terça-feira, 31 de maio de 2011

O DESIGN DE RON GILAD

O artista israelita Ron Gilad joga com a forma e a funcionalidade para produzir objectos que combinam a subtileza material com o jogo estético. Artista e designer, Gilad cria peças únicas ou de edição limitada, bem como objectos de produção massificada, permitindo-lhe integrar colecções públicas e privadas em todo o mundo.

GLOBOS DE OURO 2011

No passado domingo, 29 de Maio, o Coliseu dos Recreios recebeu a XVI edição dos Globos de Ouro. A gala de prémios nacionais organizada pela SIC e a revista Caras premiou as personalidades e instituições que mais se distinguiram no ano de 2010, nas categorias de Cinema, Teatro, Moda, Desporto e Música.

Na categoria de Moda, Luís Buchinho foi distinguido com o globo de melhor estilista e não escondeu a emoção por ver o seu trabalho reconhecido. Luís Borges, um dos modelos portugueses mais requisitados a nível internacional, levou para casa o globo de melhor modelo masculino e Sara Sampaio conquistou o globo de melhor manequim feminino.

O público elegeu ainda o treinador André Villas-Boas como a Revelação do Ano e Simone de Oliveira foi homenageada com o Prémio de Mérito e Excelência.

Parabéns a todos os premiados!


CINEMA
Melhor Filme - Mistérios de Lisboa
Melhor Actor - Adriano Luz
Melhor Actriz - Maria João Bastos


TEATRO
Melhor Actriz - Luísa Cruz
Melhor Actor - Miguel Guilherme
Melhor Peça/Espectáculo - O Sr. Puntila e o Seu Criado Matti


MODA
Melhor Modelo Feminino - Sara Sampaio
Melhor Modelo Masculino - Luís Borges
Melhor Estilista - Luís Buchinho


DESPORTO
Melhor Desportista Masculino - Cristiano Ronaldo
Melhor Desportista Feminino - Naide Gomes
Melhor Treinador de Futebol - José Mourinho


MÚSICA
Melhor Intérprete Individual - Áurea
Melhor Grupo - Deolinda
Melhor Música - O Amor é Mágico (Expensive Soul)


REVELAÇÃO DO ANO
André Villas-Boas


PRÉMIO MÉRITO E EXCELÊNCIA
Simone de Oliveira


Na fotografia: Luís Buchinho

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TIM BURTON NO LACMA DE LOS ANGELES

Depois do sucesso alcançado no MoMA de Nova Iorque, a retrospectiva de Tim Burton instala-se agora no LACMA (Los Angeles County Museum of Art). Entre 29 de Maio e 31 de Outubro de 2011 estarão em exibição mais de 700 desenhos, pinturas, fotografias, vídeos, bonecos, maquetes e vestuário, assim como os filmes Edward Scissorhands, The Nightmare Before Christmas, Batman, Mars Attacks!, Ed Wood, Beetlejuice, e projectos pessoais pouco conhecidos e por realizar que revelam o talento de Tim Burton como ilustrador, fotógrafo, escritor e realizador. Muitas das peças apresentadas pertencem ao arquivo pessoal do artista e nunca foram expostas ao público, tornando esta exposição um must para os fãs de Burton.

Inspirado pela cultura popular, Tim Burton reinventou o cinema como uma expressão de visão pessoal, conquistando uma audiência internacional e influenciando novas gerações de artistas das áreas do cinema e vídeo. A exposição do LACMA explora a diversidade do seu trabalho criativo, traçando o curso da sua imaginação visual, desde os primeiros desenhos de infância às melancólicas e sóbrias produções cinematográficas.

Entre outros grandes projectos, Tim Burton destaca-se pela realização dos filmes: Vincent (1982), Pee-wee's Big Adventure (1985), Beetlejuice (1988), Batman (1989), Edward Scissorhands (1990), Batman Returns (1992), The Nightmare Before Christmas (1993), Ed Wood (1994), Mars Attacks! (1996), Sleepy Hollow (1999), Big Fish (2003), Corpse Bride (2005), Charlie and the Chocolate Factory (2005), Sweeney Todd (2007), e Alice in Wonderland (2010).


LACMA

5905 Wilshire Blvd

Los Angeles,
California 90036


Veja no vídeo abaixo a primeira curta-metragem de Tim Burton, Vincent.


COCA-COLA NO DESIGN MUSEUM

Para celebrar o seu 125º aniversário, a Coca-Cola dá a conhecer a história da sua identidade visual, no Design Museum, em Londres. Até ao dia 3 de Julho, estão em exibição algumas raridades dos arquivos da marca - normalmente guardadas num cofre na sua sede, em Atlanta – incluindo uma fonte Coca-Cola datada de 1947, então considerada um triunfo da tipografia aplicada. Uma sequência de várias garrafas de Coca-Cola mostra as subtis alterações ocorridas desde o lançamento da primeira versão, desenhada por Hutchinson em 1899. Em oposição, a identidade visual da marca permaneceu praticamente inalterada ao longo dos 125 anos.

Quem não tiver a oportunidade de visitar a exposição, pode fazer uma visita virtual aos arquivos da Coca-Cola em theverybestofcocacola.com



HISTÓRIA DA COCA-COLA

A história da Coca-Cola começou numa tarde de verão de 1886, quando o farmacêutico americano Dr. John Styth Pemberton tentava criar um remédio para a dor de cabeça. Pemberton levou este xarope - uma solução caramelada e colorida, misturada com água para curar "todos os males da alma e do corpo" - para a "Jacob's Pharmacy", em Atlanta, e a 8 de Maio de 1886 foi vendido o primeiro frasco. A história ou lenda conta que um freguês chegou à farmácia com muitas dores e quem o atendeu misturou o xarope acidentalmente com água carbonada ou invés de água comum e o resultado foi a Coca-Cola que todos conhecemos.

John Styth Pemberton associou-se a Frank M. Robinson e juntos criaram o logotipo da marca, patentearam o produto e o nome. Frank M. Robinson sugeriu o nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e desenhou as letras num estilo curvilíneo único que se mantém até hoje.

Nasceu, assim, a marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez num fundo preto com letras vermelhas. Posteriormente o logotipo oficial passou para letras bege sobre fundo azul e depois para letras brancas em fundo vermelho.

Em 1891, devido a problemas de saúde, Dr. Pemberton vendeu a sua famosa e secreta fórmula, juntamente com toda a empresa, a outro farmacêutico, Asa G. Candller, que adquiriu os direitos para criar a "The Coca-Cola Company".

Até 1919, Asa Candller conseguiu espalhar a Coca-Cola por todos os estados americanos e, nesse ano vendeu a empresa a Ernest Woodruff e um grupo de investidores. Em 1923, Robert Woodruff, filho de Ernest, assumiu a presidência da empresa e liderou-a por 60 anos, transformando-a naquilo que é hoje.

A Coca-Cola conseguiu atravessar todas as fronteiras de idiomas, religiões e culturas, mantendo a tradição de quase dois séculos de sabor. Hoje, mais do que um refrigerante, a Coca-Cola é um estilo de vida.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

TOUCH | FESTA DE INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO MODALISBOA

A ModaLisboa inaugurou ontem o seu novo espaço na Rua do Arsenal, nº 25, em Lisboa.
A festa de inauguração contou com o apoio da J&B Manhattan.


Fotografias: Artur Cabral e João Bacelar