quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SEGUE… BY DINO ALVES

A marca italiana de malas e acessórios, Segue…, apresentou recentemente em Portugal a sua primeira colaboração com um designer.

Dino Alves foi convidado para personalizar uma linha de edição limitada de malas de viagem Segue…, que integraram o seu desfile na ModaLisboa I Estoril Fashion Force’ 33 e estão disponíveis desde o passado dia 12 de Outubro nas 19 lojas Segue... do nosso país.

Esta edição especial é constituída por duas malas de viagem e dois trolleys, que se distinguem pelos detalhes. Práticos, resistentes e acessíveis (mala 179€; trolley 149€) estão disponíveis em preto, com detalhes em cobre, e prateado.

Sob o tema Protection, que serviu igualmente de inspiração à colecção que Dino Alves apresentou na última ModaLisboa I Estoril, as malas apresentam correntes largas à sua volta e um enorme cadeado, uma ideia que, como explica o designer, “surgiu da necessidade que todos sentimos de proteger os nossos bens, os nossos valores e consequentemente nós próprios. Sempre que viajo com bagagem sinto uma certa sensação de insegurança quando entrego a minha mala (...) nessas alturas apetece-me ter um enorme cadeado para garantir a sua segurança e assim não sentir a minha intimidade violada”.

Esta colaboração inédita teve como principal impulsionador o Grupo Mar, empresa detentora do master-franchising Segue… em Portugal, e provou ser bastante enriquecedora tanto para a Segue... como para Dino Alves. A marca apresenta inovação e design de qualidade a preços acessíveis e o designer ganha reconhecimento profissional ao associar o seu nome a uma marca de grande notoriedade. Na opinião do italiano Andrea Zini, proprietário da marca, “os designers portugueses estão a tornar-se conhecidos pela sua capacidade de aliar design de qualidade e criatividade”, motivo que levou a marca a celebrar esta parceria.

Não deixe de visitar uma das lojas Segue…, para ver de perto o resultado desta parceria.

ALCOCHETE - Freeport Outlet Alcochete, Loja G03 - Avª Euro 2004
ALFRAGIDE - C.C. Alegro Alfragide, Loja 017 - Estrada Nacional 117
ALMADA - Almada Fórum, Loja 284 - Caminho Municipal 1011, Vale de Moureles
CASCAIS - Cascais Villa Shopping Center, Loja 2.11 e 2.12 - Av. D. Pedro I, Lote 1 e 2
FUNCHAL - Rua dos Ferreiros, 71
LISBOA - Amoreiras Shopping Center, Loja 1073/1074 - Avª Eng. Duarte Pacheco
LISBOA - Praça do Campo Pequeno, loja 1.37
LISBOA - Centro Comercial Colombo, loja 48/49 - Avª Lusiada
LOURES - LoureShopping, Loja 1026 - Urb. Quinta do Infantado, Lote 257
MATOSINHOS - Mar Shopping, Loja 0.051 - Avª Oscar Lopes, Leça de Palmeira
ODIVELAS - CC Odivelas Parque, Loja 1135 - Estrada da Paiã
OEIRAS - CC Oeiras Parque, Loja 1091 - Av António Bernardo Cabral Macedo
PORTO - CC Dolce Vita Porto, Loja 319 - Rua dos Campeões, nº 28 - 3º
S. JOÃO DA MADEIRA - C.C. 8ª Avenida, Loja 0031 - Av. Dr. Renato Araújo, 1625
SANTARÉM - W Shopping, Loja 1.30 - R. Pedro Santarém, 29
SEIXAL - Rio Sul Shopping, Loja 067 - Quinta Nova do Rio Judeu - Torre da Marinha
SETÚBAL - Rua Dr. Paula Borba, 65
TORRES VEDRAS - Arena Shopping, Loja 1039 - Casal dos Ameais de Cima, Santa Maria
VILA NOVA DE GAIA - Gaia Shopping, Loja 105 - Avª dos Descobrimentos

VOYAGER AVEC… LE CORBUSIER

“Voyager avec… Le Corbusier” é o título da mais recente antologia publicada pela marca Louis Vuitton e pela editora La Quinzaine Littéraire. O livro propõe uma cativante viagem pelo universo arquitectónico de umas das maiores figuras da arquitectura moderna, Le Corbusier, e revela, simultaneamente, esquissos de viagem e estudos não publicados que inspiraram as suas construções.

Philippe Duboÿ reuniu uma selecção cronológica de histórias e impressões de viagem — muitas vezes pontuadas por desenhos, um leitmotiv da obra teórica de Le Corbusier — que foram publicadas em diversos jornais e revistas entre 1911 e 1947 e nunca tinham sido reeditadas individualmente. O leitor poderá seguir Le Corbusier nas suas viagens juvenis por Itália, Grécia e Oriente e, posteriormente, nas viagens pela Europa e jornadas intercontinentais à América do Sul e Nova Iorque.

Correndo o mundo em busca de identidade e cultura arquitectónicas, Le Corbusier familiarizou-se com as formas indígenas de construção e de estilo de vida e mergulhou na “verdade adquirida através do contacto frutífero com as casas simples dos homens”. Admirador do classicismo antigo, não se poupou a esforços para manifestar no seu trabalho arquitectónico “a nobreza romana dos trabalhos utilitários” tais como barragens, fábricas ou pontes e teve o sonho de realizar no Rio de Janeiro o ideal grego de uma arquitectura que envolve todo o local, uma das suas preocupações constantes. Mas ao mesmo tempo que reconhecia a “maravilhosa segurança espiritual” garantida aos Ocidentais pela sua tradição, não deixava de sentir curiosidade em relação a tudo o mais, estando sempre pronto a “tirar os chinelos e ir à aventura” com a mente aberta. “Nunca julgo nem julgarei”, “prefiro receber, sempre”, escreveu. No contacto com outras civilizações, “o meu lado ocidental desmorona-se”, disse, “liberta-se da sua incómoda estreiteza, das suas partículas de pele morta. Aquilo que é realmente importante surge mais definido, como que decantado: humanidade, natureza, destino”.

A interacção entre os textos e os esquissos é fascinante. É como se a caneta, instrumento da “alma que sente”, comece por contar “com palavras sinceras que encontrou a Beleza” — daí o estilo lírico apaixonado, rico em devaneios poéticos de fórmulas imaginárias e chocantes. Depois da caneta, vem o lápis, instrumento do “espírito que avalia”, que filtra e define as linhas mais fortes/gerais. Le Corbusier enunciou e revelou, em cada página, o raciocínio do poeta-arquitecto de viagens que era: “Quando viajamos como praticantes de coisas visuais: arquitectura, pintura ou escultura, observamos com os nossos olhos e desenhamos de forma a interiorizarmos — para o domínio da nossa própria história — as coisas que vimos. Assim que se tenham entranhado em nós por intermédio do trabalho do lápis, ficam guardadas para sempre”.

Mais uma obra imprescindível para os amantes da arquitectura moderna.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PROMISSORAS COLABORAÇÕES

As colecções de grandes nomes do mundo da moda para a H&M já se tornaram um clássico. Todos os meses de Novembro, e a cada primavera, fashionistas de todo o mundo marcam nas suas agendas o dia em que poderão adquirir peças de grandes designers a preços acessíveis. No próximo dia 14 de Novembro assistiremos a mais um desses aguardados lançamentos. Trata-se da colecção Jimmy Choo para a H&M, que promete uma corrida às lojas similar às das colecções de Stella McCartney, Karl Lagerfeld, Roberto Cavalli, Viktor & Rolf, Comme des Garçons ou Matthew Williamson.

Um dos atractivos desta colaboração é o facto da prestigiada marca britânica de acessórios de luxo não ter limitado a sua proposta para a cadeia sueca ao design de sapatos e bolsas. Jimmy Choo aproveitou esta joint venture para entrar, pela primeira vez, no mundo do vestuário e dos acessórios, incluindo para homem.

A colecção de senhora, de marcada inspiração anos 80, é glamourosa, sofisticada e feminina. Vestidos e macacões pretos e azul Klein compõem a maior parte da proposta. Os sapatos são díspares: bailarinas, sapatos de salto alto, botas, sandálias romanas, com carteiras e cinturões a combinar. No vídeo abaixo, Tamara Mellon, fundadora e presidente da Jimmy Choo, apresenta toda a colecção, que estará disponível a partir de 14 de Novembro em mais de 200 lojas da H&M em todo o mundo.

Quem não conseguir comprar a sua peça preferida de Jimmy Choo, terá em breve mais uma oportunidade para adquirir uma criação de um célebre designer internacional na H&M. Falamos da criadora francesa Sonia Rykiel, que irá criar uma colecção especial de lingerie para o Natal de 2009 e uma linha de malhas muito coloridas para a Primavera de 2010.

A colecção de lingerie estará à venda a partir de 5 de Dezembro em 1500 lojas H&M em todo o mundo, assim como nas principais lojas Sonia Rykiel, um facto inédito até agora neste tipo de colaborações. Pouco depois, a 20 de Fevereiro de 2010, será lançada, em 250 lojas da firma sueca, uma segunda colecção para senhora e rapariga de peças de malha e acessórios.

A elegância parisiense, feminilidade e comodidade das criações da designer francesa estará, então, ao alcance de todos.



O FUTURO ESTÁ NOS BÁSICOS

A aguardada colecção de Jil Sander para a marca japonesa Uniqlo, chamada simplesmente +J, apresenta-se como a definitiva democratização da moda, onde o luxo se baseia na simplicidade dos detalhes e na pureza do design. Um luxo ao alcance de todos, há muito esperado.

A responsável deste leitmotif sabe do que fala. Jil Sander tornou-se conhecida internacionalmente na década de 1990, pelas suas criações minimalistas monocromáticas em tecidos luxuosos. Depois de cinco anos de afastamento, a criadora alemã decidiu regressar ao mundo da moda, não para reassumir a direcção criativa da sua casa homónima, agora a cargo do designer Raf Simons, mas para ser consultora de design da Uniqlo, a marca japonesa que faz furor entre os jovens de meio mundo. A sua visão sóbria, atenta aos detalhes, tornou-se uma referência que ainda hoje é difícil de alcançar. Por isso, o seu regresso pelas mãos da Uniqlo não podia ser melhor. Ambas têm caminhos idênticos, todavia ainda não se tinham cruzado.

A colecção resultante desta parceria é bastante promissora: design Jil Sander a preços Uniqlo, que variam entre os 17 euros por uma camisa e os 100 euros por um casaco. Sob o mote “Open the Future”, a primeira colecção +J oferece design, qualidade e simplicidade para todos, porque para Jil Sander o “futuro está nos básicos”.

Jil Sander vendeu 75% da sua firma ao grupo Prada em 1999 e abandonou a direcção criativa em 2005, devido a desentendimentos com Patricio Bertelli. Jil Sander era demasiado perfeccionista para o presidente e CEO do grupo Prada, cujo principal objectivo era alcançar benefícios. A criadora alemã manteve-se low profile desde então, mas actualmente o seu destino parece passar pelo Japão.

http://www.uniqlo.com/plusj/jp/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

(SUM)ONE: EXERCÍCIOS DE APROPRIAÇÃO

Na próxima quinta-feira, dia 29 de Outubro, pelas 21h30, inaugura na Galeria Filomena Soares, em Lisboa, a mostra “(SUM)one: exercícios de apropriação”, o novo projecto colaborativo entre o atelier Miguel Rios Design e a artista plástica Ângela Ferreira, que teve como leit motiv a reflexão e interpretação do edifício sede do BNU, actual sede do MUDE – Museu do Design e da Moda.

Miguel Rios Design convidou Ângela Ferreira para se apropriar do referido edifício, por forma a concretizar uma peça de arte e por seu lado apropriou-se do trabalho da artista para o desenvolvimento de um objecto utilitário, com consultoria técnica de Inês Sabino, e produzido pela empresa parceira FABRI. Os resultados serão apresentados nesta quinta-feira numa acção conjunta, onde arte e design se cruzam e exprimem mutuamente, interpretando arquitectura, história e contextos das antigas províncias ultramarinas.

“(SUM)one: exercícios de apropriação” estará em exibição de 30 de Outubro a 7 de Novembro.

No dia 3 de Novembro, às 18h30, Miguel Rios e Ângela Ferreira conversarão em público, com moderação de Bárbara Coutinho, no MUDE – Museu do Design e da Moda.


MUDE . Rua Augusta, 24 1100-053 Lisboa . Tel. 218886117. www.mude.pt
Galeria Filomena Soares . Rua da Manutenção, 80, 1900-321 Lisboa . Tel. 218624122. www.gfilomenasoares.com


FOTOGRAFIA:
Edifício Banco Nacional Ultramarino em Maputo (então Lourenço Marques), fotografado cerca de 1965, bilhete postal Colecção de João Lourenço.

1 NOITE – 12 PAÍSES – MAIS DE 20 BANDAS

Pela primeira vez na história da VANS, Lisboa foi incluída no cartaz do Vans “OFF THE WALL” music night, um evento de música punk rock a nível europeu, que acontece no mesmo dia e à mesma hora, em várias cidades da Europa. Na próxima noite de 30 de Outubro, em 12 países diferentes, irão actuar mais de 20 bandas de Punk Rock, segundo o cunho VANS OTW.

A marca Vans mantém uma relação próxima com o punk rock desde a sua origem no final da década de 70, resultando em inúmeras colaborações com bandas mediáticas, tais como os Iron Maiden, Rise Against, Kiss, Social Distortion, Dropkick Murphys, Mastodon, No Doubt, Millencolin, entre outras.

O Vans “OFF THE WALL” music night terá lugar, simultaneamente, em Atenas, Colónia, Talin, Amesterdão, Modena, Varsóvia, Belgrado, Ljubljana, Barcelona, Gotemburgo, Birmingham, Kiev e pela primeira vez, em Lisboa, onde irão actuar as bandas Humble, Fita Cola e Boca Doce.

A festa terá lugar no Santiago Alquimista, em Lisboa, a partir das 21h00, e manter-se-á após os concertos, com a actuação de um Live Dj convidado.

O skate nacional também será celebrado, com a entrega ao longo da noite dos prémios ONSK8, que distinguem os melhores do Skateboard em 2009.




Vans “OFF THE WALL” music night

Data - 30 de Outubro 2009
Horário - 21 horas (abertura das portas)
Local - Santiago Alquimista (Lisboa)
Bilhete - 5€

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

LEILÃO DOS MODELOS EXCLUSIVOS HELLO KITTY APRESENTADOS NA MODALISBOA | ESTORIL - WWW.HELLOKITTY.COM.PT

A Bi-Joy iniciou oficialmente o leilão dos modelos exclusivos Hello Kitty, desenhados por 19 criadores nacionais e por Victoria Couture, que desfilaram na ModaLisboa I Estoril Fashion Force´33, no passado dia 11 de Outubro.

Estes modelos foram concebidos para celebrar o 35º Aniversário da Hello Kitty e todas as receitas angariadas reverterão a favor da Associação de apoio a crianças, Ajuda de Berço. A partir do endereço http://www.hellokitty.com.pt/ qualquer fã da Hello Kitty pode lançar as suas ofertas!

O leilão encerra no próximo domingo, dia 25 de Outubro.

Os modelos são acompanhados por um Certificado de Autenticidade e personalizados com a etiqueta de cada um dos criadores participantes: aforestdesign, Aleksandar Protic, Alexandra Moura, Anabela Baldaque, Dino Alves, Isilda Pelicano, José António Tenente, Katty Xiomara, Lara Torres, Luís Buchinho, Maria Gambina, Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Pedro Pedro, Ricardo Dourado, Ricardo Preto, Storytailors, Valentim Quaresma, White Tent e Victoria Couture.

A Hello Kitty irradia o vermelho para a amizade, o rosa para beleza, o amarelo para sentimento, o verde para desejo e o roxo para fofo, cores que se reflectem no seu laço e valores que constantemente transmite às suas fãs.

http://www.hellokitty.com.pt/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

NEARINTERACTION NA MODALISBOA | ESTORIL FASHION FORCE'33

A NearInteraction voltou a associar-se à ModaLisboa I Estoril, na criação de uma aplicação interactiva para LEDwall. Nesta edição, apresentou uma aplicação de grande impacto visual no desfile de Aleksandar Protic, que respondeu de uma forma generativa ao movimento de cada manequim, e ao som que acompanhou o desfile.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MODALISBOA | ESTORIL FASHION FORCE' 33 NA SIC



8 DE OUTUBRO






9 DE OUTUBRO






10 DE OUTUBRO






11 DE OUTUBRO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PEOPLE

FOTOS: ALEXANDRE BORDALO E JOÃO BACELAR