sexta-feira, 27 de julho de 2012

MIGUEL VIEIRA LANÇA NOVA CAMPANHA OUTONO/INVERNO 2012/13


Para o outono/inverno 2012/13, a campanha internacional masculina do designer Miguel Vieira tem nos sons do fado a sua inspiração maior. É na magia da redescoberta das nossas origens que o designer encontra mote para a renovação da nova estação.

O fado está presente em todos os detalhes: As cravelhas da guitarra portuguesa transformam-se em aplicações metálicas que adornam os ténis, reinventando na contemporaneidade o imaginário de uma linguagem tradicional. O leque da guitarra é projetado num coordenado totalmente branco, imprimindo-lhe o padrão das nossas origens.

A campanha é protagonizada pelo manequim Rodrigo Santos (Elite Portugal) e fotografada em estúdio por Joel Bessa. O styling esteve a cargo da equipa do atelier Miguel Vieira, a maquilhagem é da responsabilidade de Helena Almeida e os cabelos de Pedro Ferreira.

A partir de 15 de agosto, a coleção Miguel Vieira para o próximo outono/inverno estará disponível nos vários pontos de venda nacionais e internacionais da marca.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

CHLOË SEVIGNY – NOVO ROSTO DA MIU MIU


Dezasseis anos após ter protagonizado a primeira campanha publicitária para a Miu Miu, a atriz Chloë Sevigny volta a ser rosto da marca italiana. A nova campanha da Miu Miu para o outono/inverno 2012/13, fotografada por Mert Alas e Marcus Piggott, apresenta uma galeria de retratos com uma atitude sedutora e provocante.

Chloë Sevigny é fotografada num cenário estilizado que nos remete para os anos 1970, a descansar preguiçosamente numa cadeira e a beber chá. Naïve e misteriosa, a atriz desperta a curiosidade dos espetadores, com uma ambígua troca de olhares. A nova coleção da Miu Miu, com as suas formas masculinas, brilhos e estampagens gráficas, torna-se o elemento principal de uma série de imagens "caleidoscópicas".

Veja o vídeo do making of abaixo.







MUSEU DE SERRALVES ACOLHE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO EM PORTUGAL DA OBRA DE MARIJKE VAN WARMERDAM


Até 14 de outubro, o Museu de Serralves, no Porto, apresenta “Close by in the distance” (De perto à distância), a maior exposição retrospetiva dos trabalhos da artista holandesa Marijke van Warmerdam.

Desde a década de 1980, Marijke van Warmerdam explora novas possibilidades de expressão formal e concetual de cruzamento entre o filme, o vídeo, a escultura, a fotografia e a linguagem. A artista é especialmente conhecida pelos seus pequenos filmes em loop, nos quais explora a intensa visualidade dos seus motivos. Objetos banais e ações quotidianas conquistam a qualidade de um encantamento hipnótico que as transfigura perante quem agora as possa conhecer. A sua obra convida também a uma nova forma de ver através das intervenções das suas esculturas, obras fotográficas e pinturas.

A obra de Marijke van Warmerdam tem sido apresentada em diversas exposições internacionais como as Bienais de Veneza, Sydney, Berlim e Gwangju, sendo agora exposta, pela primeira vez, em Portugal. A exposição é comissariada pelo curador Jan Debbaut, anterior diretor das coleções da galeria londrina Tate Modern.








quarta-feira, 25 de julho de 2012

CIA.MARÍTIMA APRESENTA COLEÇÃO VERÃO 2013 NA MERCEDES-BENZ FASHION WEEK SWIM


A conhecida marca brasileira de beachwear Cia.Marítima apresentou, no passado dia 21 de julho, a sua coleção para o verão 2013 na Mercedes-Benz Fashion Week Swim, em Miami. O evento teve lugar em Cabaña Grande, South Beach, no histórico hotel Raleigh, e contou com a presença de Benny Rosset, fundador e diretor criativo da marca.

Inspirada no cenário paradisíaco e nas deslumbrantes praias do Havai, a nova coleção da Cia. Marítima é composta por cerca de 40 looks, entre biquínis, fatos de banho com estampagens exclusivas, vestidos fluidos e sarongues, que combinam a sofisticação e o conforto caraterísticos da marca brasileira.

Destaque para as peças em jacquard com fios de lurex e para os bordados presentes nas sedas e nos vestidos floridos. Os padrões tropicais são predominantes e surgem em diversas cores, conjugados com imagens em tons sépia das ilhas do Pacífico. Um padrão com cavalos-marinhos adiciona um toque pop e juvenil à coleção e assume-se como um dos hits da estação.

Lenços em seda de cores vibrantes e acessórios exclusivos como malas em camurça com alças feitas de lenços e óculos de sol estilo anos 1970 em cores e padrões fortes complementam os looks da Cia.Marítima para o verão 2013.










terça-feira, 24 de julho de 2012

RAF SIMONS FALA SOBRE A SUA ESTREIA NA CASA DIOR


Passaram duas semanas desde que Raf Simons apresentou, em Paris, a sua primeira coleção de Alta Costura para a casa Dior, e deu início a uma nova etapa na sua carreira.

Disposto a fazer esquecer a imagem anteriormente construída por John Galliano, o designer belga rompeu por completo com os códigos de sumptuosidade e teatralidade do seu antecessor e deu primazia à simplicidade e à recriação de looks icónicos de Dior como o New Look ou o fato Bar.

Agora, através de um vídeo de apenas 3 minutos, Raf Simons explica a sua visão da empresa fundada por Christian Dior e as bases da sua primeira coleção de Alta Costura. "O meu desejo é unir a história e o futuro". "É uma mudança de atitude. As mulheres podem mover-se de forma relaxada com as mãos nos bolsos".

Raf Simons também expressou a sua estima pelo trabalho de Christian Dior numa entrevista que deu ao jornal espanhol El País: "Acho que algo precisava de ser restaurado. Não gosto que as pessoas se esqueceram do próprio Christian Dior e identifiquem o seu nome com outra coisa. Simplesmente porque ele é demasiado importante".


segunda-feira, 23 de julho de 2012

“SCREEN TEST”: NOVA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA DIESEL


A marca italiana Diesel apresenta uma nova campanha publicitária que vai para além das convenções. “Screen Test” dá continuidade ao tema “retratos para uma vida de sucesso” e une a moda a fortes personalidades para criar um conjunto de performances altamente estilizadas perante a câmara. Tirando dicas da sofisticada Alta Costura, bem como do street style, “Screen Test” mistura códigos e referências sem medo ou regras. É esta atitude ”vale tudo” perante a moda que sustenta esta divertida campanha para o próximo outono/inverno 2012/13.

O icónico fotógrafo de moda Steven Meisel cria uma série de testes fotográficos com alguns dos modelos do momento - Karen Elson, Hanne Gaby Odiele, Jamie Bochart, Fei Fei Sun, Coco Rocha, Mirte Maas, Sid Ellisdon, Ethan James, Yuri Pleskun, Sallieu Jalloh e Dae Na – convidando cada personagem a entrar no seu papel e a desempenhá-lo perante a câmara.

Os adereços são resgatados de um baú e fornecem o estimulo necessário para cada persona inventada. Nos ecrãs digitais a incorporação de animações cinematográficas permitem que cada imagem se torne viva ao mais pequeno movimento.

Num irreverente design em grelha, as personagens conectam-se inadvertidamente e assiste-se a um desenvolvimento casual de uma rede social. Uma mistura de estilos e identidades que brincam uns com os outros para criar uma verdadeira atitude Diesel.







“KINETIC RAIN”




“Kinetic Rain” é uma curiosa instalação de arte criada pelo coletivo de design alemão ART+COM para o terminal 1 do aeroporto Changi de Singapura. Constituída por mais de mil gotas de chuva de metal que se movem em padrões coreografados, “Kinetic Rain” tem como principal objetivo proporcionar aos passageiros um momento de contemplação e reflexão.

A instalação é constituída por duas partes, cada uma compreendendo 608 gotas de chuva de alumínio coberto com cobre, suspensas por finos cabos de aço por cima de duas escadas rolantes opostas. “Kinetic Rain” segue uma coreografia de 15 minutos concebida em computador, onde as duas partes se movem em conjunto e uníssono, espelhamento, complementando ou respondendo aos movimentos uma da outra. Várias fontes de luz montadas abaixo da instalação criam um jogo de sombras no teto do aeroporto e iluminam o movimento das gotas.

Para quem não tem a oportunidade de ver a instalação ao vivo, aqui fica um vídeo.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

KATE MOSS NUM MURAL DE BRAINWASH


Descoberta aos 14 anos por Bettina Rheims, Kate Moss tornou-se, desde o início dos anos 1990, a musa de diversos artistas, designers de moda e fotógrafos, e uma das modelos mais icónicas da sua geração. Elogiada ou censurada, a jovem modelo atraiu a atenção de todos. Alguns criadores criticavam o seu ar andrógino e silhueta esguia, enquanto outros, como Calvin Klein, destacavam a sua beleza única.

Após mais de duas décadas de polémicas e sucessos, Kate Moss continua a inspirar artistas como Thierry Guetta, mais conhecido como Mr Brainwash. A modelo britânica é o tema de um colorido mural na Oxford Street, em Londres, criado pelo artista de rua francês para promover a inauguração da sua exposição no The Old Sorting Office, no próximo dia 3 de agosto.

Brainwash já é um favorito nos mundos da moda e da música: pintou um retrato de aniversário do presidente e CEO da LVMH, Bernard Arnault, e criou capas de álbuns de Madonna e dos Red Hot Chilli Peppers.

“BIOMIMICRY SHOE”


A natureza foi a principal fonte de inspiração para a criação do “Biomimicry Shoe”, um sapato de forma orgânica resultante de uma colaboração entre a designer de moda holandesa Marieka Ratsma e o arquiteto americano Kostika Spaho.

A ideia dos criadores era realçar a estética e a forma do crânio das aves, assim como a sua leveza e a sua estrutura óssea diferenciada. Uma estrutura que requer menos material de suporte, resultando numa maior eficácia, força e elegância.

“A natureza pode ser uma grande inspiração para a moda, especialmente para o uso de materiais e construções mais inteligentes. Técnicas como a impressão 3D podem ajudar-nos a aproximar-nos ainda mais das formas da natureza. A natureza pode ser usada como uma nova forma de abordar o design”, explicam Marieka Ratsma e Kostika Spaho.





quarta-feira, 18 de julho de 2012

SAMPLE SALE NA LOJA ALEXANDRA MOURA MA+S


Entre amanhã e o próximo sábado, dia 21, a loja Alexandra Moura MA+S disponibiliza mostruários de coleções passadas Alexandra Moura, com descontos até aos 50%. A mostra Sample Sale decorre na Rua D. Pedro V, 77 ao Príncipe Real, em Lisboa, entre as 11h00 e as 22h00.

Uma ótima oportunidade para os clientes e admiradores do trabalho de Alexandra Moura adquirirem peças únicas e originais das últimas coleções de verão para senhora e homem (incluindo acessórios).

LADY GAGA PROTAGONIZA CAMPANHA DA SUA PRIMEIRA FRAGRÂNCIA, FAME


Excêntrica, como sempre, Lady Gaga acaba de revelar a primeira imagem da campanha publicitária do seu perfume Fame, fotografada por Steven Klein. Na fotografia, a cantora pop usa uma máscara negra e o seu corpo nu está coberto por pequenas figuras masculinas. Na mão esquerda, Lady Gaga segura o que a cantora apelida de seu “bebé”. O perfume, desenvolvido pelo laboratório Haus Laboratories em parceria com a Coty, só chega ao mercado em setembro e será apresentado num frasco desenhado em colaboração com Nick Knight.

Fame, uma fragrância negra que se torna transparente ao entrar em contato com a pele, reinventa a pirâmide olfativa. Tradicionalmente, os perfumes têm uma estrutura piramidal, que vai das notas mais fortes às mais suaves, mas a fragrância de Lady Gaga tem uma estrutura chamada push-pull technology, onde os ingredientes – notas de damasco, peónia e gotas de mel, entre outros – se misturam sem ordem. O resultado é um perfume floral e frutado que a cantora convida a experimentar: “Desfruta da primeira fragrância da Haus Laboratories. Fame é uma perspetiva emocionante da alma negra. X GAGA”.




terça-feira, 17 de julho de 2012

LANA DEL REY: NOVO ROSTO DA H&M


Depois do anúncio da sua colaboração com a Maison Martin Margiela, a H&M dá-nos mais um bom motivo para ansiarmos pela chegada da próxima estação, ao escolher Lana del Rey como rosto e voz da sua campanha publicitária para o outono/inverno 2012/13.

Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin foram os fotógrafos responsáveis pela campanha impressa, que mostra a cantora, no seu caraterístico estilo retro, vestindo uma camisola de lã angorá e umas calças cor de rosa pálido.


Lana del Rey protagonizará também a campanha de TV e gravará a música Blue Velvet, clássico dos anos 50 de Bobby Vinton, para a ocasião. O vídeo, com estreia marcada para 19 de setembro e direção do conhecido realizador Johan Renck - que já trabalhou com artistas como Madonna, Kylie Minogue ou Beyoncé - está a ser gravado em Los Angeles e a inspiração será a coleção de inverno da H&M que, a apreciar pela imagem da campanha já divulgada, será doce, retro e muito feminina.


Foto: Lana Del Rey para H&M
© Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin

“PEQUENO ALMOÇO SOBRE CARTOLINA”, DE JORGE VARANDA EM EXIBIÇÃO NO CAM



Até 2 de setembro, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta “Pequeno-almoço sobre cartolina”, a primeira exposição póstuma de Jorge Varanda (1953 – 2008), artista plástico português com um percurso marginal que se dividiu entre a pintura, a ilustração, as artes gráficas, a produção de diaporamas, a intervenção em arquitetura e a realização de filmes e banda desenhada.

O título da mostra remete para uma folha de cartolina, onde o artista desenhou o contorno de alguns objetos e escreveu palavras como “local da bandeja”, “pão” e “controlo remoto”, que sugerem uma refeição matinal em frente a uma televisão.

Em exibição estão diversas cartolinas pintadas durante os anos 1980, que constituem o mais relevante desenvolvimento na pintura de suporte bidimensional de Jorge Varanda, assim como madeiras recortadas e justapostas, caixas que são interiores de pequenos teatros ou exteriores de prédios de grandes cidades, biombos e outros dispositivos articulados.






segunda-feira, 16 de julho de 2012

WALLPAPER LANÇA FRAGRÂNCIA COM KARL LAGERFELD E STEIDL


"BEAUTIFUL PAPER IS FOR ME THE TOP OF LUXURY”
Karl Lagerfeld


“Paper Passion” é uma nova fragrância para os amantes de livros, criada pelo perfumista Geza Schoen em parceria com o editor alemão Gerhard Steidl, a revista internacional de design, Wallpaper, e o designer de moda Karl Lagerfeld.

“Paper Passion” conta a história da paixão de Gerhard Steidl pelo cheiro dos livros recém-impressos. A embalagem, desenhada por Karl Lagerfeld, é um livro verdadeiro com um compartimento recortado no interior para acondicionar o frasco do perfume. Na frente do livro estão breves ensaios sobre o tema do papel, escritos por Karl Lagerfeld, Geza Schoen, pelo autor e artista alemão Gunter e pelo editor-chefe da Wallpaper, Tony Chambers.

Segundo o mestre perfumista Geza Schoen, captar o cheiro de um livro recém impresso e pesquisar os ingredientes necessários para a criação desta fragrância foi difícil, porque as notas secas do papel impresso são incomuns em perfumaria. A maioria das fragrâncias contém entre 20 e 100 ingredientes, mas Schoen optou pela simplicidade e criou “Paper Passion” com apenas cinco ingredientes. "Você tem um livro, abre-o, há um frasco lá dentro e cheira a livro. Pode ser subtil, mas a ideia é privilegiar a simplicidade.”
“Nos últimos três anos, a Wallpaper reuniu designers, artesãos e fabricantes para criar obras inusitadas e marcantes para a nossa exposição anual Handmade", afirmou Tony Chambers. "Esta é uma das nossas melhores colaborações: Uma fragrância extraordinária com uma embalagem bonita. Um frasco num livro. Um livro num frasco.".

“Paper Passion” está disponível no website http://www.steidlville.com/









POP UP STORE FLY LONDON EM GUIMARÃES


No passado dia 11 de julho, a Fly London inaugurou uma Pop Up Store no centro histórico de Guimarães. O novo ponto de venda da conhecida marca de calçado portuguesa, situado no nº 24 da Rua de Santo António, tem funcionamento previsto até ao final de 2012 e assume um posicionamento híbrido entre espaço comercial e plataforma artística.

As linhas orientadoras para a conceção da Pop Up Store tiveram em conta o contexto específico de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Foi concebida uma instalação visual que intervém sobre toda a geografia da loja, com a colocação de cortinas plásticas translúcidas que permitem por um lado um jogo de iluminação (colorida) e o suporte dos recursos multimédia. Os conteúdos da projeção de “vídeo art”, visíveis durante o dia e a noite, aludem ao universo Fly London.

A decoração do espaço, da responsabilidade de António Vieira em colaboração com Pedro Ferreira e o cineclube de Guimarães, tem uma linguagem plástica resultante da combinação de diversos recursos estéticos que variam entre elementos barrocos, kitsch, minimal e multimédia, numa ambiência eclética e contemporânea.

Um espaço a visitar!


FLY LONDON POP UP STORE
Rua Santo António, nº 24
4800-162 Guimarães
Tel: 910 594 450

Horário: segunda-feira a domingo, 10h00 > 19h30







sexta-feira, 13 de julho de 2012

POP UP STORE NUNO BALTAZAR | ESPAÇO MODALISBOA
SUGESTÕES DE LOOK


Neste verão compre Moda Portuguesa! Se ainda não teve a oportunidade de visitar a POP UP STORE NUNO BALTAZAR, veja algumas das peças que aqui pode encontrar.












NUNO BALTAZAR POP UP STORE . LISBOA
11 a 17 de julho 2012
2ª feira a sábado (exceto domingo) – 10h00 > 13h30 | 14h00 > 19h00

Rua do Arsenal, 25 – Lisboa (Junto à Praça do Município)
Tel. 919 549 738

quinta-feira, 12 de julho de 2012

MODALISBOA CLOSE-UP

VIDAL SASSOON . THE MOVIE
16 DE JULHO | 21H00
ESPAÇO NIMAS


Com a apresentação de HELENA VAZ PEREIRA



E como prometido é devido, estamos de volta! E desta vez olhamos para os cabelos.

"Vidal Sassoon . The Movie" é um documentário sobre o homem que “mudou o mundo com uma tesoura”, sob os princípios básicos da liberdade e simplicidade. Com cortes de baixa manutenção, libertou as mulheres da tirania dos salões e da laca.

Este é um olhar íntimo sobre a vida de Vidal Sassoon, desde a sua infância num orfanato, o seu tempo como soldado, o seu início em Bond Street e a reflexão sobre a revolução do seu trabalho, até hoje incomparável.

Este filme apresenta-nos material até agora inédito, entrevistas com o seu antigo pessoal, família, repórteres e historiadores.
Todos juntos ilustram a vida e o legado do cabeleireiro mais influente de todos os tempos, cujo estilo transcende a indústria que mudou para sempre.


ESPAÇO NIMAS
Av. 5 de Outubro 42b - Lisboa
Tel: 210 961 926
Email: nimas.cinema@gmail.com

Bilhetes: 4€ (estudantes 3€)



quarta-feira, 11 de julho de 2012

POP UP STORE NUNO BALTAZAR NO ESPAÇO MODALISBOA | INAUGURAÇÃO


Ana Isabel, Cristina Gomes, Luisa Beirão, Sandra Celas, Sofia Cerveira, Sofia Monte Real, Teresa Lameiras foram apenas algumas das personalidades que marcaram presença na inauguração da POP UP STORE NUNO BALTAZAR, no ESPAÇO MODALISBOA.

Com esta loja temporária, Nuno Baltazar pretende compensar a falta de um ponto de venda próprio na capital, há muito solicitado pelas suas clientes. “É a segunda vez que faço uma pop up store em Lisboa, em épocas diferentes, e é possível que ainda faça mais alguma antes de avançar para uma loja definitiva. No fundo pretendo criar alguma habituação nos clientes, colmatar o facto de não ter uma loja em Lisboa e perceber qual poderá ser a reação do público a uma loja definitiva. Vamos ver nestes dias se se justifica essa aposta no futuro”, explica o designer.

A pop up store está aberta até à próxima terça-feira, 17 DE JULHO, dando às admiradoras da marca que residem ou estão de visita à capital uma oportunidade única de adquirir peças e acessórios selecionados da coleção verão 2012, com descontos que variam entre 30% e 50%. Nuno Baltazar explica que a seleção de peças que trouxe para Lisboa é diferente da apresentada na loja do Porto. “Dividi um pouco as coisas. Uma das características da minha marca é que as peças têm uma edição muito limitada, nunca existem mais de 4 a 5 peças iguais. Há uma por tamanho e depois existe noutra cor, noutro material. Para Lisboa trouxe duas vertentes: uma mais easy-wear, de dia, apesar de ter sempre um toque sofisticado característico da marca, e outra assumidamente mais festa. Com isto quis mostrar também que as pessoas têm, muitas vezes, uma ideia errada do trabalho dos designers portugueses. Acham que não produzem, que não têm tamanhos, que só fazem roupa para os desfiles ou para os modelos. Essa ideia é completamente errada. Eu produzo em vários tamanhos, até ao 42. Portanto, trouxe propostas com vários tamanhos, com muita cor, porque acho que o verão chegou muito tarde e também porque queria que a loja tivesse uma atitude um pouco energética nestes dias”.

À coleção de moda, juntam-se também peças de decoração Baltazar MAP. Mais um bom motivo para visitar a POP UP STORE NUNO BALTAZAR!

Tome nota da morada - Rua do Arsenal, 25 - e passe por cá!


NUNO BALTAZAR POP UP STORE . LISBOA

11 a 17 de julho 2012
2ª feira a sábado (exceto domingo) – 10h00 > 13h30 | 14h00 > 19h00

Rua do Arsenal, 25 – Lisboa (Junto à Praça do Município)
Tel. 919 549 738



FOTOS: © Ana Gilbert