segunda-feira, 31 de maio de 2010

PULP FASHION

Se gosta de styling, produção de moda e consultoria de imagem, fique atento(a) ao trabalho da Pulp Fashion, a empresa fundada por Xana Guerra e Susana Marques Pinto, que reúne portfolio nas mais variadas áreas da Moda - Editoriais, Catálogos, Desfiles, Guarda-roupa, Consultoria de Imagem, Publicidade - garantindo rigor e profissionalismo em todos os projectos que desenvolve.

Tendo a Moda como área principal de actuação, a Pulp Fashion iniciou a formação de futuros profissionais do sector com diversos cursos e workshops, oferecendo ainda serviços de DJ, compilações e playlists, nomeadamente para eventos e inaugurações.

Xana Guerra começou a sua carreira como DJ nos anos 80 no Rock House em Lisboa e iniciou-se como Stylist no programa 86-60-86 apresentado por Sofia Aparício na RTP. Desde então concilia a sua actividade profissional entre essas duas vertentes: Música e Moda. Editou 2 Cd's: "Blossom" para a Fashion Clinic e "Mercado" para o Mundo Mix. Foi consultora de imagem da RTP e da TVI e Editora da Revista GQ e é actualmente Buyer oficial das colecções masculinas da Fashion Clinic. Desenvolve projectos nas áreas de Styling com participação em programas de televisão, catálogos de moda, guarda roupa para campanhas publicitárias e fashion shows (Styling e Coreografia). Xana Guerra é DJ oficial da ModaLisboa / LisboaFashionWeek, responsável pela música ambiente do evento.

Susana Marques Pinto iniciou a sua carreira em 1971 na Bond Street, em Londres, onde começou por trabalhar para Yves Saint Laurent. A sua actividade profissional desenvolve-se desde sempre no mundo da Moda, tendo passado pela gerência de várias lojas na cidade de Lisboa bem como na venda de colecções. No começo da década de 90 iniciou uma nova fase, lançando-se nas áreas de styling e consultoria de imagem. Aparte dos mais variados projectos nas áreas da Moda, Styling, Consultoria, Publicidade e Televisão, Susana Marques Pinto coordena os cursos e workshops que a Pulp Fashion oferece aos futuros e potenciais profissionais do sector. É colaboradora oficial da ModaLisboa / Lisboa Fashion Week.


AGATHA RUIZ DE LA PRADA APRESENTA “GEOGRAFIA DA MODA”

Celebrar os 25 anos da Moda Espanhola e as 50 edições da Passerelle Cibeles é o objectivo do livro “Geografia da Moda”, que chega a Portugal, pelas mãos de Agatha Ruiz de la Prada. A conhecida criadora espanhola apresenta a obra amanhã na sua loja no Aviz, Porto.

Desenhado por Juan Gatti e com textos de Óscar de La Renta, Cady Pratts Price, directora e executiva de moda do site Style.com, e do presidente da Associação de Criadores de Moda de Espanha, Modesto Lomba, “Geografia de Moda” apresenta 25 anos de criações de moda espanholas e as diferentes perspectivas de 28 designers, retratando, num panorama global, a cor e o preto, o barroco e o minimalista, a vanguarda e a tradição, a criatividade e o industrial nas suas criações de moda.

Agatha Ruiz de la Prada, Alianto, Alma Aguilar, Amaya Arzuaga, Ana Locking, Andrés Sarda, Ângel Schlrdder, António Alvarado, Cármen March, Davidelfin, Devota & Lomba, Duyos, Elio Berhanyer, Francis Montesinos, Javier Larrainzar, Jesús del Pozo, José Miro, Juanjo Oliva, Kina Fernández, Lemoniez, Lydia Delgado, Miguel Palácio, Miriam Ocariz, Now by Maria Freyre, Roberto Torrett, Roberto Verino, Spastor y Victorio & Luccino, são os 28 criadores que mostram no livro as suas 28 diferentes perspectivas sobre as criações de moda espanhola.

“No livro apresentamos de forma visual a nossa história e cultura, o facto destas estarem sempre presentes nas criações de moda e no mundo dos criadores de moda espanhóis actuais, 28 mundos diferentes aplicados ao têxtil e a muitos outros sectores que constituem o nosso quotidiano.” – Modesto Lomba, Presidente da ACME.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

BOTÂNICA LISBOA

Iolanda Mealha, criadora da marca portuguesa La Maison de Lola, conhecida pelos seus divertidos bonecos em tecido de lã, acaba de abrir a Botânica Lisboa, um novo espaço de interesse na capital, que tem como inspiração a História Natural e o universo científico. Num ambiente vintage repleto de flores, ilustrações de ornitologia do século XVIII e objectos especiais, encontramos uma apurada selecção de produtos de áreas tão distintas como a ciência, a moda e o design.

Para além da perfumaria da marca britânica Miller Harris e da iluminação da Anglepoise, a Botânica Lisboa apresenta ainda uma ecléctica selecção de livros de História Natural e Moda, o trabalho do artista Anthony Burrill, acessórios para a casa da dinamarquesa Ferm Living, cosméticos da marca londrina D.R. Harris, jóias naturalistas da Odette NY, cerâmica vintage, brinquedos, entre outros produtos.


Algumas marcas e artistas presentes na Botânica Lisboa:

MILLER HARRIS
Estabelecida em 2000 pela perfumista Lyn Harris, esta marca britânica é actualmente uma das preferidas dos apreciadores de perfumes, pelas suas fragrâncias distintas envoltas em antigas ilustrações botânicas.

ANGLEPOISE
Fundada em 1885, a Anglepoise é uma das marcas de design mais emblemáticas no Reino Unido, sendo conhecida por produzir o icónico candeeiro Original 1227, desenhado por George Carwardine em 1935.

D.R. HARRIS
Contando com mais de 200 anos de história, a D.R. Harris é uma das farmácias/perfumarias mais emblemáticas da capital britânica, distinguindo-se pelos seus tradicionais perfumes e produtos de beleza.

ODETTE
Desenhada por Jennifer Sarkilahti, a colecção de joalharia da Odette é uma brilhante fusão entre o naturalismo e o estilo boémio, destacando-se pela delicadeza e singularidade das suas peças.

ANTHONY BURRILL
Sendo um dos designers gráficos mais cotados da sua geração, Anthony Burrill conta na sua carteira de clientes com alguns nomes de peso como o Design Museum, The Economist, Colette ou a revista Wallpaper*, para a qual concebeu diversas capas em 2008.

FANNY SHORTER
Inspirada em biologia e nos padrões e simetria que perfazem o mundo natural, a ilustradora Fanny Shorter desenhou uma apelativa e inusual colecção de almofadas, na qual, em cores saturadas e num estilo Art Deco, podemos vislumbrar alguns dos protagonistas da anatomia humana, tais como os rins, o coração, ou o útero.

LA MAISON DE LOLA
Fundada por Iolanda Mealha, a La Maison de Lola é uma marca de acessórios de design moderno, concebidos em tecidos e métodos tradicionais (à mão), e vendida em algumas das melhores lojas, desde Los Angeles a Tóquio, passando por Londres, Paris e Madrid. Mais conhecida pelos seus divertidos bonecos em tecido de lã, esta marca tornou-se não só um favorito das crianças, mas igualmente dos adultos.


BOTÂNICA LISBOA
Rua de São Marçal 168 A
1200-423 Lisboa
Tel: 21 241 06 37
E-mail: loja@botanicalisboa.com
URL: www.botanicalisboa.com


SARAH BURTON ASSUME DIRECÇÃO CRIATIVA DA MARCA ALEXANDER MCQUEEN

Sarah Burton é a nova directora criativa da casa de moda londrina, Alexander McQueen. O anúncio foi feito pelo grupo PPR Gucci, dono de 51% das acções da empresa, e põe termo às especulações sobre o futuro da marca que surgiram após a morte repentina do seu designer.

Sarah Burton cresceu em Manchester, formou-se na prestigiada Central Saint Martins School e foi assistente de Alexander McQueen durante 16 anos. Integrou a equipa criativa da casa em 1996 e desde 2000 é responsável pelo design da colecção feminina, tendo sido fundamental para concluir a colecção Outono/Inverno 2010-2011, apresentada em Março passado em Paris. (Ver vídeo abaixo)

“A criação de peças modernas e primorosamente confeccionadas era a essência do trabalho de Alexander McQueen. Pretendo manter-me fiel a esse legado”, comentou Burton aquando do anúncio da sua nomeação.

Jonathan Akeroyd, presidente e director executivo da Alexander McQueen, afirmou: “Estamos encantados que Sarah tenha aceite assumir o papel de directora criativa. Depois de ter trabalhado com Lee McQueen durante tanto tempo, sabemos que conhece muito a fundo a sua visão e que será fiel aos valores da empresa. Sarah é extremamente talentosa e sob a sua direcção criativa estamos prontos para entrar numa nova fase na história da marca”.

A nomeação de Sarah Burton ajudará a fortalecer o futuro da empresa, que planeia lançar uma colecção de underwear masculino sob a licença da casa italiana Albisetti SpA no próximo mês de Junho.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | EXPOSIÇÃO BOOMSHIRT

Começámos por olhar para uma camisa branca de algodão como o lugar de estreia de tudo o que está ainda por acontecer. Depois, fizemos viajar cada camisa Teviz até três diferentes moradas ao encontro de três diferentes pessoas e de três irrepetíveis olhares sobre o mundo em geral e sobre uma camisa em particular. Juntos formam um movimento de intercâmbio criativo — a que chamámos BOOMSHIRT — e que resultará em 50 peças inatacáveis.

Cada uma das 50 Boomshirts foi enviada por correio para um dos 50 nomes seleccionados pelo Estoril FashionArt Festival. A acompanhá-la seguiram apenas três instruções: Pensar, Intervir e Enviar. Um ciclo que se repetirá em três intervenções estéticas por camisa, num vai e vem que envolverá 150 participantes.

O resultado de tantas voltas na máquina criativa do movimento Boomshirt estará exposto no estendal do Estoril FashionArt Festival — Largo Luís de Camões — de 4 a 11 de Julho.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

GILES DEACON – NOVO DIRECTOR CRIATIVO DA UNGARO

"É uma relação estimulante porque existem semelhanças entre a mulher Giles e a mulher Ungaro, mas também existem diferenças”, afirmou o designer britânico Giles Deacon em declarações à Vogue UK, aquando do anúncio da sua nomeação como director criativo da casa francesa. Depois de semanas de rumores e especulações em distintas redes sociais, a noticia está enfim confirmada.

Nos últimos meses, a casa Ungaro passou por momentos turbulentos. Depois de Lindsay Lohan ter deixado o seu cargo como assessora criativa, Estrella Archs, directora criativa, também abandonou o barco que parecia estar inevitavelmente a afundar-se. Mas as surpresas não acabam aqui. Giles Deacon adiantou que nas próximas semanas haverão novas nomeações e mudanças na empresa.

A primeira colecção de Deacon para a Ungaro será apresentada em Outubro, em Paris. O formato – desfile ou apresentação – ainda não está confirmado, já que o designer britânico prefere a segunda para poder trocar impressões com os clientes e a imprensa especializada, apesar da importante componente espectáculo da primeira.

Fica a pergunta. Será o começo de uma etapa madura e estável para a Ungaro?

MANGO LANÇA APLICAÇÃO PARA iPHONE

A marca espanhola Mango acaba de lançar uma aplicação para o iPhone que permite aos utilizadores conhecer todas as novidades e promoções da marca, assim como aceder a descontos exclusivos. A nova aplicação possibilita partilhar todos os conteúdos através de e-mail ou das redes sociais, e está disponível para download gratuito na App Store e iTunes.

Na secção Colección os utilizadores têm à sua disposição as imagens e vídeos da nova colecção, bem como os vídeos de conselhos de www.quemepongobymango.com e keepthebeat.mango.com. Na loja virtual, os clientes podem adquirir qualquer produto de forma fácil, rápida e segura, enquanto na secção Mix & Match, que simula um gabinete de provas virtual interactivo, podem usar as suas próprias fotos e vestir-se com roupa Mango, como num jogo de realidade aumentada. Outra das secções, Favoritos, permite guardar as peças preferidas num cesto virtual partilhado com a web.mango.com ou reservar o look para o comprar na loja.

A aplicação conta também com outras funcionalidades, como um directório e um localizador de lojas. Este último utiliza tecnologia de geo localização para informar o utilizador sobre a loja Mango mais próxima da sua posição.

SETE VESTIDOS EM UM

A Moda é, sem dúvida, uma das áreas mais afectadas pela crise. Em momentos de escassez, as pessoas tendem a ser mais criativas e a procurar diferentes formas de usar uma mesma peça de roupa. Um vestido tem que durar e se transformar em 7 looks distintos, um para cada dia da semana, com algumas mudanças subtis. Esta é a dica de Anne Edwards, a editora de moda da revista Woman, que mostra através de um vídeo de 1943 alguns truques, como usar um colar de flores ou uma gola quadrada de renda em torno do pescoço, vestir um casaco ou um colete sobre o vestido, acrescentar uma gola branca ou um lenço, etc. São sete vestidos em um! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO.

terça-feira, 25 de maio de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | EXPOSIÇÃO HOMBRESENFALDA

O Estoril FashionArt Festival apresenta na Marina de Cascais, de 30 de Junho a 14 de Julho, a exposição HOMBRESENFALDA que inicia assim o seu percurso internacional depois das mostras de Madrid, Valência e Sevilha.

Através de uma instalação que integra 110 manequins de saias será percorrido o caminho de uma das mais controversas peças de vestuário para homem, desde a sua presença nas antigas civilizações egípcia e suméria, grega e romana, até às mais recentes propostas com que os criadores de moda procuram revolucionar o guarda roupa masculino.

O conceito discursivo proposto pelo curador Roger Salas integra no tempo e no espaço os diferentes registos da saia masculina, que ganha protagonismo como adereço cénico nas performances dos bailarinos Rudolf Nureyev, Nacho Duato e Joaquín Cortés; como símbolo de identidade cultural com o kilt escocês ou o traje típico dos derviches turcos, e com a constante abordagem conceptual do design de moda.

Sinalizando a sua primeira passagem por Portugal, HOMBRESENFALDA integrará as propostas de Ana Salazar, Dino Alves, Filipe Faísca, Nuno Baltazar e Ricardo Dourado. Estes criadores juntam-se assim a Miguel Vieira — já presente no acervo da colecção — ficando lado a lado com as peças de Giorgio Armani, Missoni, Roberto Verino, Vittorio & Lucchino.


Fotografias: Pedro Ferreira
Modelos: Hugo Vieira e Rodrigo Santos / Best Models


segunda-feira, 24 de maio de 2010

ANA SALAZAR DISTINGUIDA COM GLOBO DE OURO

Ana Salazar foi distinguida ontem na XV Gala dos Globos de Ouro, pelo trabalho que desenvolveu em 2009. A plateia do Coliseu dos Recreios não poupou aplausos à pioneira da Moda “Made in Portugal”, que foi galardoada pela primeira vez com um Globo de Ouro. “Mais vale tarde, que nunca!”, afirmou, emocionada, a criadora.

Na categoria de Moda, foram distinguidos também Jani Gabriel, modelo da Central Models, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Modelo Feminino, e Bruno Rosendo, da L’Agence, que conquistou o Globo de Melhor Manequim Masculino.

Ana Salazar iniciou a sua carreira na Moda na década de 70, introduzindo um novo conceito de vestir em Portugal. Em 1972, abriu a loja Maçã, onde vendia peças de roupa que trazia de Londres. Oito anos depois, lançou a sua própria marca e passou a ser reconhecida pela inovação e irreverência das suas colecções, características que preserva até hoje. Para além das várias distinções e prémios que lhe têm sido concedidos, foi agraciada, em 2003, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi também distinguida com o "Prémio Carreira" e o "Troféu Sena da Silva", do Centro Português de Design, aos quais soma, agora, o Globo de Ouro.

Em 2009, a sua empresa foi adquirida parcialmente por um grupo de investidores, com o objectivo do desenvolvimento da marca a nível nacional e internacional, continuando Ana Salazar na direcção criativa. Além dos mercados tradicionais como Paris e Milão, onde o seu trabalho já é reconhecido, a empresa está nesta primeira fase a abordar novos mercados como Brasil, Espanha e África.


OS ÍCONES DE LOEWE

O básico não tem de ser clássico. Esta é a mensagem que a Loewe quer transmitir com a sua nova linha “Leather Icons”, uma colecção de básicos em pele, elegantes e versáteis, que pretendem adaptar-se a qualquer guarda-roupa e personalidade.

Neste novo projecto, a marca de origem espanhola procura peças que não seguem tendências sazonais e são desenhadas para resistir ao tempo. A primeira colecção “Leather Icons” é totalmente preta, e a maioria das peças são produzidas na clássica pele da Loewe. A colecção inclui doze peças de senhora, entre as quais se destacam um blazer, umas calças skinny, um trench coat e um casaco perfecto. Para homem, há um blazer clássico e peças mais casual como um blusão de inspiração basebol e um casaco grosso de lã.

Para apresentar a colecção, a Loewe contou com a colaboração de novos talentos dos mundos da música, moda e arte: Louis Simonon, modelo e filho do guitarrista dos Clash, Paul Simonon; Eleonora Bosé, modelo espanhola que apareceu na Vogue e Harper´s Bazaar; Pixie Geldof, estudante de arte e filha de Bob Geldof; e George Barnett, baterista dos “These New Puritans”.

A colecção estará à venda no próximo mês de Julho nas lojas Loewe em todo o mundo.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

NUNO GAMA NA SEMANA DE MODA DA POLÓNIA

No passado dia 7 de Maio, Nuno Gama viajou até Lodz, para integrar o calendário de desfiles da segunda Semana de Moda da Polónia, FashionPhilosophy Fashion Week Poland, na sequência do protocolo estabelecido entre esta organização e a Associação ModaLisboa. O seu desfile realizou-se na segunda-feira, 10 de Maio, e superou as expectativas tanto do público como do próprio Nuno Gama. “Foi Fantasbuloso, como afirmam os polacos! Fui muito bem recebido, muito acarinhado, senti-me em casa. Estavam todos muito curiosos em relação ao meu trabalho. O facto de ter chegado 4 dias antes permitiu-me conhecer várias pessoas de referência na Polónia que acabei por convidar para desfilar, aumentado ainda mais a expectativa. Foi óptimo”, afirma o designer.

Nuno Gama apresentou a colecção Outono/Inverno 10/11, “Soldiers of Our Heritage”, ao lado das propostas dos principais criadores de moda polacos, e de outros importantes guest designers e marcas internacionais, nomeadamente Agatha Ruiz de la Prada, Patricia Gucci e Trussardi. O designer português inspirou-se em trajes do interior de Portugal e vestuário de referência militar. As Capas de Honras de Miranda, o total look branco dos Pauliteiros, os coloridos lenços e coletes em burel do Minho, as riscas clubistas e as máscaras de madeira dos Caretos, as jaquetas curtas, faixas de cintura, camisas brancas de folhos e botas de montar das festas equestres da Golegã, as samarras e o mix de xadrez e flores do Alentejo foram algumas das referências recuperadas por Nuno Gama nas suas propostas para o Inverno 2011, que muito agradaram ao público polaco.

Sobre a organização do evento, Nuno Gama afirma “Têm muita vontade de aprender e evoluir. Estão ávidos de tudo e acredito que têm potencialidades para se tornar numa importante Fashion Week”

FOTOS: seieslik.com




BALENCIAGA HOMENAGEADO NO MUSEO DE BELLAS ARTES DE BILBAO

O Museo de Bellas Artes de Bilbao presta homenagem a Cristóbal Balenciaga, um dos grandes mestres da Alta Costura do século XX, numa exposição com cerca de 40 criações pertencentes à colecção do Gobierno Vasco e à Fundación Balenciaga.

Cristóbal Balenciaga (1895-1972) era filho de uma costureira e, após um começo prematuro no mundo da moda com 13 anos, formou-se em Alta Costura em Paris sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu um atelier em San Sebastián, sua terra natal, e em 1937 mudou-se para Paris, onde abriu uma loja e se transformou, ao longo de três décadas, numa referência da Alta Costura, buscando sempre um ideal de perfeição e elegância.

A exposição, que está patente no Museo de Bellas Artes de Bilbao até 26 de Setembro 2010, não pretende fazer uma leitura disciplinar da obra e do trabalho do criador espanhol, mas sim induzir o espectador a reflectir sobre o papel que a moda e o vestuário podem ter sobre o indivíduo e a comunidade. A beleza geométrica dos cortes e a harmonia cromática dos vestidos de Balenciaga surpreendem o espectador numa montagem especial dedicada aos melhores criadores da idade de ouro da Alta Costura.






quinta-feira, 20 de maio de 2010

MAGIA - NOVA CAMPANHA TOUS 2010

Kylie Minogue é a protagonista da nova campanha Primavera/Verão 2010 da marca de joalharia e acessórios TOUS. Num pequeno teatro parisiense, Kylie reinterpreta a mítica figura do mágico, com uma imagem sexy e atrevida. A campanha, realizada por Elle von Unwerth, faz a fusão da magia dos cabarets dos anos 50 com um look pin up. Os truques de magia materializam-se em coelhos, naipes, cartolas, lenços de seda que se mesclam com a nova colecção da TOUS.

A TOUS começou em 1920 como uma empresa familiar, desmarcando-se do conceito tradicional de joalharia, criando o conceito jóia-moda de forma integral e desenhando produtos inovadores que se adaptam perfeitamente à forma de vestir das pessoas. A marca está presente em 42 países com mais de 400 lojas em cidades como Nova Iorque, Paris, México e Tóquio, entre outros.

http://www.tous.com/

DIANE VON FURSTENBERG: "JOURNEY OF A DRESS"

A galeria SCAD, em Savannah, Geórgia, acolhe, até ao próximo dia 3 de Julho, a mostra de Diane von Furstenberg, “Journey of a Dress”, que começou como uma grandiosa exposição em Moscovo, em Outubro de 2009.

“Journey of a Dress” celebra a extraordinária carreira e a jornada da designer belga naturalizada norte-americana, considerada uma das mais importantes criadoras de moda da década de 1970 pela criação do famoso wrap-dress, e que continua a vestir várias gerações de mulheres em todo o mundo.

A intemporalidade das suas criações é evidenciada através de uma selecção de 140 looks da década de 1970 aos nossos dias, incluindo os originais wrap dresses, dos quais 40 provêm dos arquivos pessoais de Diane Von Furstenberg. O seu legado é revelado também através do olhar de alguns dos mais proeminentes artistas do século XX, incluindo Andy Warhol, Francesco Clemente, Francois-Marie Banier e Anh Duong, assim como fotógrafos como Annie Leibovitz, Helmut Newton, Terry Richardson, Francesco Scavullo, entre outros.

“Journey of a Dress” oferece ao público a oportunidade única de imergir no universo de Diane von Furstenberg, que tem o Mundo como fonte de inspiração: “Gosto de criar sobre a minha própria vida. Viajo muito, observo bastante e as minhas criações acabam por surgir desta aprendizagem”.


DIANE VON FURSTENBERG nasceu em Bruxelas, estudou em Genebra mas escolheu a cidade de Nova Iorque para viver. Instalou-se num prédio inteiro no Meat Packing District, onde passou a funcionar a sua grife DFV. Depois de vender 5 milhões de wrap dresses por semana e de ser capa do Wall Street Journal e da Newsweek, decidiu suspender o seu negócio devido a um processo de expansão mal planeado. Na década de 80, mudou-se para Paris e entrou para o ramo editorial. Só voltou ao mundo da moda em 1997. “Tenho muito orgulho do que fiz ainda muito jovem. Criei uma marca, mas perdi-a. Agora, voltei ao negócio com muito mais experiência”, relatou. Em 1998, publicou as suas memórias, "DIANE: A Signature Life". Em 2005, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) distinguiu-a com o prémio carreira e em 2006 nomeou-a sua presidente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

MUDE COMEMORA 1º ANIVERSÁRIO

Na próxima sexta-feira, dia 21 de Maio, o MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, comemora o seu 1º aniversário, com uma programação de excelência que inclui conferências, debates, oficinas e concertos, entre muitas outras actividades.

Um ano depois da abertura ao público, o MUDE convida diferentes personalidades ligadas às artes, ao design e à moda, como Dalila Rodrigues, Eduarda Abbondanza, Fernando António Baptista Pereira, João Brigola, Henrique Cayatte e Raquel Henriques da Silva para uma conversa sobre o papel e o lugar dos museus na contemporaneidade, em particular nas áreas do design e da moda. A conversa “À volta do MUDE”, com moderação de Bárbara Coutinho, realizar-se-á na sexta-feira, entre as 19h00 e as 20h30.

No sábado, dia 22, pelas 18h00, o MUDE abre novamente as portas à cidade e convoca para uma nova conversa outros “moradores” da Baixa: António Campos Rosado, Gestor Cultural e Presidente da Associação de Moradores da Baixa Pombalina; António Manuel, Presidente da Junta de S.Nicolau; Vasco Melo, Presidente da União das Associações do Comércio e Serviços; e Ana Paula Cunha, Directora da Unidade de Projecto Baixa-Chiado. Revitalizar e reanimar o centro histórico serão os tópicos lançados para a mesa.

Mas haverão muitas mais iniciativas, como visitas guiadas, concertos, bailes urbanos, oficinas para todas as idades, um pedipaper na Baixa Pombalina, etc. Veja abaixo o programa, participe e comemore com o MUDE o seu 1º aniversário.


DIA 21, SEXTA-FEIRA

13h/15h - 2 Dedos de Conversa
Em 15 minutos conheça um dos núcleos do museu. Estes aperitivos abrem-lhe o apetite para vir conhecer o resto da exposição.

18h - Ponha os Olhos na Baixa…
Inauguração do Mural Colectivo realizado ao longo da semana.

18h15 - Concerto de música clássica com a Orquestra Geração
Concerto de Rua

19h/20h30 - Conversa À volta do MUDE
Bárbara Coutinho (Moderação)
Dalila Rodrigues
Eduarda Abbondanza
Fernando António Baptista Pereira
João Brigola
Henrique Cayatte
Raquel Henriques da Silva

21h - Visita guiada Música andando
Percurso pela exposição Ante-estreia, Flashes do MUDE ao ritmo de cada época

22h - Baile Urbano com Projecto OMIRI
Mistura de instrumentos estranhos e sintetizadores convergem música “trad” e vídeo em tempo real. O baile tem um cenário, a tela de projecção.


DIA 22, SÁBADO

Das 11h às 17h - Oficinas para Todas as Idades

11h30 - Ao Dobrar da Esquina. Pedipaper na Baixa Pombalina.

Visitas Guiadas Gerais
12h António Garcia, Designer - zoom in/zoom out
15h Ante-Estreia, Flashes do MUDE

17h - A Dança das Cadeiras
Jogo para todas as idades ao ritmo da música.

18h-19h30 - Conversa MUDE a Baixa
Bárbara Coutinho (Moderação)
António Campos Rosado, Gestor Cultural e Presidente da Associação de Moradores da Baixa Pombalina
António Manuel, Presidente da Junta de S. Nicolau
Vasco Melo, Presidente da União das Associações do Comércio e Serviços
Ana Paula Cunha, Directora da Unidade de Projecto Baixa-Chiado
Representante da Iniciativa Baixa’09 (a confirmar)

21h - Visita guiada Musicaandando
Percurso pela exposição Ante-estreia, Flashes do MUDE ao ritmo de cada época

CASTILHO FASHION STREET SPRING ART

Dinamizar o centro da cidade de Lisboa e o comércio tradicional através de lojas de prestígio é o objectivo da marca Castilho Fashion Street. O projecto visa diferenciar esta artéria da capital e resulta da associação de um grupo de 20 lojistas da Rua Castilho, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da União de Associações do Comércio e Serviços.

Inspirado nas grandes capitais da moda, como Nova Iorque, Paris ou Milão, o Castilho Fashion Street pretende reforçar a vertente cosmopolita - status, luxo e moda - patente na Rua Castilho. A localização central, a oportunidade de encontrar marcas exclusivas e de prestígio e o contributo na dinamização do comércio tradicional de Lisboa são os principais atributos do projecto.

Depois do sucesso da iniciativa Castilho Fashion Street do Natal passado, os 20 lojistas da Rua Castilho - BCBGMAXAZRIA, Coccinelle, Edifício Castil, Emparque, Escada Sport, Gerard Darel, Hoss Intropia, Hotel Altis, Karen Millen, Labrador, La Perla, Loja das Meias, MAX&Co, Maxmara, Óptica Castilho, Scorza, Rouge, Weill, Via Castilho e Veste Couture - voltaram a associar-se para criar o Projecto Castilho Fashion Street - Spring Art, uma iniciativa que vai transformar esta artéria de Lisboa numa Galeria Urbana, entre 20 de Maio e 20 de Junho.

O evento de inauguração terá lugar amanhã, a partir das 18h30, no Parque Exterior Castilho (Rua Castilho, nº58), e conta com várias intervenções artísticas e culturais ao vivo. A criação de um mural, de uma instalação artística e a costumização de manequins de loja por parte dos jovens criadores nacionais, são algumas das iniciativas em destaque. A actuação de DJ ao vivo e de Barmens de Cocktails Schweppes são outros dos apontamentos do evento.

Além dos jovens artistas convidados - Paulo Ferreira, Nuno Barbedo, Vanessa Teodoro, Cristina Falcão, Maria Imaginário, Smile e Ana Ventura, entre outros – o evento conta com a presença do presidente da UACS, Vasco Mello, e a Presidente da Associação da Ajuda de Berço, Sandra Anastácio, entre várias personalidades públicas, que aceitaram o convite para apoiar esta iniciativa. Este ano, através da doação de uma percentagem das vendas das obras expostas será entregue um donativo à conhecida instituição de solidariedade.

IMAGENS EM BAIXO:
Vanessa Teodoro; Maria Imaginário

KATE MOSS PARA TOPSHOP

Depois da primeira colaboração de Kate Moss com a Topshop, em 2007, a famosa modelo cria agora uma nova colecção para a cadeia de moda inglesa e o lançamento é acompanhado de um vídeo de Nick Knight.

terça-feira, 18 de maio de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL 2010

Entre os próximos dias 30 de Junho e 4 de Julho, instalado ao longo de uma dezena de diferentes espaços do eixo Estoril-Cascais, a primeira edição do Estoril FashionArt Festival — uma organização conjunta da Associação ModaLisboa, da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo do Estoril — percorrerá múltiplas visões criadas a partir da fusão entre a Moda e as disciplinas das Indústrias Criativas que lhe estão definitivamente ligadas.

Com transmissão assegurada através de vinte acções, o Festival integra exposições, desfiles e debates, com nomes criteriosamente convocados das fileiras da Moda, Fotografia, Publishing, Cinema, Video Art, Arte Pública e Food Design.

Cada edição do Festival terá a participação de um país convidado e do contributo do seu universo criativo. Nesta edição inaugural Espanha é uma escolha natural pela relação geográfica, comercial e afectiva, mas também uma escolha urgente pela necessidade de marcar a agenda de Portugal e Espanha com o intercâmbio cultural e artístico entre estes dois países.

SHOWCASE
TRANS-MISSION
PT+ES

30 de Junho a 4 de Julho / Estoril-Cascais

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TMCOLLECTION ABRE PRIMEIRO ESPAÇO EM LISBOA

A TMcollection, em parceria com a loja “Guiomar”, inaugurou, no passado dia 6 de Maio, a sua primeira Concept Store em Lisboa, onde estão disponíveis as linhas de Moda e Decoração.

Depois da abertura de dois espaços exclusivos no Norte de Portugal - Porto e Guimarães -, chega agora a vez da capital ver nascer um espaço TMcollection.

“Estas sinergias e parcerias são fundamentais para dar vida aos espaços e oferecer aos clientes da TMcollection e Guiomar um ambiente de excelência no coração de Lisboa”, considera Teresa Martins, criadora da marca.

Totalmente renovada, a loja Guiomar & TMcollection oferece agora várias soluções dentro dos segmentos Moda e Decoração, num ambiente acolhedor e envolvente. A loja subdivide-se em vários espaços, que se distribuem por pisos desnivelados, criando uma curiosa dinâmica de movimento. O cinzento das paredes e a madeira escura marcam o tom e contrastam com a mistura de cores dos têxteis de assinatura TMcollection, quer nas peças de roupa, quer nas almofadas, poltronas e outros elementos de decoração.

Localizada na Rua Artilharia Um, a loja renasce agora do encontro entre a já longa tradição da “Guiomar” na área da decoração e o espírito intemporal tão característico da TMcollection.



TMCOLLECTION:

A TMcollection é uma marca portuguesa de moda e decoração criada por Teresa Martins. Pioneira na introdução de novos materiais têxteis sob a égide de uma filosofia de inovação, tem concentrado as suas colecções em temas étnicos, orientais, românticos, gipsy, pautados por códigos intemporais e livres. Todo o processo, desde a criação dos tecidos ao produto final, tem o carimbo da TMcollection. A marca conta com cinco lojas em Portugal – Cascais, Porto, Guimarães, Algarve e agora Lisboa – e mais de 200 pontos de venda em todo o mundo.

Guiomar & TMcollection
Rua Artilharia 1, 20 A - Lisboa
2ª a 6ª, das 09h30 às 19h00; sábados das 09h30 às 13h00
Tel.: 213 887 305


AS INSPIRAÇÕES DE MARIANO FORTUNY

A exposição “Inspiraciones – Mariano Fortuny”, patente no Museo del Traje, em Madrid, até 27 de Junho, é uma visita obrigatória para quem gosta de moda e arte, e uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste criador multidisciplinar, cujas inovadoras criações enriqueceram a moda do início do século XX.

“Inspiraciones – Mariano Fortuny” examina a incursão de Fortuny pelo design têxtil e pelo teatro, transportando o público para a romântica Belle Epoque e para o auge de uma sociedade dominada pela classe burguesa. Em exibição estão cerca de 130 peças, entre pinturas, gravuras, fotografias, têxteis e criações de moda pertencentes às colecções do Museo del Traje, ao Museo Fortuny de Veneza, à Fundación Giorgio Cini de Veneza, e a várias colecções particulares. A exposição é complementada com peças provenientes do Museo del Prado, do Museo Arqueológico Nacional, da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, da Calcografía Nacional e a Biblioteca Nacional, que ilustram as inspirações e obras de arte de uma das mentes mais criativas do início do século passado: Mariano Fortuny y Madrazo.

Por detrás da montagem desta exposição existe um enorme trabalho de conservação e restauração das peças, como explica Silvia Monteiro, a responsável pelo restauro das colecções do Museo del Traje. Veja o vídeo abaixo.

Mariano Fortuny nasceu em 1871 e tornou-se um criador de moda famoso no virar do século XIX para o século XX. No teatro, desenvolveu o seu interesse por figurinos e criou o seu look mais célebre: o Delphos, um vestido de inspiração grega, em seda plissada, que vinha enrolado e guardado numa caixa de chapéu. A leveza dos seus plissados, que alcançaram o auge de popularidade na década de 1920, encontra eco nos modelos de designers como Issey Miyake, fã declarado de Fortuny.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

DIESEL CONTINUA A APOIAR JOVENS TALENTOS

Trieste vai voltar a ser a anfitriã do ITS (International Talent Support) - a plataforma criativa que visa apoiar jovens talentos das áreas do design de moda, design de acessórios e fotografia - e abre novamente as portas para a nona edição do concurso no próximo mês de Julho.

Desde a sua primeira edição, em 2002, a Diesel, em conjunto com a agência EVE, têm descoberto novos designers oferecendo-lhes a oportunidade de entrar no mundo da moda. Ao longo dos anos, têm participado os melhores talentos das mais ilustres escolas de moda do mundo – Central St. Martins e Royal College of Art (Londres), Institut Français de la Mode (Paris), Royal Academy of Art (Antuérpia), Fashion Institute of Tecnology (Nova Iorque) e The Bunka Fashion College (Tóquio).

A edição ITS#NINE tem como tema criativo “A Confederação dos Fantásticos Viajantes”: um grupo de valorosos pioneiros cuja missão é ir onde jamais alguém conseguiu chegar. A ‘viagem’ começa no dia 16 de Julho e termina a 17 de Julho, com um evento que alcançará o auge com a entrega dos prémios aos vencedores das três categorias: ITS#FASHION, ITS#ACCESSORIES e ITS#PHOTO.

De entre outras personalidades bem conhecidas do mundo da moda, Bruno Collin, o recentemente nomeado novo director criativo da Diesel e a dupla Viktor & Rolf farão parte dos elementos do júri.

O DIESEL FASHION AWARD garantirá um prémio monetário de 25.000€ e um estágio de 6 meses na sede da Diesel Creative Team em Itália. Este estágio dará ao vencedor a oportunidade de trabalhar com um grupo de mais de 40 designers, descobrir todos os segredos de trabalhar numa equipa tão experiente e numa inovadora empresa internacional.

Mais informações em http://www.itsweb.org/


IMAGENS EM BAIXO:

Projectos dos finalistas de Moda:
Sideral (Es) - Itália; Michael Kampe - Alemanha; Yong Kyun Shin - Coreia do Sul


OS OXFORD DE DIEPPA RESTREPO

Dieppa Restrepo é uma marca de calçado colombiana que se dedica a reinventar e converter num must os sapatos clássicos masculinos.

Inspirada no estilo clássico dos cavaleiros e nos sapatos masculinos tipo Oxford, a dupla colombiana formada por Andrea Vargas Dieppa e Elisa Restrepo cria calçado unissexo, elegante e andrógino, que elimina a clássica divisão entre estilos masculino e feminino.

Depois de vários anos de plataformas altíssimas, as sabrinas e os sapatos rasos voltaram em força. Dieppa Restrepo chegaram no momento certo. Os seus sapatos são pensados como básicos, que não passam de moda e que nos acompanham estação após estação. O que os distingue dos restantes sapatos de estilo masculino e Oxford é o seu colorido e os seus materiais originais.

Apesar de ser uma marca relativamente recente, Dieppa Restrepo já colaborou com marcas como Bodkin, Creatures of the wind e Theory. Andrea Vargas Dieppa e Elisa Restrepo criam os sapatos como uma evolução das sapatilhas, suficientemente simples e resistentes para ir ao encontro do actual estilo de vida urbano.



quinta-feira, 13 de maio de 2010

MIGUEL RIOS NO “EMPTY CUBE”

O atelier Miguel Rios Design apresenta hoje, pelas 22H00, na Appleton Square, em Lisboa, o seu novo projecto.

Miguel Rios, o primeiro designer convidado a participar no projecto “Empty Cube”, com curadoria de João Silvério, expõe a peça Pirson: “Je pourrais aussi regarder la chaise comme un object (parmi d’autres)...”, enquadrando esta participação no seu ciclo de colaborações com os universos da arte contemporânea e da arquitectura.

Convidado a intervir num dos seus espaços de eleição, o CUBO, e tendo como leitmotiv as relações entre a Arte e o Design, o designer sintetiza o enquadramento teórico-conceptual deste projecto no estudo dos esquemas mentais das impossibilidades versus a funcionalidade do objecto.

Baseado nas pesquisas e conclusões de Jean François Pirson, Donald Judd, e Louis Albert Necker, nas dualidades da arte e do design, do minimalismo e da ilusão de óptica, da percepção e das impossibilidades, Miguel Rios criou um objecto onde as suas múltiplas dimensões são evidenciadas num único e mesmo momento. “Neste trabalho, pretendem-se consubstanciar ideais e resultados, pelo elogio ou desacordo com os autores mencionados, para lá da inovação, do raciocínio estético como prática de estudo ou da funcionalidade”, explica o designer.

Pirson: “Je pourrais aussi regarder la chaise comme un object (parmi d’autres)...” assume-se mais como um statment do mecanismo de raciocínio do gabinete Miguel Rios Design, imbuído nas suas múltiplas influências e enquanto veículo de tradução dos ideais e convicções do head designer.

APPLETON SQUARE
Rua Acácio Paiva, nº 27, R/C
Lisboa

MERCADO MUNDO MIX REGRESSA AO CASTELO DE S.JORGE

Se procura artigos originais e alternativos, não perca a próxima edição do Mercado Mundo Mix, que terá lugar este fim-de-semana no Castelo de S.Jorge, em Lisboa. A partir de amanhã e até domingo, entre as 12h00 e as 23h00, o Mercado Mundo Mix vai dar a conhecer novas tendências e novos talentos nacionais das mais diversas áreas: moda, música, artes e multimédia.

O Mercado Mundo Mix é um evento multicultural, que se expressa através de múltiplas linguagens artísticas, por onde já passaram mais de 2 milhões de visitantes. Nasceu em 1994 no Brasil, onde se tornou um marco da cena cultural brasileira e está em Portugal desde 2003, com várias edições realizadas em Lisboa, Porto, Coimbra, Cascais e Lagos, chegando agora à sua 24ª edição.

O principal objectivo do evento é facilitar a exposição, divulgação e comercialização dos trabalhos e criações de uma nova geração de criativos em busca de identidade própria. Além dos novos talentos nacionais, esta edição contará também com a presença de novos criadores de moda do Brasil – Cynthia Hayashi; Ianire Soraluze; João Pimenta e Karin Feller – que apresentarão amanhã, pelas 19h30, as suas criações num desfile exclusivo para convidados e imprensa, a ter lugar no recentemente inaugurado Núcleo Museológico do Castelo de S.Jorge.

Mas há mais. Durante todo o fim-de-semana, DJ’s, performances, exposições, oficinas criativas e pedagógicas, jogos e concursos adicionarão uma boa dose de entretenimento e diversidade cultural ao evento. No espaço Mini Mix, aos mais pequenos poderão entreter-se com várias actividades como pintura, recicl’arte, máscaras, cabeleiras e pinturas faciais.

A entrada no Mercado Mundo Mix é gratuita para os residentes no concelho de Lisboa, mediante a apresentação de um comprovativo. Os bilhetes para os não residentes custam 5 €.

Mais informações em: http://www.mercadomundomix.com.pt/

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MODALISBOA COLABORA COM TV GLOBO

A ModaLisboa colaborou com a TV Globo na produção de três editoriais de Moda para a novela “Viver a Vida”, em exibição na SIC.

Neste projecto, que resultou de uma parceria entre a Rede Globo e a Associação de Turismo de Lisboa, deslocaram-se à capital os actores Bárbara Paz (Renata) e Rodrigo Hilbert (Filipe), ficcionando neste formato a sua presença na ModaLisboa.

Para esta produção especial, que visa mostrar ao Brasil uma versão cosmopolita de Lisboa, Rodrigo Hilbert e Bárbara Paz foram vestidos pelos criadores portugueses Ana Salazar, Luís Buchinho e Miguel Vieira.

As transmissões terão início amanhã, 13 de Maio.

FOTOGRAFIAS: Mário Principe


RICARDO ANDREZ DISTINGUIDO MELHOR CRIADOR REVELAÇÃO - HOMEM

Com o intuito de premiar a criatividade e talento dos Novos Talentos da área da Moda no ano de 2009, realizou-se, no passado dia 4 de Maio, na Casa da Música, no Porto, a 1ª edição dos Prémios THE FAMOUS REVELATION AWARDS. Os concorrentes foram convidados pela organização - o produtor de eventos e relações públicas Rui Terra - e submetidos a uma votação online pelo público.

O designer Ricardo Andrez, que integrou a plataforma LAB na última edição da ModaLisboa, foi o vencedor na categoria "Melhor Criador Revelação - Homem".

Parabéns Ricardo!

http://ricardoandrez.blogspot.com

www.thefamousrevelationawards.com


"REMEMBER NOW" BY KARL LAGERFELD

Já está disponível a versão completa do novo filme de Karl Lagerfeld, "Remember Now".

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE KATRINA DEL MAR NA GALERIA WRONG WEATHER

Com o objectivo de promover o trabalho de artistas cujo trabalho esteja, directa ou indirectamente, ligado ao mundo e às linguagens de moda, a galeria Wrong Weather, no Porto, acolhe, de 11 a 30 de Junho, a primeira exposição em Portugal da artista nova iorquina Katrina del Mar, comissariada por Rui Carvalho da Silva.

Artista, fotógrafa e cineasta, Katrina del Mar realizou o seu primeiro filme, “Gang Girls”, em 2000, inteiramente filmado em Super 8mm, o qual recebeu a classificação de 4 estrelas e meia pela publicação Film Threat Magazine. Comparada ao lendário Kenneth Anger, o seu trabalho foi formalmente reconhecido com a atribuição de uma bolsa de criação pela New York Foundation for the Arts (NYFA).

Foi vencedora do Prémio para Melhor Filme Experimental do PlanetOut Short Movie Awards, anunciado, em 2006, no Sundance Film Festival, com o filme “Surf Gang”.

De 2006 a 2008, foi a gestora de estúdio da aclamada artista Nan Goldin, que descreve o trabalho de Katrina del Mar como “radical” e “inovador”. Coordenou e assistiu à criação da nova versão do trabalho “Ballad of sexual dependency”, de Goldin, para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA).

O seu mais recente projecto, o filme “Hell on Wheels, Gang Girls Forever”, será divulgado em breve.

Depois de já ter sido exposto no Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, em França, na galeria nova-iorquina Deitch Projects, na American Fine Arts Company, na galeria Binz 39, na Suiça, no Bass Museum of Art em Miami, na galeria P.S. 122, em Nova Iorque, na Universidade de Cardiff no País de Gales, o trabalho de Katrina del Mar chega, a 11 de Junho, à The Gallery Wrong Weather, no Porto. A exposição reunirá 30 trabalhos da artista nova iorquina, que retratam o seu olhar muito particular.

A entrada é livre.


The Gallery Wrong Weather
Avenida da Boavista, nº 754 - Porto


terça-feira, 11 de maio de 2010

VISIONAIRE #58 PRESTA TRIBUTO A ALEXANDER MCQUEEN

Nos últimos três meses, vários livros e revistas homenagearam Lee Alexander McQueen. Agora, é a vez da “Visionaire” prestar o seu tributo ao genial designer de moda britânico.

A 58ª edição da revista de Moda e Arte mais exclusiva do mundo será inteiramente dedicada ao legado de Alexander McQueen. Com lançamento previsto para Junho e sob o tema “Spirit”, a revista editada por Stephan Gan, Cecilia Dean e James Kaliardos contará com colaborações de nomes ilustres como Nick Knight, Lady Gaga, Steven Klein, Mario Sorrenti, Steven Meisel, Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, David Sims, Mario Testino, Sean Ellis e Sebastian Faena.

Com uma edição limitada de apenas 1.500 exemplares, cada “Visionaire Spirit” será embalada numa caixa especial desenhada pelo atelier de McQueen e envolta em brocado metálico da colecção Verão 2010, a última desenhada pelo designer. O papel terá sementes de flores silvestres embutidas, que prometem florescer de verdade se forem plantadas e regadas correctamente. A Visionaire continua a mostrar que não existem limites para a criatividade!

Já reservou a sua “Spirit”?

“REMEMBER NOW” BY KARL LAGERFELD

A marca Chanel apresenta hoje, pelas 19h30, o seu último filme rodado em Saint Tropez. “Remember Now” é o nome da curta-metragem realizada por Karl Lagerfeld para promover o lançamento da sua colecção Cruise 2010.

De momento, só está disponível o making off, mas esta tarde será desvendado o mini filme protagonizado por Pascal Greggory e Elisa Sednaoui, e onde também podemos ver Beha, Jake Davies, Magdalena Frackowiak, Baptiste Giabiconi, Sébastien Jondeau, Karolina Kurkova, Abbey Lee, Leigh Lezark e Heidi Mount.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MODALISBOA CHECK POINT NA FASHION TV PORTUGAL

A Fashion TV esteve presente na ModaLisboa’34 Check Point, no Terreiro do Paço, com o estúdio Fashion TV, onde a jornalista Ana Mesquita entrevistou os criadores e profissionais de moda portugueses que estiveram presentes no evento. Entrevistas e desfiles são agora apresentados na Fashion TV Portugal, dando aos telespectadores de todo o mundo a oportunidade de apreciarem o melhor da Moda Portuguesa.

Os programas ModaLisboa’ 34 Check Point são transmitidos diariamente, por volta das 13h e 23h, até ao próximo dia 9 de Junho.

VER HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO >