quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

H&M UNE-SE À LAÇO NA LUTA CONTRA O CANCRO DA MAMA

A H&M e a Laço unem esforços na luta contra o cancro da mama e lançam uma mala exclusiva cor-de-rosa - cujo fecho é o símbolo internacional da luta contra o cancro da mama (laço rosa) - que estará à venda em todas as lojas H&M de Portugal e Espanha a partir do próximo dia 5 de Março, um pouco antes do Dia Internacional da Mulher. O preço será de 9,90€.

Além de consciencializar o público sobre a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama, esta colaboração visa também angariar fundos para esta causa nobre que é a luta contra esta doença que tem já uma incidência anual de 4500 casos em Portugal. As receitas provenientes da venda da mala reverterão, na íntegra, para a Laço.

“Como em tantas outras iniciativas que a H&M desenvolveu em todo o mundo na matéria de responsabilidade social corporativa, centramo-nos principalmente na mulher uma vez que a maioria dos nossos clientes são mulheres, assim como nas crianças. Para a H&M é uma satisfação enorme ajudar com um grão de areia uma causa que afecta tantas mulheres no nosso país”, afirma Macu Alfaro, directora geral da H&M para Espanha e Portugal.

Paralelamente, a H&M Espanha empreenderá a mesma iniciativa, juntamente com a AECC (Associação Espanhola Contra o Cancro), uma entidade social privada sem fins lucrativos e de utilidade pública que luta contra o cancro em todas as suas modalidades.

Junte-se a esta luta!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CLAYDIES AND GENTLEMEN

As designers / ceramistas dinamarquesas Tine Broksoe e Karen Kjaeldgaard-Larsen, do atelier de design Claydies, criaram uma curiosa colecção de taças em faiança modeladas à mão, denominada “Claydies and Gentlemen”.

Cada taça tem uma forma e uma cor únicas e é inspirada num corte de cabelo particular.Com diferentes personalidades, as peças mudam de função consoante são colocadas numa mesa ou na cabeça.

Saiba mais sobre este projecto em http://www.claydies.com/







L'EAU D'ISSEY VESTE-SE DE BETÃO

As fragrâncias l'Eau d'Issey pour Homme e l'Eau d'Issey pour Homme Intense foram revisitadas para revelar o seu lado mais urbano. Com este novo packaging, de edição limitada, a marca pretende criar uma aliança entre o elemento água e o betão.

Modernos e muito actuais, os frascos são feitos de resina betão, um material de vanguarda, e gravados com o nome do perfume. As composições permanecem inalteradas em ambas as fragrâncias. l'Eau d'Issey pour Homme continua a ser um aroma silvestre com notas de limão, junquilho e nenúfar, enquanto l'Eau d'Issey pour Homme Intense mistura notas de laranja doce, canela, noz-moscada e incenso preto.

l'Eau d'Issey pour Homme e l'Eau d'Issey pour Homme Intense estarão disponíveis nas perfumarias a partir do próximo dia 2 de Março, por 60€ cada.

LOVE BY NINA RICCI

Esta Primavera, Nina Ricci transforma a sua fragrância romântica, Love, numa versão mais jovem e exuberante. O frasco, que normalmente apresenta uma tampa vermelha, ostenta agora uma brilhante e metalizada tampa rosa e a fragrância tornam-se mais delicada e fresca, graças à perícia do nariz Olivier Cresp.

O âmago é mais apetecível, com notas de flores de cereja amendoadas. Um aroma doce de frangipana é igualmente acrescentado à composição original, para um toque mais delicado e divertido.

Love by Nina Ricci estará disponível, numa edição limitada, a partir de Março. O preço? 49,50€.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CAMPANHA LEE “MAKE HISTORY” CHEGA AO FIM

Fazer história. Foi esse o desafio lançado pela marca Lee em Janeiro de 2007 com “Make History”, uma campanha publicitária única que tinha como objectivo estabelecer um diálogo com a sociedade através da publicação de relatos genuínos, narrados pelas palavras e fotografias dos seus intervenientes.

Mais do que uma campanha publicitária, “Make History” tornou-se uma ferramenta de expressão pessoal. Ao longo destes dois anos, foram publicadas centenas de histórias reais, que retratam temas e culturas distintas, diferentes personagens e ambientes, lutas e derrotas, cenas de vida e de morte, de negação e de triunfo, de contentamento e de tristeza, de amizade e inimizade. Foram submetidas mais de 16.000 fotografias, provenientes de 90 países diferentes. No site www.makehistory.eu foram publicadas cerca de 2000 fotos e as melhores histórias integraram a campanha da marca nas principais revistas mundiais.

“Make History” chega agora ao seu momento final: o concurso terminou e a fotografia vencedora será anunciada na próxima quarta-feira, num evento que decorrerá durante a Semana de Moda de Milão.

A selecção das 101 fotografias finalistas foi publicada no site da campanha e o vencedor será escolhido por um júri constituído por: Veronique Kolasa (Le Book), Carla Sozzani (Galleria Carla Sozzani), Terry Jones (i-D Magazine) e Frank Kalero (Ojo de Pez). O autor da foto vencedora receberá um prémio de 50 000 euros.

Entre 25 de Fevereiro e 9 de Março, a Revel Gallery, em Milão (Via Thaon De Revel 3), exibirá todas as fotografias. Será também produzido um catálogo com as 101 melhores histórias, que posteriormente será distribuído pelas várias lojas Lee em todo o mundo.

“Make History” superou todas as expectativas iniciais e tornou-se um marco. Assim, a Lee decidiu lançar uma segunda edição da campanha no próximo mês de Março.

Prepare-se para exprimir a sua individualidade e submeter as suas fotografias em www.makehistory.eu

LE CORBUSIER – A ARTE DA ARQUITECTURA

Le Corbusier (1887-1965), um dos mais influentes arquitectos do século XX, foi também um célebre pensador, escritor e artista. A sua arquitectura e as suas ideias para reinventar o modo de vida moderno continuam a influenciar novas gerações de arquitectos.

Até ao dia 24 de Maio, a Barbican Gallery, em Londres, expõe “Le Corbusier — The Art of Architecture”, uma grandiosa mostra que apresenta uma série de maquetas originais, projectos de reconstruções de interiores, desenhos, mobiliário, fotografias vintage, filmes, tapeçarias, pinturas, esculturas e livros do próprio Le Corbusier. Em exibição estão também trabalhos importantes dos seus colaboradores e de artistas seus contemporâneos, tais como Charlotte Perriand, Jean Prouvé, Fernand Léger e Amédée Ozenfant.

A exposição mostra como o trabalho de Corbusier mudou radicalmente ao longo dos anos, desde as suas primeiras casas inspiradas no vernáculo regional da sua terra natal na Suiça, à arquitectura e interiores puristas pelos quais ele é mais conhecido, passando pelo seu traçado para Paris na década de 1920, pela mudança para formas orgânicas na década de 1930, pela síntese dinâmica conseguida entre a sua arte e arquitectura como exemplificado pela sua capela em Ronchamp (1950-55), até aos seus edifícios civis em Chandigarh, na Índia (1952-64).

Em destaque estão: uma monumental pintura mural, “Femme et coquillage IV” (1948), proveniente do seu escritório da Rues de Sèvres em Paris; uma reconstrução do seu Plano para Paris (1925); uma cozinha original da sua famosa “Unité d’habitation” em Marselha (1947-50); e maquetas originais de alguns dos seus projectos mais importantes.

Com esta grandiosa mostra, a Barbican Gallery salienta a ligação entre diferentes artes, acompanhando-a de um programa completo de concertos, filmes e palestras, incluindo um dia dedicado ao compositor Iannis Xenakis, que trabalhou como arquitecto no atelier de Le Corbusier. A exposição oferece também uma oportunidade única para observar a influência da arquitectura de Le Corbusier numa área da galeria, desenhada por Chamberlin, Powell e Bonn no final da década de 1950.


LE CORBUSIER

Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça. Estudou Arte na sua cidade natal e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret. Viajou para a Alemanha, onde colaborou com nomes famosos da arquitectura naquele país, como Peter Behrens. Em Atenas, analisou o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga e ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitectura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão de ouro, uma proporção matemática considerada harmónica e agradável à visão.

Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor». Baseado na razão de ouro dos gregos antigos, nos números do matemático Fibonacci e nas dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas proporcionais que divide equilibradamente o corpo humano e que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais e pictóricas. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do seu enorme sucesso, Le Corbusier publicou, em 1955, o «Modulor 2».

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MODALISBOA | ESTORIL HEARTCORE - WINTER 2010



HeartCore é o tema da próxima ModaLisboa I Estoril, a realizar na Cidadela de Cascais nos dias 12, 13, 14 e 15 de Março.


De que fibra é feito o seu coração? De vitalidade, de criação, de energia. Por quem bate o nosso? Pelos que, assim como nós, acreditam, insistem, aperfeiçoam e naturalmente se afeiçoam.

São estas as principais coordenadas para a próxima edição da ModaLisboa I Estoril. Uma edição que promete ser voluntariosa, frontal, virtuosa. Capaz de mexer com os programas e os pragmatismos, de desafiar os tempos com um espírito de intervenção, criatividade e solidez.

Esta Primavera, serão apresentadas as colecções de Inverno 2010 dos nossos criadores, uma oportunidade para reunir a ModaLisboa I Estoril em torno daquilo que nos distingue - a capacidade de fazer das fraquezas força, das dificuldades imaginação.

HeartCore terá novidade e a tradição da casa, terá a pulsão arterial dos atrevidos e o sopro dos inspirados. Para cada Inverno de descontentamento lutaremos com o brilho, a vontade e o encantamento.

Olhando o futuro, estamos preparados, sabemos com que contar. Contamos connosco - e convosco - para o HeartCore da ModaLisboa I Estoril.

HeartCore.
O coração é um músculo - exercite-o.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ADAM LIPPES DESENHA COLECÇÃO PARA MANGO

Depois de ter chegado aos EUA em Maio de 2006, e de ter inaugurado a sua primeira loja no Soho nova-iorquino no passado mês de Novembro, a marca espanhola Mango conta agora com a colaboração de Adam Lippes. O reconhecido designer americano vai criar duas colecções para a marca: uma dirigida ao público feminino e outra ao masculino, para as estações Primavera/Verão 09 e Outono/Inverno 09/10.

Ambas as colecções, a serem vendidas sob o nome “Adam for Mango”, terão um ar contemporâneo e compreenderão, basicamente, jeans, peças exteriores, t-shirts, calças e vestidos, num total de 24 looks (12 de senhora e 12 de homem). “Adam for Mango” incluirá também uma linha de acessórios.

Adam Lippes foi, até 2003, director criativo da casa Oscar de la Renta e é actualmente o presidente e fundador da marca Adam by Adam Lippes. Com esta colaboração, o designer pretende dar o salto internacional: “Para mim é uma grande honra colaborar com a Mango neste projecto … A Mango é conhecida pelo atendimento que presta, pela qualidade e pela confecção… Conceitos que também eu valorizo. Estou muito satisfeito pela projecção internacional que esta colaboração dará às minhas criações”, declarou o designer.

A colecção “Adam for Mango” Primavera/Verão 09 será colocada à venda em todos os países em que a marca está presente a partir de 15 de Março, enquanto a de Outono/Inverno chegará às lojas no início de Setembro.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

KARL LAGERFELD PARA REPETTO

Karl Lagerfeld associou-se à famosa marca de sapatilhas de ballet, Repetto, para desenhar uma mini-colecção de sapatos. O kaiser da moda inspirou-se na linha Cabaret e nos valores da Repetto e criou dois modelos exclusivos de sandálias para a Primavera/Verão 2009, nas suas cores fetiche: preto e branco.

A linha foi apresentada pela primeira vez na passerelle parisiense, integrando a colecção Verão 09 de Karl Lagerfeld. O “salto” para a estação quente faz-se com umas sandálias altíssimas, com 12 cm de salto e uma plataforma dianteira de 3.5 cm, ou com umas sandálias rasas, ambas em pele envernizada e com a assinatura “Karl Lagerfeld para Repetto”.

Repetto é o nome que se escondia debaixo dos pés do célebre bailarino soviético Rudolf Nureyev e que popularizou Brigitte Bardot no filme de Roger Vadim, “E Deus criou a Mulher”. Como que aludindo à origem da marca, Karl Lagerfeld incluiu um pormenor algo inusitado nos seus sapatos: um “tutu” amovível para o tornozelo em pele perfurada envernizada.

Esta mini colecção tem uma série limitada e estará à venda a partir do dia 9 de Abril nas lojas Repetto e na concept store parisiense Colette. Os preços? 310€ para as sandálias rasas e 390€ para as de salto alto.

Mais um acessório must have para o Verão que se aproxima!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NOVA LOJA ALBERTA FERRETTI EM LOS ANGELES

Alberta Ferretti acaba de inaugurar a sua nova loja em Los Angeles, na Califórnia. O projecto é da autoria dos arquitectos londrinos Sybarite, que desenvolveram um conceito de luz e transparência, com base numa paleta de materiais simples mas sofisticados. O projecto distingue-se pela flexibilidade do sistema de exposição e pela hábil utilização da luz, que resultam numa atmosfera sensual, delicada e etérea, que está em perfeita sintonia com a colecção de Alberta Ferretti.

A flexibilidade é conseguida por um sistema único de cabides magnéticos que podem ser posicionados livremente em painéis de aço lacados. Feitos em fibra de vidro, os elegantes cabides busto dão vida às peças de roupa, mostrando-as de uma forma natural e volumétrica ao invés de as expor simplesmente a duas dimensões. A forma em V do corrimão encobre o sistema de fixação dos cabides e forma uma espécie de coroa, sob a qual as roupas parecem flutuar livremente.

Pela loja estão espalhados vários painéis de Perspex e aço inoxidável, aos quais se podem fixar mais cabides magnéticos. Manequins e pétalas lacadas parecem crescer naturalmente do chão em elegantes composições, oferecendo uma adicional flexibilidade de exposição. Luzes LED no aço direccionam a atenção para as peças expostas nos cabides, acentuando as suas texturas e pormenores.

A escolha de materiais e cores é moderada e deliberada, criando uma harmoniosa atmosfera de simplicidade e continuidade que faz sobressair a sofisticação das criações de Alberta Ferretti. A luz é usada para optimizar o design. Os painéis de Perspex são transparentes e reflectores, captando sombras interessantes e permitindo subtis fluxos de luz.

O design e paleta cromática (cinzas e preto) são extensíveis ao exterior. Uma faixa preta em aço inoxidável envolve toda a fachada, conferindo presença a um edifício que anteriormente era uma simples caixa branca.

ITS#EIGHT

Desde 2002, a agência EVE organiza, em colaboração com a Diesel, a YKK e a MÍNI, o International Talent Support (ITS), uma plataforma criativa que visa apoiar jovens talentos das áreas do design de moda, design de acessórios e fotografia. O ITS chega agora à sua oitava edição, confirmando o seu suporte para as novas gerações ITS, que serão seleccionadas a partir do próximo mês de Abril por um júri profissional. A grande final do concurso terá lugar em Trieste, Itália, nos dias 10 e 11 de Julho.

A Diesel é o parceiro principal na categoria de moda e com o Diesel Award garante o suporte para um jovem talento, concedendo-lhe um prémio de €50.000 e um estágio com a sua equipa criativa na sua sede em Itália. Os concorrentes que alcançarem a final, nos dias 10 e 11 de Julho, poderão também ser distinguidos com os prémios Fashion Collection of the Year, Fashion Special Prize, i-D Styling Award, Vertice Award, e terão ainda a oportunidade de integrar o júri na próxima edição do ITS e de receber uma verba de €20.000 para desenvolver uma colecção.

YKK, o parceiro principal na categoria de acessórios, alcançou a sua quarta edição, sendo o ITS o único concurso no mundo inteiramente dedicado a todo o tipo de acessórios. Os mais inovadores e criativos projectos competirão para a Accessories Collection of the Year, cujo prémio são €10.000 para criar uma nova colecção a ser apresentada na edição ITS#NINE. O vencedor do YKK Award recebe €10.000 e uma sessão fotográfica profissional.

MINI, o parceiro principal da área de fotografia, volta a dar a oportunidade a estudantes e novos fotógrafos de todo o mundo de participarem no ITS#PHOTO. Aos vencedores serão atribuídos vários galardões: o MINI Clubman Photo Award com um prémio de €10.000 e uma sessão fotográfica profissional com um fotógrafo conceituado a ser publicado numa revista italiana de renome, o Pitti Immagine Photo Award e o SVA Photoglobal Award.

Os interessados em concorrer ao ITS#EIGHT, deverão enviar os seus projectos para os escritórios da EVE até ao dia 25 de Março (para mais informações visite www.itsweb.org). Em Abril, o júri seleccionado para as categorias de moda, acessórios e fotografia reunir-se-á nas instalações da EVE para eleger os finalistas de cada categoria, os quais serão convidados a mostrar o seu talento em Trieste, Itália, nos dias 10 e 11 de Julho.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PROJECTO COMBO EM BRAGA

Depois da passagem por Vila Real, o projecto “Combo”, da autoria da aforest-design, segue agora para uma estadia no coração do Minho e instala-se a partir de amanhã em Braga, uma das mais antigas cidades portuguesas. Com o apoio da Câmara Municipal, o evento decorre nesta cidade, ex-libris do Barroco em Portugal, até ao dia 9 de Março, nas seguintes lojas:

Pastelaria Ferreira Capa
R. dos Capelistas, 40-50
Horário: 08h00 > 20h00

Torrefacção Bracarense
Rua do Castelo, 7
Horário: 09h00 > 13h00 / 15h00 > 19h00

Livraria Centésima Página
Casa Rolão - Avenida Central, 118/120
Horário: 09h00 > 19h00

Florista Lola
Rua do Carvalhal, 8
Horário: 8h30 > 19h00

Drogaria do Carvalhal
Rua do Carvalhal, 15
Horário: 9h00 > 13h00 / 15h00 > 19h00

O NOVO MANIFESTO YSL

Este ano, o São Valentim será um dia especial para o mundo da moda. A casa Yves Saint Laurent escolheu o dia dos namorados para lançar a quarta edição do seu Manifesto – uma edição especial do seu catálogo – que desta vez tem Claudia Schiffer como protagonista. A modelo alemã posa, com a colecção Primavera/Verão 2009, para as objectivas dos fotografos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, como se tratasse de uma estrela de Hollywood de meados do século XX. As fotos são acompanhadas de um vídeo, que será exibido exclusivamente no website http://www.ysl.com/ no dia de São Valentim.

500 000 exemplares do Manifesto serão distribuídos no próximo dia 14 de Fevereiro pelas ruas de Paris, Nova Iorque, Londres, Milão, Tóquio e Hong Kong. Os primeiros 2000 jornais a serem entregues nas ruas de cada uma destas grandes capitais da moda serão apresentados numa bolsa exclusiva de algodão em forma de coração, que incluirá também uma memória USB contendo o making of da campanha da casa francesa para a próxima estação.

T-SHIRTS SOLIDÁRIAS DE STELLA MCCARTNEY

Gwyneth Paltrow, Keira Knightley, Natalie Imbruglia e Claudia Schiffer, entre outras celebridades, são as protagonistas da campanha publicitária da linha de t-shirts que Stella McCartney criou para a fundação Comic Relief. As receitas resultantes da venda destas peças de edição limitada destinam-se a centros de acolhimento de crianças órfãs em África e de idosos sem recursos na Grã-Bretanha.

Stella McCartney desenhou cada t-shirt com imagens icónicas de fotógrafos famosos como Herb Ritts, David Bailey e a sua mãe, Linda McCartney. As estampagens são variadas e divertidas, destacando-se a dos Beatles com narizes de palhaços e a de Madonna com orelhas de Minnie Mouse.

As t-shirts custam 5,95 libras para crianças e 9,95 libras para adultos e estão à venda em http://www.tkmaxx.com/home.php.

Compre uma t-shirt, dê uma gargalhada e ajude a mudar o mundo!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ALL GONE, A ENCICLOPÉDIA STREET

Desde 2006, o livro “All Gone”, produzido pela MJC, reúne e apresenta, como uma enciclopédia, os mais exclusivos produtos do ano. A terceira edição desta bíblia da cultura de rua já foi lançada e propõe uma revisão dos produtos mais marcantes lançados em 2008, produtos de séries limitadas e que deixaram de estar disponíveis.

Fotografado por uma série de fotógrafos reconhecidos como Terry Richardson, Marcel Christ ou Rankin, “All Gone” lista, em 256 páginas, mais de 200 produtos e 96 marcas que invadiram as ruas no ano passado. Verdadeira obra de referência para criativos de diversas áreas, “All Gone” conta ainda com a colaboração de vários artistas e designers, como o gráfico d'Ed Banger SoMe, o ilustrador James Jarvis e os rappers Pharrell Williams e Kanye West, que apresentam o seu top 3 do ano no prefácio.

A enciclopédia está disponível em duas edições limitadas e já está à venda no website da Colette, por 35 euros.

SOFIA COPPOLA PARA LOUIS VUITTON



Depois de ter protagonizado com o seu pai a campanha Verão 2008 da Louis Vuitton, assinada por Annie Leibovitz, Sofia Coppola desenvolveu uma elegante e sóbria colecção de malas e sapatos para a casa francesa, denominada SC. A realizadora trabalhou nos ateliers da marca para criar acessórios com o design que considera ideal para o dia-a-dia, como sacos e carteiras em couro e sandálias compensadas. “Foi uma experiência extraordinária poder criar exactamente o que queria”, afirmou.

As peças estão disponíveis em várias cores e materiais (camurça, pele, tela monograma) e Sofia Coppola revela as suas preferidas: “Gosto particularmente do saco em pele azul-marinho e o do saco em camurça cinzenta, assim como da pequena bolsa em camurça preta e dos sapatos a combinar”. A colecção SC estará à venda nas lojas Louis Vuitton a partir do dia 9 de Março, com preços a variar entre 800 euros (bolsa em tela Monograma) e 2800 euros (saco em pele).





GARETH PUGH NA DIOR HOMME?


Gareth Pugh poderá vir a assumir a direcção artística da Dior Homme. O grupo LVMH apoiou financeiramente o jovem designer inglês na apresentação da sua primeira colecção de pronto-a-vestir em Paris, em Janeiro passado, e parece considerá-lo o candidato ideal para ocupar o cargo deixado vago por Hedi Slimane. “É o que fazemos sempre: ajudar novos talentos”, declarou Bernard Arnault à revista Fashion Wire Daily, e acrescentou: “É um criador interessante, merecedor do nosso apoio. Mas a LVMH faz o mesmo com muitos outros talentos, até mesmo músicos”. Embora a nomeação ainda não esteja confirmada, Gareth Pugh já visitou a sede da LVMH para uma reunião, e tudo parece indicar que assumirá, em breve, o seu novo cargo na Dior Homme.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

TAKASHI MURAKAMI NO MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAU

Se planeia viajar até Bilbau nos próximos meses, não deixe de apreciar o trabalho de Takashi Murakami. A partir do próximo dia 17 de Fevereiro e até 31 de Maio, o Museu Guggenheim de Bilbau apresenta uma retrospectiva da obra do artista apelidado de “Andy Warhol japonês”, que mistura a cultura pop com características da arte tradicional nipónica e que desde 2003 colabora com uma das mais luxuosas marcas de moda do mundo: Louis Vuitton.

A exposição compreende mais de 90 obras de arte, entre as quais se incluem pinturas, esculturas, instalações e animações, que mostram as três etapas criativas de Takashi Murakami. A primeira é referente à geração Neo-pop japonesa, do início dos anos 90. A segunda é dedicada à evolução de DOB, seu alter-ego, e à corrente otaku, uma subcultura obcecada pela banda desenhada manga proveniente do Japão. A terceira e última etapa é alusiva à sua colaboração com a Louis Vuitton, da qual nasceu o Monograma Multicolor, presente em muitos dos acessórios da casa francesa.

A exposição de Murakami foi apresentada pela primeira vez no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA) em 2007. Em Abril de 2008 foi transferida para o Museu Brooklyn de Nova Iorque e cinco meses depois viajou até ao Museum für Moderne Kunst de Frankfurt, na Alemanha. No próximo dia 17 de Fevereiro chega ao Museu Guggenheim de Bilbau. Para esta ocasião, foi criado, em exclusivo para a Louis Vuitton, um tapete muito especial, denominado Flowerball. A peça é inteiramente tecida à mão com lã de máxima qualidade proveniente da Nova Zelândia e poderá ser adquirida (mediante pedido especial) na loja Louis Vuitton de Bilbau (C/Gran Via, 42).

Nascido em Tóquio em 1962, Takashi Murakami é um dos mais influentes e aclamados artistas nipónicos da actualidade. Formou-se em pintura tradicional japonesa, conhecida como Nihonga, na Tokyo National University of Fine Arts and Music, mas a popularidade da animação e da banda desenhada manga desviou o seu interesse para a arte da animação. “Era mais representativa da vida moderna japonesa”, explica o artista. A cultura popular americana sob a forma de animação, comics e moda são as principais influências do seu trabalho, que abrange pintura, escultura, instalação e animação, assim como uma vasta gama de produtos coleccionáveis e comerciais.

ONITSUKA TIGER COMEMORA 60 ANOS

A marca japonesa Onitsuka Tiger comemora este ano o seu 60º aniversário, com o lançamento de uma linha de ténis baseada nos 12 animais do zodíaco japonês. O primeiro modelo lançado é o "Rabbit" e foi criado em colaboração com o artista Erik Kriek, que estampou coelhos por todo o ténis.

Em parceria com a agência Amsterdam Worldwide, a Onitsuka Tiger criou vários suportes de comunicação, que contam como 13 animais correram para poder assegurar um lugar no Calendário Zodíaco, e que serão lançados no decorrer deste ano.

A campanha inclui animação online, anúncios impressos e comunicação interna das lojas. "Para respeitar a história e autenticidade da marca, mergulhámos no simbolismo do ciclo dos 60 anos e descobrimos a lenda antiga da Corrida do Zodíaco", explica Sandra Koopmans, gerente de marketing Onitsuka Tiger.

O primeiro anúncio já está disponível em http://www.onitsukatiger.com/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

TENDÊNCIAS DE MAQUILHAGEM VERÃO 2009



O próximo Verão exige maquilhagens de cores fortes. O batom vermelho, revival do glamour, não é excepção, como provam os visuais apresentados por Alexandra Moura e Katty Xiomara na última edição da ModaLisboa I Estoril, criados pela maquilhadora Antónia Rosa.

Os lábios em evidência e em cores intensas são um look a adoptar, mas são considerados de alta manutenção, sobretudo os de tom vermelho, porque exigem retoques contínuos para não transferir nem perder o brilho. A L’Oréal Paris, Maquilhadora Oficial da 31ª edição da ModaLisboa I Estoril, fez sucesso em backstage com o novo batom Infallible, que dura 16 horas, permitindo revelar o brilho de cada mulher.

Um must para este Verão!




LOOKS: Alexandra Moura e Katty Xiomara
FOTOGRAFIA: Gonçalo Gaioso / L'Oréal Paris

CAT POWER PARA LEVIS



A música e a imagem de Chan Marshall, também conhecida como Cat Power, sempre se destacaram. A sua voz poderosa e rouca, que em alguns momentos remete a Janis Joplin, continua a ser a sua tónica diferencial, mas foi a sua presença forte que cativou Karl Lagerfeld, que a converteu em musa Chanel, e a levou aos grandes ecrãs pelas mãos do cineasta chinês Wong Kar Wai, em "My Blueberry Nights".

A sua imagem também atraiu a Levis, que a elegeu como protagonista da sua campanha publicitária Primavera / Verão 09. Os anúncios, fotografados por Katja Rahwles, ocuparão este mês as lojas Levi’s de todo o mundo, e para celebrar a ocasião a marca de jeans colocará à venda uma edição muito limitada do colete de ganga com incrustações de rebites e estrelas que Chan Marshall usa na publicidade.

O ANO DE COCO CHANEL

Anna Mouglalis (na fotografia) foi musa Chanel durante vários anos e prepara-se para representar a lendária designer francesa, Gabrielle “Coco” Chanel, no próximo filme de Jan Kounen, intitulado “Coco Chanel et Igor Stravinsky”. Adaptado do romance “Coco et Igor” de Chris Greenhalgh, o filme retraça a história de amor apaixonante entre Gabrielle Chanel e o compositor russo Igor Stravinsky, interpretado pelo actor dinamarquês Mads Mikkelsen. “Coco Chanel et Igor Stravinsky” chega às salas de cinema no próximo mês de Abril.

Audrey Tautou também interpreta Gabrielle “Coco” Chanel no filme “Coco Avant Chanel”, da realizadora francesa Anne Fontaine. A película será lançada na Primavera e inspira-se no romance “L’Irrégulière” de Edmonde Charles-Roux, abordando a infância, juventude e os primeiros passos de Chanel no mundo da Moda.


GABRIELLE “COCO” CHANEL (1883–1971) nasceu em Saumur, França. Depois de uma passagem pelo teatro, onde adquiriu a alcunha “Coco”, iniciou a sua carreira como modista de chapéus. Em 1913, abriu a sua primeira loja em Paris. Com os seus chapéus e uma linha limitada de vestuário simples e funcional, fidelizou rapidamente uma clientela dedicada e ávida por se libertar dos opressivos espartilhos. O seu prático sportswear - com muitas peças feitas em jersey, um material até então invulgar e apenas utilizado em underwear masculino - tornou-se um enorme sucesso. As suas criações continuaram a marcar a moda das décadas de 1920 e 1930 e o seu famoso “little black dress” tornou-se um clássico do vestuário feminino do século XX.

Em 1939, quando a França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir à ascensão de Christian Dior, cujo “New Look” triunfou no período pós-guerra. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, com saias rodadas e cinturas marcadas, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel activo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.

A sua colecção de regresso foi apresentada em 1953. Após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.

Gabrielle Chanel morreu em 1971. A criação das linhas de Alta Costura e Pronto-a-Vestir foi assegurada por vários assistentes da designer até Karl Lagerfeld assumir a direcção criativa de ambas as colecções, em 1983.