quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MODALISBOA TRUST
WONDER ROOM - CABINET OF WONDER NO TORREÃO
Venda direta ao público
Abertura na 6.ª feira, 8 de março, às 16H00


Pelo arrojo e diversidade das propostas apresentadas e pelo cenário espetacular em que vai decorrer, o Wonder Room é, sem dúvida, um dos eventos que melhor saberá cativar a atenção e a curiosidade do público no âmbito da 40.ª edição da ModaLisboa.

No Torreão Poente da Praça do Terreiro do Paço, uma das mais belas praças europeias, num espaço único com uma vista soberba sobre o Tejo, instala-se uma mostra de novos criadores, designers e artistas com venda direta num cenário que abre as suas portas ao público com majestade e inovação.

A Lisboa Fashion Week convidou um grupo heteróclito de criadores e de artistas industriais emergentes a exibir os trabalhos com que têm vindo a seduzir um número crescente de fãs e de clientes. O Wonder Room funciona como uma espécie de laboratório virado para o futuro da indústria da moda e da estilização de tendências que marcam, cada vez mais e melhor, o nosso quotidiano.

Wonder Room - Cabinet of Wonder é um espaço para nos maravilhar. Para nos fazer deambular e perder perante uma oferta de artigos exclusivos de artistas sem pontos de venda próprios em Lisboa e que não se apresentam em desfiles.

Marcas como a Cardume, com uma linha de roupa inspirada em figurinos de pesca, ou a Rualidade, que divulga e honra um estilo de vida baseado na realidade das nossas ruas, ou marcas como a Rasto que apresenta criadores de equipamentos urbanos para ciclistas ou como a Roda Gira que desenha e fabrica bicicletas que são objetos do melhor design, vão conviver no mesmo espaço de venda com os produtos gourmet da ELLG, com os irresistíveis tricotados da Urso Tigre, com os fabulosos tambores e puffs da Viiivelavie, com as provocadoras caixas de luz da Light Box Leal, com os sapatos “para conservar” da Senhor Prudêncio, do designer João Pedro Filipe, com a Common Cut e a sua paixão criadora por sapatos para um target masculino e ainda com as peças de roupa com assinatura da Dez/Dez, com produção de autor do atelier Catarina Ferreira e com as malas e os sacos da linha Ideal & Co, uma marca portuguesa especialista em pele de curtimenta 100% vegetal, que aposta num minimalismo funcional e sonhador.

O conceito Pop Up Concept Store convida os lisboetas a visitar a loja de artes, ofícios e curiosidades do Torreão Poente do Terreiro do Paço e a conhecer criadores e artesãos que fazem já a diferença.

O Wonder Room estará aberto ao público nos dias 8, 9 e 10 de março. A Entrada é livre.

HORÁRIO:
08 de março - das 16h00 às 22h00
09 de março - das 12h00 às 22h00
10 de março - das 12h00 às 20h30


MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

L´ORÉAL PROFESSIONNEL - PATROCINADOR OFICIAL DE CABELOS DA 40ª EDIÇÃO DA MODALISBOA


A L’Oréal Professionnel marca as tendências de cabelos para o outono/inverno 2013/14 na ModaLisboa Trust. Como patrocinador oficial de cabelos desta edição, a L’Oréal Professionnel vai apoiar todos os cabeleireiros nos bastidores, na construção das tendências da próxima estação, através da sua gama de styling Tecni.art.

Para animar e dinamizar a área social do evento, a L’Oréal Professionnel apresenta o Barbarela Lisbon’s Blow Dry Bar, um conceito único e pioneiro em Portugal do hairstylist Antony Millard com o apoio da equipa Facto Bairro Alto. Durante os três dias de desfiles, os convidados da ModaLisboa terão a oportunidade de conhecer em primeira mão um novo conceito de salão que disponibiliza menus de styling à medida de cada cliente.

Nesta edição, a L’Oreál Professionnel apresenta também na ModaLisboa a exposição de fotografia “Amaranthine”, uma homenagem à beleza intemporal com fotografias da autoria do fotógrafo de moda Carlos Ramos. Realizada em parceria com o Metrostudio e a agência Elite, a exposição estará aberta ao público nos dias 9 e 10 de março, durante o horário dos desfiles da ModaLisboa Trust, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

NESPRESSO LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO CONCURSO NESPRESSO DESIGNERS CONTEST NA MODALISBOA TRUST



A próxima edição da ModaLisboa conta, uma vez mais, com o patrocínio oficial da Nespresso. Líder mundial de café premium em cápsulas, também a Nespresso aposta no design, na criatividade e na inovação. Pelo segundo ano consecutivo, a marca lança na ModaLisboa um desafio aos jovens talentos emergentes na área da moda – o Nespresso Designers Contest. O vencedor final do projeto vai ter a oportunidade de, entre outras iniciativas, ver o seu trabalho divulgado na próxima edição da ModaLisboa, em outubro.

A Nespresso conta também com um espaço de degustação próprio, associando-se à energia criadora e ao glamour do melhor design de moda nacional. A marcar tendências e a descobrir novos talentos, a Nespresso assume-se como uma marca trendsetter com uma forte ligação à estética e à funcionalidade do design de vanguarda. O seu diversificado portfólio de Grand Crus, acessórios e máquinas de café são a prova da busca pela experiência do café perfeito.


SOBRE A NESPRESSO

Nestlé Nespresso SA é a empresa pioneira e líder de mercado do café premium em cápsulas com a mais alta qualidade. Com sede em Lausanne, na Suíça, a Nespresso está presente em mais de 60 países e tem 8.000 colaboradores. Em 2012, apresentava uma rede de retalho global, tendo agora mais de 300 boutiques exclusivas. A Nespresso atingiu vendas acima dos 3 mil milhões francos suíços e um crescimento orgânico de mais de 20%. Para mais informações visite o site corporativo da Nestlé Nespresso SA: www.nestle-Nespresso.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MODALISBOA TRUST
FASHION TODAY / FAST TALKS ABOUT FASHION NO MUDE
6.ª feira, 8 de março, 17H00

Conversas rápidas sobre Moda pelos maiores especialistas nacionais é uma nova proposta da ModaLisboa para levar a discussão interdisciplinar sobre esta indústria até a um público que não deixará de se sentir desafiado e inspirado pelos múltiplos conceitos, definições e projeções históricas e culturais em confronto.

No âmbito da 40.ª edição da ModaLisboa, o projeto Fashion Today / Fast Talks About Fashion pretende congregar num único espaço, o Museu do Design e da Moda (MUDE) e numa única sessão um programa de curtas conferências sobre o modo de expressão da moda na sociedade contemporânea e como esta influencia e é influenciada pelos mundos das artes, dos negócios, da invenção, do consumismo e dos movimentos sociais e políticos da nossa época.

A moda é uma arte viva, por definição revolucionária, que se projeta no futuro. E é essa exploração dos caminhos e trends que se anunciam e renovam que vai estar em análise no projeto Fashion Today / Fast Talks About Fashion. Convidámos um conjunto altamente qualificado de especialistas com créditos firmados nas suas respetivas áreas de intervenção e especialistas docentes ligados a instituições universitárias de ensino da Moda e do Design para virem falar connosco sobre a história da moda e as histórias da moda.

A moda define pessoas, lugares, tempo, géneros, classes, subculturas e é um precioso contributo para a compreensão do mundo. E para a antecipação do que está por vir. Convidamos o público a participar no evento. Sejam bem-vindos às conferências rápidas sobre moda no âmbito da programação paralela da Lisboa Fashion Week.


CONFERENCISTAS:
Maria Gambina (ESAD)
Joana Jorge (ESART)
Ana Couto (Faculdade de Arquitetura da UTL)
Luís Parada (Modatex)
Fernando Oliveira (IADE)
Madalena Pereira (Universidade da Beira Interior)
Miguel Rios (Miguel Rios Design)
Lourenço Lucena (L'Parfumeur)
Sara Lamúrias (aforestdesign)

A sessão é aberta ao público e de entrada livre.


MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.




RENOVA NA MODALISBOA TRUST


A Renova vai estar presente na 40ª edição da ModaLisboa. TRUST, nome e verbo, propósito e ação, é simultaneamente o leitmotiv e desafio inspirador que a Renova aceita, continuando o seu propósito de querer fazer mais, muito mais diferente e cada vez melhor.

A marca que ousou reinventar o seu próprio mercado quer estabelecer novos relacionamentos e avigorar os laços que já mantém com quem procura os seus produtos. Continuar a acreditar na criatividade e inovação para romper cânones e na destreza para conseguir novas soluções, é o propósito.

A marca do papel mais sexy do Planeta não se resigna. É com toda a confiança que se oferece à comunidade e apoia a ModaLisboa: continuar a seduzir está no DNA da Renova.


A RENOVA...

A Renova é uma marca de produtos de grande consumo no segmento de papel tissue. Presente nos cinco continentes, o seu sucesso consiste na inovação constante de conceitos e produtos. Desde sempre líder no nosso país, a Renova continua a apostar em novas soluções para responder às expectativas e necessidades quotidianas dos cidadãos.

www.wellbeingworld.com
shop.renovaonline.net

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ÓSCARES 2013 | OS VENCEDORES


A cerimónia de entrega dos Óscares 2013, os prémios mais conceituados da sétima arte, realizou-se esta madrugada, em Hollywood. “Argo” de Ben Affleck foi um dos grandes vencedores da noite, ao conquistar 3 estatuetas: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem. “Life of Pi” também esteve em destaque, com Ang Lee a vencer o prémio para Melhor Realizador. Além desta estatueta, o filme de Lee conquistou mais três distinções, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora e Melhores Efeitos Especiais.

O Óscar de Melhor Ator Principal foi entregue a Daniel Day-Lewis, pelo seu papel em “Lincoln” e Jennifer Lawrence foi consagrada com o prémio de Melhor Atriz Principal, pelo desempenho em “Silver Linings Playbook”.

Cristopher Waltz venceu na categoria de Melhor Ator Secundário (“Django Unchained”), enquanto Anne Hathaway foi a vencedora na categoria feminina, pela sua interpretação em “Les Misérables”.

Veja a lista completa de vencedores desta 85.ª edição dos Óscares:



MELHOR FILME – “Argo”

MELHOR ATOR PRINCIPAL - Daniel Day-Lewis - “Lincoln”

MELHOR ATRIZ PRINCIPAL - Jennifer Lawrence - “Silver Linings Playbook”

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO - Christoph Waltz - “Django Unchained”

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA - Anne Hathaway – “Les Misérables”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO – “Brave”

MELHOR FOTOGRAFIA – “Life of Pi”

MELHOR GUARDA-ROUPA - "Anna Karenina"

MELHOR REALIZAÇÃO - Ang Lee – “Life of Pi”

MELHOR DOCUMENTÁRIO – “Searching for Sugar Man”

MELHOR CURTA METRAGEM DOCUMENTAL – “Inocente”

MELHOR MONTAGEM – “Argo”

MELHOR FILME ESTRANGEIRO – “Amour” (Áustria)

MELHOR CARACTERIZAÇÃO – “Les Misérables”

MELHOR BANDA SONORA – “Life of Pi”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL - "Skyfall"

MELHOR PRODUÇÃO – “Lincoln”

MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO – “Paperman”

MELHOR CURTA METRAGEM – “Curfew”

MELHOR SONORIZAÇÃO – empate entre “Skyfall” e “Zero Dark Thirty”

MELHOR EDIÇÃO SONORA – “Les Misérables”

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS – “Life of Pi”

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO – “Argo”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL – “Django Unchained”


FOTO:
A equipa de "Argo", vencedor do Óscar de Melhor Filme. Foto: AP

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VICTORIA & ALBERT MUSEUM APRESENTA “BARBARA NESSIM: AN ARTFUL LIFE”




Até ao dia 19 de maio, o Victoria & Albert Museum, em Londres, apresenta uma visão geral da carreira da artista e designer norte-americana Barbara Nessim, desde a década de 1960 até à atualidade. Além de produzir uma grande variedade de obras de arte altamente distintivas, Barbara Nessim também trabalhou como ilustradora e designer de moda, criando desde sapatos a têxteis para anúncios. Criou ilustrações para as capas das revistas Time, Rolling Stone e New York Times Magazine, assim como para anúncios das marcas Levis e Ralph Lauren.

Intitulada “Barbara Nessim: An Artful Life”, a exposição do V&A Museum reúne sketchbooks, desenhos, fotografias, gráficos gerados em computador, cerâmicas, livros da artista e outras publicações.

No vídeo apresentado em https://vimeo.com/59231898, Barbara Nessim discute os diversos temas abordados no seu trabalho, explicando também o desenvolvimento da arte produzida em computador, e como se tornou pioneira deste meio.

IMAGEM:
“Star Girl Banded with Blue Wave”, Barbara Nessim, 1966.

CURTA-METRAGEM MCQ


MCQ apresenta a sua coleção outono/inverno 2013/14 numa curta-metragem a preto e branco inspirada no cinema italiano do pós-guerra.

Segundo Jonathan Ackroyd, CEO da Alexander McQueen, o objetivo é experimentar diferentes formas de apresentação da McQ em cada estação. Para o outono / inverno 2013/14, a marca concilia um filme de moda com uma série de imagens de lookbook, que captam a estética jovem da McQ e permanecem fieis à sua herança rebelde e urbana.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MODALISBOA TRUST - CALENDÁRIO DE DESFILES


A ModaLisboa Trust está a chegar e é com o maior orgulho que anunciamos o calendário de desfiles, que se prolongará por três dias intensos de exposição do melhor da indústria da moda no nosso país.

Com otimismo avançamos para uma edição da ModaLisboa que vai marcar a diferença e estabelecer as tendências de uma indústria em crescendo e que cada vez mais é um motivo de orgulho no nosso país.

Apresentamos o trabalho de dezoito criadores nacionais e da guest designer polaca Monika Ptaszek, no âmbito do protocolo de intercâmbio com a FashionPhilosophy – Fashion Week Poland.

A 40.ª edição da Lisboa Fashion Week inicia na sexta-feira, 8 de março, às 18 horas, com as propostas de Valentim Quaresma, na Galeria dos Paços de Concelho. A Câmara Municipal de Lisboa abre novamente as suas portas à apresentação e à consagração dos nossos criadores.

O grande evento da indústria da moda em Portugal instala-se no Pátio da Galé, no sábado e no domingo, num horário freneticamente preenchido ao ritmo do trabalho, da aposta e da criatividade de uma indústria que não se deixa contrair.

A confiança na indústria da moda é a nossa escolha. Não hesitamos. Acreditamos.

Muito em breve anunciaremos a programação paralela aos desfiles da ModaLisboa Trust.





CALENDÁRIO DE DESFILES


6ª FEIRA | 8 DE MARÇO 2013

PAÇOS DO CONCELHO

18H00 Valentim Quaresma
19H30 Ptaszek (guest designer)
21H00 Ricardo Dourado



SÁBADO | 9 DE MARÇO 2013

ARCADAS POENTE – TERREIRO DO PAÇO

12H00 Luís Buchinho


PÁTIO DA GALÉ

14H30 Ricardo Andrez . LAB
15H30 Saymyname . LAB
16H30 Aleksandar Protic
17H30 Os Burgueses . LAB
18H30 Pedro Pedro
19H30 Alexandra Moura
20H30 Nuno Baltazar
22H00 Ricardo Preto



DOMINGO | 10 DE MARÇO 2013

PÁTIO DA GALÉ

14H30 Marques’ Almeida . LAB
15H30 Vítor . LAB
16H30 Dino Alves
17H30 White Tent
18H30 Miguel Vieira
19H30 Filipe Faísca
20H30 Nuno Gama




MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“YVES SAINT LAURENT – VISIONAIRE"


Até 5 de maio, o Espace Culturel ING, em Bruxelas, apresenta, em colaboração com a Fondation Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, uma grandiosa mostra de criações do grande mestre da Alta Costura do século XX, Yves Saint Laurent.

Intitulada “Yves Saint Laurent – Visionaire”, a exposição mostra como as criações e os conceitos do visionário designer francês transformaram profundamente o mundo da moda feminina. Yves Saint Laurent compreendeu a importância das mudanças sociais do seu tempo e apoiou a emancipação da mulher moderna, construindo as bases da moda feminina contemporânea.

Em exibição estão mais de cem peças, incluindo oitenta nunca expostas anteriormente. As "Paper Dolls" e o guarda-roupa que Yves Saint Laurent criou para as bonecas quando era ainda um adolescente, habitualmente guardados na Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent, são algumas das revelações singulares desta exposição.

Yves Saint Laurent marcou a história da Moda e o guarda-roupa feminino com criações emblemáticas como o tailleur de calça e casaco, o smoking feminino, o caban, a blusa com laçada, entre muitas outras. A liberdade anteriormente oferecida por Coco Chanel ganhou mais força com este novo vestuário, que se tornou símbolo de uma nova atitude feminina. Mais do que qualquer outro designer, Yves Saint Laurent refletiu a mudança do papel das mulheres na sociedade.

“Yves Saint Laurent – Visionaire”. Uma exposição imperdível para os amantes da moda!



DANIEL BUREN ASSINA AS MONTRAS DE VERÃO DA LOUIS VUITTON


Depois de colaborar com Daniel Buren na conceção do cenário do seu desfile e da sua campanha publicitária para a primavera/verão 2013, a casa de moda francesa Louis Vuitton continua a sua parceria com o artista francês, convidando-o a criar as novas montras das suas lojas, sob a direção artística de Marc Jacobs.

Padrões de riscas e axadrezados em tons de amarelo, chocolate, branco, verde, vermelho e cinza começam agora a dar vida às montras da Louis Vuitton por todo o mundo, “hipnotizando” os transeuntes com jogos de perspetivas e ilusões óticas. As primeiras montras foram reveladas no passado dia 4 de fevereiro, na 5th Avenue, em Nova Iorque, e na Avenue Montaigne, em Paris, e muitas mais serão desvendadas no próximo mês de março.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ARMANDO CABRAL DISTINGUIDO PELA COMPLEX MAGAZINE


Armando Cabral tornou-se, nos últimos anos, um dos rostos mais reconhecidos da moda internacional. O modelo guineense já desfilou para Louis Vuitton, Calvin Klein, Hugo Boss, Dior Homme, Dries Van Noten e J. Crew, entre outras grandes marcas. Hoje, quando não está em frente a uma câmara, está provavelmente a desenhar sapatos. Em 2009, perante a dificuldade de encontrar modelos de que gostasse, decidiu lançar uma marca de calçado masculino com o seu nome. Fabricada em Itália com materiais de luxo, a marca Armando Cabral inclui desde ténis a botas e é já um enorme sucesso internacional.

Além de modelo, Armando Cabral é agora também reconhecido como designer. Prova disso é a sua presença na lista dos "25 greatest black fashion designers" divulgada pela revista norte-americana Complex Magazine: The original buyer's guide for men.

Parabéns Armando Cabral!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TATE MODERN APRESENTA GRANDE RETROSPETIVA DE ROY LICHTENSTEIN


De 21 de fevereiro a 27 de maio, a Tate Modern, em Londres, apresenta uma retrospetiva completa da obra de Roy Lichtenstein. Coorganizada pelo The Art Institute de Chicago e a galeria londrina, “Roy Lichtenstein: a Retrospective” abrange todas as fases artísticas do artista norte-americano, reunindo 125 pinturas e esculturas icónicas (algumas inéditas), colagens e desenhos raros, além de peças tridimensionais em metal e cerâmica.

“Look Mickey” (1961), “Drowning Girl” (1963) e “Whaam!” (1963) são apenas algumas das obras em exibição. A retrospetiva, que tem como objetivo mostrar ao público que Roy Lichtenstein merece mais do que o título de “rei da pop art”, apresenta também alguns trabalhos menos populares do artista, incluindo uma série que tem como tema o nudismo nas mulheres ou outra inspirada nas paisagens chinesas.

Conhecido pelos seus trabalhos coloridos baseados em banda desenhada e imagens de publicidade, Roy Lichtenstein emergiu nos anos 1960 como uma das figuras mais proeminentes da arte pop, ao lado de Andy Warhol, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Foi pioneiro de um novo estilo de pintura, executado à mão, mas inspirado por processos de impressão industrial.

“Roy Lichtenstein: a Retrospective”: uma mostra imperdível para quem estiver em Londres entre 21 de fevereiro e 27 de maio.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

LONDRES ACOLHE NOVA EXPOSIÇÃO DE ANDY WARHOL


Grandes nomes do mundo da moda como Diane von Furstenberg, Calvin Klein e Carolina Herrera foram captados pelas lentes de Andy Warhol e os seus retratos estão agora em exibição na mostra “Andy Warhol Photography”, patente até 1 de março na galeria Privatus, em Londres. A exposição reúne imagens exclusivas produzidas pelo artista entre os anos 1960 e 1980 e teve parte do acervo doada pelo colecionador de arte James Hedges.

Muitas das imagens nunca foram expostas ao público desde que saíram do estúdio de Warhol. A exposição inclui ainda fotografias de viagem e divertidos retratos de estrelas como Elizabeth Taylor, Mick Jagger e David Hockney.

FOTOS (da esquerda para a direita):
Carolina Herrera, 1978
Diane Von Furstenberg, 1984
Stephen Sprouse, 1984
David Hockney, 1982

MODA PUNK NO METROPOLITAN MUSEUM DE NOVA IORQUE


Depois de promover, em 2012, um encontro improvável entre Miuccia Prada e Elsa Schiapparelli, o Costume Institute do Metropolitan Museum de Nova Iorque dedica nesta primavera uma grandiosa exposição à moda punk. “Punk: Chaos to Couture” inaugura a 9 de maio e analisa o impacto do punk na moda, desde o nascimento do movimento nos anos 1970 até à atualidade.

Até hoje a história do punk mistura-se com o universo da moda. Como não se tratava apenas de um movimento musical, mas também político, o punk carregava um espírito vanguardista que se traduzia diretamente no modo de vestir dos apreciadores do movimento. Referências como o lema D.I.Y (Do it yourself) inspiravam as gerações mais novas que queriam dar uma identidade única às suas roupas.

Fazendo uma relação entre os conceitos "faça você mesmo" do punk e o "feito sob medida" da Alta Costura, a exposição "Punk: chaos to culture" apresenta vestuário punk original e criações de designers como Vivienne Westwood, que com sua loja Sex e os figurinos que criou para os Sex Pistols, uma das bandas mais emblemáticas do movimento, conquistou o título de "designer do punk".

"Punk: chaos to culture" estará em exibição até 11 de agosto.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PHILIP TREACY BY KEVIN DAVIES


A editora britânica Phaidon lançou recentemente o livro “Philip Treacy by Kevin Davies”, uma coletânea com cerca de 200 fotografias inéditas da vida e obra de Philip Treacy. A extensa carreira do famoso designer de chapéus irlandês é apresentada através de imagens exclusivas captadas pelo único fotógrafo que teve acesso ao seu atelier nos últimos 20 anos: Kevin Davies.

A publicação mostra o trabalho do criador desde a sua licenciatura no Royal College of Arts, em 1990, até à atualidade. Nascido na Irlanda, em 1967, Philip Treacy estudou no National College of Art & Design, em Dublin, e durante esse período criar chapéus era um hobby. No final da década de 1980, Treacy conheceu Isabella Blow, desenhou o seu vestido de noiva e tornou-se o protegido da editora, que por sua vez tornou-se musa do designer.

"Philip Treacy by Kevin Davies" explora não só as influências criativas de Philip Treacy, como apresenta provas no seu atelier e imagens de desfiles, além de fotografias das suas várias musas, como Lady Gaga, Grace Jones, Naomi Campbell, Kate Middleton, Madonna e a própria Isabella Blow.

Paralelamente à análise de alguns dos projetos de headwear mais famosos e icónicos de Philip Treacy - incluindo peças emblemáticas criadas para os desfiles de Alexander McQueen - o livro apresenta também imagens de bastidores exclusivas do seu regresso à Semana de Moda de Londres na estação passada, e comentários pessoais do designer e de Kevin Davies.






MISSONI: ZIG-ZAG


A primavera de 2013 marca o sexagésimo aniversário da Missoni e para assinalar a data a casa italiana olha para o futuro, sem esquecer a sua história.

A Missoni convidou o fotógrafo Alasdair McLellan e a stylist Vanessa Reid para criar uma série de anúncios artísticos para a próxima primavera. Baseada em "pinturas do passado", a campanha consiste num conjunto de imagens estáticas e um filme intitulado "A Zig-Zag in Time", que mistura looks da nova coleção primavera 2013, inspirada em hologramas, com coloridas malhas gráficas recuperadas do arquivo da Missoni.

Porquê apresentar criações vintage descontinuadas? Porque no próximo mês de maio, a Missoni vai reeditar essas peças e colocá-las à venda em lojas próprias em todo o mundo.



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

“THE DOOR”: A QUINTA CURTA-METRAGEM DE MIU MIU


A casa de moda italiana Miu Miu volta a fazer cinema para contar a história das suas mulheres, ao lançar o quinto episódio da série de curtas metragens “Women’s Tales”. Com realização de Ava DuVernay, “The Door” é uma celebração do poder transformador exercido pelas relações entre as mulheres, representando também uma história simbólica sobre a mudança de vida.

“The Door” surge na sequência da onírica curta-metragem “The Powder Room”, de Zoe Cassavetes; da misteriosa película “Muta”, de Lucrecia Martel; da enfeitiçadora produção “The Woman Dress”, de Giada Colagrande; e da celebração do ritual do vestir de “It’s Getting Late”, de Massy Tadjedin.

A série “Women’s Tales” coloca o ponto de vista feminino no coração da jornada cinematográfica, utilizando a moda para explorar ideias políticas e expressar a narrativa criativa.


IMPRESSIONISMO E MODA


“Impressionism, Fashion, and Modernity”, uma grandiosa exposição que revela o papel da moda nas obras dos artistas impressionistas e seus contemporâneos, inaugura no próximo dia 26 de fevereiro, no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Cerca de 80 telas de grandes pintores como Auguste Renoir e Édouard Manet serão apresentadas em conjunto com trajes de época, acessórios, fotografias e gravuras, salientando a relação vital entre a moda e a arte desde a década de 1860 a meados da década de 1880, quando Paris emergiu como a capital mundial da moda.

Com o advento do pronto-a-vestir e a proliferação de revistas de moda, os vanguardistas Manet, Monet, Renoir, Mallarmé e Zola olharam para a moda como o prenúncio da modernidade. A novidade e o fascínio das tendências de moda seduziram artistas e escritores que procuraram dar expressão ao pulsar da vida moderna.

Reunindo muitas das obras mais célebres da era impressionista, “Impressionism, Fashion, and Modernity” pretende ilustrar o modo como os artistas responderam aos ditames da moda entre os anos de 1860 e meados de 1880. Em exibição até 27 de maio, a mostra inclui também um conjunto de fotografias de época e ilustrações que reforçam o diálogo entre moda e arte.

IMAGEM: Claude Monet. "Women in the Garden" (detalhe), 1866

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

V!TOR EM MADRID


No próximo dia 13 de fevereiro, a marca portuguesa V!tor realiza um evento especial em Madrid para comemorar a inauguração da sua nova loja online e apresentar a coleção “Reborn”. Trata-se de um flashmob realizado em parceria com a produtora espanhola 3Clic, que terá lugar às 12h00 na US c/ Concepcion Jerónima 22, e será seguido de um desfile, às 13h30, na Plaza de los Carros.

Manequins e figuras locais vão juntar-se num ambiente cool e descontraído para assistir à apresentação da coleção de V!tor para o verão 2013 e celebrar o renascer do mundo da marca.

A parceria com a produtora 3Clic tem como objetivo a criação de um vídeo interativo em html5 que permite aceder à nova loja online de V!TOR - www.vitor.com.pt/. O lançamento do vídeo está marcado para o próximo mês de março.

RETRATOS DE MAN RAY EM EXIBIÇÃO NA NATIONAL PORTRAIT GALLERY , EM LONDRES


A primeira grande retrospetiva num museu britânico do trabalho de Man Ray inaugurou ontem na National Portrait Gallery, em Londres. “Man Ray Portraits” reúne mais de 150 retratos do influente artista e fotógrafo americano que revolucionou a fotografia de moda a partir dos anos 1930.

A exposição foca a carreira de Man Ray em Nova Iorque e em Paris entre 1918 e 1968, demonstrando o seu importante papel nos movimentos surrealista e dadaísta. Fotógrafo autodidata, Man Ray tornou-se conhecido pela sua originalidade, versatilidade e revolucionárias técnicas de impressão fotográfica. No início da década de 1920, chamou a atenção com as suas primeiras fotografias abstratas, às quais chamou rayograms. Ao longo da sua carreira, fotografou uma série de artistas e celebridades, tais como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Miller Lee e Catherine Deneuve, cujos retratos estão agora em exibição. A mostra inclui também trabalhos realizados pelo artista para as revistas Vogue e Vanity Fair.

“Man Ray Portraits” permanece em exibição até 27 de maio.


FOTOS (da esquerda para a direita):

Lee Miller, 1929
Le Violon d’Ingres, 1924
Ithell Colquhoun, 1932
Juliet Man Ray, 1947
Barbette, 1926
Man Ray, 1932
Catherine Deneuve, 1968












quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MODALISBOA TRUST


Nos dias 8, 9 e 10 de março de 2013, a ModaLisboa regressa ao Pátio da Galé para apresentar as coleções outono/inverno 13/14 dos nossos principais criadores.

TRUST é o tema da 40ª edição do maior evento da indústria de Moda em Portugal. A ele nos subordinamos. E com ele nos insubordinamos.

TRUST porque menos é mais. A ModaLisboa concentra-se em três dias e alarga as apresentações. Em breve comunicaremos o novo conceito da programação.

TRUST porque é de confiança que se trata no mundo de hoje. A confiança é uma escolha. É a nossa escolha. Respondemos com ação à contração. Acreditamos. Vamos fazer.

TRUST porque ousados e resolutos faremos desta edição da ModaLisboa um manifesto contra a rendição.

TRUST porque não se pode parar. Confiamos no ofício da Moda em Portugal. Porque somos muitos. E somos bons.

TRUST porque com as pessoas certas, no caminho certo, sob a luz certa, vamos dar visibilidade a novas redes, a novos conteúdos, a novas ideias, a novos negócios. Partilharemos o que temos de melhor.

TRUST porque investimos em quem investe. E em quem cria. Entregamo-nos. Revelamo-nos. Ousamos.

TRUST porque o mundo mudou e nós com ele.

TRUST porque temos o dever da insolência. E o da sedução.

MODALISBOA TRUST por mil razões.



MODALISBOA TRUST
8.9.10. MARÇO 2013
PÁTIO DA GALÉ
OUTONO / INVERNO 2013/14

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MODELMANAGEMENT.COM: O MUNDO DOS MODELOS E DOS PROFISSIONAIS DE MODA MAIS ACESSÍVEL


O portal internacional www.modelmanagement.com - a maior comunidade de Modelos, Agências, Fotógrafos e outros profissionais de moda de todo o mundo - foi apresentado ontem em Portugal.

Lançado em junho 2009 por Andreas von Estorff, www.modelmanagement.com tem revolucionado o processo de agenciamento de modelos, castings e sessões fotográficas, bem como a gestão de contatos com modelos “New Face” e profissionais.

Com cerca de 75.000 modelos, 12.800 fotógrafos e 3.600 agências de modelos, modelmanagement.com tornou-se um ponto de encontro internacional para profissionais de moda, desenvolveu uma comunidade na rede social interna do site, para os seus membros modelos comunicarem entre si.

Andreas von Estorff, diretor executivo da empresa, afirma: “Modelmanagement.com está a expandir-se rapidamente por todo o mundo, como a principal plataforma para recrutamento de modelos online e estamos felizes por anunciar o lançamento do site em Portugal, pois sabemos que existe muito talento nos jovens Portugueses e que estes têm uma mente aberta para as novas tecnologias”.

Modelmanagement.com é parceiro oficial do canal FashionTV, o que traz novas oportunidades para expandir-se, através da transmissão mundial na TV e plataformas FTV vídeo online.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM LONDRES APRESENTA “MANIPULATING SURFACE: PORTUGUESE CRAFTSMANSHIP”


Entre 14 e 19 de fevereiro, a Embaixada de Portugal em Londres apresenta “Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship”, uma exposição de talentos emergentes no universo da moda portuguesa. A exposição faz parte do International Fashion Showcase 2013, um desafio lançado pelo British Council em parceria com o British Fashion Council a várias Embaixadas em Londres, sendo parte integrante da programação da London Fashion Week, no sentido de promover novos talentos do mundo da moda. Este ano contará com a participação de 27 países, sendo premiado o país mais inovador, quer pelo conteúdo, quer pela apresentação.

“Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship” apresentará o trabalho de nove jovens designers portugueses, provenientes de contextos diversificados e de instituições reconhecidas em Portugal e no estrangeiro, desde a FAUTL e a ESAD ao Royal College of Art, em Londres. São eles: Valentim Quaresma, João Pedro Filipe, Maria Ana Duarte da Silva (Janis Dellarte), Ana Margarida Serpa da Silva, Ana Lebasi, Fernando Domingues, Cláudia Garrido, Catarina Ferreira e António Vaz.

Através das mais diversas técnicas, entre as quais estampagem, malha, escultura e uso de materiais menos convencionais, como madeiras e metais reciclados, o trabalho destes criadores procura expor, ocultar ou manipular superfícies. A exposição mostrará os diversos estilos e materiais utilizados dentro das áreas da moda feminina e masculina, joalharia, calçado e chapelaria.

A curadoria da exposição é da autoria de Xenia Capacete Cabellero.



NOVE DESIGNERS PORTUGUESES

Valentim Quaresma é um dos mais promissores joalheiros portugueses. Lançou a sua própria marca e abrirá brevemente o seu primeiro espaço em Lisboa. (www.valentimquaresma.com)

João Pedro Filipe, vencedor do British Council’s Young Creative Fashion Entrepeneur Award 2012, concluiu os seus estudos no Fashion Design International Programme no Institute Français de la Mode (IFM). Realizou um estágio com Felipe Oliveira Baptista, em Paris, onde foi escolhido para trabalhar num projeto de design de sapatos e acessórios para a Louis Vuitton. Desde então, lançou a sua própria marca, com um atelier de design de sapatos e roupa e de gestão de produção. (joaopedrofilipestudio.blogspot.co.uk)

Maria Ana Duarte da Silva (Janis Dellarte) está a frequentar o mestrado em Knitted Textiles no Royal College of Art, em Londres, e é uma das finalistas escolhidas para o Knitted Textiles Award. O seu background engloba Printing and Textiles Design (BA Buckinghamshire University), Jewellery (Central Saint Martins) e Fine Art (BA Francisco de Victoria University, Madrid). Em outubro de 2012 apresentou o seu trabalho na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week.

Ana Margarida Serpa da Silva concluiu recentemente o seu mestrado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Foi selecionada para o “Fashion Five”, evento que reúne os cinco melhores criadores de cada curso de moda em Portugal, e é finalista do concurso Jovens Criadores 2012, em Cascais.

Ana Lebasi concluiu a sua licenciatura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Para além do seu trabalho em moda, é uma reconhecida ilustradora, tendo já publicado vários livros com o seu trabalho.

Fernando Domingues frequenta o mestrado em arquitetura de moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, o qual parte frequentou em São Paulo, Brasil.

Cláudia Garrido estudou na Escola Superior Artística do Porto, e este ano apresentou a sua segunda coleção.
(claudiagarrido.portfoliobox.net)

Catarina Ferreira iniciou os seus estudos na Escola de Moda do Porto. Em 2004 continuou os estudos na Escola Superior Artística do Porto, posteriormente recebendo vários prémios, tanto em Portugal como no estrangeiro. (catarinaferreira.portfoliobox.net)

António Vaz especializou-se em estampagem e “draping”. Formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e trabalha atualmente com a reconhecida criadora Lidija Kolovrat, em Lisboa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VIVIENNE WESTWOOD VESTE BAILARINOS DA ENGLISH NATIONAL BALLET


A companhia de bailado inglesa, English National Ballet, criada em 1950 pelo casal de bailarinos Alicia Markova e Anton Dolin, decidiu modernizar a sua imagem através de uma campanha publicitária coreografada por George Williamson. Neste desafio, Tamara Rojo, diretora artística da companhia, contou com a colaboração de Vivienne Westwood, que, fiel ao seu espírito livre e estética grunge, ajudou a criar uma imagem não convencional mas clássica. Uma fusão de modernidade e tradição, onde as criações do extenso arquivo da designer britânica são combinadas com peças da sua última coleção primavera/verão 2013, a fim de captar a criatividade, drama e intensidade da dança, enquanto celebra a forma humana.

Tamara Rojo refere que esta é a primeira de muitas parcerias que pretende fechar com artistas de todas as áreas. “Estamos muito empolgados em poder mostrar os nossos bailarinos com roupas de Vivienne Westwood [...] É um sonho tornado realidade poder colaborar com alguém do seu estatuto. As suas criações capturam a criatividade e a ambição dos nossos bailarinos que, por sua vez, adicionam drama e movimento às peças de roupa", afirmou.

Concebida em parceria com a agência criativa The Beautiful Meme, a campanha “transporta” os bailarinos da English National Ballet para um universo totalmente oposto ao da dança, com o objetivo de mostrar a criatividade de cada um deles.

Moda, coreografia e fotografia combinam-se nesta campanha não convencional fotografada por Guy Farrow.

Veja abaixo o vídeo de making of.

FOTOS: © Guy Farrow






A PESCA DE CHRISTIAN LOUBOUTIN


Christian Louboutin volta a surpreender o mundo do calçado com a campanha da sua coleção primavera/verão 2013, inspirada no surrealismo de Magritte e na “pesca ao homem”. Sapatos arquitetónicos e clutches de estética punk servem de isca para capturar os melhores “peixes”.

“Qualquer mulher pode pescar um homem bonito quando calça uns sapatos Louboutin”, diz o comunicado de imprensa sobre a campanha. Num cenário de um porto de pesca, Peter Lippmann fotografou algumas das mais extravagantes criações de verão de Louboutin: as iscas colocadas nos anzóis das canas são na realidade sapatos e malas.

Christian Louboutin volta a revelar a sua magia e originalidade, numa coleção colorida, gráfica e repleta de fantasia.


Fotos: © Peter Lipmann