sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LISBOA ELEITA CAPITAL EMPREENDEDORA EUROPEIA 2015




O Comité das Regiões atribuiu à cidade de Lisboa a distinção de “Região Empreendedora Europeia (EER) 2015”, que premeia as melhores estratégias regionais para a promoção do empreendedorismo e da inovação junto das pequenas e médias empresas. Lisboa é a primeira cidade a receber este prémio e quer partilhá-lo com todos os empreendedores, criativos, agentes económicos, instituições públicas e privadas que, em conjunto e em rede, a transformaram numa das cidades mais inovadoras e dinâmicas da Europa. Por isso, convida todos a visitar os Paços do Concelho no próximo dia 5 de fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00.

Nesse dia, Lisboa vai mostrar porque foi eleita Região Empreendedora 2015, numa sessão pública com a presença do Presidente do Comité das Regiões da União Europeia e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O edifício dos Paços do Concelho será transformado no maior espaço de incubação e inovação da cidade, aberto a todos. Startups apresentarão os seus negócios e produtos. Haverá uma montra dos melhores objetos e produtos das startups lisboetas; o Fab Lab Lisboa mostrará o que é a prototipagem e como se faz a ligação entre a criatividade e a produção; a ModaLisboa exibirá o melhor do trabalho dos jovens designers que integram a plataforma Sangue Novo. Haverão ainda espaços de co-working, incubadoras e muito mais.

Não deixe de passar nos Paços do Concelho, no próximo dia 5 de fevereiro.



XIMON LEE VENCE O ‪H&M‬ DESIGN AWARD 2015


Ximon Lee é o vencedor do ‪H&M‬ Design Award 2015. O japonês de 24 anos, licenciado pela Parsons School de Nova Iorque, é o primeiro designer de moda masculina a receber este prémio, tendo apresentado a sua coleção vencedora no passado dia 27 de janeiro, num desfile durante a Semana da Moda de Estocolmo. Para além do desfile, Ximon Lee ganhou 50.000 euros e a oportunidade de desenvolver algumas peças da sua coleção para serem vendidas em lojas selecionadas da ‪H&M‬ e online, no próximo outono. “Fiquei pasmado quando anunciaram que eu era o vencedor. O H&M Design Award significa muito para mim no início da minha carreira e não posso imaginar como criaria a minha própria marca sem este prémio. A minha coleção foi desenhada a pensar nos homens mas tenho uma certa curiosidade em ver como seria vestida por mulheres”, afirma Ximon Lee.

Originário de Hong Kong mas atualmente estabelecido em Nova Iorque, Ximon Lee apostou em sobreposições de texturas orgânicas e sintéticas, incluindo materiais como plástico e cartolina, para construir formas exageradas que se afastam do corpo. Novas silhuetas que impulsionam o vestuário masculino no seu corte e forma. A inspiração chave do designer foi o documentário Children of Leningradsky.

Ann-Sofie Johansson, diretora de design, New Development, da ‪H&M‬, saudou “o espírito contemporâneo e poético, com uma forte sensibilidade para os tecidos e uma incrível atenção ao detalhe” da coleção premiada.

“Penso que ele é um designer incrivelmente talentoso. Ele tinha tudo: uma pesquisa muito bonita, um desenvolvimento de tecido muito bem conseguido e um bom design”, declara Luella Bartley, diretora de design da Marc by Marc Jacobs e membro do júri.

Tommy Ton, jornalista visual e outro dos jurados, afirma: “É muito urbano, muito artístico, muito arquitetural, muito individual, mas ao mesmo tempo é muito acessível, porque pode ver-se o tema e a história por detrás de tudo o que ele faz. Há muito potencial nele. Todos vimos e sentimos de forma unânime que ele era o favorito”.



quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PELCOR REVELA NOVA CAMPANHA VERÃO 2015


Um ambiente sofisticado, elegante e extremamente feminino caracteriza a nova campanha de verão da Pelcor.

A marca portuguesa de acessórios em pele de cortiça continua a apostar na criação de acessórios originais e únicos a partir de um material genuinamente português, reafirmando a sua visão criativa e contemporânea. Para a próxima estação quente, a Pelcor apresenta uma coleção fresca, trendy e sofisticada composta por uma seleção de peças em pele de cortiça de cores vibrantes.
Este material ecológico é combinado com materiais premium e traduzido em formas simples e superfícies 3D. A coleção inclui ainda uma seleção de modelos que utilizam pele vegan.

A campanha desta primavera/verão destaca peças das várias linhas da coleção: Classics, Unique Cork, Tricolor, Weave e Resort.

Nesta estação, para além da cápsula Classics, com peças intemporais e cosmopolitas, a Pelcor apresenta a linha Unique Cork, uma evolução da textura bestseller Croco que traduz a nova visão de luxo da marca, mais trendy e fresca. Surgem também as peças Tricolor numa história urbana de contrastes e combinações inesperadas, entre a cortiça e a lona natural. Na linha Weave, a textura foi renovada ao entrançar a cortiça natural com as cores da estação. A linha Resort é o apontamento final da coleção, sendo as riscas coloridas o mote para as peças que combinam pele de cortiça com lona, originando um visual descontraído e alegre, ideal para o verão.

A coleção primavera/verão 2015 estará disponível nas lojas Pelcor a partir do dia 17 de fevereiro.



CAMPANHA
Conceito: Eduarda Abbondanza
Fotografia: Pedro Ferreira
Styling: Filipe Carriço
Maquilhagem: Antónia Rosa
Cabelos: Helena Vaz Pereira
Modelo: Alexandra Nefedova | We Are Models

ESTREIA DOMINGO A NOVA TEMPORADA DE “WHAT'S UP-OLHAR A MODA”




Desde a sua estreia em abril de 2014, o programa “What’s Up – Olhar a Moda” tem lançado o seu olhar sobre a Moda Portuguesa em Portugal, China, Itália, França, Colômbia e Estados Unidos. Com emissões regulares na RTP 2, RTP Internacional (Europa/Ásia/EUA), RTP Informação, RTP Açores e RTP Madeira, para uma audiência combinada na ordem dos 150 000 espetadores, “What’s Up – Olhar a Moda” pretende divulgar os projetos nacionais mais relevantes em áreas onde a criatividade e o design se fundem. A 2ª temporada do programa estreia no próximo domingo, às 21h35.

Produzido pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos), com o apoio do Programa Compete, o “What’s Up – Olhar a Moda” é apresentado por Ana Viriato, tem uma duração de 25 minutos, e lança um olhar único no panorama televisivo nacional, sobre o melhor que se faz em Portugal, nas áreas do design de calçado, moda e acessórios. Reconhecendo empresas com valor e projeção internacionais ou dando a conhecer projetos emergentes e as últimas tendências, o programa enaltece os rostos e o know-how do melhor que é produzido em Portugal.

Ao longo de 2014, destacou-se também a vertente lifestyle do programa que cruza personalidades e temas dinamizadores da cultura nacional, como o cinema (entrevista em Paris com o realizador Ruben Alves), a moda (entrevista em Nova Iorque com Sara Sampaio) ou a música (entrevistas com Camané ou David Fonseca). Uma vertente que será reforçada nesta segunda temporada de emissões.

Após a renovação do protocolo de emissões entre a RTP e a APICCAPS, estreia neste domingo um novo programa. Destaque para a evolução dos blogues de moda em Portugal, a história do sapateado, as novas propostas da Cavalinho ou a nova campanha de promoção do calçado português. O What´s Up - Olhar a Moda acompanhou ainda uma produção da Vogue Itália em Portugal, entrevistou Cuca Roseta e falou com Pedro Fernandes que regressa à antena da RTP com mais uma edição de “5 para a Meia Noite”.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DAVID BOWIE HOMENAGEADO NO SALON DU VINTAGE


A feira anual de moda vintage de Paris, Salon du Vintage, instala-se nos próximos dias 14 e 15 de março no Carreau du Temple e acolhe uma retrospetiva e venda inédita dedicada ao ícone pop dos anos 70, David Bowie.

Cantor, ator e produtor musical, David Bowie será homenageado através da exibição de uma seleção única de posters e capas de álbuns, diretamente importados de Londres, que retraçam a sua carreira de 1966 a 1977. Entre muitos outros cartazes icónicos, estará em exibição um poster que mostra o célebre guarda-roupa espacial que Kansai Yamamoto desenhou para Bowie usar durante a sua tournée de promoção do álbum "Aladdin Saine" em 1973, assim como a capa do álbum "Earthlin", onde se vê o casaco Union Jack assinado por Alexander McQueen.

Freddie Mercury, Michael Jackson e outros reis do pop revolucionaram todos a moda do seu tempo, mas David Bowie foi um dos que mais se distinguiu, pela sua capacidade singular de transformação e adaptação a diferentes épocas e estilos. O cantor, nascido em Brixton, experimentou as maquilhagens mais inusitadas e as roupas mais inesperadas. Na década de 1970 encarnou um alter ego chamado Ziggy Stardust e destacou-se pelo visual andrógino e muito particular: o cabelo extravagante, a tez lívida, as roupas com estampagens hipnóticas. "Fora dos palcos sou um robot. No palco adquiro emoção. Provavelmente é por isso que prefiro vestir-me como Ziggy do que como David", afirmou o artista.

Uma era emblemática da música pop, que estará ilustrada no Salon du Vintage, em Paris, ao lado de 15 expositores de moda, acessórios e móveis vintage.


"DIOR AND I" NO CANAL +



Hoje, 27 de janeiro, o canal de televisão francês, Canal +, transmite, pelas 23h00 locais, uma antevisão de “Dior and I”, o novo documentário de Frédéric Tcheng.

Depois de "Valentino, The Last Emperor", em 2008 e, mais recentemente, "Diana Vreeland, The Eye Has to Travel", em 2011, o realizador e produtor francês Frédéric Tcheng assina um novo documentário de moda, desta vez em homenagem à Dior. O novo filme de 90 minutos, intitulado “Dior and I”, é dedicado à chegada de Raf Simons à direção artística da casa de moda francesa, em fevereiro de 2012. Trata-se de uma imersão nos bastidores da Dior, que tem como objetivo mostrar os preparativos do desfile de Alta Costura primavera/verão 2012, que teve lugar apenas oito semanas após a chegada do novo diretor artístico. “Dior and I” apresenta as novas ideias do sucessor de John Galliano, entre a muita tensão, pressão e alegria relacionadas com a preparação intensiva do seu primeiro desfile.

“Dior and I” estreia no cinema no dia 12 de junho.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

LUÍS CARVALHO LANÇA CAMPANHA VERÃO 2015






Fotografia: Ricardo Santos | Fotografia assistido por Joel Alves
Styling: João Pombeiro // Fashion Stylist
Modelos: Vitoria Butkovska (Karacter Models) e Ricardo Cotovio (Central Models)
Cabelos: Eric Ribeiro Griffehairstyle
Make-up / cabelo: Victoria Marie Goulding

ALESSANDRO MICHELE É O NOVO DIRETOR CRIATIVO DA GUCCI



Dois dias após a apresentação da coleção masculina da Gucci em Milão, François-Henri Pinault, presidente e CEO do grupo Kering, anuncia que Alessandro Michele é o sucessor de Frida Giannini na direção criativa da casa italiana. O designer de 42 anos vai apresentar a sua primeira coleção para a Gucci durante a próxima Semana de Moda de Milão, no dia 25 de fevereiro.

Alessandro Michele estudou na Accademia di Costume e di Moda, em Roma, e iniciou a sua carreira na Fendi como designer sénior de acessórios, integrando a equipa de design da casa, em 2002. Em maio de 2011, foi nomeado assistente da diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, a quem sucede agora. Alessandro Michele é, assim, o oitavo designer a dar continuidade ao legado de Guccio Gucci, que fundou a sua casa em 1921 e foi substituído após a sua morte em 1953 pelos seus filhos Aldo, Ugo, Vasco e Rodolfo. Tom Ford assumiu a direção criativa da marca em 1994, Alessandra Facchinetti em 2004 e Frida Giannini em 2006.

Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, afirma: "Depois de um processo de seleção cuidadoso e rigoroso, Alessandro Michele foi escolhido para assumir o cargo de diretor criativo da Gucci, pela visão contemporânea que ele pretende implementar à marca. Alessandro e eu estamos totalmente de acordo sobre este olhar contemporâneo, essencial para a Gucci. Esta nova identidade vai guiar-nos incessantemente no desempenho dos nossos respetivos deveres e responsabilidades".


FOTO: © Ronan Gallagher / Gucci

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PURA CAL APRESENTA EXPOSIÇÃO DE TAPEÇARIA CONTEMPORÂNEA “LA P´TITE BY BRIGIDA RIBEIROS”




A paixão pelo espaço e pelos objetos fizeram nascer a marca portuguesa PURA CAL, em outubro de 2010. A Pura Cal aposta num conceito de multiplicidade e abriu recentemente um novo espaço de atelier, loja e galeria na Lx Factory, em Lisboa, dedicado à promoção e divulgação da criação artística nacional.

Durante o ano de 2015, a Pura Cal pretende realizar entre 6 a 8 exposições, pensadas de modo a criar conexões e complementaridade entre a Arte e o Design de Interiores. A primeira exposição estará patente de 23 de janeiro a 1 de março e intitula-se “Wallwear de La P’tite by Brígida Ribeiros”. Trata-se de um conjunto de Panos de Armar ou de tapeçaria mural em patchwork, que trabalha as diferentes geometrias de um mesmo módulo base e a sua repetição em diferentes jogos de proporções e cores.


LA P’TITE é uma identidade criativa de Brígida Ribeiros (Faro, 1975), atuando nas áreas da arte e do design. Formada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Brígida Ribeiros colaborou com o gabinete Peclers Paris e pontualmente com as revistas Umbigo e Pure Magazine. Nos últimos anos tem-se dedicado à Tapeçaria Contemporânea. É docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desde 2002.

ALEXANDER WANG DESENHA COLEÇÃO DE MOBILIÁRIO




Alexander Wang, designer da Balenciaga e da sua marca homónima, está destinado a tornar-se um dos nomes mais influentes da indústria da moda e empresta agora o seu talento a outra área criativa. O designer acaba de revelar que está a colaborar com a empresa italiana Poltrona Frau num novo projeto ligado ao design de interiores.

Depois de ter colaborado com o designer de interiores Ryan Korban no design da sua loja e do seu apartamento em Nova Iorque, Alexander Wang desenvolveu um gosto especial por acabamentos exóticos e pelo mobiliário de Karl Springer e Milo Baughman. Em parceria com a Poltrona Frau, o designer desenha agora uma coleção de móveis que traduz esse interesse particular, assim como as referências estéticas e a versatilidade que caracterizam as suas coleções de moda. Laca preta, detalhes dourados e a capacidade de jogar com as peças, dando-lhe diferentes utilizações, são as primeiras informações divulgadas sobre a coleção, que estará à venda no próximo mês de fevereiro.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

LUÍS CARVALHO | LOOKBOOK VERÃO 2015


Luís Carvalho 
é um dos mais promissores talentos da Moda Portuguesa. Lançou a sua marca própria no início de 2013 e em outubro do mesmo ano estreou-se na plataforma LAB da ModaLisboa.

Desde então, tem apostado fortemente no crescimento da sua marca. Além da abertura da sua primeira loja/atelier no Fórum Vizela, o jovem designer, confesso apaixonado pela moda feminina, dedica-se agora também ao menswear e promete cativar o público masculino com as suas inovadoras criações.

Depois do sucesso da apresentação da sua primeira coleção mista, “Un | Formal”, na última edição da ModaLisboa, Luís Carvalho lança agora o lookbook verão 2015. “O que me inspirou para esta estação foram as formas e os detalhes de uma das minhas peças de eleição, o blazer. Houve uma adaptação do mesmo a outras peças de vestuário e os seus detalhes e dimensões foram explorados de outras formas. Foram adicionados detalhes de peças mais descontraídas e materiais menos usuais neste tipo de peça para contrastar com o aspeto clássico do mesmo. Surge o veado, como motivo estampado e em diferentes texturas, para contribuir para esse contraste entre as linhas mais direitas e clean e o lado mais rebuscado da natureza”, explica o jovem designer.



Fotografia: Dulce Daniel Photography
Cabelos e Maquilhagem: Marlene Vinha
Modelos: Tânia Best Models Agency e Francisco Faria (Karacter Models)
Assistentes: Bárbara Ribeiro e Liliana Ferreira