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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

NUNO BALTAZAR . MID SEASON SALES




De 30 de novembro a 7 de dezembro, a loja do designer Nuno Baltazar, no Porto, oferece descontos especiais até 30% na coleção outono/inverno 13/14.

Escolha o look perfeito para este natal ou surpreenda quem mais gosta aproveitando as promoções de meia estação Nuno Baltazar.

Não perca esta fantástica oportunidade e viva esta época festiva com a assinatura de um designer português!

Nuno Baltazar
Av. da Boavista, 856
4100-112 Porto

De 3ª a Sábado, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30.

Esteja atento às novidades Nuno Baltazar em https://www.facebook.com/nunobaltazar.atelier


FOTOS:

Editorial “Strangest Feeling” | Portuguese Soul (Junho 2013) | Appicaps

Fotografia: Frederico Martins
Assistente de Fotografia: Pedro Sá
Styling: Fernando Bastos Pereira
Assistente de Styling: Nelson Lima
Produção: Paulo Gonçalves
Cabelos: Rui Rocha
Maquilhagem: Atelier Patricia Lima
Modelo: Maria Borges (L’Agence)

INAUGURA HOJE A NOVA LOJA A VIDA PORTUGUESA


Hoje, pelas 19h30, inaugura a nova loja A Vida Portuguesa, no Largo do Intendente Pina Manique nº 23, em Lisboa. A festa prolonga-se durante todo o fim de semana, integrada nas festividades "Entre no Intendente", e além de visitas guiadas à loja por Catarina Portas, tem reservadas muitas outras surpresas. Veja o programa:


SÁBADO, 30 DE NOVEMBRO

12h00: Cozinha para Crianças, com panelinhas e tachinhos Mardouro, brincando aos chefs crescidos

14h00: Degustação de Ginja de Alcobaça

14h30: Visita Guiada à Loja por Catarina Portas. A história do local: como se transforma um centenário armazém de cerâmica numa loja garbosa

16h00: Sessão de Leitura para Crianças pelo ator Pedro Mendes

18h00: Atividade para Crianças pelas Publicações Serrote: “Folhas de Estrelas” (para desfrutar sob céu azul ou estrelado) e “Caixote Serrote” (kit de sobrevivência para usar na natureza ou na selva urbana)


DOMINGO, 1 DE DEZEMBRO

12h00: Atividade Surpresa para Petizes

14h00: Sessão de Degustação com Compotas José Gourmet (doces “com alto teor de ternura”) e Vinho do Porto Ramos Pinto, incluindo sessão de beijos para posar em frente ao cartaz “Beijoqueiro” que é a imagem da marca

14h30: Visita Guiada à Loja por Catarina Portas. A história do local: como se transforma um centenário armazém de cerâmica numa loja garbosa

16h00: Atividade para Crianças pelas Publicações Serrote: “Folhas de Estrelas” (para desfrutar sob céu azul ou estrelado) e “Caixote Serrote” (kit de sobrevivência para usar na natureza ou na selva urbana)

18h00: Pintura de Azulejos para Crianças com a artista Vanessa Cabacinha: pintar e levar ao forno azulejos que serão recordações de trazer para casa




FOTOS: © Paulo Seabra

INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CALÇADO VENCE PRÉMIO EUROPEU DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL


O projeto “Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe” foi distinguido pela Comissão Europeia no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA).

A campanha de promoção integrada do calçado português nos mercados externos, que resulta da parceria entre a APICCAPS e a Academia de Design e Calçado, superou a candidatura concorrente de promoção do champanhe francês na categoria “Apoio à Internacionalização das empresas”, afirmando-se como a entidade com as melhores práticas empresariais.

Com um total de 56 projetos a concurso, Portugal, através do IPAMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), foi o país que apresentou o maior número de candidaturas à edição deste ano dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, seguido do Reino Unido, com 42 projetos, e da Alemanha, com 37.



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PANTS OFF DINO ALVES




De 29 de novembro a 3 de dezembro, Dino Alves vai organizar um sample sale especial de calças no seu atelier, na Rua da Madalena, em Lisboa. PANTS OFF decorre durante os seis dias das 13H00 às 19h00 e disponibiliza calças de várias coleções passadas do criador, com preços a variar entre os 30 e os 50 euros.

Tome nota da morada: Rua da Madalena, 91 - 1ºDto. E passe por lá!

“HELLO, MY NAME IS PAUL SMITH” EM EXIBIÇÃO NO DESIGN MUSEUM DE LONDRES




Paul Smith acaba de inaugurar a sua exposição “Hello, My Name is Paul Smith”, no Design Museum, em Londres. Patente até 9 de março de 2014, esta mostra apresenta uma perspetiva única sobre a mente do designer britânico e traça a ascensão de uma das marcas de moda mais importantes do mundo.

A exposição começa com uma recriação da primeira loja de Paul Smith, um pequeno espaço de três metros por três que o designer abriu em Nottingham em 1970. Segue-se uma versão improvisada do escritório do designer, conhecido por estar repleto de objetos colecionados em várias viagens, obras de arte, cds de música, bicicletas e livros. Os visitantes são ainda convidados a entrar numa recriação do atelier de Paul Smith e no primeiro quarto de hotel que o designer usou como showroom para apresentar as suas primeiras propostas a potenciais compradores. Além de fotografias que mostram o seu processo criativo e vídeos de bastidores e desfiles, a mostra abrange também as colaborações do designer, desde carros até garrafas de Evian, assim como os interiores das suas lojas em todo o mundo.

Se vai viajar para Londres, visite o Design Museum e conheça o universo do rei do ‘cool’ britânico.


FOTOS:

EM CIMA
Loja Paul Smith em Los Angeles

EM BAIXO (da esquerda para a direita)
2 - Paul Smith na sua primeira loja em Nottingham
3 - Flagship Paul Smith na Coreia
4 - Loja Paul Smith em Tóquio
5 - Paul Smith no seu escritório


terça-feira, 26 de novembro de 2013

O NATAL CHEGA MAIS CEDO À RUA CASTILHO


Neste Natal, a Rua Castilho volta a surpreender os lisboetas, com muita animação e surpresas. No próximo sábado, 30 de novembro, entre as 10h00 e as 20h00, a conhecida artéria lisboeta será invadida por um ambiente festivo. Neve, música ao vivo, cocktails, provas de degustação, lançamentos de produtos, animações e um "meeting point" pelas 16h com convidados especiais são algumas das surpresas reservadas para este dia pelas lojas aderentes ao Castilho Golden Xmas, uma iniciativa realizada ao abrigo do Programa Lisbon Shopping Destination da Câmara Municipal de Lisboa.

Será um dia repleto de Luz e Música que promete aquecer o coração de todos os Lisboetas. Dê as boas vindas ao Natal na Rua Castilho!



LOJAS ADERENTES: Karen Millen, Marella, Stivali, Gerard Darel, The, Augustus, Stefanel, Hoss, Veste Couture, Max&Co., Anton Beill, D'alma Jewelry, Loja das Meias, Elvira Guedes Day Spa, Mim, P&G, Edifício Castil, Companhia do Campo, Lanidor, Coccinelle, Franck Provost, BCBG Maxazria, Wickett Jones, Weill, Oculista OCR, Nica, Emparque, Astoria Hotel, Girissima, Hotel Diplomático, CM Clinic, Bunns.


BROOKLYN MUSEUM EXPÕE OBRA DE JEAN PAUL GAULTIER


“From the Sidewalk to the Catwalk”, a primeira exposição internacional dedicada à obra do célebre criador francês, Jean Paul Gaultier, está patente no Brooklyn Museum, em Nova Iorque, até 23 de fevereiro de 2014.

“From the Sidewalk to the Catwalk” é uma mostra multimédia organizada em sete temas que traçam as principais influências no trabalho de Gaultier – das ruas de Paris ao cinema – desde que emergiu como designer na década de 1970. Em exibição estão aproximadamente 140 criações de Alta Costura e pronto-a-vestir, do início da sua carreira até à atualidade. Trinta manequins vestidos com criações icónicas do designer “ganham vida” através de projeções audiovisuais: várias celebridades, incluindo o próprio Gaultier, “emprestaram” os seus rostos para serem projetados nos manequins.

A mostra inclui também acessórios, esboços, figurinos, trechos de filmes e gravações de desfiles de moda, concertos e performances de dança, bem como fotos de grandes fotógrafos de moda e artistas contemporâneos que entraram no mundo de Gaultier e exploraram, de forma inesperada, as suas criações de vanguarda e códigos estéticos.

Teatral e exuberante, “From the Sidewalk to the Catwalk” é uma exposição imprescindível para os admiradores do trabalho de Jean Paul Gaultier.


FOTO (à direita): © Paolo Roversi. Coleção de pronto-a-vestir Jean Paul Gaultier outono/inverno 1984–85.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

OS CRIADORES NACIONAIS E OS SEUS CHAPÉUS


Até 23 de fevereiro de 2014, o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, apresenta a exposição "Os criadores nacionais e os seus chapéus", no âmbito das IV Jornadas de Museologia, este ano subordinadas ao tema "Os museus na era da economia criativa".

Em exibição estão alguns dos chapéus mais originais produzidos recentemente por diversos designers de moda portugueses, incluindo Alexandra Moura, Dino Alves, Filipe Faísca, José António Tenente, Miguel Vieira, Nuno Gama, Os Burgueses, Ricardo Andrez e Sara Lamúrias, entre outros.

O chapéu visto como acessório de moda. A não perder, no Museu da Chapelaria!

MARIO TESTINO PUBLICA E EXPÕE “ALTA MODA”


As tradições e os trajes festivos de Cusco foram a principal inspiração do famoso fotógrafo peruano, Mario Testino, para a exposição “Alta Moda”, que inaugurou este fim de semana no Queen Sofia Spanish Institute, em Manhattan.

Mario Testino passou os últimos cinco anos a viajar pela cidade montanhosa de Cusco, juntamente com Derek Blasberg e Karlie Kloss, e revela agora o resultado da sua investigação: 27 fotografias de homens, mulheres e crianças vestidos com coloridos ponchos e trajes típicos do Peru. Fotografias únicas que mostram um mundo exuberante raramente visto, particularmente pelo público de Testino. Os opulentos trajes foram fotografados num cenário tradicional pintado a partir dos arquivos de Martin Chambi, fotógrafo indígena do Peru.

“Nesta série quis fazer algo realmente diferente do meu trabalho e da fotografia em geral. Tentei condensar o máximo possível de história em cada imagem”, explicou Mario Testino. “Este foi um projeto muito pessoal e especial porque tive a oportunidade de mostrar ao mundo a beleza, riqueza histórica e importância da tradição peruana”.

Para acompanhar a exposição foi lançado um livro homónimo com reproduções das 27 fotografias, notas do editor da Vogue americana, Hamish Bowles, e uma edição limitada de 2500 cópias.





sexta-feira, 22 de novembro de 2013

365 BY OS BURGUESES




Da premissa “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” surge o novo projeto 365 desenvolvido por Eleutério e Mia, a dupla de criadores da marca Os Burgueses.

365 é um projeto work in progress, onde não existem coleções nem estações definidas, e que tem como ponto de partida a camisa clássica branca, a peça preferida da dupla. A dois ou em parceria com outros criativos e artistas, Eleutério e Mia pretendem agora explorar novos caminhos para esta peça icónica que tem marcado o seu trabalho enquanto designers. O objetivo é criar peças intemporais, acessíveis e disponíveis 365 dias por ano.

Em conversa com Pedro Eleutério e Mia Lourenço, ficámos a saber como surgiu o projeto 365 e quais os objetivos da dupla: “A ideia para o projeto surgiu de duas perspetivas que temos em relação à moda nacional. Somos constantemente questionados pelos preços praticados pela moda nacional e conscientes ou não do trabalho envolvido na criação de uma coleção de autor, a verdade é que muitas das pessoas que se interessam pelo nosso trabalho não têm dinheiro para o adquirir. Com este projeto queremos levar o nosso produto até junto de todos os interessados, a um preço “small cost”. Chamamos-lhe “small cost” pois queremos criar a tendência de peças de autor nacional a preços mais acessíveis, ao longo de todo o ano. Para alcançar este objetivo tivemos de nos focar numa só peça. Mas isso não foi impedimento criativo quando existe tanta paixão dentro da marca pela peça Camisa. E partindo de um ponto zero, a camisa branca clássica surge como ponto de partida e tela branca que, num sistema work in progress, pretendemos desconstruir e dar novos contornos. A segunda perspetiva é o sentimento que nos atormenta enquanto criativos e que se prende na rigidez das coleções em contraponto com todas as ideias que muitas das vezes acabam guardadas numa gaveta porque não encontram espaço no conceito daquela coleção específica. Este projeto surge também como um espaço para trabalhar ideias individuais que não têm de pertencer a uma coleção ou estação. E neste espírito surge o desejo de criar parcerias e sinergias com outros artistas para que a moda nacional ganhe movimento ao longo de 365 dias e não apenas duas vezes por ano. O público alvo deste projeto são todos os amantes de camisas quer sejam clássicas ou irreverentes e a quem a moda nacional não passa ao lado. Arrancámos com a nossa tela branca (“White Canvas”) na versão camiseiro masculino mas pretendemos para o próximo ano introduzir a versão feminina na família 365”.

Se a camisa branca é a sua peça de roupa de eleição, este projeto é para si! Conheça os produtos 365 na loja online www.365byosburgueses.myshopify.com




quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SCHIAPARELLI DESFILARÁ NA SEMANA DE ALTA COSTURA DE PARIS


A casa de moda fundada pela lendária designer Elsa Schiaparelli vai desfilar pela primeira vez na semana de Alta Costura de Paris, que decorre de 20 a 23 de janeiro de 2014.

Num comunicado enviado recentemente à imprensa, a Chambre Syndicale de París, instituição encarregue de eleger as casas de moda que reunam os requisitos necessários para receber o distintivo de Alta Costura, anunciou os nomes dos seus novos membros: Schiaparelli; o designer turco Serkan Cura; e a casa londrina Ralph & Russo, conhecida pelos seus elaborados vestidos de noiva.

A casa Schiaparelli, atualmente pertencente a Diego Della Valle, vai produzir uma coleção de Alta Costura e outra de prêt-à-couture, pela mão do seu novo diretor criativo, Marco Zanini.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EXPOSIÇÃO “ISABELLA BLOW: FASHION GALORE!” INAUGUROU NA SOMERSET HOUSE DE LONDRES


Até 2 de março de 2014, a Somerset House, em Londres, em parceria com a Isabella Blow Foundation e a Central Saint Martins, apresenta “Isabella Blow: Fashion Galore!”, uma grandiosa exposição que reúne mais de uma centena de peças da extraordinária coleção de moda e chapéus de Isabella Blow, atualmente pertencente a Daphne Guinness. Em exibição estão centenas de criações de muitos talentos descobertos e lançados pela própria Isabella, como Alexander McQueen, Philip Treacy, Hussein Chalayan e Julien Macdonald, entre muitos outros.

Isabella Blow iniciou a sua carreira no início da década de 1980, como assistente de Anna Wintour na Vogue USA. Depois do marcante trabalho para a Conde Nast e com um savoir faire ímpar, foi nomeada diretora de moda do jornal The Sunday Times. Colaborou também com as revistas Visionaire e The Face e foi consultora das marcas DuPont Lycra, Lacoste e Swarovski. Trabalhou com grandes fotógrafos como Steven Meisel, David LaChapelle e Sean Ellis. Partilhou a direção da revista Tatler com Geordie Greig e tornou-se uma das maiores autoridades da moda britânica.

Isabella Blow projetou numa multidão a sua excentricidade e sensibilidade punk. Era raramente vista sem um chapéu de Philip Treacy, lábios vermelhos e um look ousado. Teve um papel fundamental na descoberta e progresso das carreiras de designers como Alexander McQueen, Stella Tennant e Philip Treacy, assim como das modelos Sophie Dahl e Stella Tennant. “Tinha uma capacidade especial para captar a sensibilidade dos jovens talentos. Provinha de uma família aristocrática mas possuía um coração punk e rebelde. Antepunha o talento ao êxito económico... O seu olhar singular sobre tudo inspirou muitos designers e criativos”, afirmou Philip Treacy aquando da trágica morte de Isabella, em 2007.

Atual detentora da coleção de Isabella Blow, Daphne Guinness declara: "Isabella tornou o nosso mundo mais vivo... Quando visitei o lugar onde estavam armazenadas as suas peças, em South Kensington, tornou-se óbvio que um legado assim poderia ter imenso valor para muitas pessoas. Acredito que tomámos a decisão certa ao exibir todas essas peças (ao invés de as leiloar na Christie's). Estou a fazer isto em memória de uma amiga querida, esperando que o seu legado possa ajudar e inspirar as futuras gerações de designers".

Se pretende visitar Londres nos próximos meses, não deixe de ver “Isabella Blow: Fashion Galore!”



VIVIENNE WESTWOOD ESCREVE AS SUAS MEMÓRIAS

Vivienne Westwood vai lançar o seu primeiro livro de memórias, em outubro de 2014. Rainha do punk, defensora do consumo consciente, a criadora britânica tem muito para revelar sobre a sua vida e carreira e para tal conta com a colaboração do seu amigo e reconhecido biógrafo, Ian Kelly.

O livro de memórias, publicado pela editora Picador, incluirá declarações da família e de grandes amigos de Vivienne Westwood, e abordará toda a sua carreira, desde que era professora primária em Derbyshire até se tornar uma das mais famosas e rebeldes criadoras de moda britânicas. Vivienne Westwood é conhecida como a precursora do punk na moda. Em 1970, quando ainda se falava em movimento hippie, abriu com o seu companheiro Malcolm McLaren, agente do Sex Pistols, a Sex, a primeira loja a vender roupa de motoqueiro, em couro e cheia de zips. Ao longo dos anos, Vivienne transformou o seu lado punk num discurso ativista, apelando ao consumo consciente. Hoje, continua a ser uma das principais figuras do mundo da moda e apresenta as suas coleções na Semana de Moda de Paris.

O autor do livro, Ian Kelly, afirma que o objetivo desta obra é “dizer a verdade sobre uma pessoa que tem um coração enorme, cujo rosto e roupa são conhecidos no mundo inteiro, e que continua também a ser conhecida como a professora primária de Derbyshire, que se apaixonou por Malcolm McLaren e mudou o mundo".

FOTO: Andy Gotts

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 ANOS DE Y-3


A casa de moda japonesa, Yohji Yamamoto, retraça a história da Y-3, a linha de sportswear criada em colaboração com a Adidas, num livro de edição limitada, intitulado "10 Years of Y-3", que combina as principais campanhas publicitárias da marca com fotografias dos seus produtos mais icónicos.

Em 2003, Yohji Yamamoto foi pioneiro ao se associar à marca desportiva Adidas, para criar Y-3, um projeto inovador que tinha como objetivo tornar o sportswear elegante. Para comemorar o 10º aniversário desta linha, a marca japonesa reúne imagens de arquivo, desenhos, protótipos, fotografias de bastidores e desfiles, num livro inédito que capta a essência do estilo Y-3. Com direção artística de PL Studios e uma edição limitada de 2000 exemplares, "10 Years of Y-3" será oferecido como agradecimento aos embaixadores e colaboradores da marca, não estando disponível para venda. Os fãs da marca que não tiverem a sorte de ser presenteados com um dos 2000 exemplares, poderão folhear o livro nas lojas Y-3 e no website da marca: www.y-3.com



“CHOUPETTE” – NOVA COLEÇÃO DE ACESSÓRIOS DE KARL LAGERFELD




Choupette já foi fotografada com Laetitia Casta, tem um iPad, duas governantas ao seu serviço, e a sua própria conta no Twitter, seguida por mais de 34.000 fãs. Choupette é a gata de Karl Lagerfeld e nesta estação é homenageada pelo kaiser com uma coleção cápsula batizada com o seu nome e inspirada na sua silhueta. Trata-se de uma coleção de acessórios a preto e branco, composta por um lenço, um gorro, uma tote bag, luvas e capas para iPhone e iPad. A coleção está disponível desde o passado dia 11 de novembro nas lojas Karl Lagerfeld.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

“CASTELO CAVALCANTI” - A NOVA CURTA-METRAGEM DE PRADA


Um surrealismo colorido carateriza “Castelo Cavalcanti”, o novo projeto cinematográfico de Prada. A marca italiana convidou novamente o realizador Wes Anderson para traduzir o imaginário de Miuccia Prada em imagens. A curta metragem de 8 minutos, protagonizada por Jason Schwartzman e Giada Colagrande, foi apresentada esta quarta-feira no Festival de Cinema de Roma e simultaneamente em prada.com.

A campanha publicitária que Wes Anderson realizou anteriormente para comemorar o lançamento de Prada Candy L’Eau tinha Paris como cenário e contava a história de uma indecisa Léa Seydoux e os seus dois pretendentes, mas para “Castelo Cavalcanti” Prada decidiu retomar as suas raízes italianas.

Corre o ano de 1955 e o protagonista, Jason Schwartzman, um piloto de corrida, acaba de bater com o seu carro contra uma estátua na pequena aldeia italiana de Castelo Cavalcanti, que por acaso é a sua terra natal. A partir deste momento, o destino de Schwartzman é imprevisível...

Este é o último filme criado no âmbito do projeto “Prada Classics”, uma série de curtas metragens iniciada em maio de 2012 com "A Therapy" de Roman Polanski, onde Ben Kingsley interpreta um psicólogo que se deixa seduzir pelo casaco de peles da paciente (Helena Bonham Carter). O humor advém precisamente da atração que o terapeuta sente pelo casaco, produto de uma riqueza que a sua paciente lamenta por lhe ter proporcionado uma vida de solidão. O filme termina com o slogan “Prada Suits Everyone”.

Prada e a sua eterna capacidade de surpreender...


DESIGNERS E ARTISTAS INTERNACIONAIS UNEM-SE PARA AJUDAR AS CRIANÇAS DE DARFUR


A UNICEF convidou vários designers e artistas internacionais para criar uma coleção original de bonecas, sob o tema “Le Pari(s) Merveilleux”. As criações estarão em exibição no Petit Palais, entre 26 de novembro e 1 dezembro de 2013, e serão leiloadas a 2 de dezembro, no Four Seasons Hotel George V, no âmbito da projeto “Frimousses de Créateurs”, que visa angariar fundos para as crianças de Darfur.

Há 11 anos que casas de moda e criativos de todo o mundo se juntam a esta causa solidária, que já angariou 1.7 milhões de euros e permitiu vacinar 300 000 crianças até 2012. Criadores como Jean Paul Gaultier, Chantal Thomass, Issey Miyake, Lorenz Bäumer, as casas Lanvin, Dior, Chanel, Gucci e Louis Vuitton ou os artistas Carlos Cruz Diez, Nicolas Saint Grégoire, entre outros, juntaram-se este ano ao projeto e conceberam bonecas originais inspiradas na cidade luz.

Os resultados são bastante curiosos.