sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MODALISBOA | LOJADATALAIA SPECIAL DAY - 27 NOVEMBRO 08

Ontem foi a abertura oficial da MODALISBOA LOJADATALAIA. Designers, imprensa e outros convidados juntaram-se na Rua da Atalaia nº 71, no Bairro Alto, em Lisboa, para conhecer a nova “store in store” temporária, que reúne as colecções e acessórios dos principais criadores portugueses, assim como uma criteriosa selecção de produtos Must-Have.

E você, já visitou a MODALISBOA LOJADATALAIA?

MODALISBOA LOJA DATALAIA
Rua da Atalaia, 71 . Bairro Alto . Lisboa
Horário: De Terça-feira a Sábado, das 14h30 às 21h30

Aforest-Design, Alves.Gonçalves, Dino Alves, Filipe Faísca, José António Tenente, Katty Xiomara, La Princesa Y La Lechuga, Lara Torres, Lidija Kolovrat, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Pedro Mourão, Pedro Pedro, Ricardo Dourado, Valentim Quaresma, White-Tent. MUST-HAVES: Fikkerts, Nippon Kodo, Spal, Nicolas Feuillatte.

BOAS COMPRAS E FELIZ NATAL!

MAIS INFORMAÇÕES

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

GALERIA DE EXCLUSIVOS APRESENTA “POR FAVOR”


A Galeria de Exclusivos, no Bairro Alto, em Lisboa, apresenta “P.F.” - POR FAVOR, um projecto de sensibilização para a reciclagem e reutilização têxtil. Dez designers de moda foram convidados a criar um objecto vendável a partir de uma série de napas estragadas e a mostrá-lo numa das montras da galeria.

A mostra inaugura no próximo sábado, 29 Novembro, pelas 17h00, com a apresentação da peça de Fernanda Pereira, que permanecerá em exibição durante 2 semanas. Seguir-se-ão as criações de Fernanda Pereira, Daniel Dinis, Miguel Flor, Mia Morikawa, Alexandra Moura, Ladybug (Joana Teodoro), Dino Alves, Andreia Proença, Aforest-Design (Sara Lamúrias) e Dirtycop. 10 designers / 5 meses.

A Galeria de Exclusivos pretende, assim, demonstrar que materiais aparentemente estragados podem ser reutilizados e transformados em peças originais, tudo depende da imaginação e consciência de cada um.

Não deixe de passar pela galeria e não se esqueça: Recicle!

GALERIA DE EXCLUSIVOS
Rua da Rosa, 195-197 – Bairro Alto – Lisboa

CRIADORES PORTUGUESES E L’ORÉAL PARIS NO ESTORIL FILM FESTIVAL


O Casino do Estoril foi palco das galas de abertura e de encerramento do Estoril Film Festival, nos passados dias 14 e 21 de Novembro, respectivamente. A L’Oréal Paris associou-se ao acontecimento e transformou duas manequins em “estrelas de cinema”, tendo convidado criadores portugueses para as vestir e lhes conferir o glamour necessário para o efeito: a dupla Alves.Gonçalves para a gala de abertura, e José António Tenente para a gala de encerramento. A L’Oréal Paris volta, assim, a apostar na Moda Portuguesa e na sua divulgação.

A L’Oréal Paris protagoniza a união perfeita entre a beleza e o cinema. Grandes nomes do cinema mundial são embaixadores da marca nos cinco continentes, utilizando quotidianamente os seus produtos: Jane Fonda, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Aishwarya Rai, Gong Li, Dayle Haddon, Eva Longoria, Beyoncé Knowles, Kerry Washington, Andie MacDowell, Michelle Yeoh, Milla Jovovich, Noémie Lenoir, entre outras mulheres famosas pelo seu talento e beleza particular.



FOTOS:
Vestido Alves.Gonçalves (à esquerda)
Vestido José António Tenente (à direita)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MATTHEW WILLIAMSON COLABORA COM H&M

O êxito das colaborações entre grandes nomes do mundo da moda e cadeias de lojas low cost, como a Hennes&Mauritz, é evidente. A criação de uma série de peças com a assinatura de um designer de moda conceituado funciona na perfeição. Tanto é que a H&M, que há apenas 13 dias apresentou o resultado da sua última colaboração com a enigmatica Rei Kawakubo, anunciou já a sua nova parceria para a Primavera/Verão 09.

Desta vez o eleito foi o designer britânico Matthew Williamson. As suas criações femininas, coloridas e sensuais integram o guarda-roupa de várias celebridades, incluindo Sienna Miller, Kate Hudson, Gwyneth Paltrow e Keira Knightley, e levaram-no à direcção criativa da casa Pucci, cargo que abandonou recentemente para se concentrar na sua própria marca.

A grande novidade é que além de peças de senhora, que estarão disponíveis a partir de 23 de Abril de 2009 em lojas seleccionadas da H&M, Matthew Williamson criará pela primeira vez uma colecção de homem.

Não há melhor publicidade para um designer que fazer parte da lista de convidados da H&M. “Fascina-me que as minhas criações sejam acessíveis ao grande público”, afirmou recentemente Matthew Williamson.

Margareta Van den Bosch, assessora criativa da marca sueca, também está entusiasmada com a colaboração: “Williamson cria incríveis harmonias de cores e penso que esta é uma colaboração de grande estilo para a H&M, em consonância com as nossas ideias para a próxima colecção Primavera/Verão”.

UM CURIOSO SISTEMA DE SOM

E se pudesse transferir as músicas do seu telemóvel para um banco de jardim? Esta é a proposta do designer alemão Michael Schoner (NL Architects), que transformou uma usual peça de mobiliário urbano num sistema de som, chamado Boombench. Trata-se de um banco de jardim aparentemente normal, que revela a sua funcionalidade oculta via Bluetooth, permitindo ao público tocar a música dos seus telemóveis.

Boombench integrou o projecto internacional Urban Play da Droog Design, que foi apresentado na ExperimentaDesign Amsterdam 2008.

O mobiliário urbano torna-se, assim, num inesperado sistema de som, e os transeuntes assumem o papel de DJs.

A NOVA APOSTA DE YSL


A casa Yves Saint Laurent continua a apostar nas top models dos anos 90. Se esta estação foi Naomi Campbell a escolhida para representar o mundo de criações de Stefano Pilati, na próxima Primavera será Claudia Schiffer a protagonista da campanha publicitária da casa francesa.

O passar do tempo não afectou a carreira de Claudia Schiffer. Aos 38 anos, a modelo alemã continua a ser uma das musas de Karl Lagerfeld e é a actual imagem da colecção cruzeiro de Dolce & Gabbana, na qual substitui Heidi Mount, uma jovem modelo de 21 anos. Claudia Schiffer é também o rosto das campanhas de moda e acessórios do Outono/Inverno 08/09 das casas Salvatore Ferragamo e Louis Vuitton.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VISIONAIRE 55 SURPRISE


Como é que uma fotografia ganha vida? Como é que uma imagem bidimensional se transforma em tridimensional? Poderá uma fotografia mover-se numa página impressa? A nova edição da mais exclusiva publicação de arte e moda do mundo, Visionaire, ultrapassa os limites do papel, dedicando-se às pop-ups.

A 55ª edição da Visionaire intitula-se “Surprise” e apresenta 12 livros pop-up com projectos de artistas e designers conceituados como Sophie Calle, Andreas Gursky, Cai Guo-Qiang, Steven Klein, Yayoi Kusama, Alasdair McLellan, Steven Meisel, Guido Mocafico, Nicola Formichetti/Gareth Pugh, Solve Sundsbo, e Mario Testino.

Executada por ilustres “engenheiros do papel”, a nova Visionaire surpreende os espectadores com imagens móveis, cenários tridimensionais e várias surpresas. Os livros são agrupados numa caixa de cor púrpura com um fecho magnético e uma placa metálica gravada. Com uma edição limitada de 4000 exemplares, Surprise foi criada em colaboração com a célebre marca de champagne, The House of Krug.

Desde o seu lançamento em 1991, a Visionaire tem apresentado uma multiplicidade de trabalhos de artistas famosos e emergentes de todo o mundo que colaboram com a revista para produzir as suas interpretações pessoais de um tema. Aos artistas é dada total liberdade criativa, pelo que as várias edições da Visionaire apresentam sempre formatos originais e únicos.

BARBIE TORNA-SE MARCA DE MODA

A Barbie assumiu vários looks no passado e agora, aos 50 anos, está mais na moda do que nunca. Para marcar o 50º aniversário da icónica boneca, a empresa norte-americana Mattel Inc. vai dar início a uma ambiciosa campanha de marketing que visa transformar a Barbie numa marca de moda. O primeiro passo será a realização de um desfile na Semana de Moda de Nova Iorque, em Fevereiro de 2009, em colaboração com vários criadores.

50 designers produzirão coordenados inspirados na famosa boneca, dando início a uma série de celebrações. Para 2009 está planeado o lançamento de uma nova linha de produtos de beleza, intitulada All Doll'd Up, a criação de pequenas colecções em colaboração com Vera Wang e Jeremy Scott e a abertura de uma Casa da Barbie em Xangai, entre outros divertimentos e jogos.

Mas o poder da Barbie não termina aqui. Em Fevereiro de 2009, a Mattel iniciará uma parceria de três anos com o Council of Fashion Designers of America, e patrocinará a New York Mercedes Benz Fashion Week.

IMAGEM: Primeira Barbie, 1959

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

MODALISBOA | LOJADATALAIA MOSTRA O MELHOR DA MODA PORTUGUESA

JÁ SABE ONDE VAI FAZER AS SUAS COMPRAS DE NATAL? Aceite uma sugestão: A partir de hoje, no nº 71 da Rua da Atalaia, no Bairro Alto, em Lisboa, descubra a “store in store” MODALISBOA I LOJADATALAIA, onde poderá encontrar, reunidos num só espaço, as colecções e acessórios dos principais criadores portugueses.

A ASSOCIAÇÃO MODALISBOA, em parceria com a LOJADATALAIA, apresenta um projecto de loja temporária, oferecendo ao público uma oportunidade única para comprar artigos seleccionados de criadores e designers portugueses: AFOREST-DESIGN, ALVES.GONÇALVES, DINO ALVES, FILIPE FAÍSCA, JOSÉ ANTÓNIO TENENTE, KATTY XIOMARA, LA PRINCESA Y LA LECHUGA, LARA TORRES, LIDIJA KOLOVRAT, LUÍS BUCHINHO, NUNO BALTAZAR, NUNO GAMA, PEDRO MOURÃO, PEDRO PEDRO, RICARDO DOURADO, VALENTIM QUARESMA e WHITE-TENT. Nos produtos Must-Have encontram-se as marcas FIKKERTS, NIPPON KODO, SPAL e NICOLAS FEUILLATTE.

Com esta iniciativa, a ModaLisboa cumpre, mais uma vez, a sua missão de promover e incentivar a criação de autor nacional.



MODALISBOA LOJA DATALAIA
Rua da Atalaia, 71 . Bairro Alto . Lisboa

20 de Novembro a 31 de Dezembro 2008
Encerra entre 25 e 29 de Dezembro

Horário:
De Terça-feira a Sábado, das 14h30 às 21h00.

BOAS COMPRAS E FELIZ NATAL!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MODALISBOA|ESTORIL REFLASHION NA FASHION TV

A Fashion TV continua a apostar na divulgação e promoção internacional da Moda Portuguesa. A partir de hoje e durante as próximas duas semanas, os telespectadores do conhecido canal exclusivamente dedicado à moda poderão apreciar as propostas para o Verão 09 dos principais criadores nacionais. Os desfiles da 31ª edição da ModaLisboaIEstoril serão transmitidos diariamente, por volta das 22h30.

A Fashion TV divulga a Moda Portuguesa em mais de uma centena de países, ao lado das colecções dos mais prestigiados criadores internacionais.

http://www.ftv.com/

OS SURREALISTAS

Julien MacDonald, Graeme Black, Steve J / Yoni P, Bora Aksu e Manish Arora estão entre os 12 designers convidados para comemorar o 20º aniversário da morte de Salvador Dalí. Os criadores inspiraram-se em vários trabalhos do lendário pintor espanhol e deram um toque surreal a uma série de criações que serão leiloadas no próximo dia 26 de Novembro em apoio ao Fashion Targets Breast Cancer. Uma das peças mais curiosas é a da dupla Steve J / Yoni P, que se baseou na “Butterfly Landscape” de Dalí (foto em baixo), traduzindo as estruturas moleculares e as borboletas da pintura em pregas de seda manipuladas.(foto à direita)

Os lotes serão apresentados em leilão no The Dali Universe, a exposição permanente de Salvador Dalí no Southbank de Londres. A partir de 1 de Dezembro, o The Dali Universe apresentará ao público uma selecção destas criações, como parte da comemoração mundial da morte do artista.




SALVADOR DALÍ

Salvador Dalí nasceu na Catalunha, em Maio de 1904. Frequentou a Academia de Belas-Artes de Madrid de 1921 a 1926 e após os estudos instalou-se em Paris, onde se tornou membro oficial do grupo surrealista, do qual veio mais tarde a ser excluído por Breton, devido à sua simpatia pelos regimes de extrema-direita. Desta altura datam algumas das suas obras mais representativas, como "A Persistência da Memória", "O Jogo Lúgubre" e "Grande Masturbador". Em 1929 conheceu Helena Diakonova, conhecida por Gala Éluard, uma jovem russa que se tornou a sua modelo e companheira inseparável. Nesse mesmo ano, expôs as suas primeiras pinturas surrealistas.

A mistura do real com o irreal tornou-se frequente no trabalho de Salvador Dalí. O pintor elaborou um método a que chamou "crítico-paranóico", que implicava o recurso ao inconsciente, na interpretação livre de "associações delirantes". As imagens oníricas e os símbolos sexuais não impediram o público de assimilar a sua obra, que obteve um enorme sucesso, sobretudo depois da 2ª Guerra.

Em 1940, Dalí e Gala viajaram para os Estados Unidos, onde o artista apresentou a sua maior exposição, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Além da pintura, Dalí dedicou-se também à escrita, com a publicação de “A Vida Secreta de Salvador Dalí”, e trabalhou por diversas vezes para o cinema, teatro, ópera e bailado. Em 1974 inaugurou o Teatro-Museu de Figueras, onde se encontra exposta uma grande parte da sua obra, e, em 1983, criou a Fundação Gala-Salvador Dalí, uma instituição que gere, protege e divulga o seu legado artístico e intelectual.
Salvador Dalí morreu em Janeiro de 1989.

www.thedaliuniverse.co.uk
www.targetbreastcancer.org.uk

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

NIKE SPORTSWEAR APRESENTA COLECÇÃO DE INVERNO NSW

Neste Outono/Inverno, a Nike lança a Nike Sportswear, uma nova linha de produtos que mistura o melhor do legado de quatro décadas da Nike com design inovador e novas tecnologias. "Voltámos ao passado para revisitar alguns dos melhores produtos da Nike. Mas temos sempre um pé na vanguarda da tecnologia e da inovação para ajudar a manter o desempenho dos nossos atletas”, revela Richard Clarke, director criativo da Nike Sportswear.

A NSW, a colecção de topo de gama da linha Nike Sportswear, continua a definir os padrões da Nike na inovação e na concepção de produtos de vanguarda. O principal objectivo da colecção para este Inverno é o rendimento atlético em qualquer condição climatérica, apostando em inovações como peças sem costuras, tecidos respiráveis à prova de água, tecidos Storm-FIT, fechos impermeáveis, lapelas sem costuras e punhos ajustáveis cortados a laser que não deixam entrar o frio e mantêm o calor no interior.

Entre as várias peças que constituem a colecção, destacam-se ícones lendários, como o casaco Eugene Track, a t-shirt NSW, o hoody AW77 e o casaco Windrunner.


CASACO EUGENE TRACK


O casaco Eugene Track, uma das peças mais populares da Nike Sportswear, deve o seu nome à cidade de Eugene, no Oregon. Com um encaixe de ombros a 26 graus, rib nos punhos e no cós, e fecho na frente, o Eugene é um parente do Windrunner. A versão NSW foi combinada com materiais de alta tecnologia. A parte exterior, em nylon respirável, é à prova de água e de vento, e o interior, feito de lã sintética que absorve a humidade, é extremamente flexível. Os fechos, à prova de água, são pregados a quente sem costuras, na frente e nos bolsos.




NSW’S “THE STANDARD TEE”


A t-shirt da NSW é outro ícone do passado da Nike que se tornou parte permanente da colecção Nike Sportswear. Chamada “The Standard Tee” (a t-shirt padrão), baseia-se nos equipamentos usados pelos praticantes de atletismo em 1979, e incorpora o logo original Nike Sportswear impresso em tinta reflectora. É feita com uma mistura de poli-algodão, garantindo um ajuste duradouro e uma melhor absorção da humidade para melhorar o conforto no contacto com a pele.




HOODY NIKE AW77


Os originais hoodies Athletic West eram grossos e resistentes, para fazer face aos rigores de duras sessões de treino e fortes lavagens. Reconhecendo a intemporalidade desta peça, a equipa de design da Nike decidiu reinventá-la e torná-la parte permanente da colecção da NSW, elevando-a aos padrões de qualidade de hoje. Feito em felpa francesa Loopwheeler, o AW77 continua muito resistente, mas com um tecido mais leve que elimina o efeito rígido da lã.



WINDRUNNER


O casaco Windrunner, concebido pela primeira vez por Geoff Hollister, fez a sua estreia em 1980 em Eugene, Oregon, durante os campeonatos norte-americanos de atletismo. Hollister escolheu material de nylon devido à sua capacidade de resistência à água e o encaixe de ombros inspirado nas capas usadas pelas tribos de americanos nativos da costa do Pacífico. Este distinto casaco de dois tons tornou-se rapidamente uma das peças favoritas quer de atletas quer de jovens com sentido de estilo, transformando-se num dos artigos do património Nike mais coleccionados.

Na colecção deste Inverno, a Nike acrescenta outro Windrunner, que mantém todas as características do casaco original – bolsos laterais com fecho, fecho frontal, rib no cós e nos punhos, capuz e encaixe de ombros de 26 graus – mas é reconstruído em felpa de algodão Loopwheeler de primeira qualidade.




CASACOS LSD, M65 E DOWN VARSITY


No topo da colecção NSW está o casaco LSD. Uma abreviatura para “Long, Slow, Distance” (Comprido, lento, distância), o LSD é composto de três camadas de material laminado 100% à prova de água e respirável e de tecidos Storm-FIT que mantém o frio no exterior e o calor no interior. Tem um capuz removível, reforços de película aderente reflectora em forma de cápsula estrategicamente colocados e mangas cortadas a laser à prova de vento.



O M65 apresenta traços clássicos como o característico capuz e quatro bolsos frontais, assim como algumas novidades como os bolsos pregados a laser e a utilização de tecido que reduz a necessidade de costuras. Feito de tecido respirável e impermeável, O M65 é uma peça Storm-FIT perfeita para o Inverno.



Baseado nas linhas dos casacos “Letterman” (blusões usados pelos membros de equipas de liceus ou de universidades dos EUA), o Down Varsity Jacket mistura outro corte atlético clássico com os melhores materiais de combate às condições climatéricas da Nike. As mangas constituídas de três painéis costurados, faixas nos punhos e na cintura e molas na parte da frente dão à peça um característico corte “Letterman”. A capa impermeável/respirável em nylon, o forro preenchido com 800 penas de ganso, a construção sem costuras, o isolamento de qualidade superior, o acolchoado sem costuras e o sistema de corte de vento único tornam-no mais eficaz para o Inverno do que os antigos casacos feitos de lã e pele.



A colecção NSW Inverno 08/09 está disponível em pontos de venda Nike seleccionados. Para mais informações consulte www.nikesportswear.com

DESIGNERS DE MODA VESTEM MATRIOSHKA


Para comemorar o seu 10º aniversário, a Vogue Russa decidiu aprimorar a famosa matrioshka. Pegou na tradicional boneca de madeira russa e tornou-a mais estreia, alta e elegante. Alguns dos mais célebres designers de moda internacionais, como Giles Deacon, Ralph Lauren, Miuccia Prada, Stella McCartney e Dolce & Gabbana foram então convidados a criar um vestido exclusivo para a matrioshka. Os melhores artesãos russos pintaram à mão e vestiram as bonecas de acordo com os desenhos dos designers e o resultado é uma colecção de 31 obras de arte. “Cada matrioshka é única e uma peça de arte em si mesma”, afirmou Aliona Doletskaya, editora chefe da Vogue Russa. “Instalação, escultura, objecto de arte – podemos chamar-lhe o que quisermos”.


Todas as matrioshkas foram imortalizadas numa produção de moda especial na edição de Novembro da Vogue Russa e serão leiloadas numa festa beneficente no próximo dia 20 de Novembro.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

AFOREST-DESIGN E LARA TORRES NA BIENAL DE DESIGN IBERO-AMERICANO

Aforest-Design e Lara Torres foram seleccionadas para participar na Primeira Bienal de Design Ibero-Americano. Esta exposição organizada pela Dimad (Associação de Desenhadores de Madrid) pretende dar a conhecer e potenciar as propostas criativas mais representativas e inovadoras do Design Ibero-Americano nas categorias de Design Industrial, Design de Produto, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Moda e Têxtil. Portugal será um dos 22 países convidados a participar no evento, que decorrerá na Central de Diseño del Matadero de Madrid, entre 26 de Novembro de 2008 e 15 de Fevereiro de 2009.

Vinte Designers Portugueses mostrarão o que de melhor se faz no nosso país nas diferentes áreas do Design, estando a Moda representada por Aforest-design e Lara Torres. Aforest-design apresentará “Scarf”, um dos objectos mais relevantes e revelados da marca, que tem viajado pelo mundo de forma simples e despretensiosa. Trata-se de uma meada de lã que aforest-design costumizou. Lara Torres mostrará a peça “Mimesis, reprodução de malha jersey em porcelana”. O projecto Mimesis é um exercicio experimental transversal que resultou numa série de peças de vestuário e objectos realizados pela designer em colaboração com o ceramista Mário Nascimento e a designer de jóias Catarina Dias. O seu propósito é fixar e cristalizar a memória, através de materiais tão dispares como a prata, o latex ou a porcelana, trabalhando-os no limite da ideia de vestuário enquanto objecto utilitário, aproximando-o do objecto de arte.

Mais informações sobre a Bienal em http://www.bid-dimad.org/

Bienal Ibero-americana de Diseño
Matadero-Central de Diseño
Pso. de la Chopera, 14

FOTOGRAFIAS:
Scarf (à esquerda)
Mimesis (à direita) - Foto Rogério Martins

ANÉIS DE PAPEL



As designers Tithi Kutchamuch e Nutre Arayavanish desenharam uma linha de joalharia em papel, que foi lançada na Somerset House, em Londres, no passado mês de Outubro.

A colecção consiste em 12 anéis em forma de flor gravados a laser numa folha de papel e vendidos planificados para o utilizador montar. Existe um anel, e consequentemente uma flor, para cada mês do ano, como uma orquídea para Dezembro. Os anéis estão também disponíveis em versão cartão de aniversário: as flores saltam para fora do cartão, transformando-se numa agradável surpresa.

O trabalho de Tithi Kutchamuch é conhecido pelo seu lado provocador. O objectivo da designer é fazer o consumidor parar por um momento e reflectir sobre o que está a comprar e porquê. Este projecto é mais uma prova disso.







quarta-feira, 12 de novembro de 2008

RENZO ROSSO COMPRA MARC JACOBS


Renzo Rosso está a tornar-se cada vez mais poderoso no mundo da moda. Para quem ainda não está familiarizado com o nome, basta recordar que o seu grupo, Only the Brave, detém o direito comercial das marcas Diesel, DSquared2, Maison Martin Margiela, Viktor & Rolf e Vivienne Westwood, em todo o mundo.

Se em Julho do ano passado foi notícia a aquisição da Viktor & Rolf, Renzo Rosso surpreende-nos agora com a compra de outra grande marca, até agora pertencente ao grupo LVMH: Marc Jacobs. O empresário italiano assinou um contrato de cinco anos com o designer americano para produzir e distribuir a sua linha masculina em todo o mundo, começando com a colecção Primavera/Verão 2010. A linha feminina não está incluída no contrato.

Para Renzo Rosso esta parceria foi como encontrar "uma pérola rara”. “Sempre admirei o trabalho de Marc Jacobs, a sua independência criativa e a sua capacidade para criar novas tendências". Robert Duffy, presidente da Marc Jacobs International, também se pronunciou: "Se é bom para Martin Margiela, também é bom para nós".

O império de Renzo Rosso continua a crescer…

VASOS COM MENSAGENS SECRETAS

O designer cipriota Alexis Themistocleous apresentou recentemente uma série de vasos que contêm mensagens secretas. Dentro de cada vaso existe uma mensagem, mas há uma contrariedade: para a ler é necessário partir o objecto. Mas o designer apresenta outra alternativa: “Neste projecto particular quis usar a destruição como forma de criação. O gesso é moldado em torno de uma estrutura revestida com plástico de bolhas de ar, deixando uma superfície altamente táctil. Dentro de cada vaso é colocada uma mensagem cortada a laser em aço inoxidável – uma técnica que permite que o texto também possa ser lido através de uma máquina de raio x”.

Alexis Themistocleous também moldou vasos a partir de formas produzidas pela natureza, como pimentos e abóboras ocas. “Ao encher um pimento ou uma abóbora com barro, estava a moldar o espaço negativo do vegetal e a criar um produto único, já que para o retirar do molde tive que partir o vegetal. É impossível encontrar dois objectos iguais, mesmo que moldados a partir do mesmo pimento, por isso cada peça resultante é única. Nunca se consegue criar uma cópia igual, mas sim algo similar à anterior. O que torna estes objectos únicos não são apenas as variações de forma, mas também as imperfeições da superfície das peças finais”, explica o designer.




terça-feira, 11 de novembro de 2008

AFOREST-DESIGN E LARA TORRES NA BLICKFANG ZURIQUE

Aforest-design e Lara Torres foram mais uma vez convidadas para representar Portugal na feira de Design Blickfang, que este ano decorrerá na Kongresshaus de Zurique, nos próximos dias 21, 22 e 23 de Novembro.

A Blickfang é o maior evento de Design na Suíça e conta com 18.500 visitantes por ano, bem como uma enorme afluência de público para assistir aos vários desfiles de Moda que se realizam ao longo dos três dias.

Depois de ter ganho o prémio para o “melhor design de produto” na passada edição da Blickfang, em Viena (Outubro 2007), com o projecto “Mimesis”, Lara Torres foi agora convidada a integrar o grupo de seis designers portugueses que representam o design nacional no “Lisbon Corner”, no qual também estará presente aforest-design. Além da exposição dos seus produtos neste espaço, Lara Torres apresentará em desfile a colecção “Becoming” para o Verão 09, e aforest-design dará a conhecer o projecto Combo em passerelle.

O design português de autor dá, assim, mais um importante passo na conquista do mercado internacional.

Fotos:
Colecção Lara Torres (à esquerda) - Foto Rogério Martins
Colecção Sara Lamúrias (à direita) - Foto Rui Vasco / ModaLisboa


www.blickfang.com/Zuerich/
www.combo.aforest-design.com
www.laratorres.com

CONVERSE APRESENTA COLECÇÃO MUSIC COLLABORATION

Este Inverno, a Converse continua a comemorar o seu 100º aniversário, com a apresentação de uma colecção de calçado que celebra a sua influência na cultura pop e presta homenagem a grupos e músicos que transformaram a cultura e a música, e marcaram o “status quo”. A colecção intitula-se MUSIC COLLABORATION e é dedicada e desenhada em honra de Black Sabbath; Kurt Cobain; The Doors e The Grateful Dead.



BLACK SABBATH

Mítica banda de Heavy Metal e Hard Rock formada em 1968, em Birmingham, Inglaterra. Graças a este grupo nasceram dois novos estilos: o Doom Metal e o Stoner Metal. É considerada uma das bandas mais influentes da história do Rock, com um Heavy escuro, opressivo, duro e diferente do dos seus contemporâneos. As suas composições, que criavam atmosferas sinistras e satânicas, e os anúncios apocalípticos definiram o Heavy Metal. A colecção “Black Sabbath” reproduz as imagens do álbum “Vol. 4”, assim como o “World Tour 78”, no modelo Jack Purcell V4, feito em couro preto e com o logótipo do grupo em relevo.




KURT COBAIN

Para homenagear o prolífero compositor Kurt Cobain, um dos êxitos mais reactivos do rock, cujas canções continuam a inspirar várias gerações, a Converse apresenta uma colecção de ténis que inclui ilustrações e rabiscos retirados dos seus cadernos pessoais, esboços que mostram as suas esperanças e sonhos e letras de canções tão fascinantes como “Come As You Are”. Kurt Cobain foi frequentemente fotografado a usar ténis Chuck Taylor All Star, Jack Purcell ou One Star. A nova colecção da Converse compreende versões destes três modelos icónicos, com detalhes de desgaste, desfiados e a assinatura de Kurt Cobain bordada no exterior.




THE DOORS

The Doors, o grupo rock formado em Los Angeles (Califórnia) em Julho de 1965 e dissolvido em 1973, foi um dos expoentes máximos da psicadélica dos anos 60. O seu estilo musical baseava-se numa mistura de blues e psicadélico. The Doors, cujo nome provém do livro de Aldous Huxley “The Doors of Perception” (As portas da percepção), foi uma das bandas mais controversas do seu tempo – abriu um caminho para que outros o pudessem seguir – e esta é a filosofia da Converse: "romper o status quo", numa combinação perfeita com a história da marca e o rock. Neste Outono/Inverno, a marca norte-americana pretende ajudar a manter vivo o legado The Doors, com uma colecção de ténis Chuck Taylor desenhados em sua memória. Elaborado a partir de 1975 “Sullivan Show 100 portas", o couro Chuck Taylor mostra um pano de fundo das “100 portas", com uma impressão preta da figura de Jim Morrison. Outra peça chave da colecção é o X-Max Chuck Taylor, em couro cinzento escuro com a assinatura de Jim Morrison.




THE GRATEFUL DEAD

O grupo The Grateful Dead, formado em 1965, estabeleceu as suas próprias normas e redefiniu a música e a experiência de um concerto em directo. Começou como um grupo louco de músicos mas o seu aparente desdém pelo status quo transformou-o na história de sucesso mais duradoura da música e num dos ícones mais influentes da cultura pop dos Estados Unidos. A colecção The Grateful Dead presta homenagem ao legado da banda rock, através da aplicação de detalhes das imagens fortes e do material gráfico que foram e continuam a ser a ela associados. Destacam-se as ilustrações de Alton Kelley e Stanley Mouse, os dois artistas que estiveram na vanguarda do renascimento da arte gráfica, em São Francisco, nas décadas de 1960 e 1970. O material gráfico dos álbuns Skull & Roses e Europe ’72, a imagem do menino do gelado, os ursos bailarinos e o logótipo de The Grateful Dead são também incluídos nesta colecção, que compreende os modelos de ténis Chuck Taylor All Stare e Skidgrip.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ADIDAS NA 31ª EDIÇÃO DA MODALISBOA|ESTORIL

A Adidas esteve este ano presente, pela primeira vez, na ModaLisboa I Estoril com a linha Adidas Originals representada pelo conhecido Trevo. Todo o staff da ModaLisboa I Estoril Reflashion foi vestido e calçado com Adidas, envergando peças de moda inspiradas na grande tradição histórica da marca e no tema da edição: Reflashion.

A colecção Adidas Original para o Outono/Inverno 08/09 continua a celebrar a originalidade e mantém-se fiel às suas características típicas: uma colecção com temas únicos, autênticos e criativos para o mercado de lifestyle. Esta linha reflecte como a essência do trevo inspira individualidade ao mesmo tempo que personifica o espírito do passado e do presente da marca. Apresentando dois novos temas, Craftsmanship e Techrave, a colecção representa também um desenvolvimento de conceitos de grande êxito como o Adidas Grun – que usa materiais reciclados e tecidos naturais amigos do ambiente – Tournament e Respect M.E. Destaque também para a linha Originals Denim by Diesel, resultante da colaboração com a marca italiana de lifestyle Diesel, que entra agora na segunda temporada.

A colecção Adidas está disponível na loja Adidas Originals, no Arrábida Shopping, e em lojas especializadas como The Lab e Be Concept (Lisboa); Calvito (Leiria); Adidas originals, Icon Experience, In Possible (Porto); Marisa Cruz (Matosinhos) e sapatarias Prof.

SAPATOS CAMPER POR JAMIE HAYON

Os sapatos podem dizer tanto do seu utilizador e da sua personalidade como os óculos de sol. Quem o diz é o designer espanhol Jamie Hayon, que desenhou uma nova colecção de calçado para a Camper. Com uma forma elegante, revestimento em linho estampado e sola aos losangos, os novos sapatos da marca espanhola são mais do que um meros acessórios para o pé, são uma fusão de estilo, forma e função.

Jamie Hayon, um grande apaixonado por sapatos clássicos, combinou bons materiais e a qualidade do tradicional calçado inglês com a estética e as características dos sapatos Camper. “Quis encontrar uma forma que estilizasse o pé, como os sapatos de dança. Sempre gostei das suas características, porque me lembram um music-hall”, explica Jamie Hayon. “O calçado de senhora é uma constante inspiração, contrariamente ao de homem que não é tão estimulante. Quis fazer um sapato simples mas com carácter, em cores sólidas, que fosse suficientemente especial para dar identidade a uma forma de vestir. Se para mim, e para muitos outros, os óculos de sol são importantes na criação da personalidade de uma pessoa, penso que os sapatos também o devem ser.”

Hayon descreve a sua criação como um sapato desportivo com um toque de elegância, que oculta algumas surpresas que o tornam muito especial, como o toque dos atacadores ou o revestimento interior em linho e que combina os códigos mais característicos do seu trabalho como artista e designer: a fusão de estilos, as formas orgânicas e suaves, a mistura de materiais e a qualidade de fabrico.


A marca Camper foi criada em 1975, como reflexo de um novo conceito de lifestyle, liberdade, conforto e criatividade. A empresa espanhola revolucionou a indústria tradicional de calçado, introduzindo cor, inovação e uma série de elementos gráficos aos seus sapatos. A primeira loja Camper abriu em 1981, em Calle Muntaner, Barcelona. Em 1992, teve início a expansão internacional da marca, com a abertura de sucursais nos principais centros de moda europeus (Inglaterra, França e Itália). A mais antiga empresa de calçado espanhola tem apostando na diversificação da sua actividade. Em 2004, inaugurou um restaurante em Barcelona, FoodBALL, com o intuito de transferir os valores e o espírito Camper para o mercado da alimentação. Este foi o primeiro projecto do Centro de Inovação Camper Son Forteza, concebido para dar apoio a novos projectos de calçado e para impulsionar a diversificação de actividades da empresa. Em 2006 uniu-se ao designer Jamie Hayon para criar um novo conceito de loja – Camper Together. O designer desenhou uma série de peças especiais para promover um ambiente de luxo dentro das lojas, transformando-as em símbolos de elegância.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CONCURSO DESIGN AM RHEIN ABERTO AOS TALENTOS DE MODA DA EUROPA

A moda precisa sempre de novos impulsos e ideias, razão pela qual a Igedo Company e a Akademie Mode & Design lançam mais uma edição do concurso de jovens talentos, Design am Rhein. Dez finalistas serão convidados a apresentar as suas colecções num desfile de moda nas Igedo Fashion Fairs Düsseldorf, a realizar entre 1 e 3 de Fevereiro de 2009. Pela primeira vez, esta competição não se restringe apenas aos talentos de moda dos países de língua alemã, mas alarga-se também a designers de diferentes nacionalidades europeias. Os vencedores serão anunciados após o desfile, por um júri de peritos constituído por Jeanette Osterried (St. Martins College, Londres), Verena Weidemann (Akris), Antje Boll (Bruno Pieters e Hugo Boss), Anja Umann (Freelancer para Yohji Yamamoto e Kris van Assche), Bernardo da Franca (Trendstore Fashion Clinic), Gudrun Allstädt (Chefe da Secção Mulher da TextilWirtschaft) e Harald Hochheimer (Director editorial da Trend Magazine TM-Fashion).

Os vencedores receberão um stand grátis nas Igedo Fashion Fairs Düsseldorf de Julho de 2009 e Fevereiro/Março de 2010 e as suas colecções irão abrir o Gallery Show nas duas feiras. O vencedor do primeiro prémio receberá também um stand grátis na CPM Moscovo, em Setembro de 2009 e Março de 2010, assim como uma sessão fotográfica profissional da sua última colecção e presença na Internet.

O concurso está aberto a designers com menos de 40 anos que ainda não exponham nas Igedo Fashion Fairs e que sejam capazes de produzir e comercializar pelo menos duas colecções de 20 modelos por ano. As colecções consideradas podem ser de homem ou senhora para a estação Outono/Inverno 2009/10. Os jovens designers interessados em participar deverão submeter as suas candidaturas até ao próximo dia 28 de Novembro.

Para informações detalhadas e condições de participação, consulte:

www.igedo.com/design-am-rhein

MANGO COLABORA COM FUNDAÇÃO FERO



A cadeia espanhola Mango e as irmãs Penélope e Mónica Cruz colaboraram com a Fundação FERO (Fundação Privada de Estudos Oncológicos) e apresentaram, em Madrid, uma camisola de edição limitada, cujos fundos se destinam à investigação e tratamento do Cancro da Mama.

Este modelo exclusivo, desenhado por Penélope e Mónica Cruz, está à venda nas lojas MANGO de Espanha e em http://www.mangoshop.com/ (até esgotar o stock existente) por 17,90 euros, revertendo a totalidade do valor para a Fundação FERO.

A Fundação FERO, dirigida pelo reconhecido Dr. Josep Baselga, dedica-se desde 2001 à investigação e tratamento do cancro. Actualmente conta com uma equipa de 150 investigadores a nível internacional, um número que se prevê aumentar para 300 durante os próximos dois anos.