sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BALTAZAR IN MY CLOSET COCKTAIL


Amanhã, 1 de fevereiro, NUNO BALTAZAR inicia o 2º período de saldos inverno 13/14 de uma forma especial. Além de uma happy hour das 16h às 19h e de uma nova descida de preços, todas as clientes e seguidoras da marca poderão usufruir de um desconto adicional e imediato de 50 euros por cada 250 euros de compras. Mas as surpresas não ficam por aqui…

Com o objetivo de alcançar novos públicos, o designer está a desenvolver parcerias com os bloggers portugueses mais influentes do momento e convidou para esta primeira ação a autora do blog My Closet, Marta Fragateiro, para destacar as melhores oportunidades nos saldos Nuno Baltazar.

Ao longo do mês de fevereiro, os seguidores Nuno Baltazar e My Closet vão descobrir novas interpretações das melhores oportunidades dos saldos de inverno. Sugestões livres e exemplos de como pode coordenar e interpretar ao seu estilo as peças mais especiais Nuno Baltazar.

Marta Fragateiro será também a anfitriã da happy hour na loja Nuno Baltazar, amanhã, das 16h às 19h.

Se reside ou está de visita ao Porto e admira o trabalho do designer, não deixe de passar pela Av. da Boavista, 856!


LOJA NUNO BALTAZAR
Av. da Boavista, 856 – Porto
Tel: 226 065 081
loja@nunobaltazar.com
www.nunobaltazar.com

HORÁRIO:
De terça-feira a sábado, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30.

Esteja atento às novidades Nuno Baltazar em
https://www.facebook.com/NUNOBALTAZAR.ATELIER

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

KATE MOSS PARA ALEXANDER MCQUEEN




Kate Moss continua a brilhar. A famosa modelo, que acaba de celebrar o seu 40º aniversário e 25 anos de carreira no mundo da moda, é a estrela de várias campanhas para o Verão 2014, incluindo as das marcas Matchless, Stuart Weitzman, ElevenParis e Alexander McQueen.

Kate Moss tem um relacionamento de longa data com a casa de moda britânica e era uma grande amiga de Alexander McQueen, mas embora tenha aparecido como um holograma, no desfile do designer em 2006, esta é a primeira vez que a modelo protagoniza uma campanha da marca. As fotografias e o vídeo, da autoria de Steven Klein, mostram Kate Moss com o cabelo curto, penteado para trás e pintado de amarelo, vestida com um look gladiador criado pela diretora criativa da casa, Sarah Burton. A acompanhá-la está uma boneca, uma réplica dela própria – uma mini Kate Moss – vestida exatamente com o mesmo outfit.

Steven Klein inspirou-se no thriller britânico dos anos 1960, “Peeping Tom”, no qual um serial killer mata mulheres e usa uma câmara portátil para gravar as suas expressões de terror ao morrer. No vídeo, Kate Moss olha para um conjunto de monitores, antes de entrar numa casa sombria. Durante todo o tempo, uma figura parece observá-la, adicionando um efeito fantasmagórico às obscuras imagens.





quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“NAS IMEDIAÇÕES DO DESENHO”


“Nas imediações do desenho” está patente até 8 de março na galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, em Lisboa. Uma exposição que mostra como a linha pode assumir características específicas de transgressão para outros meios, através de um núcleo de artistas que entendem o desenho como ponto estratégico fundamental para o desenvolvimento dos seus trabalhos. São eles: Alexandra do Carmo, Catarina Leitão, Conceição Abreu, Cristina Ataíde, Isabel Brison, Lourdes Castro, Luís Nobre, Mónica de Miranda, Paulo Lisboa, Susana Gaudêncio e Teresa Henriques

De que modo é que o desenho é uma base de construção incontornável da produção artística que não se esgota no seu suporte quando se estende para outros meios? De que modo é que a deriva acontece preservando a autonomia e identidade do desenho? Como se debatem questões inerentes ao desenho através de outros suportes?

“Nas imediações do desenho” considera este conjunto de questões e procura focar-se na evolução do entendimento sobre o desenho, onde se podem cruzar a escultura, a instalação ou a vídeo-projeção, sem restrições a uma folha de papel. A exposição procura debater os processos e resultados do desenho e o modo pelo qual este é pensado como obra final mas mostrado através de outros suportes. Sair da folha de papel é um posicionamento estratégico que permite a estes 11 artistas questionarem e desenvolverem questões inerentes a este.




FOTOS:

1 - Conceição Abreu | escultura
2 - Lourdes Castro | Grande Herbário de Sombras, tomateiro
3 - Lourdes Castro | Grande Herbário de Sombras, Echium
4 / 5 - Susana Gaudêncio | Chamber of invention, vídeo-animação

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

“BONBON” – A NOVA FRAGRÂNCIA DE VIKTOR & ROLF


Viktor & Rolf acaba de revelar a sua mais recente fragrância feminina: Bonbon. Resultante de uma combinação de essência de caramelo com notas de tangerina, laranja e âmbar, Bonbon estará à venda em março e vem juntar-se a um bem sucedido conjunto de perfumes, entre os quais se destaca Flowerbomb, a fragrância estrela da dupla de designers holandeses.

Bonbon foi apresentado no final do desfile de Alta Costura de Viktor & Rolf, em Paris. Durante o espetáculo realizado pelo Ballet Nacional de Holanda, surgiu uma enorme tela com a imagem da campanha do perfume, protagonizada por Edita Vilkeviciute. A modelo lituana de 25 anos foi fotografada por Inez & Vinoodh e aparece com o corpo repleto de tatuagens de laços que encobrem a sua nudez, e com um enorme frasco de Bonbon ao colo.

A fragrância é dominada pelo caramelo e notas de tangerina, laranja, pêssego, jasmim, madeira e âmbar. O lançamento, em março, começará com uma venda exclusiva na loja de Viktor & Rolf, em Paris, e nos armazéns Selfridges, no Reino Unido, e Bijenkorf, em Amesterdão.

“O PESO DO PARAÍSO” – EXPOSIÇÃO DE RUI CHAFES NO CAM


De 13 de fevereiro a 18 de maio, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta “O Peso do Paraíso”, uma exposição antológica que abrange vinte anos de produção do escultor Rui Chafes(Lisboa, 1966). Comissariada por Isabel Carlos, esta será a maior mostra de sempre do artista português no nosso País, ocupando tanto o interior como o exterior do Centro de Arte Moderna. Em exibição estarão cerca de uma centena de obras, incluindo quatro novas esculturas, uma delas criada em colaboração com o cineasta Pedro Costa e outra com a artista plástica irlandesa Orla Barry.

Figura de destaque do movimento de retorno à escultura que se verificou nos finais do século XX, Rui Chafes aborda na sua escultura em ferro conceitos como o sonho, a morte ou a dor, criando um universo físico poderoso que exige um contacto direto com o espetador.

Uma mostra a não perder!




FOTOS (da esquerda para a direita, de cima para baixo):
1 - "Burning in the forbbiden sea", 2011
2 - "Leçons de Ténèbres", 2006
3 - "Quero tudo de ti", 2006

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

TALENTOS DE HOLLYWOOD PROTAGONIZAM NOVA CAMPANHA MIU MIU


Quatro das novas estrelas de Hollywood foram convidadas por Miuccia Prada para protagonizar a campanha primavera/verão 2014 da marca Miu Miu. Bella Heathcote, Elizabeth Olsen, Elle Fanning e Lupita Nyong pousaram para as câmaras de Inez & Vinoodh em diferentes cenários pintados de azul, violeta e vermelho, mostrando os estampados e acessórios da marca num contexto híper colorido.

Além das fotografias da campanha, a marca italiana revelou também um vídeo, onde vamos descobrindo os quartos imaginários das quatro atrizes, através de dinâmicas projeções criadas através de sobreposições das fotografias de Inez & Vinoodh com os magníficos estampados Miu Miu.



OBRA DE MIKE KELLEY EM EXIBIÇÃO NO MOMA


Até ao próximo dia 2 de fevereiro, o MoMA, em Nova Iorque, dedica uma grandiosa exposição à obra de Mike Kelley (1954–2012). Em exibição estão mais de 200 obras do influente artista americano, desde as suas primeiras peças feitas durante a década de 1970 até às suas últimas criações de 2012.

Nascido em Detroit, Mike Kelley viveu e trabalhou em Los Angeles, desde meados dos anos 1970 até à sua morte trágica em 2012. Descrito como "artista com sensibilidade roqueira" pelo New York Times, Mike Kelley foi um dos fundadores da banda pré-punk “Destroy All Monsters” nos anos 1970. Mais tarde, despontou nas artes visuais, trabalhando com diversos meios - desenho, escultura, música, vídeo, fotografia, pintura - e explorando temas tão distintos como psicanálise, cultura clássica, super-heróis, filosofia e estética kitsch. Os seus enormes animais de peluche, costurados uns aos outros ou deformados, tornaram-se no seu trabalho mais conhecido.

Mike Kelley era visto como um "bad boy" das artes visuais pela sua obra controversa, que foi batizada pelos críticos de "arte abjeta".




FOTOS:

1 - “Deodorized Central Mass with Satellites”, 1991/1999.
© Foto: Joshua White/JWPictures.com.

2 - “John Glenn Memorial Detroit River Reclamation Project”, 2001.
© Foto: Matthew Septimus.

3 - Wayne, MI (US), 1954 - South Pasadena, CA (US), 2012 More Love Hours Than Can Ever Be Repaid and The Wages Of Sin, 1987.
© Foto: Courtesy Mike Kelley Foundation for the Arts.

4 - “Day is Done”, 2005-06.
© Foto: Matthew Septimus.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

“FASHION MACHINE” - A NOVA CURTA-METRAGEM DE KARL LAGERFELD PARA CHANEL


A mais recente curta-metragem de Karl Lagerfeld para a Chanel, intitulada “Fashion Machine”, mostra um grupo de modelos a entrar num laboratório futurista, onde são recebidas por uma equipa de assistentes vestidos de branco. Jamie Bochert, Lindsey Wixson, Soo Joo, Nadja Bender e Ming Xi entram numa “cápsula de moda”, que subitamente as veste com looks da coleção Chanel Cruise 2014. No final deste rápido makeover, as portas da cápsula abrem-se, revelando as modelos num pódio elevado, onde Karl Lagerfeld está à espera para as fotografar.

RETROSPETIVA DE JEAN PAUL GAULTIER CONTINUA EM DIGRESSÃO


“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, a retrospetiva de 30 anos de carreira de Jean Paul Gaultier, é uma das exposições temporárias de moda mais vistas no mundo. Já passou por Montreal, Dallas, São Francisco, Roterdão, Estocolmo, Melbourne, Madrid, está atualmente em Nova Iorque, e voa até Londres no próximo dia 9 de abril. A mostra reúne as criações mais emblemáticas do designer francês, desde o início dos anos 1970 até à atualidade, tanto de coleções de Alta Costura como de pronto-a-vestir, incluindo as icónicas peças que desenhou para Marion Cotillard, Madonna e Kylie Minogue.

Depois desta tournée internacional, será a vez de Paris, a cidade que lhe deu a glória, acolher o seu trabalho. A mostra chegará à Cidade Luz em abril de 2015, onde permanecerá quatro meses no Grand Palais. A notícia foi anunciada pelo próprio designer no dia em que apresentou a sua coleção de Alta Costura.

“The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk” dá aos visitantes a oportunidade única de mergulhar no universo vanguardista e exuberante de Jean Paul Gaultier. Além de mais de cento e quarenta criações originais de Jean Paul Gaultier, a mostra inclui também acessórios, esboços, figurinos, trechos de filmes e gravações de desfiles de moda, concertos e performances de dança, bem como fotos de grandes fotógrafos de moda e artistas contemporâneos que entraram no mundo de Gaultier e exploraram, de forma inesperada, os seus códigos estéticos e criações de vanguarda.










quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MELISSA ABRE PRIMEIRA LOJA EM PORTUGAL


No próximo dia 24 de janeiro, abre no Centro Comercial Colombo (Lj 2.012), em Lisboa, a primeira loja em Portugal da Melissa. Um espaço divertido e colorido que traduz o espírito da conhecida marca brasileira de sapatos eco-friendly.

Fundada em 1979 no Brasil, a Melissa dedica-se, desde sempre, à criação de sapatos em plástico, aliando tecnologia e design a novas formas, cores e acabamentos. Nos últimos anos, a marca tem revelado um gosto particular por criações mais conceptuais, tendo feito várias parcerias com designers de renome como Jean Paul-Gaultier, Thierry Mugler, irmãos Campana, Alexandre Herchovitch, Gaetano Pesce, Jason Wu, Gareth Pugh, Zaha Hadid, Vivienne Westwood, Karl Lagerfeld, entre outros.

Com mais de 4000 pontos de venda espalhados por 70 países, a Melissa abre agora a sua primeira loja própria em Portugal (até agora podíamos encontrar os seus sapatos apenas em revendedores e na loja online www.plastica.pt), dando aos seus fãs a oportunidade de descobrir o seu colorido e divertido universo.



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO EM MADRID REÚNE OS ÓCULOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO CINEMA E DA MÚSICA


Algumas obras cinematográficas são recordadas por detalhes que, embora possam parecer irrelevantes, acabam por subsistir na nossa memória, como os óculos de sol que Audrey Hepburn usou em “Breakfast at Tiffany's” (1961).

Esses óculos míticos criados por Oliver Goldsmith são o destaque de uma exposição que inaugura no próximo dia 6 de fevereiro na galeria Mondo, em Madrid (San Lucas 9), que reúne alguns dos modelos mais lendários da história do cinema e da música do século XX. Os óculos que integram esta mostra, patente até 15 de fevereiro, datam entre o início dos anos 1950 e a década 1990, e além de estarem em exibição juntamente com fotografias das celebridades responsáveis pelo seu sucesso, estarão também à venda.

Aos Goldsmith de Audrey Hepburn juntam-se outros modelos icónicos usados por Peter Sellers (também assinados por Oliver Goldsmith), Cindy Crawford (Thierry Mugler), Steve McQueen (Persol), Madonna (Ray-Ban), Woody Allen (Styl Rite) ou o Michael Caine (Pierre Cardin), entre muitos outros.

Organizada pela Gafa Vintage, esta exposição salienta a forte influência do cinema e da música na história da moda.

ELEANOR MACNAIR RECRIA FOTOGRAFIAS FAMOSAS EM PLASTICINA


Existem várias formas de prestar homenagem a fotografias icónicas, mas a que Eleanor Macnair escolheu é talvez a mais peculiar e lúdica de todas. A artista britânica recria fotografias famosas usando um material que decerto todos nós já usamos em criança: a plasticina.

As coloridas telas de Eleanor Macnair reintroduzem a prática do jogo na arte contemporânea, enquanto, simultaneamente, traduzem os conceitos da fotografia tradicional. “Photographs Rendered in Play-Doh” é o nome desta série de telas, uma interpretação divertida e sem preconceitos de imagens memoráveis que surgem agora em alto relevo.





FOTOS (da esquerda para a direita, e de cima para baixo):

1 - Recriação em plasticina de “Despair Film Still #1”, 2010 © Alex Prager
2 - Recriação em plasticina de “Country Girls”, 1999 © Anna Fox e Alison Goldfrapp
3 - Recriação de “Sunday Morning”, c 1947 © Saul Leiter
4 - Recriação de “New Brighton” © Martin Parr (Magnum)
5 - Recriação de “Christina wearing a red cloak” c.1913. National Media Museum
6 - Recriação de “Romania”, 1975 © Henri-Cartier Bresson (Magnum)

SANGUE NOVO NA MODALISBOA




O júri do Sangue Novo, constituído por Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, Filipe Faísca, designer de moda, e Paula Mateus, diretora da Vogue Portugal, reuniu no passado dia 13 de janeiro de 2014 para avaliar os projetos submetidos a concurso e selecionar os participantes da próxima edição do Sangue Novo. Em março, assistiremos à apresentação das coleções Outono/Inverno 14/15 dos jovens designers:

2ID
CATARINA OLIVEIRA
CRISTINA REAL
INA KOELLN
NAIR XAVIER
OLGA NORONHA
PATRICK PADUA
SOFIA MACEDO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MARQUES’ ALMEIDA LANÇA LOJA ONLINE

Marta Marques e Paulo Almeida, designers da marca portuguesa Marques'Almeida, preparam-se para lançar uma loja online.

Com o objetivo de aproximar mais a marca dos seus consumidores e fãs, marquesalmeida.com ganhará uma nova seção de compras que inclui uma criteriosa seleção de criações Marques’Almeida de edição limitada.

“Uma loja online feita à nossa medida, não é corporativa, não é insípida, é sobre as peças que realmente gostamos aqui no ateliê e as criações que os nossos clientes procuram e apreciam verdadeiramente!”, explicam os designers.

Grunge, mas com um toque de sofisticação, a marca Marques’ Almeida é conhecida pela sua estética 90’s e pelo uso constante do denim. As suas criações estarão brevemente à venda em marquesalmeida.com

FACULDADE DE ARQUITETURA CELEBRA 22 ANOS DE DESIGN COM UMA EXPOSIÇÃO NO MUDE


Em 2014, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa celebra 22 anos de ensino superior público universitário em Design e para assinalar a data apresenta a exposição “22 anos de Design na FAUL”, em parceria com o MUDE - Museu de Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo.

Patente de 23 de janeiro a 23 de fevereiro no piso 2 do MUDE, “22 anos de Design na FAUL” mostra o trabalho desenvolvido pelos licenciados, mestres e doutores formados nesta faculdade em diversas áreas de Design (produto e serviços, moda, comunicação, ambientes, etc).

Em exibição estarão desenhos, ilustrações, fotos, protótipos de objetos de uso quotidiano, mobiliário urbano, vestuário, joalharia, design gráfico, multimédia, window displays, projetos de investigação, fruto do trabalho desenvolvido por várias gerações de alunos da FAUL. Na área do design de moda destaca-se a presença de aforestdesign (Sara Lamúrias), Cristina Pedro e StoryTailors.





FOTOS:

1 - O corpo cartografado, Diogo Trindade
2 - Harpias, Nuno Pinto Nogueira
3 - Habitáculo Lacustre, Catarina Pacheco
4 - 3 Medis, Miguel Vaz
5 - My Penguin, Joana Jesus
6 - Interatividade Impressa, Rita Sousa