sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CAMPANHA 
PORTUGUESE SHOES 2014 UNE-SE A DOIS GRANDES NOMES DA MODA NACIONAL




A indústria mais sexy da Europa uniu-se a dois grandes nomes da moda nacional - Nuno Baltazar e Nuno Gama - para vestir os protagonistas da nova campanha Portuguese Shoes 2014.

Ruben Rua (Elite Models) e Luís Borges (Central Models) vestem looks da coleção Mosaik do designer Nuno Gama, que presta homenagem à herança cultural da cerâmica nacional com propostas elegantes dominadas pelo contraste entre o branco e o azul.

Nuno Baltazar assegurou o vestuário feminino das modelos Dariia Makarova (We Are Models), Alexandra Nefedova (Elite Lisbon) e Elsa Baldaia (Da Band Model) com propostas especialmente desenvolvidas pelo seu atelier.

Destinada essencialmente à promoção internacional do setor do calçado, a campanha Portuguese Shoes acaba por reforçar qualitativamente a perceção internacional da excelência do design português, nas áreas do calçado e vestuário.

FICHA TÉCNICA
Fotografia: Frederico Martins, assistido por Pedro Sá
Manequins: Ruben Rua (Elite Models), Luis Borges (Central Models), Dariia Makarova (We Are Models), Alexandra Nefedova (Elite Lisbon) e Elsa Baldaia (Da Banda Model)
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistido por Nelson Ribeiro
Maquilhagem: Patrícia Lima, assistida por Helena Almeida
Cabelos: Rui Rocha
Vídeo: Tiago Ribeiro
Coordenação Geral: Paulo Gonçalves APICCAPS

CAMPANHA 
PORTUGUESE SHOES 2014


Recentemente distinguida pela Comissão Europeia com o Prémio Europeu de Promoção Empresarial, a campanha “Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe” continua a apostar na promoção do calçado português nos mercados internacionais e apresenta agora a sua nova imagem para 2014.

Através de uma imagem de moda multiétnica, a APICCAPS volta a revelar a excelência da oferta das marcas nacionais de calçado, direcionando para novos mercados o setor mais internacionalizado da indústria portuguesa. A campanha Portuguese Shoes 2014 combina elegância com irreverência, e convida-nos, numa perspetiva quase voyeurista, a acompanhar um grupo de amigos numa celebração onde o calçado surge como protagonista de uma atmosfera insinuante.

Tendo como cenário o Pestana Palace Hotel, a campanha foi fotografada por Frederico Martins e protagonizada por cinco manequins de origem portuguesa: Ruben Rua (Elite Models), Luís Borges (Central Models), Dariia Makarova (We Are Models), Alexandra Nefedova (Elite Lisbon) e Elsa Baldaia (Da Band Model).

Desenhado para o futuro e com uma identidade cada vez mais internacional, o calçado português quer ser líder mundial. Atualmente exporta 95% da sua produção para 132 países nos cinco continentes. A principal aposta para 2014 centra-se nos na conquista de novos mercados como a China, EUA e América Latina (a partir da Colômbia).




Fotografia: Frederico Martins, assistido por Pedro Sá
Manequins: Ruben Rua (Elite Models), Luis Borges (Central Models), Dariia Makarova (We Are Models), Alexandra Nefedova (Elite Lisbon) e Elsa Baldaia (Da Banda Model)
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistido por Nelson Ribeiro
Maquilhagem: Patrícia Lima

LOUIS VUITTON PRESTA HOMENAGEM ÀS MULHERES NA SUA CAMPANHA PRIMAVERA/VERÃO 2014


Marc Jacobs dedicou a sua última coleção para a Louis Vuitton às mulheres que o inspiram. A nova campanha publicitária primavera / verão 2014 da casa francesa segue o mesmo espírito e apresenta uma série de oito retratos das musas do designer.

Catherine Deneuve, Sofia Coppola, Gisele Bundchen, Fan Bingbing, Caroline de Maigret, Edie Campbell e a modelo que abriu o último desfile de Marc Jacobs para a Louis Vuitton foram fotografadas por Steven Meisel. A simplicidade do cenário e a contida paleta cromática permitiram destacar a personalidade de cada mulher, bem como as diferentes variações da Noé para a próxima primavera/verão. A icónica mala surge em novas versões com plumas, com aplicações de cristais ou tachas, em pele lisa ou de crocodilo e em tela monograma com acabamentos a couro preto.

A campanha será lançada em fevereiro de 2014 nas revistas de moda de todo o mundo.



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TAMARA MELLON LANÇA A SUA PRIMEIRA COLEÇÃO A SOLO




Tamara Mellon transformou a Jimmy Choo num ícone de luxo mundial e alterou por completo a forma da mulher se relacionar com os seus sapatos. Dois anos após abandonar a direção criativa da empresa que cofundou com o artesão Jimmy Choo, Tamara Mellon prepara-se agora para voltar a conquistar o mundo com a sua marca homónima.

Para isso, conta com uma forte aliada: Karlie Kloss. A modelo é a protagonista do vídeo “High Heels and Sharp Knives”, que revela a primeira coleção de Tamara Mellon. A designer inspirou-se na fotografia de Guy Bourdin para produzir o vídeo e o resultado é uma mistura de suspense e paixão.

Karlie Kloss morde uma macã, quando o telefone toca. Após desligar a chamada, veste um casaco e caminha determinada em direção à porta, com as suas botas de salto alto “Sweet Revenge” de Tamara Mellon. O suspense aumenta com o seu regresso a casa. Veja o vídeo.


RIHANNA É O NOVO ROSTO DA BALMAIN


Rihanna é a protagonista da campanha primavera/verão 2014 da marca francesa Balmain. As fotografias foram tiradas em Nova Iorque pelos fotógrafos Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin e transmitem a aura sexy, sporty, casual e 90's da coleção.

Rihanna aparece radiante e sedutora, reforçando o seu estatuto de “only girl in the world”. A notícia foi divulgada através do Instagram pelo stylist da marca, Mel Ottenberg, que ao publicar as fotos escreveu: “Quando a sua inspiração encontra a sua criação”.

Moda e Música reforçam, assim, a sua bem sucedida união.



FOTOS: © Cortesia de Balmain

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

SHOWCASE MODALISBOA NO AEROPORTO DE LISBOA


Se vai viajar entre o Natal e o Ano Novo, aproveite para visitar o Showcase ModaLisboa – Lisboa Fashion Week, que está patente no Aeroporto de Lisboa até ao início de janeiro de 2014.

O Showcase ModaLisboa é uma mostra pop-up que visa dar a conhecer uma seleção de marcas de moda e design nacionais. Os passageiros e visitantes do aeroporto têm agora a oportunidade de apreciar as criações únicas dos designers Lidija Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama e Valentim Quaresma, que apresentam habitualmente as suas coleções na passerelle da Lisboa Fashion Week, e das marcas Christophe Sauvat, Cord’s, Green Boots, Ideal & Co, La Paz e Leal Lights, presentes no universo das edições do Wonder Room ModaLisboa.

Esta iniciativa da Associação ModaLisboa e a ANA – Aeroportos de Portugal, insere-se no programa “Ver, Ouvir e Degustar” da ANA – Aeroportos, que pretende projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas. Os aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que constituem experiências únicas para os passageiros. Este programa, dirigido pela Creative Industries Program for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.



RETRO P – ÓCULOS MADE IN PORTUGAL DE ESPÍRITO RETRO




Recuperar e inovar a tradição ótica nacional é o principal objetivo da marca de óculos portuguesa Retro P, lançada pelo grupo Óticas OCR no início deste ano.

Com uma identidade marcada pelo espírito retro, a marca recupera, transforma e atualiza óculos vintage das décadas de 60 e 70, lançando novos modelos, com formas e formatos mais próximos das exigências estéticas atuais. O resultado é uma coleção composta por dezasseis modelos de óculos de grau e dois de sol, que apesar de clássicos têm um maior conforto e ergonomia.

Os óculos são todos fabricados à mão na fábrica Sociel, a mesma onde Hugo Frederique - cuja família se dedica ao negócio dos óculos há mais de 60 anos - descobriu um espólio de modelos, formatos e materiais que serviram de inspiração à coleção da Retro P.

A marca teve grande recetividade comercial neste primeiro ano e pretende agora alargar a sua distribuição no mercado nacional e internacional.

Retro P é a marca ideal para quem procura óculos de qualidade e 100% portugueses.


PONTOS DE VENDA:

Ótica Conde de Redondo – Rua do Conde de Redondo, Nº12 C - Lisboa
Ótica Castilho – Rua Castilho, Ed Grão Pará, Nº50 Loja 1 - Lisboa
Ótica Campo de Ourique – Rua Ferreira Borges, Nº94 D e E - Lisboa
Ótica Lentaros – Rua José Falcão, Nº39 - Lisboa
Lifepicnic.com


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOVIDADES PELCOR PARA O NATAL


Para comemorar a época festiva que se aproxima, a PELCOR lança novos produtos em pele de cortiça, que prometem dar um toque especial ao seu look: a clutch envelope com textura Scales e as ring bracelets.

A Gold Capsule da Pelcor é uma linha de peças únicas, com gravação na pele de cortiça que recria texturas animais, realçadas com detalhes dourados ou prateados. Desta linha faz parte uma pequena clutch em formato de envelope, que além da já conhecida textura croco, surge agora com a nova textura Scales, onde a pele de cortiça é trabalhada em escamas com detalhes prateados.

Outra das novidades da Pelcor para este Natal são as ring bracelets. Com um design contemporâneo e depurado, as pulseiras fecham com ferragem e espigões e estão disponíveis em duas combinações de cores: cork & silver e slate & silver.

A Pelcor continua, assim, a apostar na criação de acessórios originais, a partir de um material genuinamente Português, que além das suas caraterísticas formais únicas é amigo do ambiente, reciclável e biodegradável.

As ring bracelets e a nova clutch envelope com textura Scales estão à venda nas lojas Pelcor e na e-shop https://www.pelcor.pt/pt/e-shop/



"ACIDS" BY LOEWE

A Loewe presta homenagem às suas técnicas tradicionais de tingimento, com o lançamento de “Acids”, uma nova linha de marroquinaria inspirada nas penas dos pavões, um dos símbolos da luxuosa marca espanhola.

Fundada em 1846 em Madrid, a casa Loewe conquistou um lugar de destaque na área da marroquinaria de luxo, graças ao seu savoir-faire artesanal único e à qualidade dos seus couros. A sua nova linha de malas de mão, “Acids”, apresenta as famosas bolsas Amazona e Duna em cores vivas como azul, amarelo, verde e magenta, e acabamentos com detalhes dourados. Uma carteira e uma pochette completam esta colorida coleção cápsula, que estará disponível nas lojas Loewe, em janeiro de 2014.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

DAVID KOMA, NOVO DIRETOR CRIATIVO DE MUGLER


David Koma é o novo diretor criativo da linha de pronto-a-vestir de senhora da marca Mugler. O designer georgiano estabelecido em Londres sucede, assim, a Nicola Formichetti, que deixou a empresa em abril passado, para assumir a direção artística da Diesel. As primeiras criações de David Koma para a casa fundada por Thierry Mugler em 1973 serão apresentadas em junho de 2014, com a coleção cruise 2015, e o seu primeiro desfile na Semana de Moda de Paris, primavera-verão 2015, ocorrerá em setembro de 2014.

Thierry Mugler celebrizou-se pelas suas inovadoras e fantasiosas criações, entre o final dos anos 70 e o início dos 90. Após a sua saída no início de 2000, a casa cessou a sua atividade, para reabrir alguns anos mais tarde, em 2008, sob a direção criativa de Rosemary Rodriguez e posteriormente Nicola Formichetti. O designer recuperou o brilho da casa, com coleções modernas inspiradas nos arquivos de Thierry Mugler. Oito meses após a sua saída, a casa anuncia o nome do seu sucessor: David Koma.

David Koma, 28 anos, estudou artes plásticas em São Petersburgo, antes de se mudar para Londres, em 2003, para se formar na Central Saint Martins. Fundou a sua marca homónima em 2009, e conquistou de imediato várias modelos e celebridades, como Natalia Vodianova, Naomi Campbell, Miranda Kerr, Eva Longoria, Lady Gaga, Kylie Minogue e Beyonce, com as suas criações sensuais e futuristas inspiradas nas criações de Geoffrey Beene ou Thierry Mugler. Hoje tem as suas coleções à venda em 55 lojas multimarca.

Virginie Courtin-Clarins , diretora de marketing e comunicação do grupo Clarins, detentor da Mugler, explicou a razão da nomeação do designer: "Queríamos escrever uma nova página para a Mugler, colocá-la novamente no mapa da indústria. Com David Koma teremos o potencial para modernizá-la", confessou, acrescentando que a silhueta feminina do designer é muito parecida à promulgada por Thierry nos anos noventa.

Esta é uma grande oportunidade para David Koma brilhar. A par da sua atividade para a Mugler, o criador vai continuar a desenvolver a sua própria marca.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

HOMENAGEM A KATE BARRY



A fotógrafa britânica Kate Barry, filha da actriz e cantora Jane Birkin e do compositor John Barry, morreu esta quarta-feira, na sequência de uma queda do quarto andar do seu apartamento em Paris. Tinha 46 anos.

Discreta e reservada, Kate Barry começou por estudar design de moda mas acabou por enveredar pela área da fotografia. Iniciou a sua carreira profissional em 1996 e tornou-se conhecida pelos retratos intimistas de celebridades como Monica Bellucci, Diane Kruger, Tilda Swinton, Vanessa Paradis e até mesmo Charlotte Gainsbourg, sua meia-irmã, fruto da relação da mãe, Jane Birkin, com o falecido cantor francês Serge Gainsbourg.

A sua primeira grande exposição realizou-se na Bunkamura Gallery, em Tóquio, em 2000. Mais recentemente, inaugurou “Point of View. Portraits. Natures Mortes” na galeria Cinéma, em Paris. Ao longo da sua carreira, fotografou para diversas publicações prestigiadas como a Vogue britânica, Elle, Sunday Times, ou Paris Match.

“Quando era criança, era muito fotografada. Isso deve ter deixado uma impressão”, disse a fotógrafa ao jornal francês “Liberation”, em 2012.


FOTOS (da esquerda para a direita):
1 - Diana Widmaier-Picasso na sua casa em Paris, fotografada por Kate Barry para a Vogue UK, julho 2005.
2 - Diane Kruger numa prova no atelier Chanel fotografada por Kate Barry para a Vogue.co.uk, maio 2009.
3 - Diane Kruger no Hotel Carlton, em Cannes, fotografada por Kate Barry, maio 2009.





FILIPE FAÍSCA TEM NOVOS PONTOS DE VENDA




Neste Natal compre Moda Portuguesa! Durante o mês de dezembro, o ateliê do designer Filipe Faísca está aberto sábados e domingos, das 12h às 20h. Na Calçada do Combro 99, em Lisboa, encontra peças muito especiais, para que possa comemorar esta época festiva com a assinatura de um designer de moda português.

Filipe Faísca alargou os seus pontos de venda e dois dos looks da sua coleção outono/inverno 13/14 estão agora disponíveis também na Loja da Burel (Rua Serpa Pinto, 15B), ao Chiado.

Os colares zipper, na versão de níquel prateado e dourado, estão à venda na loja de Serralves, no Porto, e no espaço La Princesa y la Lechuga / 21PR Concept Store, no Príncipe Real, em Lisboa, onde existem também alguns exclusivos com pendentes de vison.


Looks disponíveis na Loja da Burel

RICARDO ANDREZ EM LISBOA



Ricardo Andrez já tem um ponto de venda em Lisboa. As suas criações encontram-se agora à venda na loja da designer de moda Marta Branco, na Rua de Santo Amaro 6A (junto à Rua de São Bento).

Passe por lá e aproveite para conhecer também a Xmas Capsule collection de Marta Branco.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NUNO GAMA COMEMORA O NATAL COM MONTRA DIGITAL



Dinâmica e inovadora, a montra da loja do designer Nuno Gama no Príncipe Real, em Lisboa, não passa despercebida neste Natal.

Nuno Gama concretiza mais um passo na sua parceria com a Microsoft e transpõe para a montra da sua loja a ligação entre moda e tecnologia. Imagens de alta qualidade das coleções do designer “desfilam” pelos mosaicos dinâmicos do Windows, enquanto a neve desliza pelo vidro, criando imagens com um forte impacto visual, que não deixam ninguém indiferente.



“THE RETURN” BY KARL LAGERFELD


No passado dia 10 de dezembro, a casa Chanel apresentou “The Return”, a nova curta-metragem escrita e dirigida por Karl Lagerfeld, que foca o regresso de Gabrielle “Coco” Chanel ao mundo da moda e a reabertura da sua casa de Alta Costura em Paris, em 1954.

Em 1939, quando França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir ao triunfo do “New Look” de Christian Dior. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel ativo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.

A sua coleção de regresso, apresentada em 1954, foi muito criticada, mas após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.

“The Return” retrata este período determinante para a definição do “estilo” Chanel.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

LUÍS CARVALHO - CAMPANHA VERÃO 2014


Luís Carvalho 
é um dos mais promissores talentos da Moda Portuguesa. Licenciou-se em Design de Moda e Têxtil pela ESART, em Castelo Branco, trabalhou nos ateliês de Filipe Faísca e Ricardo Preto como assistente, foi designer de moda na empresa Salsa Jeans, e no início de 2013 decidiu lançar uma marca própria.



Em outubro passado, estreou-se na plataforma LAB da ModaLisboa e conquistou o público com “Shelter”, uma coleção inspirada num “abrigo”, onde predominaram os looks clean, as assimetrias e as sobreposições múltiplas, que resultaram em novas formas e silhuetas. Destaque para o efeito metalizado e para o estampado com efeito manchado, criado pelo próprio designer, a partir das “pedras que constroem o abrigo".

Depois do sucesso do desfile na ModaLisboa Ever.Now, Luís Carvalho apresenta agora a campanha para o verão 2014.



Daniela Hanganu (Central Models), por Nian Canard para Luís Carvalho
Styling: João Pombeiro
Cabelo e Maquilhagem: Lola Carvalho

PREVIEW DA EXPOSIÇÃO DE CHARLES JAMES NO MET



Em 2014, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque vai homenagear o criador de moda anglo-americano, Charles James. A exposição, intitulada “Charles James: Beyond Fashion”, estará patente de 8 de maio a 10 de agosto.

Depois de, em 2012, promover um encontro improvável entre Miuccia Prada e Elsa Schiapparelli, e de na última primavera ter dedicado uma grandiosa exposição à moda punk, o Metropolitan Museum of Art prepara-se agora para analisar o trabalho de Charles James, conhecido como um dos primeiros costureiros americanos.

Com uma abordagem escultural, científica e matemática da modelagem, Charles James “esculpiu” exuberantes vestidos de baile e peças de alfaiataria, tendo redefinido as normas da moda da década de 1950, com os seus cortes complexos e mistura de diferentes materiais, como veludo, cetim, seda e crepe.

A exposição do MET reunirá cerca de uma centena das suas criações mais notáveis, juntamente com esboços e amostras de tecidos, em dois locais: o The New Costume Institute, e as galerias no primeiro andar do museu.


FOTOS: Courtesy of The Metropolitan Museum of Art

1 - Vestidos de baile Charles James, 1948 (em cima)
© Cecil Beaton

2 - Charles James, 1952
© Michael A Vaccaro

3 - Nancy James com vestido Charles James Swan Gown, 1955
© Cecil Beaton

4 - Vestido de noite Charles James, 1946

5 - Austine Hearst com vestido Charles James, 1953