segunda-feira, 30 de abril de 2012

LOUIS VUITTON JELLY BAG MUST HAVE DA ESTAÇÃO


Silhuetas harmoniosas e cativantes são a aposta da Louis Vuitton para a primavera / verão 2012. A marca francesa criou uma atmosfera poética, que transpôs também para a coleção de acessórios através de formas icónicas e detalhes sofisticados.

Foi na variação sobre o tema da transparência, e mantendo o espírito suavemente naïf da estação, que Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton, encontrou inspiração para desenhar o novo essencial da estação: a Jelly Bag, uma reinterpretação luxuosa do saco de compras. Feita em pele de vitelo metálica envernizada, que é simultaneamente perfurada e gravada para criar um efeito tridimensional, a nova Jelly Bag é elevada ao estatuto de luxo.

«Queríamos começar com algo um pouco diferente do que tínhamos feito da última vez. Decidimos que queríamos fazer algo muito bonito, muito delicado, e muito terno e encher tudo de cores bonitas e muita luz, texturas luxuriantes, coisas translúcidas e transparentes», explicou Marc Jacobs.

Sem dúvida, a must-have Louis Vuitton desta estação!

HELMUT LANG LANÇA SEGUNDA LINHA


A marca austríaca Helmut Lang prepara-se para lançar Helmut, uma segunda linha com preços mais acessíveis, mas que se mantém fiel ao seu universo.

Vestidos drapeados, t-shirts assimétricas, silhuetas descontraídas ... a marca Helmut Lang é conhecida pelos seus básicos confortáveis e cortes perfeitos. Um universo urbano e minimalista, que em breve estará disponível a preços mais acessíveis, através da segunda linha criada por Nicole e Michael Colovos, diretores artísticos da marca há cinco anos.

Helmut chegará às lojas em maio e incluirá várias peças em algodão, como maxi vestidos, calças e t-shirts com estampados gráficos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

LOUIS VUITTON APRESENTA MAROQUINARIS ZOOLOGICAE


A loja da Louis Vuitton na via Montenapoleone, em Milão, acaba de ser invadida por uma série de criaturas únicas. Dezenas de animais fantásticos, criados pela artista britânica Billie Achilleos a partir de pequenos acessórios em pele Louis Vuitton, são os protagonistas de uma exposição especial que celebra o savoir faire e a tradição artesanal da casa francesa, até ao próximo dia 30 de abril.

Após uma primeira colaboração com a Louis Vuitton em 2010, Billie Achilleos – artista graduada em Artes Técnicas e Efeitos Especiais pelo Wimbledon College for Art - volta a fazer um trabalho notável, transformando malas, carteiras e pequenos artigos em pele em simpáticos animais: castor, tatu, camaleão, gafanhoto, esquilo, gato, coruja, sapo, cobra, caranguejo, pato, galo, e muitos outros.

"Sou o tipo de pessoa que vê imagens nas nuvens ou nas bolhas de sabão", afirma Billie Achilleos. "Muitas vezes vejo rostos nas flores do papel de parede. Quando comecei a trabalhar neste projeto, fui a uma loja Louis Vuitton à procura de animais nas malas. Como se eles já estivessem lá e eu necessitasse apenas de abrir os olhos para perceber que um porta-chaves Damier Graphite era na verdade uma pata de um castor. Ou que outro acessório em tela Monograma era na realidade a perna de um gafanhoto. Não há um padrão pré-determinado", afirma a artista. "Num momento há uma pilha de sacos ou pequenos objetos de couro à minha frente, algumas horas mais tarde há um sapo".

Pura criatividade!







“PETIT H” BY HERMÈS


A marca Hermès lançou um vídeo para apresentar o "Petit h", um atelier de recriação que tem como objetivo reaproveitar os materiais que não passaram inicialmente no rígido controle de qualidade da marca.

Artistas e designers usam as sobras dos tecidos, as sedas, o vidro, a porcelana e a pele para criar peças únicas. Novas formas e funções resultam da reutilização dos materiais e da intuição artística. Reciclar e reinventar são as palavras de ordem!


terça-feira, 24 de abril de 2012

NUNO GAMA APRESENTOU COLEÇÃO “BE GOD’S” NA FASHIONPHILOSOPHY - FASHION WEEK POLAND

Nuno Gama apresentou no passado sábado, 21 de abril, a sua coleção para o inverno 2013 na 6ª edição da Semana de Moda da Polónia, no âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre a Associação ModaLisboa e a FashionPhilosophy – Fashion Week Poland.

Entre 18 e 22 de abril, na zona económica de Lodz, foram apresentadas as propostas para o próximo inverno dos principais criadores e marcas de moda polacos, assim como de guest designers internacionais como o português Nuno Gama e a alemã Annette Gortz.

Depois da primeira apresentação na ModaLisboa – LisboaFashionWeek, Nuno Gama levou à FashionPhilosophy – Fashion Week Poland, “Be God’s”, uma coleção que prima pela excelência do corte e dos materiais. Samarras, sobretudos e volumosas golas de raposa, blazers de construção tradicional, camisas e malhas em materiais sofisticados, calças justas e sapatos de atacadores constituíram os looks dos novos “gentlemen urbanos” de Nuno Gama, que muito agradaram ao público polaco.

Fotografias: P. Stoppa














quarta-feira, 18 de abril de 2012

MUSEU GALLIERA DE PARIS PRESTA HOMENAGEM A BALENCIAGA

Para comemorar o quadragésimo aniversário da morte do criador basco Cristóbal Balenciaga, o Museo Galliera, em Paris, apresenta “Cristóbal Balenciaga: Collectioner des Modes”, uma exposição que mistura criações próprias – 40 peças produzidas entre 1937 e 1968 – provenientes dos arquivos do museu e da casa Balenciaga com peças de indumentária tradicional espanhola.

As criações de Balenciaga convivem em harmonia com boleros, capelinas ou trajes de toureiro dos séculos XVIII, XIX e XX. A exposição pretende mostrar a genialidade e o talento de Cristóbal Balenciaga, assim como a paixão e o respeito que o criador sentia pela indumentária tradicional espanhola, na qual se baseou para criar algumas das suas propostas. Em exibição estão também fotografias, obras de arte e artigos específicos de costura que traduzem a paixão de Balenciaga pela criação.

O Museu Galliera apresenta também uma exposição dedicada à obra de Rei Kawakubo, designer da Comme des Garçons.


VERSACE "WAVE"

As formas e os volumes das criações de Gianni Versace eram muitas vezes inspirados no passado. O designer italiano apreciava a ornamentação excessiva do rococó, olhava para a história através da lente distorcida da sua imaginação e misturava sensualidade com sumptuosidade. Entre os símbolos característicos da marca Versace - que desde a morte do designer, em 1997, está sob a direção criativa de Donatella Versace - está uma espiral barroca, um elemento gráfico que reaparece na coleção outono/inverno 2011-12.

Este mesmo motivo barroco inspirou a peça chave da nova coleção Versace Home: o sofá “Wave”. Derivado do antigo triclinum romano, mas reinterpretado de uma forma contemporânea, “Wave” é uma espécie de arabesco tridimensional que combina moda e design de interiores e será apresentado esta semana no Salone Internazionale del Mobile, em Milão.

Disponível em cores vivas como verde ácido e azul elétrico, “Wave” ostenta a riqueza e o luxo da Versace. Para Donatella, esta peça transmite a verdadeira essência da marca. “Quando a criei, quis misturar moda e design, para que as pessoas pudessem experimentar o verdadeiro lifestyle Versace. É inovadora, glamourosa e elegante”.


terça-feira, 17 de abril de 2012

MARNI NO SALONE DEL MOBILE

Uma coleção de 100 cadeiras em metal e fios de PVC multicoloridos é o mais recente projeto da Marni, a ser apresentado esta semana, durante o Salone Internazionale del Mobile, em Milão.

O projeto faz parte das iniciativas de caridade da marca italiana – as cadeiras foram produzidas na Colombia por ex-prisioneiros – e está também associado à exposição de fotografia e vídeo “L’Arte del Ritratto”, criada em colaboração com o fotógrafo e realizador Francesco Jodice. As cadeiras são usadas como pano de fundo para uma série de retratos das equipas da Marni. Consuelo Castiglioni, fundadora e diretora criativa da marca, considera o projeto como uma maneira de participar na vida diária de quem precisa de ajuda e uma homenagem àqueles que contribuem e colaboram com a Marni.

A coleção de 100 cadeiras e a mostra de fotografia e vídeo estão em exibição até ao próximo domingo na loja Marni na Via della Spiga 50, em Milão. A exposição irá, posteriormente, percorrer as várias lojas Marni em todo o mundo, onde as equipas locais também serão fotografados, para que a mostra apresente sempre material novo.

As receitas das vendas das cadeiras serão doadas ao instituto ICAM de Milão - um projeto que permite que os filhos de mães reclusas passem a sua juventude num ambiente familiar.

“CHAIRS WITHOUT LEGS” EM EXIBIÇÃO NO ARQUIVO BAUHAUS

Até 10 de junho, o Museu do Design de Munique apresenta no arquivo Bauhaus, em Berlim, “Chairs Without Legs”, uma exposição especial que oferece uma visão multifacetada sobre o design e o desenvolvimento tecnológico do assento moderno.

Já no início da década de 1920, figuras de renome da Bauhaus como Marcel Breuer e Ludwig Mies van der Rohe desenhavam cadeiras cantilever feitas em tubos de aço, transferindo o conceito de leveza e transparência da arquitetura para o design de mobiliário.

“Chairs Without Legs” é uma instalação de 25 diferentes tipos de assentos e mostra como as cadeiras sem pernas se desenvolveram desde as suas primeiras versões, através do uso de métodos de produção de alta tecnologia e novos tipos de material, com influências da arte livre e como resultado de mudanças sociais e políticas.

Em exibição estão cadeiras de Alexander Begge, Marcel Breuer, Henrik Frederiksen, Frank O. Gehry, Konstantin Grcic, Jindrich Halabala, Stefan Heiliger, Poul Henningsen, Rudolf Horn, Antonin Kybal, Cesare Leonardi, Ross Lovegrove, Vico Magistretti, Sven Markelius, Ludwig Mies van der Rohe, Ernst Moeckl, Steen Ostergaard, Verner Panton, Bernard Rancillac, Mart Stam, Winfred Stab, Franca Stagi, Stiletto Studios (Frank Schreiner) e Ladislav Zak.

“A Bauhaus foi um laboratório para a arte, um espaço inovador onde as experiências criativas levaram ao desenvolvimento de produtos baseados nas necessidades dos consumidores. Estes objetos extraordinariamente criativos são hoje considerados clássicos do design. A abertura criativa para descobrir novos caminhos, que era a ordem do dia na Bauhaus, reflete-se em muitos dos novos desenvolvimentos da cadeira cantilever que o Museu do Design de Munique apresenta nesta exposição no arquivo Bauhaus", afirmou Annemarie Jaeggi, diretor do arquivo Bauhaus.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ROSEBUD LBV

Vintage, Lifestyle e Design são as palavras chaves da nova loja ROSEBUD LBV, que inaugurou no passado dia 24 de março no Páteo Bagatela, em Lisboa.

Este novo espaço combina três mundos diferentes, que se complementam e apaixonam os clientes mais exigentes. Peças de outras épocas ou em segunda mão convivem com artigos de design contemporâneo de diversas marcas. Desde móveis e acessórios a vinhos e produtos gourmet, na ROSEBUD LBV encontram-se inúmeros artigos que partilham qualidade e distinção.

Outra novidade é a possibilidade esporádica de revenda de artigos de alguns dos clientes habituais.

ROSEBUD LBV, um mundo de peças originais e de referência, que vale a pena descobrir.


ROSEBUD LBV
Rua da Artilharia 1, 47
Páteo Bagatela, Lj. V

sexta-feira, 13 de abril de 2012

NUNO GAMA APRESENTA COLEÇÃO NA FASHIONPHILOSOPHY - FASHION WEEK POLAND

No âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre a Associação ModaLisboa e a FashionPhilosophy - Fashion Week Poland, o designer Nuno Gama foi convidado a integrar o calendário de desfiles da próxima semana de moda da Polónia, que se realiza entre 18 e 22 de abril, em Lodz, uma cidade ligada à indústria de moda há mais de 200 anos.

Durante a FashionPhilosophy - Fashion Week Poland serão apresentadas as coleções para o inverno 2013 dos principais criadores e marcas de moda polacos, assim como de guest designers internacionais. Nuno Gama apresentará no sábado, 21 de abril, às 22h00, a coleção “Be God’s”, dando a conhecer os seus “gentlemen urbanos” ao público da Polónia.

Além dos desfiles, o programa da FashionPhilosophy - Fashion Week Poland inclui também um showroom, uma exposição de fotografia de jovens fotógrafos polacos, workshops para profissionais de moda, um festival de cinema, entre outros eventos.

Mais informações em http://www.fashionweek.pl/

HERMÈS COMEMORA 175º ANIVERSÁRIO

Para celebrar o seu 175º aniversário, a marca de luxo francesa Hermès apresenta, entre 8 e 27 de maio, a exposição "Leather Forever", nas galerias de Burlington Gardens, em Londres.

Desde a sua criação em 1837, a Hermès tem investigado, inovado e revolucionado o tratamento do couro, mantendo sempre os valores de qualidade e excelência. O resultado são os mais refinados acessórios como as icónicas malas Kelly e Birkin.

"Leather Forever" pretende ser uma viagem sensorial através da história da marca, e da sua relação poética com o couro. Em exibição estarão peças antigas, como as encomendas pessoais dos duque de Windsor, até às últimas criações da empresa, assim como quatro versões da bolsa Passe-Guide, que representam Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. Para identificar cada uma delas, as bolsas têm adornos típicos da cultura de cada país. A versão inglesa tem um enfeite em pelo, em referência aos chapéus usados pela guarda da Rainha. O modelo escocês, feito em tartan laranja, é adornado com o alfinete utilizado para prender os kilts. A bolsa irlandesa, em pele de crocodilo verde, apresenta um pendente em forma de trevo de quatro folhas. Já o modelo galês tem um adorno de metal em forma de dragão. Estas bolsas únicas e exclusivas foram criadas especialmente para a exposição e serão leiloadas na Christie’s entre os dias 14 de maio e 1 de junho, com as receitas a reverter na totalidade para a Royal Academy of Arts.

Os visitantes da exposição terão ainda a oportunidade de ver ao vivo o trabalho dos artesãos que trabalham para a Hermès, que irão viajar para Londres para mostrar como se fabrica à mão um acessório em couro.


"Hermès Leather Forever"
De 8 a 27 de maio

6 Burlington Gardens, London W1

Horário: De segunda a quinta-feira, das 10h00 às 18h00; sextas-feiras até as 22h00.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ANTIK BATIK COMEMORA 20 ANOS

Quando Gabriella Cortese viajou para Bali e descobriu a antiga técnica de serigrafia Batik provavelmente não imaginava que vinte anos depois estaria a celebrar o aniversário da marca Antik Batik, embaixadora do estilo étnico e boémio.

A marca francesa não abandona o seu conceito desde a sua criação, nem segue tendências e modas sazonais. O trabalho artesanal é o seu ADN. Gabriella Cortese viajou pela América do Sul, Índia e Ásia para adquirir o savoir faire necessário para dotar as suas peças com os caraterísticos bordados e estampados tribais. 


A aventura que começou em 1992 com uma singela linha de pareos conta atualmente com coleções completas para mulher e criança, assim como uma linha de decoração.

FESTIVAL ADIDAS URBAN SOUNDS BY MYSPACE

O adidas Urban Sounds by Myspace, o primeiro festival de música e arte urbana em Portugal, acaba de anunciar alguns dos nomes que irão atuar no Lx Factory, no próximo dia 5 de maio. Ao todo, estão já confirmadas 19 bandas, para os 40 concertos, que vão oferecer os 1700 minutos de música prometidos.

Anoraak, Beautify Junkyards, Bliss Dj Set, Cavaliers of Fun, Chad Valley, Danger, doismileoito, Futurecop!, Jazzanova Dj Set, Jono Mccleery, Junior Boys Dj set, Manuel Fúria, Memória de Peixe, Sharam, Shit Robot, Skream, The Electronic Conspiracy, The Legendary Tigerman em DJ set, Youthless são as apostas da adidas e do Myspace para aquele dia em que se comemoram também os 40 anos da adidas.

Acompanhe todas as novidades no myspace e site oficial do festival: www.myspace.com/adidasurbansounds

quarta-feira, 11 de abril de 2012

MEAM BY RICARDO PRETO NO ESPAÇO COMCOR

A segunda linha do designer Ricardo Preto, Meam by Ricardo Preto, está agora disponível na ComCor, em Lisboa, um espaço privilegiado onde pode encontrar também as coleções do criador Pedro Pedro e de marcas como Sienna Miller, Jeffrey Campbell, Goldmud ou Fred Perry, entre outras.

A nova coleção Meam by Ricardo Preto é composta por peças em algodão estampado com várias cores, num mix de listras e flores. Riscas finas em tons de azul bebé ou verde água em conjuntos de saia e blazer ou vestidos fluídos com pormenores descontraídos e elegantes são algumas das propostas da marca para o verão 2012.

Meam by Ricardo Preto resulta de uma parceria com a Meam, uma empresa que utiliza a mais recente tecnologia para a confeção, bordados e impressões em peças de vestuário e que privilegia a relação entre a indústria e os criadores de moda. Ricardo Preto mantém a sua linha de criador e transporta para a indústria os mesmos valores que regem o seu trabalho individual, enfatizando a feminilidade, os cortes, os tecidos e a elegância.

Meam by Ricardo Preto tem como principal objetivo tornar a Moda Portuguesa acessível a todas as mulheres e nesta estação vem dar uma nova dinâmica ao espaço ComCor, em Lisboa.

Para ver de perto!

COMCOR LISBOA

Rua Alexandre Herculano, nº 11

1150-005 Lisboa

WRONG WEATHER GALLERY INICIA VENDA DE ARTE ONLINE

Desde a sua inauguração em 2009, que a Wrong Weather Gallery tem exposto periodicamente o trabalho de artistas emergentes, mostrando o melhor da cena nacional e internacional com obras marcantes, que retratam diferentes olhares e sensações, sempre numa relação estreita com a Moda. Pela Wrong Weather Gallery já passaram importantes nomes como Bruce LaBruce, Katrina del Mar, Konstantinos Menelao, Mustafa Sabbagh e Pierre Debuscherre, entre outros.


Em março passado, a Wrong Weather Gallery abriu as portas ao comércio de arte online. Todas as peças apresentadas em exposições na galeria estão agora disponíveis para compra através da loja online http://www.wrongweather.net/index.php?id=35

As primeiras obras disponíveis pertencem à exposição “Noetic Corpus: Sojourn of the Soul” de Predrag Pajdic. Artista, designer e comissário, Predrag Pajdic traça uma linha entre o consciente e subconsciente. As suas imagens não conduzem apenas a uma perceção de como o emocional e corpóreo pode ser regulado e controlado pela alma mas oferece também um vislumbre do lugar onde, dentro de nós, reside a alma. Cada rosto transmite a noção da alma como algo não racional, entrando em estados de sonho consciente com os seus olhares penetrantes e posições fantasmagóricas. O trabalho de Predrag Pajdic oferece uma antítese ao minimalismo e, quase sempre em cenários “naturais”, traz uma surpreendente sensação de opulência. Existe uma troca entre o selvagem e o sublime em cada linha e em cada sombra.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MERRELL FLAGSHIP STORE E GRÉMIO DO CARMO INAUGURAM NA BAIXA LISBOETA

Hoje damos-lhe a conhecer dois novos espaços na Baixa lisboeta que decerto não vão passar despercebidos.

A primeira flagship store do país da Merrell, a maior marca de outdoor do mundo, inaugura amanhã no nº 277 da Rua do Ouro e toda ela reflete o espírito da marca. A localização no coração da capital reforça o lema “Let´s Get Outside”, uma ideia sempre presente na Merrell, conhecida por criar produtos multidesporto para se desfrutar o exterior da melhor forma.

A Merrell já nos habituou a ter novidades aos pares e a abertura de um espaço de cafetaria no piso superior da loja é uma razão acrescida para ir até à Baixa de Lisboa. O Grémio do Carmo é um espaço descontraído para beber um café, tomar uma bebida ou fazer uma refeição ligeira com opções orgânicas e biológicas de qualidade, que pode ser descoberto a partir da loja Merrell ou diretamente através da Rua do Carmo (nº98, 1º Esq - entrada pelo filatelista).

Não deixe de passar por lá!

HORÁRIO:
De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 20h00.