marca e Marc Audibet assumiu o seu lugar. Grandes mudanças ainda nas casas Bill Blass, Cacharel e Jean-Louis Scherrer. Peter Som sucedeu a Michael Vollbracht na direcção criativa da linha feminina da Bill Blass e Michael Bastian foi nomeado designer da colecção masculina. A dupla britânica Clements Ribeiro deixou a casa francesa Cacharel e foi substituída por outra célebre dupla de moda, Eley Kishimoto. Bouchra Jarrar foi nomeada directora criativa da Jean-Louis Scherrer, sucedendo a Stéphane Rolland. Após uma ausência de três anos, Martine Sitbon regressou à Semana de Moda de Paris e surpreendeu com a apresentação da sua nova marca, Rue du Mail.

2007 ficou também marcado por duas lamentáveis perdas. Foi com profundo pesar que os profissionais de moda de todo o mundo receberam as notícias das mortes da influente stylist e editora de moda inglesa Isabella Blow e do grande “Arquitecto da Moda” Gianfranco Ferré.

Associar o nome de um designer famoso a produtos variados tornou-se uma prática comum desde que Pierre Cardin emprestou o seu nome a acessórios, mobiliário e artigos diversos que ultrapassam as fronteiras da moda. Em 2007, muitas marcas continuaram a recorrer a esta estratégia para dar um toque de glamour aos seus artigos. A marca Samsonite convidou Alexander McQueen para criar a colecção Black Label, enquanto que a Mandarina Duck, outra conhecida marca de malas, se associou designer japonês Yohji Yamamoto para criar a nova linha de marroquinaria Y’s Mandarina. Depois de desenhar a colecção “This Is Not Your Bag” para a Longchamp em 2006, Jeremy Scott voltou a colaborar com a marca francesa na concepção de uma nova it bag: Le Pliage Poodle. Uma nova estação significa uma nova colaboração para a H&M. Depois de Karl Lagerfeld, Stella McCartney e Viktor & Rolf, o designer italiano Roberto Cavalli criou uma colecção exclusiva para a empresa sueca. A Lacoste lançou mais uma edição especial do seu icónico pólo, concebida pelo designer inglês Michael Young. John Galliano associou-se à Diesel para criar uma linha de moda infantil. A colecção é lançada este mês.

Em termos nacionais, salienta-se a mudança da ModaLisboa para Cascais, com a assunção da nova identidade ModaLisboaEstoril. Osvaldo Martins regressou à passerelle com o projecto ADD.UP e o colectivo White Tent integrou pela primeira vez o calendário de desfiles. Luís Buchinho abriu a sua primeira loja na baixa portuense. Lara Torres desenvolveu o projecto interdisciplinar "Mimesis", composto por várias peças de carácter experimental como t-shirts e jóias com látex, com o intuito de expor o processo criativo e de desenvolvimento experimental. A designer foi ainda seleccionada para participar na feira internacional de design Blickfang-Vienna, que decorreu no Museu Austríaco de Artes Aplicadas, Mak. Nesta feira esteve também presente Alexandra Moura, cujo nome foi referenciado no novo livro “Young European Fashion Designers” (Daab editorial), como um dos jovens designers de moda europeus com impacto no futuro da moda. José António Tenente foi o designer português convidado pela Disneyland Resort Paris para reinventar o vestido de uma conhecida personagem feminina da Disney. A sua personagem de eleição foi a Rainha de Copas, do Clássico Disney “Alice no País das Maravilhas”.

Muitas mais notícias se esperam em 2008 …