terça-feira, 30 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY APRESENTA WORKSTATION




Uma exposição fotográfica com os trabalhos de Arlindo Camacho, Carla Pires, Pedro Duarte Jorge e Ricardo Santos na Lisboa Fashion Week.

Quatro fotógrafos. Quatro perspetivas sobre a arte e a moda. Quatro interpretações imediatas sobre os desfiles de Legacy. O registo do momento para exposição no momento – em cima do acontecimento.

Workstation, com apoio da Konica Minolta, inaugura nos Paços do Concelho, a partir das 21h30, de dia 10 de outubro e permanece em registo work in progress até ao final de Legacy.

Workstation é uma exposição fotográfica, um espaço de arte, reflexão e legado dentro da ModaLisboa. Uma cápsula com as imagens que marcam os eventos, as figuras que fazem a moda, e o registo da moda que antecipa as coleções singulares do verão 2015.

ModaLisboa Legacy. O que fazemos não está terminado. Vai começar.


FOTÓGRAFOS WORKSTATION

ARLINDO CAMACHO
Nascido a 31 de maio de 1982, desde cedo recolheu a admiração e respeito pelos grandes nomes da história da fotografia que mudaram o normal decurso da mesma ao inovarem, criarem e fazerem diferente; levam-no à ambição de se diferenciar através de um cunho pessoal, da exploração de novas perspetivas, do uso da criatividade e de um ponto de vista diferente.
A formação em fotografia – IPF, AR.CO, workshops –, foi o caminho que determinou percorrer em busca da evolução técnica, do aprofundamento do conhecimento, e qualificação de ideais, de forma a concretizar e pôr em prática o seu sonho, a fotografia. Atualmente é profissional na área do fotojornalismo, onde trabalha há mais de seis anos. Detém trabalhos publicados em vários órgãos de comunicação nacionais e internacionais.

CARLA PIRES
Formada em Anatomia Patológica, trocou a prática hospitalar pela fotografia de moda. Ao longo dos últimos anos tem colaborado com publicações nacionais e internacionais como a Saber Viver, DIVO, DIF magazine, PARQ magazine, entre outras. Tem preferência pela luz natural e o retrato é a sua grande paixão. Atualmente, tem 25 anos e, além da fotografia, exerce funções de direção de arte numa agência de publicidade. O seu trabalho pode ser visto em www.carlapires.com

PEDRO DUARTE JORGE
Começou a trabalhar como fotógrafo profissional na revista “Surf Portugal”, onde depois foi editor de fotografia. Trabalhou durante algum tempo com a Onboard, uma das maiores revistas de Snowboard do mundo, e em muitas outras publicações, dentro e fora de Portugal, como o Expresso, a Maxim, a Volta ao Mundo, a Flipper, etc. O seu estilo de imagem varia entre straigth photography, 80´s beach girls e um clássico que pode ir de um género Newton a um Bresson.

RICARDO SANTOS
Nasceu no Algarve em 1990 e desde pequeno criou uma relação forte com o mundo das artes. Em 2011, finalizou a licenciatura em design gráfico, que lhe fez despertar um grande interesse pela área da fotografia. Aos 22 anos decidiu tirar um curso de fotografia de moda e desde então tem realizado trabalhos para revistas nacionais e internacionais, sendo o seu objetivo alcançar uma carreira nesta área.


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa

KONICA MINOLTA APOIA WORKSTATION



O projeto Workstation já se tornou uma referência para todos os visitantes da ModaLisboa, e nesta edição conta com o apoio da Konica Minolta, líder e especialista em impressão digital e gestão documental, responsável pela impressão das fotografias da exposição.

A Konica Minolta disponibiliza um conjunto de soluções capazes de responder a todos os requisitos de um ciclo de vida de um documento, tanto na área de impressão de escritório como da produção profissional.

Focada nos Serviços Profissionais, a Konica Minolta desenvolveu a sua própria metodologia de processos - OPS (Optimized Print Services), com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos de negócio e a rentabilidade das empresas.

O portfolio da Konica Minolta é bastante completo e premiado, composto por um conjunto de Multifuncionais e Impressoras A3 e A4 a Cores e a Preto, numa vasta gama de modelos e velocidades, que se ajustam sempre e a cada diferente necessidade especifica de cada organização e inúmeras soluções de Software (como mobile printing, accounting e aplicações cloud).

Para conseguir permanentemente responder da melhor forma aos seus clientes, disponibilizando-lhes soluções robustas, eficientes e sustentáveis, a Konica Minolta, líder global em tecnologia, investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY APRESENTA CIA.MARÍTIMA




No dia 11 de outubro, pelas 19H00, a marca brasileira Cia.Marítima é presença de destaque na ModaLisboa apresentando as cores, os tons e os 19 padrões de uma coleção tropical que antecipa o verão 2015. Trazidos pessoalmente pelo diretor criativo Benny Rosset, convidado de honra de ModaLisboa Legacy, no Pátio da Galé.

O desfile da Cia.Marítima reflete uma coleção inspirada nas Américas e nos horizontes paradisíacos das suas costas, com padrões étnicos influenciados pelas culturas de países como o Peru, o México, a Costa Rica e o Havai.

Os padrões tropicais mas também os lisos e as riscas, temas permanentes nas coleções da marca de beachwear, são conjugados em peças leves, utilizando semi-transparências e texturas aparentemente artesanais.

Uma proposta que espelha o amor pela vida e a paixão pelo sol, o “Follow The Sun”, mote e espírito incorporado pela Cia.Marítima. Uma linha democrática e tropical apresentada em jeito de surftrip, respeitando as tradições e as diversas etnias mas em sintonia com a renovação e com as tendências atuais.

Diferentes olhares de um legado que ModaLisboa Legacy pretende notabilizar.

ModaLisboa Legacy é dar e receber. Porque a história ninguém nos tira e o futuro a nós pertence. Mas o maior desafio é sempre recriar o presente.


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SAMSUNG A DITAR TENDÊNCIAS NA MODALISBOA LEGACY



A Samsung vai estar, mais uma vez, na ModaLisboa. A marca que tem habituado os Portugueses a constantes inovações tecnológicas pretende reforçar o seu posicionamento lifestyle, no maior evento de moda nacional, onde a principal característica é a definição de novas tendências.

A relação entre a ModaLisboa e a Samsung já existe de edições anteriores. O desejo de aliar experiências tecnológicas imersivas à descoberta da moda nacional traduziu-se sempre em momentos altamente interativos e memoráveis.

Este ano, a Samsung voltará a surpreender, graças à já reconhecida capacidade em criar uma união harmoniosa entre a qualidade inequívoca dos seus equipamentos e o design e arquitetura da sua identidade.

SEPHORA PATROCINA MODALISBOA LEGACY




A Sephora é a marca oficial de maquilhagem da 43ª Edição da ModaLisboa. Com uma abordagem muito própria e irreverente, a Sephora vai colorir o backstage da ModaLisboa e dar vida aos looks dos criadores através da equipa de Make-Up da conceituada maquilhadora Antónia Rosa.

Segundo Sandra Roman, diretora-geral da Sephora Portugal, “A associação da Sephora à ModaLisboa surge naturalmente na medida em que esta espelha perfeitamente o ADN da nossa marca. Liberdade, Irreverência, Tendência, Qualidade e Profissionalismo traçam o fio condutor da Sephora e são todos estes atributos que encontramos também neste que é o maior evento de moda nacional!”.

A vasta gama Sephora permitirá conseguir, de forma simples, os looks pensados pelos criadores, mesmo os mais elaborados.

E porque os produtos Sephora são de qualidade profissional mas acessíveis a todos, a marca estará presente na zona social do evento onde, de forma gratuita, os visitantes poderão maquilhar-se e ainda usufruir de outros serviços exclusivos desta cadeia de perfumarias.

Acompanhe diariamente o evento em:
https://www.facebook.com/sephora.pt
http://instagram.com/sephoraportugal

CASTELBEL E PORTUS CALE: AROMAS DE VERÃO NA MODALISBOA LEGACY




Já a pensar na primavera/verão de 2015, a Castelbel refrescará mais uma edição da ModaLisboa com a coleção Portus Cale Aqua: uma linha de difusores, velas e sabonetes com o aroma fresco da maresia, de fabrico artesanal e embalagem manual.

Para além das notas oceânicas, destacam-se no perfume Portus Cale Aqua as notas frutadas associadas ao verão, como a melancia e o morango, que fazem desta coleção um presente ideal para todos quantos passam o ano a suspirar pelos meses mais quentes e pelas férias balneares.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY: OS DESFILES



ModaLisboa Legacy já está em contagem decrescente. Afinam-se as agulhas, arregaçam-se as mangas e alinham-se as coleções que irão desfilar e surpreender nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

ModaLisboa Legacy abre na tarde de sexta-feira, 10 outubro, às 18H00, com as dez coleções que integram o desfile Sangue Novo. Todos os olhos estarão postos nas inovadoras propostas da mais recente geração de designers portugueses. São eles que recebem o testemunho dos valores que ModaLisboa Legacy pretende transmitir nesta edição e prometem ser o futuro da moda portuguesa. Cabe aos designers consagrados, Alexandra Moura e Ricardo Preto, encerrar o primeiro dia de desfiles, às 20H30, no Pátio da Galé e às 22H00, nos Paços do Concelho, respetivamente.

Sábado, 11 outubro, é dia de estilo, elegância e ethnic chic, com o desfile de Christophe Sauvat, em estreia na ModaLisboa, às 15H00. O fundador da Antik Batik em 1992 vive atualmente em Portugal e continua a desenvolver trabalhos inspirados no seu lema de sempre: o mundo sem fronteiras.
Ainda na tarde de sábado, às 17H00, assistimos à estreia na ModaLisboa, das propostas minimalistas de Michal Szulc, designer polaco com atelier em Varsóvia, criador de uniformes e figurinos, numa assinatura plena de vitalidade e funcionalidade. Filipe Faísca desfila às 18H00 e, mais uma vez, promete um desfile surpreendente. CIA Marítima embarca numa surftrip para o verão de 2015, apresentando às 19H00, uma coleção repleta de cor, inspirada no clima tropical da Costa do Pacífico, combinando o universo desportivo com a liberdade neo-beach.
Para a noite de dia 11, às 21h00, está reservada mais uma novidade: a estreia do criador de moda Carlos Gil, responsável pelo guarda roupa de importantes personalidades portuguesas. Ricardo Andrez, às 16H00, e Luís Carvalho, às 20H00, fazem as honras da plataforma LAB da ModaLisboa. Também aqui são esperadas novidades apenas reveladas quando se acenderem as luzes da passerelle. Novidade será ainda a apresentação do primeiro desfile Miguel Vieira Man, que encerra com chave de ouro o segundo dia do evento.

Os desfiles de Legacy para dia 12 têm início com o sempre tão aguardado Dino Alves, às 15H00. Pedro Pedro faz as honras da casa às 16H00, seguido das originais propostas do designer de joias Valentim Quaresma, às 17H00. Saymyname, a marca da designer Catarina Sequeira, que tem obtido um enorme sucesso no mercado asiático apresenta coleção às 18H00. As propostas arrojadas de Kolovrat sobem à passerelle às 19H00, seguidas de Miguel Vieira Woman às 20H00. Cabe a Nuno Gama encerrar a 43ª edição do maior e mais importante evento da moda portuguesa.

ModaLisboa Legacy é dar e receber. Porque a história ninguém nos tira e o futuro a nós pertence. Mas o maior desafio é sempre recriar o presente.


CALENDÁRIO DE DESFILES

6ª FEIRA | 10 OUTUBRO
18H00 SANGUE NOVO
20H30 ALEXANDRA MOURA
22H00 RICARDO PRETO*
* Desfile nos Paços do Concelho


SÁBADO | 11 OUTUBRO
15H00 CHRISTOPHE SAUVAT
16H00 RICARDO ANDREZ | LAB
17H00 MICHAŁ SZULC
18H00 FILIPE FAÍSCA
19H00 CIA. MARÍTIMA
20H00 LUÍS CARVALHO | LAB
21H00 CARLOS GIL
22H00 MIGUEL VIEIRA | MAN


DOMINGO | 12 OUTUBRO
15H00 DINO ALVES
16H00 PEDRO PEDRO
17H00 VALENTIM QUARESMA
18H00 SAYMYNAME
19H00 KOLOVRAT
20H00 MIGUEL VIEIRA | WOMAN
21H00 NUNO GAMA


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa



terça-feira, 23 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY

STAY TUNED!

OPEL ADAM VOLTA À MODALISBOA



Na ModaLisboa pela 4ª vez consecutiva, o Adam já é uma presença quase obrigatória na Lisboa Fashion Week.

Este outubro, a Opel regressa ao Pátio da Galé com um carro que – à semelhança da moda – é também ele uma forma de cada um expressar a sua individualidade. Ou não estivéssemos a falar de uma das viaturas mais personalizáveis do mercado, que se adapta a qualquer estilo.

Desta vez, e a juntar aos já conhecidos Adam Glam, Jam e Slam, a Opel reserva uma novidade que não vai deixar ninguém indiferente. Mas essa surpresa só será revelada no momento certo. Fique atento às notícias no Facebook da Opel.

STOLICHNAYA NA MODALISBOA



Nesta 43ª edição, a ModaLisboa conta com o patrocínio da Stolichnaya. Uma vodka premium com origens na Rússia, criada há mais de 75 anos, que juntamente com a ModaLisboa será a anfitriã da Sala Club e da festa de encerramento da ModaLisboa Legacy.

Stolichnaya apresenta o legado de uma história repleta de momentos de autêntico pioneirismo. Além de ter criado a categoria de vodkas com sabor na década de 1960 e de ter produzido a primeira vodka super-premium – Stolichnaya Gold - e a primeira vodka de luxo – Stolichnaya Elit, a Stolichnaya foi ainda a primeira marca de vodka no Espaço!

A vodka Stolichnaya tendo sido reconhecida e premiada em algumas das mais respeitadas competições internacionais, entre as quais a San Francisco World Spirits Competition 2011 e a Beverage Testing Institute Awards – tendo conquistado Medalha de Ouro em ambas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY - SANGUE NOVO


O que fizemos está terminado?
O que deixarmos será nosso?
O que continua é Sangue Novo?


ModaLisboa Legacy apresenta Sangue Novo. Sexta-feira, 10 de outubro, às 18h00. Um desfile coletivo no Pátio da Galé, em Lisboa.

10 de outubro. 10 designers. 10 perspetivas. 10 coleções para antecipar o verão 2015, uma geração para garantir o futuro, numa plataforma que já é o nosso futuro. Sangue Novo é Legacy puro-sangue.

Sangue Novo não consentirá que a moda passe de moda. A plataforma criada pela ModaLisboa em 2003, que lançou para o mercado nomes muito importantes da moda nacional, continua a funcionar como área de convergência entre o passado e o futuro da moda. E na ModaLisboa continuamos a acreditar que os nomes do amanhã podem fazer toda a diferença para o legado criativo que pretendemos deixar hoje.

Olga Noronha. Catarina Oliveira. Banda. Rua 148. Inês Duvale. Juliana Cunha. Nair Xavier. Cristina Real. Andrea Lazzari. Joaquim Correia.


DESIGNERS PARTICIPANTES


OLGA NORONHA, natural do Porto (n.1990), é licenciada em Design de Joalharia em Londres, e apresenta Aurora Burealis, uma experiência elétrica inspirada na natureza e luz das regiões polares.



CATARINA OLIVEIRA (n.1992) de Viana do Castelo, apresentou a sua primeira coleção Sangue Novo em outubro de 2013 e a segunda em março 2014. Search é um estudo sobre a busca da perfeição pessoal e da exaltação individual do ser humano como figura expressiva e criadora de tendências.



BANDA, projeto a duas vozes do cabo-verdiano Aloísio Rodrigues (n.1991) e do lisboeta Tiago Loureiro (n.1991) junta duas margens, dois continentes, duas bandas. A coleção Monument é a história de uma civilização que desperta no fundo do mar e sobe à costa, pintando as areias da praia e os reflexos de luz na água.



Elisa Boto, luso-italiana, e Francisca Veiga, de Vila Nova de Famalicão, encontram-se na RUA 148, que é aliás o nome da sua coleção na ModaLisboa. Em comum têm um trajeto, uma licenciatura, e um gosto partilhado pelas artes plásticas e a moda.



INÊS DUVALE (n.1990), formada em design de moda na Covilhã, estagiou com Ricardo Andrez no Porto. Apresenta Karma, uma coleção streetwear que é uma procura de novas identidades criativas e de autoconhecimento do artista.



JULIANA CUNHA (n.1990) de Guimarães, já expôs em Itália. Em Wattled tenta criar o seu universo criativo assente num ato de construção e volumetria, com processos de acumulação trazidos pela espantosa arte dinâmica de Karen Ryan.



NAIR XAVIER (n.1989) de Lisboa iniciou a formação na moda com 14 anos. Estagiou com White Tent e licenciou-se no London College of Fashion. A sua proposta Orchidarium, inspirada por 20 mil espécies de orquídeas do mundo, reflete uma preocupação estética universal e uma visão global da moda que é a sensível a Legacy.



CRISTINA REAL de Lisboa (n.1989), estagiou com Alexandra Moura em 2013, estreando-se com “Interrupção” no Sangue Novo da ModaLisboa em março 2014, coleção premiada nos EUA. A sua escolha para Legacy é Details, cruzando moda com arquitetura do japonês Kengo Kuma, particularmente a casa Water/Glass de 1995, em que as transparências e os reflexos criam uma inquietação de azuis e detalhes negros.



ANDREA LAZZARI (n.1991), designer italiano convidado no âmbito da parceria da ModaLisboa com o Festival de Moda Holandês FashionClash, lançou a sua marca em 2013, Plus Que Ma Vie by Andrea Lazzari. A coleção Aquarium para Legacy reproduz a sua observação sobre o mundo que nos rodeia, a vida de aquário como reflexo da nossa experiência social comum.



Por fim, o madeirense JOAQUIM CORREIA (n.1991) traz Epidemia. Formado em Castelo Branco na ESART, foi finalista do concurso Arts of fashion Foundation em São Francisco e esteve no Sangue Novo da ModaLisboa em outubro 2013. A sua Epidemia pretende exprimir o contágio dos efeitos causados pelo tempo sobre as matérias-primas. A sua visão exprime aquilo que ModaLisboa Legacy pretende partilhar nestes dias de outubro. “Não tenho medo das ideias que não funcionam. Tenho medo das que não tentei por pensar que iria falhar”.


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SANGUE NOVO NA MODALISBOA LEGACY



A ModaLisboa continua a apostar na descoberta de novos talentos da moda nacional. No dia 10 DE OUTUBRO, o desfile SANGUE NOVO apresentará as propostas para o verão 2015 dos jovens designers ANDREA LAZZARI, BANDA, CATARINA OLIVEIRA, CRISTINA REAL, INÊS DUVALE, JOAQUIM CORREIA, JULIANA CUNHA, NAIR XAVIER, OLGA NORONHA e RUA 148.

Saiba mais sobre o percurso e as coleções destes talentos emergentes que prometem tornar o SANGUE NOVO num dos momentos altos da ModaLisboa Legacy em http://www.modalisboa.pt/ptmoda.php?menulateral=09040901&view=ptmoda_eventoshowbig_pt&criterio=_chave like `sangue_novo12`&lang=pt


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

KALAF ÂNGELO & ART COMES FIRST APRESENTAM “THE COAL” NA LOJA ALEXANDRA MOURA MA+S




Kalaf Ângelo é o “alfaiate” responsável pelo “The COAL” *Stitchbook*, um notebook criado com “linhas artesanais” que tem o poder de inspirar através de um projeto de curadoria cuidadosa. O scrapbook “The COAL” reúne o melhor dos mundos e da liberdade criativa de Kalaf Ângelo, e será apresentado esta sexta-feira, 19 de setembro, às 19h, na loja Alexandra Moura MA+S (Rua D.Pedro V, 77 - Lisboa), onde já está disponível para venda.

A peça vive de desenhos, fotografias, pensamentos, poesia e retalhos de tecido que aliados ao potencial ilimitado da folha de papel em branco fomentam a criatividade. O projeto “The COAL”, criado pela plataforma Art Comes First (ACF), é uma colaboração internacional de sete artistas que resultou em várias peças para homem, de fabrico artesanal e todas em preto.

Para conhecer na loja Alexandra Moura MA+S!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY



O que fizemos está terminado?
O que deixámos vai continuar?
O que continua inspira-nos?
E alguma vez a moda passa de moda?

A moda passa o testemunho, passa o conhecimento, passa o saber. Mas não passa de moda. Assume a responsabilidade da experiência, a dinâmica histórica, a identidade artística e o legado criativo que fica.

A ModaLisboa respeita o passado que passou, as provações que vivemos, as transformações que sofremos. E a consciência do que é valioso ou essencial neste núcleo cultural chamado Europa.

Chegamos a Legacy conscientes de que existe um património cultural comum na moda nacional que é acervo de uma história em constante evolução e movimento. Entre aqueles que começaram e todos os que desejam continuar – em família ou em pequenas indústrias familiares, desde grandes produções a pequenos ateliers.

Legacy será um processo continuado e uma energia redobrada que sonha, viaja, projeta, e por vezes precisa de regressar a casa, reconhecer as nossas tradições, ensinar os valores, deixar legado como prova de existência e assinatura de arte, moda e sangue novo.

Legacy será o tema da 43ª edição da ModaLisboa. Inspira-se na ideia de que a reconstrução não pressupõe o esquecimento, de que o novo não elimina a história, de que tradição pode voltar a ser como era mas noutra era.

Legacy apresenta as coleções para o verão 2015, com desfiles no Pátio da Galé, dias 10, 11 e 12 de outubro. O Wonder Room, pop-up store de marcas portuguesas emergentes, e a Workstation, exposição de fotografia sobre moda, realizam-se nos Paços do Concelho. A plataforma Sangue Novo orgulha-se de apresentar em desfile as coleções de 10 novos designers.

Legacy é dar e receber. Porque a história ninguém nos tira e o futuro a nós pertence. Mas o maior desafio é sempre recriar o presente.


MODALISBOA LEGACY
10.11.12. OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa

PORTUGUESE SOUL + NUNO GAMA = WILD THING




A revista Portuguese Soul associou-se a Nuno Gama para criar um projeto fotográfico, que destaca as propostas do designer português para o inverno de 2014, numa produção realizada por Paulo Gonçalves, da APICCAPS. A exposição, intitulada “Wild Thing” é composta por 14 fotografias da autoria de Frederico Martins e está patente até ao final de setembro na Maison Nuno Gama (Rua do Século, 171 - Lisboa).

Os manequins Tiago Lobo e Gonçalo Pinto (We Are Models) e Frederico Ventura (Just Models), são os protagonistas da produção, que conta com o styling de Fernando Bastos Pereira.



EXPOSIÇÃO WILD THING

Créditos: Portuguese Soul Mag
Fotografia: Frederico Martins, assistindo por Pedro Sá
Styling: Fernando Bastos Pereira, assistindo por Nelson Ribeiro
Produção: Paulo Gonçalves (APICCAPS)
Cabelos: Rui Rocha
Make up: Patricia Lima
Modelos: Frederico Ventura (Just Models ), Gonçalo Pinto e Tiago Lobo (We Are Models)

DIESEL BLACK GOLD APRESENTA PERSONALIZAÇÃO DO SAMSUNG GEAR S




A Samsung uniu-se à Diesel Black Gold para reforçar a união entre moda e tecnologia e demonstrar como dispositivos wearable technologies estão, cada vez mais, interligados na vida diária. Andreas Melbostad, diretor criativo da Diesel Black Gold, reinterpretou o revolucionário smartwatch Samsung Gear S numa série de acessórios personalizados, que foram apresentados no desfile primavera/verão 2015 da marca italiana.

Usando como base a tecnologia Samsung Gear S, a equipa criativa da Diesel Black Gold criou uma coleção de peças originais, com diferentes formas, cores e detalhes em metal e cabedal, que traduzem o ADN e a atitude inovadora da marca italiana. Elementos da coleção SS15, inspirados em estrelas rock New Wave altamente estilizadas e heroínas rockabilly, serviram de inspiração às peças.

"Estamos empenhados em desenvolver parcerias com marcas que inspiram a moda e incentivam as pessoas a expressar o seu estilo pessoal” comenta Younghee Lee, Vice Presidente Executivo de Marketing Global, IT & Divisão Mobile da Samsung.

Andreas Melbostad comenta, "Eu queria pegar no Gear S e injetar o ADN da Diesel Black Gold. Tem sido um desafio inspirador criar uma versão personalizada deste dispositivo, tornando-o uma extensão da pessoa e da sua expressão individual."




sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ALEXANDRA MOURA APRESENTA INSTALAÇÃO E FILME "L'ATELIER" NO MNAC




Pelo finissage da exposição do artista Pires Vieira, “ANTOLÓGICA - da pintura à pintura”, patente no Museu de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC) e na Fundação Carmona e Costa, a designer Alexandra Moura apresenta a instalação e o filme "L'ATELIER" da coleção outono/inverno 14/15, "De Hadramaut a Pires Vieira". A apresentação terá lugar no próximo domingo, 14 de setembro, pelas 16h00, no MNAC.

O filme “L’ATELIER” é realizado por Mariana Castro e Sílvio Santana com música original de Miguel Cardona.

Não perca a estreia já este domingo!



"KILLER HEELS: THE ART OF THE HIGH-HEELED SHOE" EM EXIBIÇÃO NO BROOKLYN MUSEUM


Statement de moda, objeto fetiche, instrumento de poder e forma de expressão artística, tanto para o designer como para a cliente, o sapato de salto alto é o acessório de moda mais provocante e o tema da exposição “Killer Heels: The Art of the High-Heeled Shoe”. A mostra inaugurou esta quarta-feira no Brooklyn Museum, em Nova Iorque, e permanece patente ao público até 15 de fevereiro de 2015.

Ao longo dos tempos, o sapato de salto alto passou por muitas mudanças em termos de estilo e simbolismo. Dos chopines em madeira usados pelos venezianos em meados do século XVI até aos escarpins “chama” da coleção primavera/verão 2012 da marca Prada, passando pelos sapatos “Nova” imaginados pela arquiteta Zaha Hadid, ou os glamourosos stilettos que desfilam nas passerelles das principais marcas da atualidade, a mostra "Killer Heels: The Art of the High-Heeled Shoe" traça a história dos sapatos de salto alto.

Dividida em 6 temas - Revival and Reinterpretation; Rising in the East; Glamour and Fetish; Architecture; Metamorphosis; Space Walk - a exposição reúne cerca de 160 modelos de sapatos emblemáticos, refletindo, cada um, uma visão artística ou o progresso de uma era. Entre os designers e casas de design representados na mostra estão: Manolo Blahnik, Chanel, Salvatore Ferragamo, Zaha Hadid X United Nude, Iris van Herpen X United Nude, Christian Louboutin, Alexander McQueen, André Perugia, Prada, Elsa Schiaparelli, Noritaka Tatehana, Vivienne Westwood e Pietro Yantorny.

Em exibição estão também seis curtas-metragens inspiradas nos saltos altos, da autoria de 7 artistas contemporâneos: Ghada Amer, Reza Farkhondeh, Zach Gold, Steven Klein, Nick Knight, Marilyn Minter e Rashaad Newsome.

Se planeia viajar até Nova Iorque nos próximos meses, não deixe de passar pelo Brooklyn Museum.



FOTOS (de cima para baixo, da esquerda para a direita):

1 - Chopine, 1550–1650
2 - Sapatos chineses Manchu, século XIX
3 - Sapatos plataforma Salvatore Ferragamo, 1938
4 - Sapatos Rem D Koolhaas United, Nude, 2004
5 - Sapatos Prada, Flame Wedge Sandals, coleção verão 2012
6 - Sapatos Nova, Zaha Hadid x United Nude, 2013
7 - Sapatos Balenciaga, 2013
8 - Sapatos Printz Christian Louboutin, coleção verão 2013
9 - Sapatos Aperlai, Geisha Lines, outono/inverno 2013-2014
10 - Sapatos Roger Vivier, coleção outono/inverno 2014-2015

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

HOJE: VOGUE FASHION'S NIGHT OUT




A grande noite de celebração da Moda, Vogue Fashion’s Night Out, acontece hoje e promete voltar a animar o centro de Lisboa. As principais lojas da Avenida da Liberdade, Príncipe Real, Rua Castilho, Chiado, Rua Augusta e Rua do Ouro vão abrir as suas portas até às 23 horas para oferecer ao público uma noite memorável, repleta de música, animação, promoções e múltiplas atividades. Muitas são as surpresas que estão reservadas para esta noite especial.

Não falte!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

KATE MOSS PROTAGONIZA FASHION FILM 'JACKIE BAG' PARA GUCCI




Depois de três décadas a brilhar dentro e fora das passerelles, Kate Moss conhece bem o jogo da fama, a perseguição dos paparazzi e o momento em que se torna o centro de todas as atenções. No novo filme da Gucci, intitulado “Jackie bag”, a célebre modelo partilha o protagonismo com a nova coleção outono/inverno 2014/2015 da marca italiana e em especial com a “Jackie bag”. Filmado em Roma, o fashion film mostra Kate Moss num jogo de perseguição com os fotógrafos, recordando a musa original do fenómeno fanático dos paparazzi, Jacqueline Kennedy Onassis.

"Sempre admirei Kate", afirmou a diretora criativa da marca, Frida Giannini. "É um ícone da atualidade. Uma trendsetter, uma mulher independente e absolutamente contemporânea. Ela encarna a minha coleção de outono/inverno, como uma mulher sofisticada que se veste para agradar a si mesma, ao invés dos outros."

A “Jackie bag” é um símbolo da casa italiana e foi reintroduzida por Frida Giannini em 2009. O seu nome é uma homenagem à primeira-dama norte-americana.


SOMEBODY: A NOVA APP PARA IPHONE DE MIRANDA JULY E MIU MIU


A realizadora americana Miranda July e a luxuosa marca de moda italiana Miu Miu lançaram recentemente uma nova aplicação para iphone, denominada "Somebody", que permite aos utilizadores enviar mensagens para pessoas que estejam fisicamente próximas dos destinatários. Essas pessoas farão o papel de mensageiros e irão transmitir as mensagens verbal e emocionalmente, do mesmo modo que quem as enviou faria.

Lançada no final de agosto, a aplicação é a estrela da nova curta-metragem "Somebody", a oitava da série Miu Miu Women’s Tales, que estreou no Festival de Cinema de Veneza. Neste filme, Miranda July critica a falta de contacto físico e de comunicação real entre as pessoas devido às novas tecnologias.

"Somebody funciona enviando uma mensagem a um amigo, um amante, um membro da família. Mas não chega ao destinatário, chega a alguém que esteja mais próximo dele. O mensageiro, que na maioria dos casos será um estranho, irá entregar a mensagem verbalmente, agindo como um substituto", explicou Miuccia Prada.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

MODALISBOA LEGACY

10, 11, 12 OUTUBRO 2014
PÁTIO DA GALÉ
PRAÇA DO MUNICÍPIO
VERÃO . SUMMER 2015



© ModaLisboa 2014 | Concept: Eduarda Abbondanza; Photo: Pedro Ferreira assistido por Miguel Tainha; Art-Direction: Pedro Ferreira | Y&R; Styling: Filipe Carriço assistido por António Vilardebó; Make-up: Antónia Rosa assistida por Carina Santos, Carol Gentil Fino, Elody Fiuza, Lea Louro, Marcia Saraiva, Rebeca Fonseca para AR Atelier; Hair: Helena Vaz Pereira assistida por Sofia Gonçalves para Griffe Hairstyle; Models: Alexandra Nefedova / We Are Models, André Ché / Elite Lisbon, Bruno Rosendo / We Are Models, Daisy / Elite Lisbon, Djedi, Elive / Elite Lisbon, Francisco Soares / Elite Lisbon, Hugo Lopes / We Are Models, Lea Louro, Luís Batalha / We Are Models, Mafalda Viana / We Are Models, Milene Veiga / Central Models, Stephanie / Best Models, Tânia Coelho / Elite Lisbon, Tiago Ferreira / Best Models; Video animation: João Pedro Gonçalves

MARIO TESTINO EXPÕE EM SÃO PAULO




"In Your Face" é o título da exposição de fotografias de Mario Testino, que está patente até ao dia 10 de outubro no Museum of Brazilian Art da Universidade de FAAP de São Paulo. A mostra, que conta com o apoio da marca Burberry, reúne mais de uma centena de imagens míticas captadas pelo famoso fotógrafo desde o início da sua carreira.

Enquanto a coleção de arte de Mario Testino está em exibição até ao próximo dia 14 de setembro, na Pinacoteca Agnelli, em Turim, Itália, o fotógrafo peruano viaja até São Paulo para revelar algumas das suas fotografias mais icónicas. Depois da sua primeira exposição em 1998 na Universidade FAAP, Mario Testino regressa agora ao Museum of Brazilian Art com “In Your Face”, uma retrospetiva do seu trabalho que reúne 122 imagens míticas captadas ao longo dos seus 40 anos de carreira. Misturando diferentes estilos e épocas, esta série de fotografias, composta de impressões a preto e branco, snapshots, nus e retratos, apresenta algumas das suas musas favoritas, como Gisele Bündchen, Kate Moss e Madonna.

ETIC INICIA NOVO CURSO DE DESIGN DE MODA E INOVAÇÃO




A ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação - em Lisboa, inicia já este outubro o novo curso de Design de Moda e Inovação, destinado a todas as pessoas que pretendem desenhar a própria carreira em Moda e acrescentar valor ao mercado e às sociedades. Trata-se de um curso técnico-profissional de nível V e certificação internacional (Higher National Diploma), que trabalha o produto Moda partindo das necessidades do consumidor e potencializando o talento do designer. Nomes como Sara Lamúrias (aforestdesign), Lara Torres, Miguel Rios (MR-D), Lara Vidreiro (Chic by Choice), Miguel Gonçalves (Spark Agency), Brimet Silva (Pixom), Daniela Pais (Elementum), entre outros, trazem o saber-fazer do novo paradigma da Moda e vão capacitar os alunos a “criar um negócio de moda sustentável”.

Os conteúdos focam-se na total autonomia do aluno, oferecendo skills como:

- Prototipagem manual e fabricação 3D,
- Construção de moldes de acordo com o lifestyle do utilizador,
- Técnicas para experimentação têxtil,
- Gestão de inovação social de Moda e através da Moda,
- Elaboração de modelo de negócio,
- Plano de negócio/ financeiro,
- Pitching,
- Branding e criação de uma marca de Moda,
- Técnicas de observação do consumidor,
- Desenvolvimento de relatórios de tendências e análise de mercado,
- Design de serviço de Moda (para além de produto),
- Evento final de curso em formato tipo TedX,
- Criação de portfolio em formato vídeo, e muito mais.

Mais informação em www.etic.pt ou através do e-mail info@etic.pt

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MARQUES'ALMEIDA X TOPSHOP




A marca portuguesa Marques’Almeida, formada pelos designers Marta Marques e Paulo Almeida, é a próxima a assinar uma coleção cápsula com a cadeia de lojas britânica, Topshop. O denim e a inspiração grunhe e 90's, imagem de marca da dupla, marcarão as 68 peças da linha Marques'Almeida x Topshop, que será lançada no dia 9 de outubro nas lojas da Topshop e online.

A campanha é fotografada por Marta Marques e protagonizada pela irmã da designer.

A dupla Marques’Almeida continua, assim, a dar provas do seu talento!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

MICHELLE WILLIAMS É O ROSTO DA NOVA CAMPANHA LOUIS VUITTON




Michelle Williams é a protagonista da nova campanha publicitária da Louis Vuitton, marcando, assim, a terceira temporada da atriz como embaixadora da marca.

Protagonista do aclamado musical Cabaret, em cena na Broadway, codirigido por Sam Mendes e Rob Marshall, Michelle Williams fez uma pausa para ser fotografada por Peter Lindbergh. A nova campanha da marca francesa apresenta uma série de retratos que revelam o balanço intrigante da força e fragilidade da atriz.

A campanha destaca duas bolsas emblemáticas da Louis Vuitton, a Capucines e a Lockit, em novas cores: azul céu Outremer, rosa suave Magnolia e azul-escuro Cobalt com fuchsia nas extremidades para a Capucines; bege Galet e preto com acabamentos píton para a Lockit. Uma outra imagem destaca o relógio Emprise.

Pela primeira vez, Michelle Williams usa looks da coleção criada por Nicolas Ghesquière. O pano de fundo de Nova Iorque contrasta com as linhas sóbrias de ambas as bolsas e da coleção de pronto-a-vestir – que evidencia, também, a beleza expressiva de Michelle Williams – e cria um ambiente subtil e íntimo.

A nova campanha será lançada nas edições de outubro das revistas de todo o mundo.