segunda-feira, 30 de junho de 2008

KARL LAGERFELD DÁ A CARA PELA SEGURANÇA NA ESTRADA


Karl Lagerfeld já foi rosto de algumas campanhas, mas esta é, de facto, inesperada. O designer alemão, director criativo da casa Chanel, participa na nova campanha de segurança no trânsito, lançada no passado dia 18 de Junho pelo governo francês, que alerta para a necessidade de usar o colete de sinalização quando o motorista tiver de sair do veículo na estrada, em caso de avaria.

"É amarelo, é feio, não combina com nada, mas pode salvar a vida", diz o slogan da campanha, na qual o designer veste o colete de sinalização sobre um smoking e usa, como sempre, óculos escuros. Karl Lagerfeld é conhecido por percorrer longas distâncias nas estradas porque não gosta de aviões, pelo que é perfeito para dar o rosto por esta iniciativa, que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

ARQUITECTURA DE LUXO

Gianfranco Ferré vai entrar no mundo da arquitectura. A luxuosa casa de moda italiana estabeleceu uma parceria com o Galadari Investment Office (GIO) para criar “arquitectura de luxo”. Segundo o acordo, o GIO supervisionará a construção e gestão das obras, enquanto a casa italiana se responsabilizará pelos conteúdos e design. O primeiro projecto resultante desta parceria inédita chama-se Gianfranco Ferré Stresa, será edificado no Dubai e compreenderá espaços para habitação e áreas comerciais.

“O Dubai está a tornar-se num dos mais importantes destinos turísticos do mundo. A cidade representa actualmente a essência do novo Médio Oriente, atraindo diversos projectos imobiliários inovadores. A sinergia entre o sector da construção e a pretensão do Dubai em se tornar num centro de negócios internacionais faz com que seja um país de importância vital para a expansão internacional da Gianfranco Ferré”, afirma Michela Piva, directora executiva da casa italiana.

“Esta união com uma casa de moda de luxo é a primeira do género e é uma progressão lógica para a GIO em termos de design e de posicionamento geográfico”, declarou Rashid Abdul Wahab Galadari, presidente da GIO. “O Arquitecto da Moda, Gianfranco Ferré, era reconhecido pelas suas linhas simples, originalidade e imaginação e estamos confiantes que o Gianfranco Ferré Stresa irá englobar estes atributos e representar convenientemente a casa italiana”.

Quando questionado sobre o porquê do nome Stresa, Tonino Perna, presidente da Gianfranco Ferré, afirmou: “O nome foi escolhido com alguma nostalgia. É a cidade onde Gianfranco Ferré tinha a sua residência de Verão, podemos dizer que se trata de um oásis inspirador longe da multidão onde ele passava o seu tempo livre. Hoje, o Dubai é visto como um grande destino tanto para trabalho como para divertimento e o nome é, por esse motivo, uma grande homenagem à energia e vigor da cidade, assim como um reconhecimento do talento do fundador da casa”.

A Gianfranco Ferré já tem uma presença forte na região, com lojas no Dubai, Beirute e Istambul e vai continuar a sua expansão no Médio Oriente através de novas aberturas em Manama (Barém), Doha (Qatar), e Dubai antes do final deste ano. A empresa planeia também abrir novos espaços na Arábia Saudita e no Kuwait.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

PESTANAS VIKTOR & ROLF

Viktor & Rolf volta a surpreender. Desta vez, a dupla holandesa distingue-se na área da cosmética, ao desenhar uma linha de pestanas postiças para a Shu Uemura. A máxima da marca japonesa é misturar Natureza, Ciência e Arte para criar maquilhagem contemporânea e linhas de beleza inovadoras que combinem simplicidade e elegância.

Desde o lançamento das pestanas Shu Uemura em todo o mundo, em 2005, os cílios postiços transformaram-se em acessórios de moda perfeitos para ocasiões especiais. Este ano, a Shu Uemura colaborou com Viktor & Rolf no lançamento de uma colecção de três novas edições limitadas de pestanas falsas, que se destacam pela sua originalidade e fantasia: Wing, que parecem clipes para papel; Rhombus, uma versão dourada inspirada no padrão de losangos da roupa dos bobos; e Swirl, um conjunto de pestanas super longas.

Wing, Rhombus e Swirl podem não ser práticas para o dia-a-dia, mas são perfeitas para dar um toque de beleza e fantasia numa ocasião especial. Estão à venda nos armazéns Harvey Nichols, em Londres, e nas lojas Shu Uemura. A partir de 1 de Julho, chegam às lojas da especialidade no resto do mundo.

http://www.shuuemura.com/

[ART]IFACT

“[Art]ifact, Recognizing the essential of products”, publicado pela Victionary, é um livro de referência para todos os designers. Trata-se de uma compilação de produtos de design inovadores que ousam ir além do convencional. Com formas, cores e materiais distintos, ultrapassam os limites da imaginação, criam emoções e interagem com os utentes. [art]ifact apresenta uma colecção única de produtos inteligentes, divertidos, irónicos e sem precedentes, cada um resultante de uma ideia excepcional ou uma história que estimula o cérebro do leitor.

O livro está dividido em três secções principais – Observe, Fun e Interaction. Para a secção Observe, foram seleccionados objectos que revelam detalhes que muitas vezes passam despercebidos à maioria das pessoas, com o intuito de estimular os leitores a olhar para as suas formas simples e funções. Já os exemplos mostrados em Fun foram escolhidos simplesmente porque são divertidos e acrescentam cor e divertimento ao nosso dia-a-dia. A secção Interactive Design apresenta ideias que acrescentam um valor extra a um objecto, possibilitando a interacção com os utentes finais.

Provocantes mas familiares, sérios mas divertidos, estes produtos fornecem uma preciosa fonte de ideias e inspiração a todos os criativos, em particular aos designers de produto e industriais.

Inspire-se!

terça-feira, 24 de junho de 2008

VERY VALENTINO



O Museu de Artes Decorativas de Paris foi o cenário escolhido para expor as cerca de duzentas peças de Alta Costura de Valentino Garavani. O designer italiano, que vestiu algumas das mais elegantes mulheres do mundo, incluindo Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn, retirou-se do mundo da moda em Janeiro passado mas continua a dar muito que falar.

A mostra intitula-se “Valentino, temas e variações” e estará patente até 21 de Setembro de 2008, dando ao público a oportunidade de desfrutar da brilhante trajectória profissional do criador. Valentino disse adeus ao mundo da moda, mas a moda não se despediu dele.


Valentino Garavani nasceu em Voghera, Itália, em 1932. Depois de estudar francês e Design de Moda na Academia dell’Arte, em Milão, mudou-se para Paris, onde trabalhou como assistente de Jean Desses e Guy Laroche. Em 1960 regressou a Itália e fundou a sua empresa em Roma. Passados dois anos já contava com clientes tão célebres como Jacqueline Kennedy, a princesa Margarita e Elizabeth Taylor. Na década de 1960 consolidou-se internacionalmente e integrou o grupo restrito de designers que fizeram da Moda “Made in Italy” um sinónimo de luxo e qualidade.

BMW CONSTRÓI CARRO EM TECIDO

Um design bem sucedido desperta paixões. Os fabricantes de automóveis que aspiram chegar a esses níveis estéticos devem fazer com que os clientes estabeleçam uma relação muito próxima com seus automóveis. Por isso, os designers buscam algo mais do que as meras formas, eles pretendem que as pessoas se identifiquem plenamente com seus carros. A marca BMW decidiu transformar as preferências do consumidor moderno no factor determinante do design automóvel e apresentou recentemente a sua criação mais conceptual e inovadora nesta área: um carro coberto com tecido.

Chris Bangle, director criativo da BMW, permitiu que a sua equipa questionasse os princípios básicos válidos até agora e procurasse novos procedimentos. Os designers não se preocuparam em criar algo adequado à produção em série, mas sim em usar a criatividade e em pesquisar novas direcções, ultrapassando os limites da aparência e dos materiais, assim como as funções e o processo de fabrico.

Em vez de aço, alumínio ou fibra de carbono, o inovador modelo da BMW, denominado Gina Light Visionary, tem uma cobertura em tecido de poliuretano com lycra, que é esticado sobre uma estrutura móvel de alumínio, criando uma superfície quase sem costuras que pode mudar de forma conforme o desejo do motorista. Através de comandos eléctricos e hidráulicos, os pára-choques podem ser aumentados e os painéis laterais remodelados, de modo a transformar o Gina num carro de corrida. Os bancos e tablier também podem ser customizados, para se adequarem ao gosto dos ocupantes.

A BMW ressalta os aspectos práticos do modelo. “O tecido de poliuretano com lycra é significativamente mais leve que os materiais mais rígidos tradicionalmente usados no corpo de um automóvel, requerendo menos energia para o produzir enquanto reduz o peso total do carro. Todas as partes móveis são presas a uma estrutura sólida que garante toda a segurança encontrada num modelo de carro tradicional”.

O Gina é um modelo experimental que será exposto no Museu BMW em Munique. Nunca será produzido, mas a BMW planeia aplicar a sua filosofia de design a alguns dos seus futuros modelos.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

LOJA ALEXANDER MCQUEEN EM LOS ANGELES

Alexander McQueen acaba de inaugurar a sua nova loja em Los Angeles, desenhada pelo arquitecto William Russell, que também projectou as lojas do criador em Las Vegas, Moscovo, Osaca e Vilnius.

O novo espaço é um reflexo da cidade de Los Angeles e da linguagem criativa de William Russel, com linhas puras e muita luz branca. Situa-se na esquina da Melrose com a Orlando Avenue e convida os visitantes a partilhar de uma experiência algo intrigante. A teatralidade do interior, inspirada nos desfiles de Alexander McQueen, a limitada paleta de materiais e os detalhes precisos realçam e complementam a colecção.

A loja de Los Angeles é única por duas razões. Primeiro, porque se tratou de um projecto de uma construção nova e pela primeira vez William Russel pôde desenhar tanto o seu interior como o exterior. O arquitecto trabalhou de perto com o proprietário e criou um edifício curvilíneo em estuque e vidro, com um pátio privado nas traseiras.

O segundo ponto de diferenciação é a instalação à entrada da loja de uma enorme escultura de Robert Bryce Muir. Os visitantes são recebidos pelos pés e pernas de uma figura humana, intitulada “Angel of the America’s”, que está suspensa na clarabóia acima da entrada. Com a cabeça e ombros fora da loja, a figura parece levitar.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

LEILÃO DE PEÇAS YVES SAINT LAURENT

Numa altura em que se multiplicam as homenagens a Yves Saint Laurent, a leiloeira Christie’s anuncia que vai leiloar sete peças do lendário criador francês, que representam várias décadas da sua carreira. No próximo dia 2 de Julho serão colocados à venda um vestido cocktail que Yves Saint Laurent desenhou para a casa Dior em 1958 e uma camisola de malha camel YSL Rive Gauche, com acabamentos em pele de raposa, datada de 1970.

“O que é interessante na colecção é que se vê o progresso da sua carreira”, afirma Laura Leyfer, especialista em Moda da Christie’s. E acrescenta: “Todos os artigos estão em excelentes condições e são relativamente baratos porque não são criações recentes e já foram usadas. Faz parte do apelo e é o que as torna coleccionáveis”.

Em leilão estarão também peças de joalharia, como um colar em metal dourado e pedras de cristal de 1990 e um colar “étnico” em metal dourado martelado da década de 1970.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

FRESH FLOWER

A dupla de arquitectos Tonkin Liu, estabelecida em Londres, projectou um pavilhão temporário em forma de flor, “Fresh Flower”, para acolher debates durante o Festival de Arquitectura de Londres, que decorrerá de 20 de Junho a 20 de Julho.

“Fresh Flower” inclui 11 pétalas que se elevam do solo e se arqueiam em torno de uma haste central, para criar um espaço de abrigo sobre uma plataforma rotativa amovível. O pavilhão é inteiramente construído em folhas e tubos de aço e é iluminado com luzes LED que se erguem da haste. Cobre uma área de 97m2, com as pétalas a medir entre 2.7 e 4.3 metros de altura.

“Fresh Flower” vai circular entre diferentes locais durante o festival.

Mais informações sobre o festival em http://www.lfa2008.org/

quarta-feira, 18 de junho de 2008

MOBILIÁRIO “AMIGO DO AMBIENTE”

A empresa de mobiliário londrina, Pli Design, está a reciclar jogos de computador/consolas para criar mobiliário “amigo do ambiente”. Na sua peça mais recente, a cadeira “Reee”, a empresa utilizou caixas de consolas recicladas para criar componentes conexos para o assento e o encosto.

Desenhada e produzida no Reino Unido, a “Reee chair” compete com as cadeiras de plástico em preço e qualidade e apela à reciclagem de uma forma espirituosa. O London Manufacturing Advisory Service (MAS) esteve envolvido em todo o seu desenvolvimento, desde a definição do conceito até ao lançamento no mercado. Ajudou a Pli Design a identificar o método de fabrico mais adequado para combinar a diversidade de plásticos reciclados que estavam a usar, aconselhou a empresa sobre os benefícios sustentáveis das várias opções de design que tinha considerado, e assistiu-a no processo de criação da identidade visual da cadeira.

A Pli Design está também a criar mobiliário sustentável e acessível de alta qualidade e produtos “amigos do ambiente” em palha de trigo e bambu, que podem ser desfeitos no final das suas vidas úteis para reciclagem. “Queremos usar os materiais sustentáveis e métodos de produção mais recentes em criações contemporâneas – procuramos sempre explorar novos materiais e técnicas de produção”, afirma Christopher Pett, director geral da empresa.

http://www.plidesign.co.uk/

MA DAME, O NOVO PERFUME DE JEAN PAUL GAULTIER

Jean Paul Gaultier vai lançar uma nova fragrância feminina, chamada Ma Dame. Se o nome soa algo medieval, a modelo Agyness Deyn, que aparece com o cabelo curto estilo garçonne, e o próprio Jean Paul Gaultier asseguram que a imagem do perfume permanece actual e orientada para a cultura juvenil.

A essência abre com uma nota acidulada de laranja, floresce com um aveludado aroma a rosa e termina com essências de almíscar e cedro. É apresentada num frasco de vidro cor-de-rosa, no interior do qual se esculpe o célebre busto feminino de Jean Paul Gaultier, a sua imagem de marca.

A fragrância será lançada exclusivamente a 16 de Agosto em Paris, Londres e Hong Kong, antes de ser distribuída mais amplamente em Setembro. A marca espera conquistar novos consumidores nos mercados dos Estados Unidos, Ásia e América do Sul. A linha Ma Dame compreende três edições (frascos de 30ml, 50ml e 100ml), assim como uma linha de banho.

terça-feira, 17 de junho de 2008

20 ÍCONES DO SÉCULO XX

Até 13 de Agosto, o Museu do Traje de Madrid acolhe a exposição "20 Iconos del siglo XX". Vinte criações dos designers mais importantes de todos os tempos inspiram a outros tantos designers contemporâneos, dando lugar a um curioso exercício de criatividade. Por um lado, são apresentadas fotografias de 20 peças memoráveis que marcaram a história da moda, como o tailleur de Chanel, o New Look de Christian Dior, a mini-saia de Mary Quant, o vestido de malha metálica de Paco Rabanne ou o smoking feminino do recém-falecido Yves Saint Laurent. Por outro lado, são expostas as criações de 20 designers espanhóis contemporâneos, que foram seleccionados para reinterpretar estas peças icónicas e as transferir para o nosso século.

Cada designer participante foi associado pelo comissário da exposição, Pedro Mansilla, a um ícone da moda do século XX e desenvolveu a sua versão particular de uma criação original que, no seu momento, revolucionou o mundo da Alta Costura ou contribuiu de modo decisivo para a consolidação de uma determinada linha estilística.

Assim, estão expostas vinte criações contemporâneas que exibem a etiqueta dos seus designers mas que deixam ver, a modo de homenagem e de agradecimento, a essência criativa do criador que os inspira nesta aventura. Francis Montesinos inspira-se em Paul Poiret; Jesus del Pozo em Mariano Fortuny; Amaya Arzuaga em Cristóbal Balenciaga; Ágatha Ruiz de la Prada em Paco Rabanne; Roberto Verino em Giorgio Armani e David Delfín em Christian Dior.

"20 Iconos del siglo XX" suscita uma reflexão, para que os criadores de moda contemporâneos reparem nas suas origens e as reconheçam como fontes da sua inspiração e criação.

No próximo dia 26 de Junho, inaugura também no Museu do Traje de Madrid uma retrospectiva do trabalho do mítico fotógrafo de moda, Edward Steichen, com a apresentação das imagens que realizou para as revistas Vogue e Vanity Fair.

MUSEO DEL TRAJE
Avenida de Juan de Herrera, 2
Madrid 28040

LOEWE DESFILA EM PARIS

Pela primeira vez nos seus 160 anos de história, a Loewe vai apresentar as suas propostas masculinas na Semana de Moda de Paris, que terá lugar de 26 a 29 de Junho. Esta colecção marca o começo de Stuart Vevers na secção masculina da empresa espanhola, depois da sua aclamada estreia, no passado mês de Fevereiro, à frente da linha de senhora. A marca Loewe, pertencente ao grupo francês de artigos de luxo LVMH, dispensou o designer José Enrique Oña Selfa em Outubro do ano passado e espera agora que Stuart Vevers a ressuscite, criando peças que virem hits, tal como fez com as bolsas da Mulberry.

O criador britânico junta-se, assim, a outros dois grandes nomes que vão apresentar, pela primeira vez, uma colecção masculina: Riccardo Tisci para a Givenchy e Christopher Decarnin para a Balmain.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

THE HOOD INAUGURA NO BAIRRO ALTO

Inaugurou, na passada semana, no Bairro Alto, em Lisboa, um novo espaço de vanguarda que vai, decerto, fazer as delícias dos fãs de sneakers e seguidores de novas tendências artísticas e de moda. The Hood (abreviatura para neighbourhood) abriu portas no nº 65 da Rua do Norte, com o objectivo de conciliar a arte urbana com modelos exclusivos da Nike.

Todo o espaço branco e uniforme é passível de um pequeno motim de cor e desordem. Assim, as paredes da The Hood funcionam como telas que de três em três ou de quatro em quatro meses servirão de base às intervenções de diferentes artistas. Sobrepor-se-ão várias camadas, tal como nas paredes da cidade, tantas vezes utilizadas por artistas de graffiti e onde se justapõem cartazes, tags ou imagens em stencil. A primeira intervenção é da autoria do colectivo Riot Corporation, composto por AMDF e MAR, dois artistas com background no graffiti, comics, street art e design gráfico. A ideia é combinar o graffiti mais old school com as novas técnicas do pós-graffiti, do rascunho ao orgânico, do non-sense ao sentido urbano caótico. AMDF e MAR estão encarregues de convidar os próximos artistas e assim sucessivamente.

A arte estende-se também à marca representada na loja, a Nike, com modelos exclusivos de ténis e edições limitadas. Agora, quem procura os sneakers mais originais não terá que recorrer à Internet ou ir ao estrangeiro para os encontrar. Basta deslocar-se à The Hood, no Bairro Alto, para descobrir as linhas mais exclusivas da Nike.

Um espaço a visitar!


THE HOOD
Rua do Norte, 65 - Bairro Alto
Tel: 21 347 32 55
Horário: De Segunda a Sábado das 12h00 às 21h00

GIORGIO ARMANI VESTE BATMAN

Christian Bale é novamente o herói Batman em “O Cavaleiro das Trevas”, que estreia no próximo dia 18 de Julho. O novo filme, dirigido por Christopher Nolan, leva Batman ao redor do mundo para impedir uma nova ameaça criminosa. Com a ajuda do tenente Jim Gordon, interpretado por Gary Oldman, e o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhar), o Cavaleiro das Trevas tem feito avanços contra o crime local de Gotham City, até um génio do crime conhecido como Coringa (Heath Ledger) liberar uma onda de caos na cidade.

O lançamento do filme tem criado grande expectativa por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque será a última vez que veremos actuar Heath Ledger, já que o jovem actor faleceu pouco depois de encarnar o vilão Coringa. Por outro lado, “O Cavaleiro das Trevas” baseia-se nos lendários comics de Batman, que apresentam o protagonista Bruce Wayne como um playboy sofisticado. No novo filme, Christian Bale não só volta a vestir o opaco e corpulento traje de Batman, como também terá a oportunidade de vestir sofisticados fatos Giorgio Armani feitos por medida.

O designer italiano, responsável pela exposição de guarda-roupas de super-heróis que está em cartaz no MoMA de Nova Iorque até 1 de Setembro, desenhou todas as peças utilizadas por Christian Bale no novo filme. Para alcançar a mais absoluta perfeição, Armani apelou ao savoir faire da designer especializada em cinema, Lindy Hemming, que declarou à imprensa de moda que as criações do designer italiano acentuam o bom gosto e sofisticação da personagem.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

MODA, CINEMA E MEIO AMBIENTE


O famoso cineasta Francis Ford Coppola e a sua filha Sofia Coppola são os protagonistas da nova campanha publicitária da Louis Vuitton.

A fotografia, que lembra as pinturas realistas de Isaac Levitan, foi tirada por Annie Leibovitz numa zona rural próxima de Buenos Aires, onde Francis Ford Coppola se encontra a gravar o seu último filme, “Tetro”. Com o seu talento, Leibovitz transformou uma vulgar paisagem numa obra de arte. Na bucólica imagem, Francis Ford Coppola aparece sentado numa cadeira com óculos de sol e um guião na mão, enquanto Sofia o ouve deitada na erva. “Dentro de cada história existe uma preciosa viagem”, diz o slogan. Porque o que aqui se promove são as malas.

Com esta campanha, e o nome dos Coppola, a Louis Vuitton fez uma nova doação à organização “The Climate Project”, uma iniciativa do ex vice presidente norte americano Al Gore, que visa educar e desafiar cidadãos e governos na acção contra a crescente crise do Aquecimento Global.

Esta imagem junta-se às anteriores campanhas da Louis Vuitton, protagonizadas por Keith Richards, Mijail Gorbachov e Catherine Deneuve.

BARBIE BY MNG JEANS


Mais do que uma boneca, a Barbie foi durante muito tempo um ícone de moda e torna-se agora na nova musa da Mango.

A marca espanhola associou-se à Mattel para criar uma colecção de t-shirts da famosa boneca, sob o nome “Barbie by MNG Jeans”. A Mango inspirou-se no estilo e estatuto icónico da Barbie e recriou a sua imagem, concedendo-lhe um visual simultaneamente vanguardista e casual. A colecção apresenta seis t-shirts com várias estampagens inspiradas em elementos característicos dos anos 50, 70 e 80, e é dirigida a mulheres dos 18 aos 40 anos.

“Esta colaboração dá à empresa valor acrescentado e um factor de diferenciação e surpresa, uma vez que oferece às consumidoras um novo produto associado a uma marca tradicional como a Barbie, que fez parte das suas infâncias”, comenta Ninona Vila, directora de relações públicas da Mango.

A colecção será lançada em todo o mundo no início do próximo mês de Julho. As t-shirts serão vendidas em todos os países onde a Mango está presente, assim como na sua loja online - http://www.mangoshop.com/.

BEIGEL LANÇA “LEELOO”

A marca de joalharia Beigel vai lançar uma colecção de 19 peças em prata da autoria do designer argentino, Alfredo Häberli.

Marc-Jens Biegel é reconhecida pela sua joalharia exclusiva em ouro e platina, concebida por designers europeus conceituados, como Tom Dixon, Konstantin Grcic ou os irmãos Bouroullec. A nova colecção “Leeloo”, desenhada por Alfredo Häberli, será a primeira a ser produzida em prata, pelo que apresentará preços mais atractivos para os aficionados do design.

O lançamento desta nova série de 19 peças coincide com a exposição do trabalho de Alfredo Häberli - “SurroundThings – Alfredo Häberli Design Development” - que estará patente no Museu do Design de Zurique entre 27 de Junho e 21 de Setembro de 2008.


http://www.biegel.biz/


quarta-feira, 11 de junho de 2008

JONATHAN SAUNDERS DESENHA PARA GOLA

A marca desportiva Gola continua fiel ao seu estilo retro mas não renuncia à inovação e às novas tecnologias. Assim, associou-se a Jonathan Saunders, jovem designer escocês com grande prestígio e domínio na área do design têxtil.

Desta parceria resultou “Jonathan Saunders for Gola”, uma colecção de calçado casual para este Verão, onde o patchwork contrasta materiais como a camurça, a sarja e o couro, e funde uma rica paleta cromática que varia desde o amarelo mais vivo ao negro mais profundo. As opiniões são diversas e há inclusive quem compare a colecção ao trabalho do pintor modernista holandês, Piet Mondrian.

De linhas puras, modernas e intencionalmente inspiradas nas recentes colecções de Jonathan Saunders, a nova linha de calçado da Gola vai decerto fazer as delícias de coleccionadores e aficionados de ténis.

“Jonathan Saunders for Gola” está disponível em www.asos.com

sexta-feira, 6 de junho de 2008

HELMUT NEWTON NA TOPSHOP

A loja londrina TopShop, em colaboração com a Fundação Helmut Newton, vai prestar homenagem ao emblemático fotógrafo de moda. A partir do próximo dia 10 de Junho, a loja da Oxford Street, em Londres, irá acolher várias iniciativas que evocam a obra do artista alemão, falecido em 2004.

Três célebres fotografias, entre elas a da designer de jóias Elsa Peretti vestida de coelhinha Playboy, serão reproduzidas por toda a loja. Além disso, a Topshop irá apresentar uma réplica da “Newton Machine”. Esta máquina, criada por Helmut Newton na década de 1970, pretendia que as modelos se convertessem em stylists, fotógrafas e protagonistas das suas próprias fotografias. “A máquina tem um mecanismo de cronometragem, que pode ser ajustado pelo próprio utilizador. Ao lado da câmara é colocado um espelho, para que a modelo possa verificar a sua pose. Antes de cada exposição toca uma campainha e pisca uma luz”, explicou Newton em 1972.

A nova “Newton Machine” estará ao serviço dos clientes da TopShop, que poderão retratar-se livremente. As imagens resultantes serão expostas na galeria da própria loja e através do site http://www.topshop.com/. Posteriormente, a máquina viajará para Manchester, Dublin, e é provável que aterre em Nova Iorque, no próximo Outono.

IRIS POR BARBEROSGERBY

Iris é uma colecção de cinco mesas de edição limitada desenhada por BarberOsgerby (dupla de arquitectos formada por Edward Barber e Jay Osgerby), para a marca inglesa de mobiliário Established & Sons.

As mesas inspiram-se nas tabelas Pantone e foram especificamente desenhadas e moldadas para enfatizar as combinações de cores seleccionadas. Existem 5 variantes, cada uma com o seu próprio espectro cromático: Iris 1500 em tons de cinzento, Iris 1300 em tons de azul; Iris 1200 em tons de verde e amarelo; Iris 600 em tons de rosa e Iris 500 em tons de amarelo e laranja.

Cada mesa resulta da repetição e junção de componentes geométricos em alumínio, que são individualmente anodizados, para que as cores penetrem na superfície do material em vez de a cobrir. Assim, o alumínio vê-se através das cores. Os componentes são posteriormente unidos de modo a formar um círculo facetado. A mesa Iris 1500 é feita a partir de 60 componentes coloridos; a Iris 1300 e a Iris 1200 a partir de 48 componentes e as outras duas a partir de 36 componentes. No tampo foi usado vidro, para evitar alterações de cor.

As mesas foram produzidas numa edição limitada de 12 unidades, mas os acabamentos à mão criam diferenças subtis em cada exemplar.

A colecção Iris estará em exibição até 4 de Julho na galeria “Limited”, da Established and Sons, na Duke Street (2-3), em Londres.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

"LOVE": UMA HOMENAGEM À OBRA DE YVES SAINT LAURENT

Yves Saint Laurent foi um dos grandes mestres de Alta Costura do século XX. A sua extensa contribuição para o mundo da moda vai ficar na história e as suas notáveis criações vão encher museus.

O Museu de Belas Artes de Montreal, Canadá, foi o primeiro a fazer uma retrospectiva da sua obra, com a mostra “Love”, que inaugurou no passado dia 29 de Maio, apenas três dias antes da morte do criador. A exposição assume, agora, mais protagonismo que nunca, uma vez que, inadvertidamente, se tornou numa homenagem póstuma.

Realizada em colaboração com a fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, “Love” centra-se no exímio trabalho de Alta Costura do criador francês e expõe 145 peças cedidas pela sua fundação, além de esboços e vídeos que dão a conhecer, passo a passo, o seu processo criativo.

Nathalie Bondil, directora do museu, afirma: “Porque apresentamos esta mostra em Montreal? É muito simples. É o trabalho de um dos grandes mestres do século XX e um trabalho de grande beleza. A poesia de cada uma das suas criações reflecte a sua incrível sensibilidade e a sua cultura”. E acrescenta: “Outro dos aspectos que me encantou foi o seu desejo de dar poder às mulheres, de dia e de noite. Adaptou os códigos de estilo masculinos e criou um guarda-roupa moderno para as mulheres que não queriam seguir as regras tradicionais”.

A exposição está dividida em quatro temas: “The Stroke of Pencil”, que exibe os croquis do designer; “The YSL Revolution”, com as suas peças mais andróginas; “The Palette”, com os looks que evocam a sua inovadora utilização das cores; e “Lyrical Resources”, que explora as suas influências históricas, literárias e artísticas.

“Love” estará patente no Museu de Belas Artes de Montreal até 28 de Setembro, seguindo posteriormente para o Young Museum, em São Francisco, onde ficará em exposição de 1 de Novembro de 2008 a 1 de Maio de 2009.

MODA SOLIDÁRIA

À meia-noite do dia 6 de Junho, a Oxfam, fundação de caridade internacional que luta contra a fome e a exclusão social, vai colocar à venda mais de 400 malas em segunda mão de marcas como Mulberry, Prada ou Knomo, através da sua página web www.oxfam.org/. A “Great Handbag Bonanza”, como se chama a feira virtual, durará apenas três dias e, segundo consta, algumas das bolsas serão colocadas à venda por apenas 5 libras.

Esta não é a única aposta da organização em torno da moda. Há alguns dias, abriu em Londres o primeiro espaço Oxfam, um novo conceito de loja criado por Jane Shepherdson, ex-directora da Top Shop. Além de peças doadas pelos cidadãos, as novas lojas apresentarão mais três tipos de produtos: a linha “Reinvented”, composta por peças customizadas por designers do London College of Fashion; “Made in Love”, de roupa reciclada; e “Good Fashion Sence”, com peças fabricadas com fibras orgânicas.

Para lançar o novo projecto, a Oxfam colocou à venda no ebay uma colecção constituída por sete peças da autoria dos designers Henry Holland, Giles Deacon, Jonathan Saunders, Richard Sorber, Christopher Kane, Jens Laugesen e Stephen Jones.

A Oxfam incentiva-nos, deste modo, a comprar design por uma boa causa.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

LOJA ANA SALAZAR APRESENTA COLECÇÕES DE CRIADORES NACIONAIS

Desde o início da sua carreira que Ana Salazar é reconhecida pelo seu pioneirismo na Moda nacional e mais uma vez inova ao apresentar as colecções Verão 2008 de jovens criadores cujo trabalho aprecia na sua loja da Rua do Carmo, 87, em Lisboa.

As peças de Alexandra Moura, Pedro Mourão (colecção de homem) e Ricardo Dourado já se encontram disponíveis neste espaço. A estes criadores junta-se o atelier de Antónia Rosa e a sua equipa, especializados na preparação da pele com produtos exclusivos e biológicos e make-up.

Ana Salazar continua, assim, a contribuir para a evolução e a afirmação da Moda Portuguesa e de todos os seus intervenientes.

YOOX.COM VENDE PEÇAS DIOR VINTAGE

Yoox.com deu hoje início a uma venda que vai decerto agradar a coleccionadores, admiradores de peças vintage e fashionistas de todo o mundo. Durante vários meses, os especialistas de moda da e-shop viajaram pelo mundo - de Paris a Milão, de Nova Iorque a Florença, de Los Angeles a São Francisco - para compilar uma selecção de criações memoráveis da casa Dior.

A exclusiva selecção, que provém de guarda-roupas privados e de colecções vintage de Franco Jacassi (Milão) e da leiloeira Christie’s (Nova Iorque), inclui roupa, jóias e acessórios que reconstituem 60 anos de moda e glamour, desde 1940 à actualidade.

Estão à venda sumptuosos vestidos cocktail e de noite dos anos 40, chapéus e óculos de sol da década de 70, assim como blusas de seda, lenços coloridos e twin-sets clássicos.

Não se trata de um leilão. A venda é a preço fechado e a Yoox.com espera liquidar todo o stock em apenas dois dias.

Uma oportunidade única para os fãs de Dior tentarem adquirir uma peça especial do lendário criador!

CFDA 2008: OS VENCEDORES SÃO …

Na noite da passada segunda-feira realizou-se a cerimónia anual de entrega dos prémios CFDA (Council of Fashion Designers of America), o mais importante galardão atribuído no mundo da moda.

Francisco Costa foi um dos agraciados da noite, ao receber o prémio de Melhor Designer de Pronto-a-Vestir Feminino, pelo seu trabalho na Calvin Klein. Tom Ford foi distinguido Melhor Designer de Pronto-a-Vestir Masculino e Tory Burch recebeu o galardão de Melhor Designer de Acessórios. A marca Swarovski entregou ainda um prémio especial à colecção de senhora da empresa Rodarte.

A grande vitoriosa da noite foi, sem dúvida, Carolina Herrera, condecorada com o prémio honorífico Geoffrey Beene - Trajectória Profissional, que destaca o importante trabalho que realizou no mundo da moda durante várias décadas.

Infelizmente, esta edição ficou marcada pela morte de Yves Saint Laurent. Muitas das celebridades convidadas inspiraram-se no genial criador e nas suas criações para assistir à gala. Diane Von Furstenberg, presidente do CFDA, vestiu um fato YSL e destacou a importância do criador no seu discurso inaugural. “Yves foi um artista que sempre nos surpreendeu, sempre disse que queria ser Matisse, mas creio que Matisse teria querido ser Yves”, afirmou.

terça-feira, 3 de junho de 2008

“HIM” E “HER”: DUAS CADEIRAS ESCULTURAIS

Intitulam-se “Him” e “Her” e foram lançadas pela marca italiana Casamania no último “Salone Internazionale del Mobile”, em Milão.

As curiosas cadeiras, da autoria do designer italiano Fabio November, inspiram-se numa das mais icónicas peças de design do século XX, a “Panton Chair”, desenhada por Verner Panton em 1968, e no livro dos Génesis. “Him” e “Her” são alusões aos corpos masculino e feminino, como que numa metáfora à criação humana, quando Deus criou a mulher de uma costela do homem. O designer afirma que se trata de uma evolução da original versão hermafrodita. “Assumem formas esculturais como modelos nus de sedução”.

As sedutoras peças são feitas em polietileno e estão disponíveis nas cores preto, vermelho e branco, em http://www.casamania.it/

segunda-feira, 2 de junho de 2008

HOMENAGEM A YVES SAINT LAURENT

O mundo da moda está de luto. Foi com profundo pesar que os profissionais de moda de todo o mundo receberam a notícia da morte de Yves Saint Laurent. O grande mestre da Alta Costura francesa do século XX faleceu esta noite, em Paris, aos 71 anos, vítima de doença prolongada.

Yves-Mathieu Saint Laurent nasceu a 1 de Agosto de 1936 em Oran, na Argélia. O seu talento começou a despontar aos 17 anos. Em 1954, matriculou-se na Chambre Syndicale de la Couture, mas a sua vida de estudante durou apenas três meses. Começou a trabalhar com Christian Dior e quando este morreu, em 1957, foi nomeado director criativo da casa Dior. Tinha apenas 21 anos. Em 1958, apresentou a sua primeira colecção para a Dior, “Trapézio”, que pôs fim a anos de ditadura da cintura de vespa, um êxito total. Em 1962 abriu a sua própria casa de Alta Costura, em parceria com Pierre Bergé.

Yves Saint Laurent marcou a história da Moda com criações emblemáticas como a linha trapézio, que revolucionou o conceito de vestido e impulsionou a sua carreira, os modelos com desenhos geométricos, as botas de cano acima do joelho, o estilo safari, as transparências (lançadas em 1968), o casaco de couro, a blusa com laçada, o fato de duas peças. Mas a sua grande distintiva foi, sem dúvida, o "smoking" feminino, apresentado pela primeira vez em 1966, com uma blusa transparente e uma calça masculina. A liberdade oferecida por Chanel ganhou mais força com este novo traje, que se tornou símbolo de uma nova atitude feminina. “Se Chanel liberou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”, afirmou Pierre Bergé. Depois disso, o smoking passou a integrar todas as colecções de Yves Saint Laurent.

No início, Yves Saint Laurent recorreu ao estilo sóbrio e ao negro, até que, numa viagem a Marraquexe, se deixou conquistar pelas cores que dominariam algumas das suas colecções, como Picasso (1979), Matisse (1981) e Van Gogh (1988). Em 1999, o grande mestre vendeu os direitos da sua marca ao grupo Gucci, cedendo os direitos da sua colecção Rive Gauche, perfumes, cosméticos e acessórios.

Depois de 40 anos de sucessos, incluindo 70 colecções de Alta Costura, Yves Saint Laurent disse adeus às passerelles em Janeiro de 2002, apresentando no Centro Georges Pompidou, em Paris, um desfile retrospectivo das suas criações.

Sobre o seu trabalho, Yves Saint Laurent afirmou outrora: "A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui."

EL BOTÓN - MANGO FASHION AWARDS

Um prémio de 300.000 euros e a oportunidade de comercializar a sua colecção numa loja Mango. Este é o prémio reservado ao vencedor da segunda edição do concurso espanhol para jovens talentos da moda internacional, “El Botón”. Criado pela cadeia de moda espanhola, MANGO, em parceria com cinco prestigiadas escolas de design europeias – Central Saint Martins School of Art and Design, Londres; Institut Français de la Mode, Paris; Istituto Marangoni, Milão; Royal Academy of Fine Arts, Antuérpia; Escola Superior de Disseny, Barcelona – “El Botón” visa potenciar e fomentar a projecção internacional de designers de moda emergentes. Os concorrentes, que deverão ter menos de 35 anos e uma primeira experiência comercial, poderão enviar os seus portfolios até 31 de Julho de 2008.

Em Outubro, o júri, formado por representantes da Mango e das cinco escolas co-organizadoras, seleccionará os 10 finalistas de entre todas as candidaturas apresentadas. Cada finalista receberá 18.000 euros para produzir, no prazo de cinco meses, a colecção que levará à final, a realizar em Abril de 2009, em Barcelona. O grande vencedor receberá 300.000 euros, o maior prémio concedido até agora num evento desta categoria.

A primeira edição de el Botón-MANGO Fashion Awards contou com um presidente de excepção, o conceituado designer Valentino, que entregou o prémio aos vencedores, a dupla belga formada por Sandrina Fasoli e Michaël Marson. Os jovens designers já começaram a desenhar a sua primeira colecção com a Mango para a próxima estação Primavera/Verão 2009.

Mais informações sobre o concurso em http://www.mangofashionawards.com/.