sexta-feira, 31 de julho de 2009

DVD YVES SAINT LAURENT

Um criador de moda genial de um lado, um homem secreto do outro. O mito Yves Saint Laurent não pára de crescer ao longo dos anos e continua a fascinar. O novo documentário de Jérôme de Missolz, “Yves Saint Laurent Tout terriblement”, presta homenagem ao célebre criador francês, apresentando um resumo da sua vida e obra através de uma série de documentos de arquivo e imagens inéditas. Filmado durante o Verão de 1994 nas diferentes residências de Yves Saint Laurent, o filme revela o processo criativo do criador durante a preparação da sua colecção de Alta Costura. São 48 minutos passados no interior do universo Yves Saint Laurent, entre admiráveis vestidos de Alta Costura, magníficas casas e confissões do próprio criador, com comentários de Jeanne Moreau. “Yves Saint Laurent Tout terriblement” será lançado em DVD a 4 de Novembro.

Além do documentário, o DVD incluirá também uma entrevista que Yves Saint Laurent deu no final da década de 1960, respondendo às acusações de Coco Chanel. Na primavera de 1968, no programa de TV francês “Dim Dam Dom”, Coco Chanel nomeou Yves Saint Laurent como seu sucessor e ao mesmo tempo acusou-o de copiá-la. A resposta de Yves Saint Laurent chegou um mês depois no mesmo programa. “Primeiro, sinto-me muito honrado que Mademoiselle Chanel esteja interessada no meu trabalho e que me tenha designado como seu sucessor, mas não estou de acordo quando diz que a copio. Acho que a grande diferença entre mim e Mademoiselle Chanel é que eu tento dar às mulheres um estilo que as permitam adaptar o seu próprio estilo aos meus vestidos e desenvolver a sua personalidade. Enquanto que uma mulher que veste Chanel se parece com Mademoiselle Chanel.”

RAGE, UM FILME DE SALLY POTTER

“Rage”, o novo filme da realizadora Sally Potter, foi apresentado no 59º festival de cinema de Berlim em Fevereiro passado e tem estreia marcada para o dia 24 de Setembro. “Rage” relata as vidas de vários colaboradores de uma casa de Alta Costura em Nova Iorque e foi hipoteticamente filmado por um jovem estudante com a câmara do seu telemóvel. Entre as personagens estão um drag queen narcisista, interpretado por Jude Law, uma manequim deprimida representada por Lily Cole, uma jornalista de moda interpretada por Judi Dench e uma dúzia de outras personagens que trabalham no meio da moda. O enredo centra-se num acidente ocorrido durante um desfile e que se transforma numa investigação policial.

Com cores saturadas e entrevistas cerradas, o novo filme de Sally Potter dá origem a um novo estilo cinematográfico que a realizadora define como “Naked Cinema” (Cinema Nú). A história desenvolve-se através de entrevistas e testemunhos de diferentes personagens que se declaram sucessivamente em frente à câmara do jovem estudante. Enquanto o filme não chega ao grande ecrã, podemos ver o trailer.

http://ragethemovie.com/

quinta-feira, 30 de julho de 2009

OBJECTOS DE SOM

O atelier de design parisiense NOCC produziu uma curiosa colecção de objectos cujas formas foram geradas a partir dos gráficos produzidos pela voz de uma pessoa a pronunciar os nomes desses objectos.

A colecção intitula-se “Object of Sound” e inclui um castiçal, um candeeiro e um vaso. O conceito que lhe está subjacente é que cada voz única dê origem a uma forma pessoal e singular.

O perfil da onda sonora gravada para cada peça é transformado numa forma tridimensional, única para o tom e volume da voz gravada. Os “Object of Sound” são posteriormente produzidos usando uma tecnologia de produção rápida, o que significa que cada objecto pode ser único e determinado pela voz do seu proprietário.

A curiosa colecção estará brevemente disponível na e-shop http://www.self-studio.com/.











MIMETISMO ANIMAL DE MARC BY MARC JACOBS

Imagine uma floresta habitada por pequenos animais em forma de porta-moedas, brincos, colares, broches ou porta-chaves. Esta é a magia de Marc by Marc Jacobs e a sua nova colecção de acessórios “Flight of Fancy” para o Outono/Inverno 2009-2010. Gato, rato, mocho e pomba traduzidos em joalharia e pequenos artigos em pele são os ícones desta colecção lúdica e naïve. São preciosos acessórios de companhia a adoptar a partir do próximo Outono.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

MODALISBOA REGRESSA A LISBOA E LANÇA NOVO PROJECTO EM CASCAIS

Nos últimos dois anos e meio, a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo do Estoril foram os anfitriões da ModaLisboa. Foram quatro edições de ModaLisboaEstoril de grande êxito, às quais se irá juntar outra edição forte, a 33ª, que se realizará em Outubro, na Cidadela de Cascais.

No entanto, o projecto ModaLisboa nasceu, cresceu e desenvolveu-se em Lisboa e como tal prepara-se para regressar à sua cidade de origem, por intermédio do Dr. António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Este regresso acontecerá em Março de 2010, com a edição Inverno 2011, voltando a adoptar a sua anterior designação de LisboaFashionWeek.

O regresso da ModaLisboa / LisboaFashionWeek a Lisboa não significa, contudo, o afastamento de Cascais. A Associação ModaLisboa irá manter uma estreita colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, com a criação de um novo projecto, o EstorilFashionFestival. Trata-se de um projecto anual focado na articulação entre uma série de disciplinas que exprimem a moda de formas diferentes e complementares, como a fotografia, a instalação, a música e a performance. O EstorilFashionFestival terá lugar entre os finais de Junho e o mês de Julho, com início já no próximo ano, contando com um país convidado em cada edição.

Fique atento(a).

IMAGEM:
Cartaz ModaLisboa | Estoril Move - Outubro 07
1ª edição realizada em Cascais

terça-feira, 28 de julho de 2009

MARC JACOBS ADVERTISING

Durante mais de uma década, Juergen Teller colaborou com Marc Jacobs nas campanhas publicitárias das colecções de homem e senhora e linhas de acessórios e perfumes do designer americano. A parceria dos dois tem resultado em imagens com um tom de quotidiano, que diferem das outras marcas. Juergen Teller é conhecido por conseguir com que os modelos encarem situações por vezes desconcertantes e pouco glamourosas. Lembra-se da cómica campanha Verão 08, "Posh In A Bag", que apresentava Victoria Beckham a sair de uma caixa e a afundar-se num saco de compras Marc Jacobs?

O estilo visual peculiar e o uso de modelos famosos dos mundos do cinema e da música foram fundamentais para tornar a Marc Jacobs numa das mais notáveis marcas de moda dos nossos tempos. Sofia Coppola, Charlotte Rampling, Meg White, Kim Gordan e Thursten Moore, Michael Stipe, Rufus Wainwright, Harmony Korine, Cindy Sherman, William Eggleston, Samantha Morton, Winona Ryder, Roni Horn e Victoria Beckham protagonizaram algumas das campanhas da marca, que reflectem a sua inteligência e individualidade.

A parceria criativa de Juergen Teller e Marc Jacobs foi recentemente registrada num livro de 576 páginas - "Marc Jacobs Advertising 1998-2009" - que comprova o significado desta colaboração para a cultura visual e de moda.

"Marc Jacobs Advertising 1998-2009” é publicado pela Steidl e custa €88.



MODA E POLÍTICA

Até 7 de Novembro, o museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova Iorque apresenta mais uma importante exposição - Fashion & Politics - que mostra de forma cronológica a influência da política na moda, ao longo dos últimos 200 anos.

O termo política não se refere apenas às manobras de governo, mas abrange também mudanças culturais, códigos sexuais e progresso social. Ao longo da história, a moda tem sido um meio de transmissão de ideologias políticas e valores sociais, abordando temas tão importantes como o nacionalismo, o feminismo e a identidade étnica.

Expondo mais de uma centena de vestidos, tecidos e acessórios, Fashion & Politics examina a história da política na moda. A galeria introductória da exposição explora o tema do nacionalismo americano e apresenta um vestido datado de 1889, estampado com o motivo da bandeira americana, assim como o icónico “Flag Dress” de Catherine Malandrino, que foi usado por inúmeras celebridades e socialites para expressar patriotismo após o 11 de Setembro, e posteriormente em resposta às eleições de 2008. Em exibição está também um vestido “IKE” da campanha de 1956 do general Dwight David Eisenhower, um vestido de papel “Nixon” e peças memoráveis das eleições presidenciais de 2008.





FOTOS EM BAIXO:
Vestido "American Flag" - USA, cerca 1889
Fato Vivienne Tam - USA, 1995

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A MAGAZINE #9

A “A” Magazine não é apenas “uma” revista como sugere o título. É uma publicação original e genuína, de edição semestral, onde a moda tem um papel preponderante e que revela a mesma paixão, emoção, espontaneidade e autenticidade dos curadores convidados. Cada edição é uma nova descoberta. Cada designer convidado desenha a sua própria revista, reinventando-a sucessivamente e transformando-a numa passagem para o seu mundo criativo.

A “A” Magazine é publicada em Antuérpia, Bélgica. Desde o seu lançamento em 2004, já contou com a colaboração especial de Yohji Yamamoto, Martin Margiela, Veronique Branquinho, Riccardo Tisci, Haider Ackermann, Jun Takahashi, entre outros. A edição #9 já foi lançada e traz o olhar de Jack McCollough e Lazaro Hernandez, a dupla que desenha para a marca Proenza Schouller. São os primeiros designers americanos convidados a participar na revista e a edição revela a sua nacionalidade, desde a capa com Chloé Sevigny a um editorial assinado pelo fotógrafo Bruce Weber.

“A Magazine” convida os leitores a participar em mais um momento de expressão criativa.

Quem não conhece a revista, pode apreciar as anteriores edições em http://www.amagazinecuratedby.com/

MODA ECOLÓGICA

O azul é o novo verde. A última iniciativa da indústria da moda chama-se “botão azul” (blue button) e consiste na marcação das peças de vestuário que são produzidas de forma sustentável com o símbolo de um botão, não verde mas sim azul. Ali Hewson, mulher do cantor irlandês Bono Vox, que dirige a marca ecológica Edun, já aderiu à iniciativa.

O “botão azul”, que aparece junto à etiqueta de conservação, é concedido pela MADE-BY, uma agência de etiquetagem que tem como missão tornar a moda sustentável uma prática comum. Ajudar os designers a procurar tecidos amigos do ambiente, como o algodão orgânico, e a encontrar fábricas que tratem bem os seus trabalhadores são os principais objectivos da empresa.

Quem quiser verificar a proveniência de uma peça de roupa com “botão azul”, pode usar o sistema Track & Trace da MADE-BY. Basta aceder ao site http://www.made-by.nl/, digitar o código que consta na etiqueta da peça para descobrir onde esta foi feita e por quem. São também disponibilizadas informações sobre a colheita do algodão.

Allanna McAspum, directora da MADE-BY em Inglaterra, está a convidar grandes marcas londrinas a aderirem ao “botão azul”. O objectivo é que os designers continuem a criar as suas criativas colecções, enquanto a MADE-BY garante que o fazem de uma forma socialmente responsável.



SOBRE A EDUM

A marca Edun, fundada em 2005 por Bono Vox, Ali Hewson e o designer americano Rogan Gregory, tem como missão criar colecções ecológicas, através do trabalho sustentável em áreas em vias de desenvolvimento, particularmente em África. A marca age também como uma voz forte, incentivando investimentos do mercado da moda no continente africano, como alternativa para terminar com a pobreza extrema que afecta a região.

Todas as t-shirts da Edun são produzidas em algodão 100% orgânico, tendo como principal fornecedor a empresa Indeo. Desde 2007, uma nova divisão da empresa, a edun Live, trabalha com algodão produzido em África e de textura super macia na produção de t-shirts.

A Edun apresenta colecções para homem e senhora, com tops, calças, jeans, vestidos, casacos, malhas, que estão disponíveis em algumas lojas multimarcas na Europa e Japão. A linha da edun Live pode ser comprada através do site www.edun-live.com.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

LOJA SHOWSTUDIO

O site do famoso fotógrafo Nick Knight, SHOWstudio, acaba de lançar uma e-shop - http://shop.showstudio.com/ - com uma selecção de criações exclusivas de alguns dos mais conceituados designers, artistas e cenógrafos do mundo, como John Galliano, Michael Howells, Simon Costin, Shona Heath e o próprio Nick Knight.

A ideia é vender peças raras que foram criadas exclusivamente para editoriais, desfiles de moda ou que simplesmente nunca foram expostas, dando ao público uma oportunidade única para comprar uma peça de moda histórica. As criações são vendidas juntamente com imagens que mostram a sua proveniência e impressões originais de fotógrafos de moda contemporâneos, onde estas são apresentadas. A loja SHOWstudio oferece ainda uma série de peças artesanais originais criadas por ilustres criadores de moda, cujo processo criativo é gravado ao vivo pelas webcams do SHOWstudio.

Baseado na crença de que mostrar todo o processo criativo – da concepção à realização – é benéfico para o artista, para o público e para a própria arte, o SHOWstudio.com estende a sua filosofia criativa a todos os artigos que coloca à venda, através de um conceito de retalho inteiramente novo que é a loja SHOWstudio.

FOTOS:
Cat - Michael Howells (em cima)
Marioneta Poodle - Shona Heath (em baixo)

LIVRO THE SARTORIALIST

O fotógrafo e caçador de tendências, Scott Schuman, mais conhecido como “The Sartorialist”, lançou o seu blogue há 4 anos, para mostrar os famosos registos fotográficos de pessoas com “looks fashionable” que captou nas ruas de Nova Iorque. Descrito por Mario Testino como "The place to be seen", www.thesartorialist.blogspot.com tornou-se uma referência incontornável da moda. Scott Schuman prepara-se, agora, para lançar um livro retrospectivo das mais notáveis fotografias publicadas no seu blogue.

Para ser acessível a todos os fãs do The Sartorialist, o livro estará disponível em dois formatos: uma edição de bolso e uma edição de grande formato e capa dura de edição limitada.

Publicada pela Penguin, a tão esperada obra tem cerca de 500 páginas e já está disponível para pré-encomenda na Amazon.fr por 17,87 euros. O lançamento está previsto para 12 de Agosto nos Estados Unidos e início de Setembro em França, e será acompanhado de uma digressão em Londres, Paris, Dublin, e em algumas cidades na Austrália e nos Estados Unidos. Mais informações sobre o circuito em www.thesartorialist.blogspot.com










terça-feira, 21 de julho de 2009

LANCE ARMSTRONG E NIKE UNEM-SE NA LUTA CONTRA O CANCRO

Se planeia visitar a capital francesa até ao próximo dia 8 de Agosto, não deixe de passar pela Galerie Emmanuel Perrotin, para ver “Stages”, uma exposição de arte que visa angariar fundos para a Fundação Lance Armstrong de apoio às vítimas de cancro.

Mais do que um evento, “Stages” é uma celebração do potencial humano, inspirada em Lance Armstrong e na sua luta contra o cancro. Unindo os mundos da arte, filantropia e desporto, “Stages” apresenta os trabalhos de 20 conceituados artistas internacionais, como Ed Ruscha, Cai-Guo Qiang, Richard Prince, Catherine Opie, Kaws, Eric White, José Parlá, Christopher Wool, Tom Sachs, Dzine, e Rosson Crow, entre outros, que foram convidados pela Nike e pela Fundação Lance Armstrong a mostrar a sua criatividade e a expressar a mensagem LIVESTRONG. Todos os trabalhos estão disponíveis para compra, com as receitas a reverter directamente para a fundação Lance Armstrong. “Stages vai dar esperança e força a milhões de pessoas e levar a campanha LIVESTRONG de luta contra o cancro a todo o mundo”, afirmou Lance Armstrong.

A marca Nike apoia a Fundação Lance Armstrong desde 2004, quando lançou a campanha “Wear Yellow”, que consistiu na venda de pulseiras de silicone amarelas, gravadas com a frase “LIVESTRONG”. A pulseira deu uma visibilidade global à fundação e até hoje foram usados mais de 70 milhões de exemplares em todo o mundo.

”Estamos a divulgar a mensagem LIVESTRONG e a dar-lhe um diferente tipo de energia e voz. Simultaneamente, combinamos a luta contra o cancro com o desporto e a arte para criar uma comunidade mais vasta que é ciente e empenhada na luta contra o cancro”, afirmou Mark Parker, director executivo e Presidente da Nike.

Em Outubro, a exposição “Stages” segue para Nova Iorque.

Lance Armstrong fundou a Fundação Lance Armstrong em 1997. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que visa auxiliar os pacientes com cancro e as suas famílias durante o penoso processo de tratamento, oferecendo informações práticas e instrumentos de apoio. A fundação acredita na força da informação e encoraja as pessoas a aceitarem as mudanças, realçando a força e confiança demonstradas por Lance Armstrong durante a sua própria batalha contra o cancro.

http://www.livestrong.org/

FOTO: Shepard Fairey

CK ONE ECOLÓGICO




A Calvin Klein está preocupada com o nosso planeta. A conhecida marca de moda americana acaba de lançar uma edição de coleccionador do perfume CK One, em exclusivo para a Sephora. Por cada frasco de perfume vendido, será plantada uma árvore. As receitas desta edição limitada contribuirão igualmente para o financiamento de projectos de rearborização, afim de lutar contra as alterações climatéricas e proteger as populações mais frágeis. A nova edição de CK One é apresentada num frasco em tons de violeta, com uma corrente humana, símbolo de união e solidariedade.

O novo CK One está disponível nas lojas Sephora desde o passado dia 15 de Julho, por 44 euros.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FUCKED T-SHIRTS – FUCK OFF CRISIS BY DINO ALVES

“Há males necessários, há erros que se tornam virtudes, enganos que se tornam soluções e a necessidade faz o engenho. É por vezes num panorama mais cinzento que surgem as melhores ideias e o velho vira novo”. Quem o diz é o criador Dino Alves, que acaba lançar o novo projecto Fucked T-shirts, com o objectivo de superar a crise e transformá-la em boas ideias.

Através do reaproveitamento de t-shirts já esquecidas e da sua passagem por vários processos de destruição, reconstrução e redecoração, Dino Alves criou uma série limitada de peças exclusivas e especiais, que estão à venda na Galeria de Exclusivos, na Rua da Rosa nº 195/197, em Lisboa.

O projecto foi realizado em colaboração com alunos de moda estagiários: Joana Pontes, Ricardo Teixeira e Svetlana Barbic.

DINO ALVES
Rua Luz Soriano, 67 - R/C Dto
1200-246 Lisboa
Tel: 21 017 30 91
E-mail: info@dinoalves.eu

FOTOGRAFIA: Ricardo Paulino
Modelo: Pedro Lemos - Loft/Elite

TEATRO S.LUIZ APRESENTA “DEMO”

Até ao próximo dia 2 de Agosto, o Teatro S.Luiz, em Lisboa, apresenta “Demo”, um musical do Teatro Praga, de inspiração indiana e influenciado pelas teorias utilitárias do filósofo Peter Singer. Com música original de Kevin Blechdom, Christopher Fleeger e Andres Lõo, conta com a participação especial de Rão Kyao e com o apoio da marca Lacoste.

Demo parte da experiência do Ciclo Outras Lisboas, em 2008, e a propósito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural. O S.Luiz desafiou o Teatro Praga a olhar a Índia e as suas múltiplas expressões e o resultado é agora apresentado na sala principal do S.Luiz, de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 17h30.

A companhia Teatro Praga consiste num grupo de artistas - quatro criadores, dois produtores e o dramaturgo José Maria Vieira Mendes - que trabalham sem encenador e que pretendem salientar a irrepetibilidade da prática teatral. São sempre diferentes, estão em constante transformação e sujeitam-se às suas próprias mudanças imprevisíveis. Têm actuado em teatros como o Teatro Nacional S. João, a Culturgest, o Teatro Municipal S. Luiz ou o Centro Cultural de Belém. Para a temporada 2009 / 2010 foram convidados pelo Dr. Mega Ferreira para companhia residente do Centro Cultural de Belém, onde apresentarão três novas produções, uma delas com digressão internacional.

http://www.teatropraga.com/

CONVERSE ALL STAR BY MISSONI

A marca italiana Missoni associou-se à Converse para criar um par de ténis exclusivos. O modelo Premium Chuck Hi Missoni, nova versão do lendário Converse All Star by Missoni, foi apresentado durante os desfiles Primavera / Verão 2010 na Semana de Moda masculina de Milão. Impressões gráficas multicoloridas para um verão casual e trendy.

Estação após estação, década após década, a Converse permanece uma marca de referência para várias gerações, enquanto a Missoni se continua a distinguir pelas suas originais e alegres estampagens.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

LILY ALLEN PARA CHANEL

“Quero ser rica, quero muito dinheiro, não me interessa a inteligência, não me interessa o sentido de humor. Quero toneladas de roupa e diamantes”, afirmava a cantora Lily Allen na sua canção “The Fear”. Com esta composição musical, repleta de ironia e de crítica, a jovem cantora cativou muitos fãs, incluindo o grande "kaiser" da moda.

Karl Lagerfeld, conhecido pela sua predilecção por celebridades irreverentes, escolheu Lily Allen para ser o rosto de Coco Cocoon, a nova linha de malas e acessórios da Chanel, que aposta na aliança entre sportswear e luxo.

A casa francesa já deu a conhecer as primeiras imagens do making of da campanha publicitária, na qual vemos Lily Allen com uma cintilante tiara de diamantes e uma blusa com gola pregueada, tal como propõe a Chanel para o Outono/Inverno 09/10.

Coco Cocoon estará disponível nas lojas Chanel a partir de 10 de Outubro de 2010.

BEAUTIFUL LIFE

A vida de manequim parece glamourosa e sexy, mas por trás de uma bonita fachada está um mundo de insegurança e forte competição. Este é o tema da nova série “The Beautiful Life”, que o canal de TV norte-americano CW começa a exibir a partir de Setembro.

“The Beautiful Life” conta a história de um grupo de manequins que lutam pelos holofotes da fama e do sucesso numa Nova Iorque extremamente competitiva. Raina Collins e Chris Andrews são os novos manequins que chegam à cidade. Depois de deslumbrar no desfile de Zac Posen, Raina ofusca por completo Sonja, uma modelo que esteve fora do país por razões desconhecidas e que agora está desesperada para recuperar o seu lugar como rainha das Top models. Do outro lado da fama está Chris, um modelo principiante, cuja inexperiência quase lhe custa o fim da sua curta carreira. Raina ajuda-o, mostra-lhe como trabalhar e posar para as câmaras, apresenta-o aos seus amigos e leva-o para a “residência dos manequins”. Depois de uma intensa sessão fotográfica e de uma festa privada que acaba com um incidente infeliz, Chris questiona-se se conseguirá sobreviver neste mundo de perigosos excessos e fama efémera.

“The Beautiful Life” tem Ashton Kutcher como produtor; o ex-modelo Adam Giaudrone como roteirista, e actrizes vinculadas ao mundo da moda, como Elle Mcpherson e Mischa Barton, no elenco.

Enquanto o Outono não chega e a série não estreia, podemos visualizar o trailer.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

NEARINTERACTION NO LONDON COLLEGE OF FASHION

Depois de se ter associado à 32ª edição da ModaLisboa I Estoril para a criação de uma instalação interactiva de apresentação das fotografias dos desfiles, a NearInteraction reforça agora a sua ligação ao mundo da moda, com uma exposição no prestigiado London College of Fashion, destinada à apresentação dos trabalhos dos finalistas dos vários cursos na vertente de moda.

Sob o tema “Fashioning the Future”, a NearInteraction apresenta um espaço onde o design, a moda e a tecnologia se encontram para criar um ambiente interactivo experimental. Este espaço tem como peças centrais seis mesas interactivas, que integram tecnologias multi-toque e de reconhecimento de objectos, para mostrar o portfólio dos 570 finalistas de moda deste ano. Os visitantes podem encontrar nas paredes circundantes uma selecção de 570 cartões, representativos de cada um dos designers. As mesas interactivas respondem a cada cartão colocado na superfície, permitindo visualizar o portfólio escolhido através do toque e do gesto, criando uma curiosa experiência sensorial.



A NEARINTERACTION é uma recente empresa de novas tecnologias, com raízes em Londres e Lisboa. Fundada em 2008 por Diogo Terroso, Elga Ferreira e Miguel Carvalho, é especializada no desenvolvimento de soluções interactivas com um forte carácter experimental, recorrendo às mais recentes e emergentes tecnologias de computação para a criação de estratégias de branding e comunicação interactiva.

MARION COTILLARD É "LADY DIOR"

Depois de protagonizar a campanha Primavera / Verão 2009 da casa Dior, realizada por Peter Lindbergh, a actriz francesa Marion Cotillard reinterpreta o papel de “Lady Dior” numa nova campanha publicitária assinada por Annie Leibovitz.

Paralelamente à publicidade, o filme “The Lady Noire Affair”, realizado por Olivier Dahan, envolve Marion Cotillard num trama policial que remete para os films noir da década de 60. Este thriller, que leva Lady Noire pelas ruas de Paris até ao topo da Torre Eiffel, é o primeiro episódio de uma série de quatro e é visível unicamente no site http://www.ladydior.com/. O segundo episódio, “The Lady Rouge Affair”, será gravado em Nova Iorque e apresentará Marion Cotillard toda vestida de vermelho, com a sua mala Lady Dior, preparada para as novas aventuras. O filme será brevemente apresentado em http://www.ladydior.com/.


MARION COTILLARD

Marion Cotillard (1975-.) estudou teatro no Conservatório de Arte Dramática em Orléans, França. Filha do dramaturgo, actor e realizador Jean-Claude Cotillard, e da actriz e professora de drama Niseema Theillaud, Marion Cotillard ficou conhecida pela sua interpretação de Édith Piaf em “Piaf – Um hino ao amor”, filme de 2007 de Oliver Dahan, que lhe valeu vários prémios de cinema, como o César, o BAFTA, o Globo de Ouro e em 2008 o Óscar de Melhor Actriz.

Marion Cotillard participou também noutras produções bastante conhecidas, nomeadamente: “Big Fish” de Tim Burton; “Un long dimanche de fiançailles” de Jean-Pierre Jeunet e “Mary” de Abel Ferrara. Em 2004, foi distinguida com o prémio de revelação feminina no Festival de Cannes e em 2005 com o César de Melhor Actriz Coadjuvante pela sua performance em "Un long dimanche de fiançailles".

Actualmente, a actriz está a gravar o novo musical de Rob Marshall, “Nine”. Inspirado no filme 8½ de Federico Fellini, Nine conta a história de Guido Contini um realizador de cinema que entra em crise pessoal e criativa ao tentar fazer um balanço de todas as mulheres que já passaram pela sua vida, da amante à sua falecida mãe. É um dos filmes mais aguardados para este ano, com estreia nos EUA marcada para 25 de Novembro.

terça-feira, 14 de julho de 2009

LARA TORRES PROMOVE WORKSHOP DE VERÃO

A designer Lara Torres está a organizar um workshop de Verão dedicado à troca de ideias e à experimentação em Design de Moda.

Com o objectivo de ampliar horizontes e desenvolver o papel da experimentação na área da criação de vestuário, a jovem designer cria um espaço de discussão a partir do seu discurso individual e da sua experiência na utilização de materiais invulgares. A vertente interdisciplinar presente no seu projecto de pesquisa sobre a relação entre vestuário e memória e a sua abordagem transversal ao exercício do design de vestuário; o design de produtos com responsabilidade sócio-ambiental; a produção massificada; as tendências socioeconómicas e o seu impacto na definição de novos comportamentos serão também temas de discussão.

Com esta iniciativa, a designer propõe incentivar a criação de novos conceitos formais e comportamentais; integrar o conhecimento projectual e de produção, estimulando a reflexão; promover o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares e a discussão de grupo; discutir assuntos relacionados com a questão da sustentabilidade, globalização e a identidade; estimular uma visão crítica e de uma prática profissional pró activa.

O Workshop decorrerá entre 30 Julho e 2 de Agosto e é dirigido a alunos de Moda, finalistas e/ou em frequência do curso de Design de Moda, bem como a jovens designers em início de carreira, designers de acessórios com interesse em desenvolver trabalho de vertente experimental.

Os interessados deverão enviar um C.V. actualizado, um pequeno portfolio em formato pdf, um projecto recente e a ficha de inscrição devidamente preenchida, até ao próximo dia 15 de Julho, para o e-mail: contact@laratorres.com. A lista de candidaturas aceites será divulgada a 18 de Julho, por e-mail.

LOCAL:
Espaço Avenida - Atelier Lara Torres
Av. da Liberdade, nº211 – 3 Dto.

PREÇO:
28 horas – 100€

DOWNLOAD FICHA DE INSCRIÇÃO

RECER E ANA SALAZAR APRESENTAM NOVA COLECÇÃO DE CERÂMICA

O Grupo Recer apresenta hoje, pelas 19h, na Sala Luís de Freitas Branco do Centro Cultural de Belém a nova colecção de cerâmica Luxury, com assinatura de Ana Salazar.

Com as suas designadas “Colecções de Assinatura”, a Recer cruza o universo da cerâmica com o de outras áreas criativas, como a moda, a decoração e a música. A relação com a criadora de moda Ana Salazar revela-se sinónimo de pioneirismo, arrojo e irreverência, e traduz-se numa inovadora oferta de soluções decorativas em pavimentos e revestimentos cerâmicos.

Com texturas suaves e contínuas, volumetrias arrojadas, e apontamentos de ouro e prata combinados com subtis brilhos de cristal, a nova colecção Luxury remete-nos para um tipo de luxo sóbrio e minimal que faz parte do universo de Ana Salazar. Chain & Fabric, Chalk & Icons e Crossed Stitches fazem referência a algumas das suas colecções de vestuário, e possibilitam combinações múltiplas, de acordo com as preferências e os gostos dos utilizadores dos novos materiais cerâmicos Recer.

A Recer pretende, assim, contribuir para a afirmação do Design Português a nível internacional.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O PODER DA MODA - CONTRA O CANCRO


No passado dia 9 de Julho, o átrio exterior do Palácio de S. Bento foi palco da iniciativa O PODER DA MODA – contra o cancro, promovida pela Assembleia da República, em homenagem a todas as mulheres que têm ou tiveram cancro.

A Assembleia da República deu o primeiro passo no desafio à indústria da moda e decidiu convidar dez conceituados criadores de moda portugueses para criarem um conjunto de acessórios de cabeça pensados especialmente para as mulheres vítimas de cancro, mas que podem ser usados por todas as mulheres, enquanto acessórios de moda, símbolos de uma luta e gesto de solidariedade.

Alves / Gonçalves, Ana Salazar, Fátima Lopes, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors aceitaram o convite e as suas propostas foram apresentadas na passada quinta-feira num desfile de moda, organizado pela Associação ModaLisboa, que contou com a participação de várias convidadas: Astrid Werdnig, Beatriz Batarda, Catarina Wallenstein, Cristiane Vasconcelos, Dália Madruga, Inês Castel-Branco, Joana de Sousa Cardoso, Lúcia Moniz, Maria João Bastos, Sofia Aparício, Teresa Nunes e Xana Nunes.

O projecto O PODER DA MODA – contra o cancro, cuja proposta partiu da Comissão Parlamentar de Saúde, tem o alto patrocínio da Assembleia da República e tem como parceiros o Alto-Comissariado da Saúde, a Associação ModaLisboa, o Portugal Fashion e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foram igualmente envolvidas Organizações Não‑Governamentais ligadas à causa do cancro da mama, nomeadamente a Associação Laço, a Europa Donna – Portugal e o Movimento Vencer e Viver.

FOTOS EM BAIXO:
Presidente da Assembleia da República com deputados (à esquerda)
Assinatura do protocolo entre o Alto-Comissariado da Saúde e a Associação ModaLisboa (à direita)





















O DESFILE

Fotografias: Rui Vasco




O BACKSTAGE

Fotografias: Rui Vasco

CHILLI BEANS LANÇA NOVO MODELO DE ÓCULOS EM PARCERIA COM SALINAS

A conhecida marca brasileira de óculos escuros, Chilli Beans, associou-se à Salinas para lançar mais um modelo exclusivo, que acaba de chegar a Portugal.

Depois de vários anos a desenhar biquinis inspirados nas areias cariocas, Jacqueline De Biase, designer da Salinas, assina agora uns divertidos e coloridos óculos em parceria com a Chilli Beans, reforçando, assim, a sinergia existente entre as duas marcas, que têm como conceito uma moda criativa, descontraída e com um toque de humor.

Mais do que óculos de sol, a Chilli Beans oferece artifícios para transformar a maneira de ver e ser visto. Com esta missão, a Chilli Beans desenvolve, há mais de uma década, acessórios com design autêntico e arrojado, propondo inovações para todos os estilos, do mais clássico ao mais trendy, todas as semanas. Sempre em edições limitadas e exclusivas.

A marca Salinas surgiu em 1982 no Rio de Janeiro e consagrou-se pelos seus confortáveis e divertidos biquinis. Em 1988 abriu a sua primeira loja em Ipanema e com a consolidação da marca nos mercados nacional e internacional começou a participar na semana de moda Fashion Rio. As suas criações podem ser encontradas nas 10 lojas Salinas no Rio de Janeiro e S.Paulo, assim como em grandes cadeias internacionais como Urban Outfitters, Birjenkof, Neiman Marcus, Henri Bendel, El Corte Inglês, Top Shop e Bloomingdale’s. Além de ser uma marca de destaque do catálogo da Victoria’s Secret, tem ilustrado também diversas capas e editoriais de moda de revistas como a Sports Illustrated e Vogue.

A cor e humor da Salinas traduzem-se agora no novo modelo de óculos Chilli Beans, já disponível nos quiosques da marca:

Centro Comercial Colombo – Loja 1.036
Av. Lusíada
1500-392 Lisboa
Tel: 931 177 040

CascaiShopping
Estrada Nacional Nº. 9
2645-543 Alcabideche
Tel: 931 194 408

Dolce Vita Monumental - Quiosque
Avenida Fontes P Melo 51
1050-120 Lisboa
Tel: 931 748 605

Aeroporto da Portela – Freeshop/Terminal 1 - Quiosque
Tel: 931 750 533

Centro Vasco da Gama - Quiosque
Av. D. João II, Lote 1.05.02
1990–094 Lisboa
Tel: 931 190 054

Oeiras Parque - Quiosque
Av. António Bernardo Cabral de Macedo
2770-219 Oeiras
Tel: 931 192 701

http://www.chillibeans.com.pt/

quinta-feira, 9 de julho de 2009

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO-BOUTIQUE SUPPLY

Em Junho passado, inaugurou no Porto a primeira agência / boutique supply, um conceito inovador de agência de comunicação, que se caracteriza por associar no mesmo espaço os serviços de comunicação e design com uma loja direccionada aos seus clientes e ao público em geral.

A supply surgiu em 2001 e presta um serviço de Branding e Design total, contando com uma carteira de clientes de topo em diversas áreas - moda, arquitectura de interiores, arte contemporânea, entre outros - dos quais se destacam marcas como Oitoemponto, Onara, Casa do Passadiço, Fundação Vítor Baía.

No novo espaço da Rua do Rosário 129, a supply comercializa a sua própria linha de stationery, sob a marca Fine&Candy, que inclui diversas peças criadas a partir de modelos clássicos manufacturados - notebooks, notepads, uma caixa de economato (composta por envelopes, cartões de agradecimento e papel de carta), bem como uma linha de lápis de luxo. Um dos principais objectivos da supply é criar e desenvolver artigos a partir de marcas e modelos tradicionais, estabelecendo parcerias com empresas que fazem parte da nossa memória, como a Viarco. Além da sua própria marca, a supply tem ainda a representação exclusiva de pisa papéis em cristal da marca nova iorquina John Derian, desenvolvidos através da técnica decoupage.

Segundo Mariana Tomé Ribeiro, directora criativa da empresa, o objectivo desta nova Agência-Boutique é “contribuir para o dinamismo da Comunicação em Portugal, introduzindo inovação num mercado que, apresentando já alguma maturidade, continua aberto a propostas dinâmicas e até improváveis perante os novos desafios desta área de negócio.”

http://www.supply.pt/

















quarta-feira, 8 de julho de 2009

BULGARI SOLIDÁRIA

Para comemorar o seu 125º aniversário, a empresa italiana de joalharia Bulgari associou-se à ONG “Save the Children” para dar início a um projecto solidário que visa proporcionar uma educação de qualidade às crianças que vivem em zonas de conflito. O objectivo da iniciativa é angariar 10 milhões de euros até ao final de 2009. A Bulgari doará antecipadamente 1 milhão de euros.

A cooperação entre a célebre casa de joalharia e a “Save the Children” materializou-se num anel de prata, criado especialmente para esta iniciativa, que apresenta o logotipo da ONG gravado no interior. A peça estará à venda até ao dia 31 de Dezembro nas lojas Bulgari de todo o mundo, em algumas department stores e na e-shop da Bulgari dos Estados Unidos. Custa 290 euros, dos quais 50 reverterão para a campanha.

Além do anel, a Bulgari desenvolveu também uma colecção de 15 peças de alta joalharia e 8 relógios, que foi apresentada na inauguração da retrospectiva comemorativa do 125º aniversário da empresa, “Entre a eternidade e a história: 1884-2009”, no Palácio de Exposições de Roma. Todas essas peças serão leiloadas no dia 7 de Dezembro, em Nova Iorque, e os benefícios obtidos reverterão na totalidade para a “Save the Children”.

A campanha chama a atenção pelas várias personalidades que apoiam a causa: Ben Stiller, Isabella Rosellini, Jason Lewis, Terrence Howard, Willen Dafoe, entre muitos outros. Até a boneca mais famosa do mundo aderiu. Barbie também integra o hall de famosos usando o anel oficial da acção. Veja as fotografias em http://www.bulgari.com/

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CONCURSO DE IDEIAS “RE-PLAY”

A famosa marca de moda italiana, Replay, e o festival internacional de curtas-metragens de Veneza, Circuito Off, lançaram um concurso de ideias para os jovens talentos que desejem exprimir um conceito específico através de diferentes formas de arte. O desafio é inspirarem-se no prefixo “Re“, para reinventar um pensamento, transformar um conceito, repensar de modo original. O objectivo: encontrar uma ideia para um vídeo de 30 segundos sobre o tema “Re-Play”.

O conceito “Re-Play” enquadra-se na filosofia de “reinventar coisas”, transformar objectos comuns em extraordinários, olhar para o mundo de uma perspectiva nova, que é típica da marca Replay. Uma filosofia que também combina com o espírito inovador do festival Circuito Off, que visa dar liberdade criativa aos talentos emergentes.

Na edição deste ano do Circuit Off, a ter lugar entre 2 e 5 de Setembro na ilha de San Servolo, em Veneza, será lançado o Talent Lab, um campus que combina a experiência de empresas famosas com os conteúdos de um festival inovador, e que os três vencedores do concurso “Re-Play” terão a oportunidade de frequentar. Este workshop criativo desenvolve-se durante três dias, e inclui aulas e workshops que visam ajudar os novos autores e produtores a encontrar o seu rumo no processo criativo e no mercado de produtos audiovisuais.

Os interessados em participar no concurso deverão fazer o upload das suas propostas (textos, desenhos, fotografias, pinturas, etc) no site www.replay.it, até ao próximo dia 18 de Julho. Os três vencedores serão seleccionados por um júri especialista constituído por membros da Replay e do Circuito Off.