sexta-feira, 28 de junho de 2013

WONDER ROOM MODALISBOA
Powered by Opel Adam


Pela diversidade dos produtos apresentados e pelo espaço nobre que vai habitar, o WONDER ROOM MODALISBOA promete cativar a atenção e a curiosidade do público, neste início de verão. Entre 5 e 14 de julho, o Wonder Room instala-se no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, na Praça do Comércio, para dar a conhecer uma seleção criteriosa de marcas emergentes de moda e lifestyle.

Ao longo de dez dias, a Pop Up Store abre as suas portas das 12H às 21H, convidando o público a conhecer a coleção de senhora de linhas geométricas da saymyname; as malas e acessórios em pele da Ideal & Co; o knitwear work in progress de Jannis dellArte; as joias exclusivas de Valentim Quaresma; as malas da Manjerica, com combinações únicas de formas, texturas e cores; os lenços reciclados e estampados à mão de Natacha Duarte; a linha de vestuário sustentável da Best Sunday Dress; as bicicletas que são verdadeiros objetos de design da Roda Gira; os acessórios e joalharia da Umbrae; as t-shirts ilustradas de Wasted Rita; as malas em tyvek da Krv Kurva; as joias da Ceagagê; a linha de roupa reciclada da Change; as camisas estampadas de Daniela Ponto Final; os fatos de banho e roupa de praia da Latitid; os calções da WetheKnot; as mochilas de Teresa Gameiro; o vestuário tribal urbano da Quimera Species; a perfumaria da Antiga Barbearia de Bairro, da Castelbel e da Aldeia da Roupa Branca; os móveis em madeira e cortiça da Around the Tree; o mobiliário reciclado da Pura Cal; as peças eco design do Projeto Remix; entre outros produtos exclusivos.

Com um espaço de esplanada com vista privilegiada sobre o Tejo, o Wonder Room terá também uma programação diária, que inclui apresentações de projetos dos designers de moda Alexandra Moura, Dino Alves, Filipe Faísca e White Tent e música por diversos DJ’s. De 5 a 14 de julho, os DJ’s Lovely Bastards, Bitsound, Midnight, Bangkok Snobiety, Cpt Luvlace, Noir, Cimento, Da Chick, Mad.Mac, Ivvvo e Bandido$ prometem animar as tardes dos visitantes do Wonder Room.

Visite o Wonder Room. Um espaço para maravilhar!



WONDER ROOM MODALISBOA

5 A 14 DE JULHO | 12H ÀS 21H

TORREÃO NASCENTE DO TERREIRO DO PAÇO . PRAÇA DO COMÉRCIO

ENTRADA LIVRE


quarta-feira, 26 de junho de 2013

HOMENAGEM A JEAN-LOUIS SCHERRER


O mundo da moda perdeu mais um grande nome. O famoso criador francês de Alta Costura, Jean-Louis Scherrer, faleceu na sua casa em Paris, no passado dia 20 de junho.

Nascido a 19 de fevereiro de 1935, Jean-Louis Scherrer deu os seus primeiros passos como dançarino profissional, mas uma lesão prematura redirecionou o seu talento para a moda. Em 1956, recém-formado pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, iniciou a sua carreira no atelier Christian Dior, onde aprendeu a técnica da Alta Costura com o inventor do “New Look”. Após a morte de Christian Dior, em 1957, trabalhou sob a direção criativa de Yves Saint Laurent. Em 1962, decidiu lançar-se a solo e criou a sua casa homónima no nº 182 da Rue du Faubourg Saint-Honoré. Apresentou a primeira coleção de vestidos de cocktail em 1963.

O ano de 1971 marcou um ponto de viragem na carreira de Jean-Louis Scherrer: o seu trabalho foi classificado como Alta Costura e o criador realizou o sonho de abrir um novo espaço na 51 Avenue Montaigne. A estampagem de leopardo, os vestidos floridos, a saia lápis, os ombros marcados definiam o seu estilo gráfico, que conquistou imediatamente as grandes divas da década de 1970, como Sophia Loren, Claudia Cardinale, Raquel Welch e Jackie Kennedy.

Doze anos após receber o prestigiado Dedal de Ouro, Jean-Louis Scherrer vendeu a sua empresa, em 1992. Erik Mortensen e posteriormente Stéphane Rolland assumiram a direção artística da casa até 2008, ano em que esta encerrou definitivamente, perante o olhar desolado do seu criador.

No passado dia 20, aos 78 anos e depois de toda uma vida dedicada à beleza feminina, Jean-Louis Scherrer despediu-se da sua querida Cidade Luz.


FOTOS:

1 - Jean-Louis Scherrer com o Dedal de Ouro que recebeu pela sua coleção outono/inverno 1980-1981
© Corbis

2 - Jean-Louis Scherrer no seu desfile primavera/verão 1988 em Paris
© Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images

3 – Apresentação da coleção Jean-Louis Scherrer Alta Costura outono/inverno 1981-1982
© Bertrand Rindoff Petroff / Getty Images




terça-feira, 25 de junho de 2013

“MADE IN HOLLYWOOD” EM EXIBIÇÃO NA FUNDAÇÃO D. LUÍS I, EM CASCAIS


Até ao dia 1 de setembro, a Fundação D. Luís I, em Cascais, apresenta “Made in Hollywood”, uma mostra de obras-primas da fotografia de Hollywood, desde os tempos do cinema mudo até ao final do studio system, selecionadas do arquivo da Fundação John Kobal, de Londres.

Em exibição estão 90 originais vintage dos mais importantes fotógrafos que trabalharam nos estúdios de Hollywood entre as décadas de 1920 e 1960, como George Hurrell, Clarence Sinclair Bull e Laszlo Willinger, entre outros. Estas fotografias ajudaram a criar as estrelas que habitavam aquele lugar mágico de pessoas supostamente “perfeitas”, e também a sustentar as suas carreiras, de filme para filme, criando o star system.

Marlon Brando, Rita Hayworth, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Buster Keaton e Humphrey Bogart foram algumas das estrelas que ajudaram a construir a história do cinema. Nas fotografias apresentadas em “Made in Hollywood”, eles correspondem na perfeição à imagem de ídolos, assim como Hollywood parece ser a terra onde todos os sonhos se tornam realidade.

“Made in Hollywood” esteve anteriormente em exibição nos Estados Unidos e Inglaterra e permanece na Fundação D. Luís I, até ao dia 1 de Setembro. A entrada é livre.


FOTOS:

1 - Alfred Hitchcock com o Leão da MGM, por Clarence Sinclair Bull, 1958
2 - Jean Harlow, por George Hurrell, 1933
3 - Elizabeth Taylor, por Clarence Sinclair Bull, 1948
4 - Marlene Dietrich no cenário de “Discórdia”, por Laszlo Willinger, 1944




segunda-feira, 24 de junho de 2013

DINO ALVES, OS BURGUESES E V!TOR APRESENTAM COLEÇÕES NO SHOWFLOOR BERLIN


No próximo dia 3 de julho, Dino Alves, Os Burgueses e V!tor apresentam as suas coleções na 9ª edição do Showfloor Berlin, o maior evento de moda ecológica do mundo que decorre durante a Semana de Moda de Berlim e nesta estação tem como parceiro Portugal. Entre 2 e 4 de julho, serão apresentadas 16 coleções, que se destacam pelo design inovador, métodos de produção de vanguarda, responsabilidade social e preocupações ecológicas.

Nesta 9ª edição, o Showfloor Berlim realiza-se no KOSMOS Berlim Karl-Marx-Allee e dá um destaque especial à Moda Portuguesa. Em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no país, o AICEP e outros parceiros, o evento apresenta na noite de 3 de julho a "Night of Portuguese Avantgarde", que inclui os desfiles dos designers portugueses Os Burgueses (19h30 locais), V!tor (21h00) e Dino Alves (22h30).

quinta-feira, 20 de junho de 2013

“FETISHISM IN FASHION” BY LI EDELKOORT


“Fetishism in Fashion”, a mais recente publicação da Frame Publishers, mergulha no mundo do fetichismo contemporâneo. Da autoria da famosa trend forecaster, Lidewij Edelkoort, a obra investiga a evolução do gosto desde o nascimento até a idade adulta, a psicologia da marca, o poder da cor preta, os objetos fetiche, a interação da arquitetura, moda e corpo, em 248 páginas profusamente ilustradas.

Com centenas de fotografias acompanhadas por pequenas histórias e ensaios sobre arte, moda, design, têxteis, comida e beleza, “Fetishism in Fashion” apresenta uma nova visão sobre o fenómeno do fetichismo. Mais de 50 fetiches são ilustrados por imagens inspiradoras de Leigh Bowery e Erwin Olaf, trabalhos de designers como Formafantasma e Alexander McQueen, e ensaios de Li Edelkoort e outros autores consagrados como Susan Piët e Valerie Steele.

“Fetishism in Fashion” ilustra uma mudança profunda na estética. Estilos mais ousados e bizarros estão no horizonte da moda, tornando este livro uma referência fundamental numa nova era de intensa experimentação e criatividade.


A ARTE DE TRABALHAR A MADEIRA


A exposição “Against the Grain: Wood in Contemporary Art, Craft and Design”, patente até 15 de setembro no Museum of Arts and Design (MAD), em Nova Iorque, explora as tendências conceptuais e técnicas que influenciam atualmente a arte de trabalhar a madeira. Reunindo cerca de 90 instalações, esculturas, mobiliário e objetos, a grandiosa mostra enfatiza o modo como os artistas, designers e artesãos contemporâneos desafiam as abordagens tradicionais da marcenaria, desconstruindo formas, jogando com a relação forma / função e utilizando técnicas de construção de mobiliário, entre muitas outras, para criar objetos e obras de arte surpreendentes.

"Against the Grain é uma imersão completa no mundo aparentemente ilimitado da marcenaria contemporânea, uma experiência imaginativa onde a função se conjuga com formas e texturas fantásticas", comenta Holly Hotchner, diretora do MAD.


FOTOS (da esquerda para a direita):

1 - Nina Bruun | “Nest”, 2010 | Foto: Adam Dyrvig Tatt
2 - Wendell Castle | “Ghost Rider”, 2010 | Foto: Jon Lam Photography
3 - Joachim de Callatay | “Wedge Platform”, 2011 | Foto: Michel Bonvin
4 - Christopher Kurtz | “A(typical) Windsor Form”, 2004 | Foto: Christopher Kurtz



quarta-feira, 19 de junho de 2013

WONDER ROOM BY MODALISBOA



A Associação ModaLisboa em parceria com Opel Adam apresenta WONDER ROOM, uma Pop Up Store que reúne uma seleção única de marcas de moda e lifestyle. Entre 5 e 14 de julho, das 12H às 21H, no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, na Praça do Comércio.

O Wonder Room by ModaLisboa será um meeting point incontornável deste verão, para quem gosta de moda, design e música.

Com uma oferta de produtos exclusivos à venda, dará a conhecer uma diversidade de autores e marcas emergentes que apostam no design e na inovação, reunidos num local nobre de Lisboa, com uma esplanada sobre o Tejo e uma programação diária com música por diversos DJ’s, apresentações de Designers de Moda e outros autores.

Venha visitar o Wonder Room e conhecer as novas marcas que selecionámos para o maravilhar!


BASIC 10 – A NOVA LINHA DA MEAM BY RICARDO PRETO


Basic 10 é o nome da nova linha da Meam by Ricardo Preto, lançada no passado dia 31 de maio, na loja 21PR Concept Store, no Príncipe Real, em Lisboa.

Dirigida a uma mulher expressiva, descontraída e com uma personalidade forte, Basic 10 apresenta básicos essenciais – vestidos, t-shirts, camisas, saias, calças – em materiais naturais como o linho, o algodão e a seda tingidos de cores ácidas misturadas com tons pastel.

Inspirada em “todos os novos tempos”, Basic 10 “traz a liberdade no vestuário”, através de peças com cortes descontraídos que se adequam a várias situações do dia a dia.

Basic 10 está à venda na 21PR Concept Store.


terça-feira, 18 de junho de 2013

O MUNDO ENCANTADO DE TIM WALKER


Depois da grandiosa mostra na Somerset House, em Londres, no início de 2013, as imagens lúdicas de Tim Walker são agora tema de uma nova exposição no Bowes Museum, em Barnard Castle, Inglaterra. Intitulada “Tim Walker: Dreamscapes”, esta mostra explora o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo britânico para além das páginas das revistas Vogue e Vanity Fair, mostrando as influências do Surrealismo e do Neo-Romantismo na sua estética marcadamente inglesa.

Cor, luz, humor, fantasia. As imagens de Tim Walker são inconfundíveis e parecem saídas de contos de fada. O fotógrafo britânico não capta somente o real, mas vai mais além, contando histórias fantásticas através das suas fotografias únicas. A produção destas imagens é grandiosa, os orçamentos dos ensaios elevadíssimos e a lista de exigências pode incluir desde cavalos lilás e elefantes azuis, até dezenas de ovos pintados a dourado, entre outras extravagâncias que no final fazem sempre sentido e encantam.

Tim Walker tem o poder de transformar figuras inanimadas em humanas e vice-versa. Quando vemos camas a flutuar, bonecas gigantes, gatos coloridos, mulheres borboletas, modelos em discos voadores, não há dúvida: são fotografias de Tim Walker.

“Tim Walker: Dreamscapes” está patente ao público até 1 de setembro de 2013.



sexta-feira, 14 de junho de 2013

AFORESTDESIGN E DINO ALVES NA POP UP SHOP MACAU FASHION LINK 2013


Aforestdesign e Dino Alves são os convidados internacionais deste ano da Pop Up Shop do Macau Fashion Link (MFL), que até ao próximo dia 30 de junho reúne no Albergue da Santa Casa da Misericórdia de Macau nomes emergentes e conceituados do design local, assim como referências do design de moda português.

Ao contrário das edições anteriores do MFL, a Pop Up Shop procura nesta edição assumir uma vertente mais comercial e estabelecer uma articulação entre o design local e um mercado emergente cada vez mais apto para o consumo de objetos que se distinguem pela qualidade dos materiais e pela singularidade dos seus criadores.

Um dos principais objetivos do Macau Fashion Link é a integração dos designers locais nos circuitos de promoção e nas redes de visibilidade internacionais, em particular da Ásia e dos mercados da lusofonia. Daí a presença, nesta edição, dos designers portugueses aforestdesign e Dino Alves.


ALBERGUE SCM
Calçada da Igreja de São Lázaro nº.8
Macau, China

quarta-feira, 12 de junho de 2013

OS BEIJOS DE BURBERRY


Um envelope atravessa um continente com palavras de um amigo e um beijo personalizado. A casa inglesa Burberry associou-se à Google para lançar “Burberry Kisses”, uma nova experiência digital que permite enviar beijos para todo o mundo.

O site www.kisses.burberry.com, acessível através do Google Chrome e de smartphones e tablets, foi desenvolvido pela Google no âmbito do projeto “Art, Copy & Code”. O objetivo é enviar um cartão digital “selado” com um beijo personalizado. Ao aceder ao site pode captar o seu beijo - pressionando os lábios sobre o ecrã ou fotografando-os com uma webcam - e em seguida preencher um cartão com algumas palavras e enviar para uma pessoa querida, ao som da melodia "Evergreen Love” da cantora Misty Miller.

De Londres a Nova Iorque, de Paris a Los Angeles... No final pode ver o mapa interativo de beijos, que mostra, em tempo real, as cartas que estão a ser enviadas de cidade em cidade.

Segundo Christopher Bailey, diretor criativo da Burberry, esta é uma experiência concebida para dar à tecnologia "um pouco de coração e alma". E é também uma ação de marketing: depois de fazer uma impressão dos seus lábios, pode pintá-los com uma das cinco cores de batom da Burberry: do nude ao tom de ameixa, passando pelo vermelho.

Para experimentar, basta aceder a kisses.burberry.com




VALENTIM QUARESMA ABRE POP-UP STORE NO PRÍNCIPE REAL


O Príncipe Real assume-se, mais do que nunca, como um dos bairros mais carismáticos de Lisboa e um dos locais de eleição de designers de moda e criativos de diferentes áreas. Depois de Lidija Kolovrat, Ricardo Preto, Nuno Gama e Alexandra Moura, chega a vez do designer de joias Valentim Quaresma abrir um espaço próprio naquela que é atualmente considerada uma das artérias lisboetas de maior criatividade.

Foi no passado dia 6 de junho, na presença de amigos, familiares, colegas e clientes, que Valentim Quaresma abriu as portas da sua nova pop-up store na Rua de São Marçal 111. Neste espaço com cerca de 100m2, que combina linhas contemporâneas com o ambiente de uma galeria antiquário, estão agora disponíveis as coleções do designer, assim como parte do seu espólio e algumas obras especiais que o definem.

A loja está aberta ao público de segunda-feira a sábado, das 11h às 20h. Não deixe de passar por lá!

FOTOS: © Frederico Teles





terça-feira, 11 de junho de 2013

ISABEL MARANT DESENHA COLEÇÃO EXCLUSIVA PARA H&M


A ‪H&M‬ acaba de anunciar mais uma colaboração de luxo para o outono/inverno 2013/14. A designer francesa Isabel Marant é a convidada deste ano para desenhar uma coleção exclusiva para a cadeia de moda sueca, que será lançada a 14 de novembro em 250 lojas H&M de todo o mundo.

Com o seu estilo descontraído, Isabel Marant propõe uma combinação de atitude urbana, elegância boho e espírito rock n’roll que resulta num estilo genuinamente francês. Para a H&M, a designer criará uma coleção de roupa e acessórios para mulheres e adolescentes composta por peças indispensáveis inspiradas no seu estilo caraterístico, e desenvolverá pela primeira vez uma coleção masculina.

Estou lisonjeada com esta colaboração. A H&M trabalha com os melhores designers e este convite é uma honra aliciante. Pretendo criar algo autêntico, que as mulheres queiram vestir no seu dia a dia, com esse toque de despreocupação que acho tão parisiense: vestir com elegância sem se preocupar demasiado e sem pôr de lado o look sexy. A coleção reflete este tipo de leveza e atitude. Tudo pode ser combinado ao gosto de cada um: a minha abordagem à moda assenta na personalidade” diz Isabel Marant.

Na H&M estamos muito entusiasmados por Isabel Marant ser a nossa designer convidada. A forma como combina diferentes elementos nas suas coleções, criando um estilo simultaneamente descontraído e urbano, torna-a muito contemporânea. Tem um olho fantástico para os detalhes étnicos e a rara habilidade de criar peças que as pessoas querem mesmo vestir. Temos a certeza de que os clientes da H&M se vão apaixonar por esta coleção” afirma Margareta van den Bosch, consultora criativa da H&M.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

DEMO 2013 – ALUNOS DE MODA DA FA-UTL APRESENTAM PROJETOS DE FINAL DE CURSO




À semelhança dos anos anteriores, os alunos finalistas do Mestrado em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL) vão dar a conhecer os seus projetos de final de curso ao público especializado. A apresentação terá lugar no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, no próximo dia 20 de junho, pelas 21h30 , e incluirá as propostas individuais dos finalistas deste ano: Ana Isabel Ramos; Ana Isabel Teixeira; Áurea (Gabriela Arlindo, Carolina Bitencourt dos Santos, Daniela Furuya, Julia Miyashiro da Palma, Cassia Ester Silva, Thaís Gonzalez, Stephanie Santana Bessetti); Bárbara Leão; Cibele Vieira; Diana Água-Mel; Inês Castro Freitas; lúri; O Simone; Pedro Taibner; Renata Bernardo; Rita Beja Ramos; Rita Lopes; Sara Santos; Souza & Matsumura; Tiago Loureiro e Vanessa Mendes.

Esta apresentação, intitulada Demo 2013, representa o culminar do período de formação académica na FA-UTL, traduzindo a identidade singular de cada um destes jovens designers ao nível da criação de Moda de autor e da concepção de novas imagens de Moda. “O vestuário é a nossa forma de expressão, assim como o conceito e processo criativo que engloba e que o faz relacionar-se com várias áreas do Design, da Arte e da Arquitetura”, explicam.

O curso em Design de Moda da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, criado há vinte e um anos, tem vindo a reforçar o seu prestígio e a lançar muitos jovens designers para o mercado de trabalho nacional e internacional. Por este curso já passaram vários talentos reconhecidos pela imprensa nacional e internacional, como Sara Lamúrias (aforestdesign), Pedro Eleutério e Mia Lourenço (Os Burgueses), João Branco e Luís Sanchez (Storytailors), Jorge Moita (Krvkurva design), entre muitos outros.

O MUNDO SEGUNDO KARL LAGERFELD




Um livro dedicado às melhores citações e comentários austeros de Karl Lagerfeld vai ser lançado em setembro pela editora francesa Flammarion, com textos de Jean-Christophe Napias e ilustrações do artista Charles Ameline.

“The World According To Karl” é uma homenagem à mente brilhante do “Kaiser”, às suas máximas e declarações bem humoradas, perspicazes, irrevogáveis, aos seus comentários severos e aos seus vereditos visionários sobre moda, arte e o mundo em geral.

A publicação não foi criada em parceria com Lagerfeld, mas de acordo com o WWD, o diretor criativo da Chanel está satisfeito com o resultado.


ALGUMAS CITAÇÕES:

Tom Ford: "Are you happy?" Karl Lagerfeld: "Darling, I'm not ambitious".

"Sweatpants are a sign of defeat. You lost control of your life so you bought some sweatpants."

"If you were to ask me what I wish I had invented in fashion, it would be the white shirt. To me, a shirt is the basis for everything. Everything else comes afterwards."

"A sense of humour and a little lack of respect: that's what you need to make a legend survive."

"My job isn't to make Chanel survive; it is to keep it alive."

"Fashion is neither moral or immoral, but it is for rebuilding the morale."

"I am a kind of fashion nymphomaniac who never gets an orgasm."

"The iPod is genius. I have 300."

"I want to see everything, I want to know everything. Behind my dark glasses, my eyes are wide open."

"Fashion is a game which must be played seriously."

"Fashion is fleeting, dangerous, and unfair."

"Fashion is an attitude more than a piece of clothing."

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MARQUES’ ALMEIDA LANÇA COLEÇÃO DE MENSWEAR


Marta Marques e Paulo Almeida, os designers da marca portuguesa Marques' Almeida, que apresentam sazonalmente as suas coleções na ModaLisboa e na London Fashion Week, preparam-se para lançar uma linha de vestuário masculino em colaboração com a Opening Ceremony. A coleção será apresentada na plataforma Fashion East durante a próxima Semana de Moda Masculina de Londres.

Marta e Paulo ainda estão à procura da palavra perfeita para designar a nova linha - por considerarem que nem menswear nem unissexo são as designações corretas - mas explicam a ideia principal: “As raparigas gostam de Marques’ Almeida e os rapazes também, então oferecemos opções para ambos."

Segundo os designers, as duas coleções vão ter o mesmo conceito e seguir o mesmo conjunto de inspirações a cada estação. Grunge, mas com um toque de sofisticação, a marca Marques’ Almeida é conhecida pela sua estética 90’s e pelo uso constante do denim – rasgado, gasto, esfiado.

A sua estreia no menswear representa uma evolução natural da marca e é uma resposta às múltiplas solicitações dos amigos e namorados das suas clientes.