quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ROMEO BECKHAM É O NOVO ROSTO DA BURBERRY


Romeo Beckham, filho de Victoria e David Beckham, dá os primeiros passos no mundo da moda, ao protagonizar a campanha primavera/verão 2013 da Burberry. Uma campanha jovem e dinâmica fotografada por Mario Testino, sob a direção de Christopher Bailey, diretor criativo da marca britânica.

As primeiras fotografias oficiais já foram divulgadas, bem como um pequeno vídeo. Vestindo um mítico trench coat Burberry, Romeo Beckham aparece ao lado dos modelos Cara Delevingne, Edie Campbell, Charlotte Wiggins, Charlie France, Alex Dunstan e Max Rendell, iluminando a campanha com uma energia contagiante, que reflete o espírito alegre da coleção.




HAVE YOU SEEN DANTE?


“Have You Seen Dante?” é o título de uma nova exposição eclética e antropológica que está patente na Vitrine Gallery, no sul de Londres, até 19 de janeiro de 2013. Um grupo de artistas emergentes de Londres - Maurizio Anzeri, David Buckley, Samantha Donnelly, Justin Eagle, Clare Kenny e Damien Meade - mostram como o corpo humano é retratado e apresentado na prática artística, desde a sua objetivação até à exploração daquilo que o torna humano. As perspetivas e os trabalhos apresentados pelos artistas são diversificados, variando desde simples impressões a complexas instalações.

Vitrine Gallery
Bermondsey Street – London








quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

NOVA COLEÇÃO KRIS VAN ASSCHE PARA LEE


Depois do sucesso da sua primeira coleção para a Lee, o designer belga Kris Van Assche continua a colaborar com a marca de denim para a estação primavera/verão 2013.

No novo lookbook, fotografado por Bruno Staub e protagonizado pelo modelo Alexander Ferrario, podemos contemplar uma coleção casual, com o denim a assumir um papel essencial. Coletes, camisas e t-shirts surgem como peças principais, enquanto nos acessórios se destacam os chapéus e as gravatas.

Uma coleção minimalista, com o toque moderno e elegante que caracteriza o trabalho de Kris Van Assche.


FOTOGRAFIAS: Bruno Staub










“SERGIO ROSSI MEETS MEMPHIS”


Sergio Rossi presta homenagem ao movimento artístico Memphis Milano com a apresentação da instalação “Sergio Rossi meets Memphis”, na concept store 10 Corso Como, em Milão. A conhecida marca italiana de calçado junta sapatos da sua coleção de verão, que foi inspirada no célebre movimento artístico e cultural da década de 1980, com algumas peças icónicas provenientes da galeria de arte Memphis, em Milão.

"As técnicas usadas pelos Memphis, incluindo a combinação de gráficos, cores fortes e materiais inusitados criando inovadores padrões gráficos, permitiram-me exaltar o aspeto artesanal dos sapatos Sergio Rossi, tornando-os verdadeiros objetos de design", explicou o diretor criativo da marca, Francesco Russo. Alguns dos modelos de sapatos que integram a instalação estão à venda exclusivamente na 10 Corso Como, até ao próximo dia 24 de dezembro.


FOTOGRAFIAS: Getty Images para Sergio Rossi







100 ANOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES EM PORTUGAL


Inaugura amanhã, pelas 19h, no MUDE, em Lisboa, a exposição “Interiores: 100 anos de Arquitetura de Interiores em Portugal”, com comissariado geral do arquiteto Pedro Gadanho, curador de arquitetura do MoMA de Nova Iorque, e comissariado científico de Rui Afonso Santos. Para além de uma perspetiva histórica do Design e da Arquitetura dos Interiores Contemporâneos em Portugal, a exposição fornece uma visão abrangente da própria evolução industrial, incluindo, para além do mobiliário, o vidro, a cerâmica, a porcelana, o design gráfico e de comunicação, os têxteis e a moda, bem como a própria arquitetura e as artes visuais.

A mostra encontra-se organizada em 10 núcleos cronológicos correspondentes a cada década, onde se evocam alguns dos espaços projetados por Álvaro Siza Vieira, Alberto Caetano, António Pedro Portugal Mendonça & Manuel Maria Reis, Conceição Silva, Cristino da Silva, Cassiano Branco, Daciano Costa, Eduardo Afonso Dias, Egas José Vieira, Fernando Távora, Fernando Salvador e Margarida Grácio Nunes, Luís Bevilacqua, Marques da Silva, Manuel Graça Dias, Raul Lino, Tomás Taveira ou Ventura Terra.

Em cada um destes núcleos faz-se a reconstituição fotográfica e tridimensional de um espaço público arquétipo, devidamente acompanhada por documentação e objetos da época.
O objetivo da mostra é dar a conhecer o gosto, as linguagens e a cultura arquitetónica de cada tempo, assim como avaliar as diferentes respostas dadas a questões como o bem-estar, a privacidade e segurança, o conforto e a qualidade estética ou a forma como foram sendo equacionados os novos materiais, técnicas, equipamentos e dispositivos.

“Interiores: 100 anos de Arquitetura de Interiores em Portugal” estará em exibição até 28 de abril de 2013.


MUDE - Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo
Rua Augusta, 24
1100 - 053 Lisboa
Tel: 218 886 120

Horário: terça a domingo, das 10h00 às 18h00


Entrada livre


FOTO: Bica do Sapato
© Luisa Ferreira

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RICARDO ANDREZ VENCE CONCURSO WHO´S NEXT


O designer português Ricardo Andrez foi o vencedor na categoria de moda masculina da última edição do concurso WHO’S NEXT blog contest, aberto a jovens designers de moda de todo o mundo.

Quatro talentos promissores distinguiram-se entre mais de 300 concorrentes inscritos nas categorias de acessórios, calçado, moda feminina e moda masculina. Ricardo Andrez, que integra a plataforma LAB da ModaLisboa desde março de 2010, foi o vencedor na categoria de moda masculina e, tal como os premiados nas outras três categorias, terá a oportunidade de expor gratuitamente na Who’s Next Paris nas próximas duas edições, em janeiro e junho de 2013.

Nos últimos 18 anos, a feira para profissionais da moda, WHO’S NEXT Paris, tem apresentado, em cada edição, cerca de 200 marcas de urbanwear, denim, streetwear e sportswear criteriosamente selecionadas segundo critérios de criatividade, design e qualidade. Com o concurso WHO’S NEXT blog contest, a organização pretende descobrir e promover o trabalho de designers talentosos de todo o mundo.

Ricardo Andrez é um desses talentos e está, uma vez mais, de parabéns!


FOTO: Ricardo Andrez | coleção verão 2013

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

LOJA MIU MIU JÁ ABRIU NA AV. DA LIBERDADE


A Miu Miu festejou na passada sexta-feira a abertura da sua primeira loja em Lisboa, no nº 92 da Av. da Liberdade.

O projeto, da autoria do arquiteto Roberto Baciocchi, revisita a sofisticada filosofia e a natureza da marca, sem alterar o design caraterístico do edifício histórico onde se situa a loja. No novo espaço de 450 metros quadrados estão em exibição as coleções de pronto-a-vestir, malas, calçado e acessórios da prestigiada marca italiana.

A Miu Miu junta-se, assim, a outras luxuosas marcas de moda internacionais, como Gucci, Emporio Armani, Prada ou Louis Vuitton, que já se instalaram na Avenida da Liberdade, fazendo desta cosmopolita artéria de Lisboa uma referência internacional. A estas lojas de prestígio, juntam-se as qualidades cénicas, os hotéis de luxo e os teatros e edifícios históricos, que tornam a Avenida da Liberdade num verdadeiro cartão de visita da capital portuguesa.





JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM EXIBIÇÃO NO DESIGN MUSEUM, EM LONDRES


Até 3 de março de 2013, o Design Museum, em Londres, olha para o que entendemos por joias de uma série de perspetivas diferentes. Reunindo cerca de 200 objetos de todo o mundo, a exposição “Unexpected Pleasures” analisa os significados essenciais da joalharia e celebra o trabalho de importantes joalheiros contemporâneos que desafiam as convenções do design de joias.

A joalharia contemporânea é aqui apresentada através de temas diversos: “Worn Out” celebra a experiência de usar joias; “Linking Links” olha para as formas como as joias expressam narrativas; “A Fine Line” oferece uma introspeção sobre as origens da joalharia contemporânea, destacando importantes impulsionadores do movimento da joalharia contemporânea.

Joalharia Contemporânea, na intersecção da arte e do design.




MODALISBOA PULSE | MAKING OF

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

HERMÈS “8 TIES”: A ARTE DIGITAL ENCONTRA O MUNDO DA MODA


A Hermès comemorou este ano o seu 175º aniversário, mas a idade não diminuiu a sua capacidade de inovar. A marca francesa defende a atual paixão da moda pela arte digital através da sua mais recente instalação: uma parede interativa com oito metros de comprimento criada pelo artista Miguel Chevalier.

A instalação, intitulada “8 Ties", mistura poesia e tecnologia e é inspirada na coleção de gravatas em seda da Hermès deste outono/inverno 2012/13. Em exibição no primeiro andar dos armazéns Selfridges, em Londres, “8 Ties" vive de símbolos digitais - pixels, símbolos de on e off, USBs, sinais binários, etc - que se tornaram indissociáveis do século XXI. O resultado é um movimento fascinante de padrões gráficos, que é ativado pelos movimentos dos visitantes e complementado com música de Jacopo Baboni Schilingi.

A experiência digital estende-se também à loja Hermès no piso térreo do Selfridges. Um livro virtual adaptado do trabalho "herbarius 2059” de Miguel Chevalier conduz os visitantes por um passeio interativo através da coleção de gravatas da Hermès. O público é ainda convidado a descobrir os textos metafóricos escritos pelo filosofo Christine Bucki-Glucksmann, que ilustram cada modelo de gravata, assim como formas novas e inesperadas de dar um nó de gravata.

http://lesailes.hermes.com/us/en/ties





DIESEL REVIVE A MAGIA DO NATAL


Será que os adultos entre os 18 e os 75 anos ainda conseguem captar e viver a verdadeira Magia do Natal? O resultado de um estudo encomendado pela Diesel a um centro de pesquisa finlandesa indica que não, mas a marca italiana não acredita que o espírito natalício se perca com a idade e decidiu hipnotizar os seus clientes para demonstrar que a magia do Natal está na alma interior de todos nós.

A Diesel convidou um grupo selecionado de clientes a visitar uma das suas lojas em localização secreta e submeteu-os a uma sessão de hipnoterapia que os fez regressar à infância numa manhã de Natal. Os resultados das experiências são agora apresentados numa série de vídeos intitulados “A Magia do Natal”.

“A Antecipação”, “A Alegria” e “A Boa Vontade” são os títulos dos três episódios que mostram as 3 etapas importantes de uma manhã de Natal.

Na sequência dos resultados e comprovada experiência de que “oferecer um presente é positivo para a saúde”, a Diesel desenvolveu uma coleção dedicada de presentes natalícios disponíveis nas lojas Diesel e na sua loja online.






quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LACOSTE LEVA O SEU ICÓNICO POLO L.12.12 ATÉ AO FUTURO


Na véspera do seu 80º aniversário, a Lacoste presta homenagem ao espírito visionário do seu fundador René Lacoste, imaginando no futuro a sua mais lendária invenção: o polo L.12.12.



A marca escolheu o simbolismo da data de ontem - 12/12/12 - para revelar um filme que apresenta o polo num futuro onde a tecnologia têxtil não tem limites. Numa Paris intemporal, um grupo de ecléticas personagens interage com uma nova geração de vestuário. O polo viajou no tempo mas manteve-se tal como René Lacoste o imaginou 80 anos antes: eterno, confortável e elegante. Contudo os seus poderes reforçaram-se através da tecnologia. As suas fibras tornaram-se inteligentes, a sua superfície é dinâmica e tátil, as mangas encurtam ou estendem de acordo com os desejos de quem o veste. A tinta do polo reage ao ambiente, brilha à noite e absorve a atmosfera que o rodeia. As cores são infinitas.

O filme encerra com um convite. Porque todos podemos projetar o espírito visionário de René Lacoste, a Lacoste convida os seus fãs a partilhar e desenhar as suas próprias visões do polo do futuro. Todas as submissões e ideias podem ser recebidas através de uma aplicação exclusiva em Facebook.com/Lacoste e as mais originais serão ilustradas por diversos artistas até ao próximo dia 31 de dezembro de 2012.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A JOALHARIA DE GAETANO PESCE


O arquiteto e designer de mobiliário italiano, Gaetano Pesce, descobriu um dia que, quase inadvertidamente, tinha criado 250 peças de joalharia. Os coloridos anéis, colares, pulseiras e pins em resina que até há pouco tempo se amontoavam no seu atelier em Nova Iorque fazem agora parte da exposição "Pezzi por Il Corpo", que está patente na Galeria Basia Embiricos, em Paris, até 22 de fevereiro de 2013.

O designer de 73 anos afirma que sempre gostou de trabalhar com materiais desconhecidos. “Um dia comecei a experimentar e, gradualmente, fui criando peças bastante inovadoras”. Feitas a partir de um composto de resina de poliuretano aquecida, as joias de Gaetano Pesce não se baseiam em esboços, resultando todas de um processo livre, que é 50% impulsionado pela mão do designer, e 50% pelas particularidades do próprio material.

A primeira incursão de Pesce na joalharia despertou a sua paixão pela experimentação e pela liberdade, mas há um valor tradicional que o designer não considera como principal: a beleza. "Eu trabalho de uma forma meio improvisada", admite sobre as suas peças excêntricas e não estudadas. "Torna-se um novo tipo de beleza, que eu acho muito interessante... É um pouco como fazer bolos. Eu quero fazer um bolo muito bom. Mas não um lindo”, conclui.








terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LOUIS VUITTON LANÇA LINHA DE OBJETOS E MÓVEIS


Fiel às suas origens, a Louis Vuitton acaba de revelar um novo e interessante projeto relacionado com o mundo das viagens: “Objets Nomades”. A luxuosa marca francesa trabalhou com conceituados designers para criar uma edição limitada de produtos inteligentes, práticos e luxuosos que visam satisfazer as necessidades dos viajantes mais sofisticados. Uma linha de cadeiras e mesas portáteis, bancos dobráveis tipo origami, lâmpadas, acessórios de viagem e outros objetos inspirados nos lendários baús Louis Vuitton.

Com este novo projeto, a Louis Vuitton perpetua a arte de viajar que, desde sempre, tenta recriar num estilo de vida elegante.











LIVROS DE MODA PARA ESTE NATAL


Nos últimos meses foram publicados vários livros de moda, desde biografias de personalidades tão importantes para esta indústria como Diana Vreeland, passando por compilações das melhores fotografias de modelos icónicas como Kate Moss, até publicações sobre o trabalho de fotógrafos tão famosos como Mario Testino ou de designers tão geniais como Alexander McQueen. Deixamos-lhe algumas sugestões para este Natal:


“DIANA VREELAND EMPRESS OF FASHION”
Uma biografia sobre Diana Vreeland, que foca a sua infância e a sua carreira como uma das mais influentes e inovadoras editoras de moda.

“ALEXANDER MCQUEEN: THE LIFE AND THE LEGACY”
Judith Watt estuda as coleções do talentoso designer e o seu contributo para a moda contemporânea. Examina o trabalho realizado por McQueen desde a licenciatura até ao fatídico dia da sua morte, revelando as suas inspirações mais singulares.

“KATE MOSS”
As melhores fotografias da famosa modelo.

“CHANEL LITTLE BLACK JACKET”
Com a ajuda de Carine Roitfeld, Karl Lagerfeld presta homenagem à icónica criação de Chanel, vestida por múltiplas celebridades.

“SCHIAPARELLI & PRADA: IMPOSSIBLE CONVERSATIONS”
O livro sobre a exposição realizada este ano no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque explica o trabalho das duas talentosas designers de moda italianas que, em diferentes eras, mudaram a nossa relação com o vestuário e com o belo.

“MARIO TESTINO. IN YOUR FACE”
Uma compilação de fotografias dos 30 anos de carreira de Mario Testino.

“ALBER ELBAZ, LANVIN”
Os 10 anos de Alber Elbaz à frente da casa Lanvin levaram Pascal Dangina a examinar uma das suas coleções do princípio ao fim.