quinta-feira, 30 de abril de 2015

CARLOS GIL, FILIPE FAÍSCA E MIGUEL VIEIRA NOMEADOS PARA GLOBOS DE OURO 2015




Carlos Gil, Filipe Faísca e Miguel Vieira estão nomeados para o prémio de Melhor Estilista, na XX Gala dos Globos de Ouro. Esta nomeação representa para os três criadores um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de 2014. Pelo mesmo prémio compete ainda Diogo Miranda.

Daniela Hanganu, Francisca Perez, Sara Sampaio e Sharam Diniz estão nomeadas na categoria de Melhor Modelo Feminino, enquanto que Fernando Cabral, Gonçalo Teixeira, João Pedro e Rúben Rua competem pelo galardão de Melhor Modelo Masculino.

A XX Gala dos Globos de Ouro, uma iniciativa conjunta da SIC, CARAS e SIC CARAS, realiza-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 24 de maio, e visa distinguir os melhores profissionais portugueses que, em 2014, mais se destacaram nas áreas de Moda, Cinema, Teatro, Música e Desporto.

Parabéns e boa sorte a todos!


OS NOMEADOS:


MODA

Melhor Estilista
Carlos Gil
Diogo Miranda
Filipe Faísca
Miguel Vieira

Melhor Modelo Feminino
Daniela Hanganu
Francisca Perez
Sara Sampaio
Sharam Diniz

Melhor Modelo Masculino
Fernando Cabral
Gonçalo Teixeira
João Pedro
Rúben Rua


CINEMA

Melhor Atriz
Leonor Seixas | Sei Lá
Maria do Céu Guerra | Os Gatos Não Têm Vertigens
Maria João Pinho | Os Maias e A Vida Invisível
Sara Barros Leitão | Pecado Fatal

Melhor Ator
Filipe Duarte | A Vida Invisível
Graciano Dias | Os Maias
Nuno Lopes | Cadências Obstinadas
Pedro Inês | Os Maias

Melhor Filme
A Vida Invisível
O Grande Kilapy
Os Gatos Não Têm Vertigens
Os Maias


TEATRO

Melhor Atriz
Ana Bustorff | Coriolano
Ana Guiomar | Vénus de Vison
Sandra Faleiro | O Retrato de Dorian Grey
Sara Carinhas | A Farsa

Melhor Ator
Diogo Infante | Ode Marítima
Ivo Canelas | Pedro Páramo
José Pedro Gomes | Estamos Todos?
Paulo Pinto | Cyrano de Bergerac

Melhor Peça/Espetáculo
40 e Então?
Pedro Páramo
Punk Rock
Tropa Fandanga


MÚSICA

Melhor Interprete Individual
António Zambujo
Carminho
The Legendary Tigerman
Rodrigo Leão

Melhor Grupo
Buraka Som Sistema
D.A.M.A
Dead Combo
HMB

Melhor Música
Pica do 7 | António Zambujo
Ás Vezes | D.A.M.A
Vayorken | Capicua
Balada Astral | Miguel Araújo Pereira


DESPORTO

Melhor Atleta Feminina
Filipa Martins | Ginástica Artística
Sara Moreira | Atletismo
Telma Monteiro | Judo
Teresa Almeida | Bodyboard

Melhor Atleta Masculino
CR7 | Futebol
Emanuel Silva / João Ribeiro | Canoagem
Marco Freitas | Ténis de Mesa
Rui Costa | Ciclismo

Melhor Treinador
Ana Hormigo | Judo
Jorge Jesus | Futebol
Luís Duarte | Hóquei em Patins
Pedro Rufino | Ténis de Mesa


MELHOR REVELAÇÃO DO ANO

Bernardo Silva | Futebol
D.A.M.A | Música
Tiago Teotónio Pereira | Representação
Vasco Ribeiro | Surf

quarta-feira, 29 de abril de 2015

SARA SAMPAIO É O NOVO ANJO DA VICTORIA'S SECRET




Sara Sampaio tornou-se ontem um anjo oficial da Victoria's Secret.

Após 4 anos a trabalhar para a conceituada marca norte-americana de lingerie, a modelo portuguesa ganha agora o tão desejado par de asas e junta-se, assim, a nomes como Lily Aldridge, Alessandra Ambrosio, Adriana Lima, Behati Prinsloo e Candice Swanepoel.



“Ainda não acredito que finalmente aconteceu. Eu trabalho com a VS há 4 anos, e sempre foi o meu sonho tornar-me um dos anjos da marca. Hoje, esse sonho tornou-se realidade. Sou Oficialmente um dos Anjos da Victoria's Secret. Quero agradecer a minha agencia em NY The Lions e ao meu agente Ali Kavoussi, que sempre me apoiaram e ajudaram a concretizar os meus sonhos, e especialmente a minha agência em Portugal, Central Models, que acreditaram em mim quando tinha simplesmente 15 anos. É com muito orgulho que represento a Victoria's Secret, e mal posso esperar por esta nova etapa na minha carreira. Quero também agradecer aos fãs por todo o carinho e apoio, não estaria aqui sem vocês”, escreveu Sara Sampaio na sua página de Facebook.

Parabéns Sara Sampaio!




AZUL | TENDÊNCIAS PRIMAVERA / VERÃO 2015




Mais atual que nunca, o AZUL está de regresso à paleta cromática deste verão. Dá cor a diferentes peças e aos mais diversos materiais, tornando-se ideal para todas as ocasiões. O AZUL DENIM predomina em looks integrais e é uma das principais tendências dos criadores portugueses para a primavera/verão 2015.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

MUDE APRESENTA “MADE IN PORTUGAL BUREL FACTORY”




Até ao próximo mês de julho, o MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, apresenta “Made in Portugal Burel Factory”, uma mostra de peças originais e contemporâneas feitas em burel. Cláudia Costa, Gonçalo Campos, Rui Grazina, Sara Lamúrias, Sofia Machado e Tiago Silva são alguns dos designers representados na exposição, que está patente no piso 0 do museu.

“Made in Portugal” é um espaço de programação do MUDE dedicado à apresentação de produtos, serviços e marcas nacionais que sejam exemplos de inovação e criatividade, bom design e estratégico posicionamento de mercado. O principal objetivo é oferecer ao público, nacional e internacional, uma montra da criatividade e produção nacionais, contribuindo para a divulgação de iniciativas e projetos de exceção. As exposições são periódicas e têm a duração de 3 meses.

A Burel Factory nasceu em 2010, na vila portuguesa de Manteigas, na Serra da Estrela, com o objetivo de trabalhar o tecido mais tradicional na indústria de lanifícios local, o Burel. Combinar a arte e o saber dos tecelões da vila com o design de hoje, para criar peças originais e contemporâneas é a principal missão da Burel Factory, que conta com a colaboração de vários designers, entre os quais, Cláudia Costa, Gonçalo Campos, Rui Grazina, Sara Lamúrias, Sofia Machado, Tiago Silva, para “tecer o presente com os fios do passado...”

Uma exposição a não perder!


“MADE IN PORTUGAL BUREL FACTORY”

MUDE - Museu do Design e da Moda
Rua Augusta, 24 - Lisboa

Horário: terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre

LOUIS VUITTON APRESENTA NOVA COLEÇÃO “OBJETS NOMADES”


A Louis Vuitton acaba de apresentar a sua nova coleção “Objets Nomades” no Salon del Mobile, em Milão. Nove designers internacionais, consagrados e jovens talentos, reinventaram a “Arte de Viajar” da Louis Vuitton numa coleção de móveis e acessórios de viagem, celebrando o encontro entre savoir-faire e design.

A nova coleção inclui 16 “Objets Nomades”, desde uma rede para descansar até mobiliário de sala em pele, passando por um banco dobrável, todos inspirados nas encomendas especiais da Louis Vuitton e criados em homenagem aos seus produtos mais icónicos.

Para desenhar esta coleção, a casa francesa contou com a colaboração de alguns dos designers internacionais mais criativos da atualidade: Patricia Urquiola, Maarten Baas, irmãos Campana, Barber & Osgerby, Damien Langlois-Meurinne, Atelier Oï, Nendo, Gwenaël Nicolas e Raw Edges.

Combinando luxo, funcionalidade e inovação, a coleção “Objets Nomades” continua a tradição da Louis Vuitton de oferecer objetos inspiradores e surpreendentes aos clientes de todo o mundo.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

RISCAS | TENDÊNCIAS PRIMAVERA / VERÃO 2015




Numa única peça ou em total look, as riscas são um dos padrões obrigatórios deste verão. Largas, finas, verticais, horizontais, diagonais, a preto e branco ou coloridas, são muitas as opções que encontramos nas coleções apresentadas na ModaLisboa.

terça-feira, 21 de abril de 2015

PULP FASHION LANÇA DOIS NOVOS CURSOS: PRODUÇÃO DE EVENTOS E STYLING


Desde 2010 que a Pulp Fashion disponibiliza formação a futuros profissionais de moda através de vários cursos de styling, consultoria de imagem, menswear e jornalismo de moda, entre outros. Com o objetivo de continuar a preparar os seus alunos para ingressar no mercado de trabalho, munidos das ferramentas necessárias a um excelente desempenho, a Pulp Fashion estende agora as suas áreas de formação à Produção de Eventos e em paralelo lança um novo curso de Styling de curta duração (60 horas).

Sem criatividade e produção não há evento. Este é o mote do novo Curso de Produção de Eventos da Pulp Fashion, lecionado por Cláudia Lopes (diretora de produção da ModaLisboa desde 2002) e Mónica Queiroga (secretária de produção da ModaLisboa desde 2010). Ao longo de 12 semanas, as duas profissionais irão explicar aos alunos as diferentes fases do processo de produção: preparação e planeamento, montagem e gestão financeira, direção técnica (cenografia, som, luz e vídeo) e execução. As principais áreas de produção a desenvolver serão os eventos culturais, institucionais, moda e festas particulares.

O novo Curso de Styling de curta duração será, como habitualmente, lecionado por Susana Marques Pinto, ao longo de 10 semanas, e terminará com a elaboração de um editorial, que contará com a colaboração de uma equipa de profissionais bem conhecidos no universo de moda nacional.



CURSO DE PRODUÇÃO DE EVENTOS

Formadoras: Cláudia Lopes / Mónica Queiroga

O curso decorre em horário pós-laboral e o programa de formação abordará os seguintes conteúdos:

- Identificar e distinguir as necessidade de cada evento
- Orçamentação e gestão financeira
- As várias fases da organização
- A importância dos conhecimentos técnicos
- Necessidades específicas de cada evento

Curso com uma forte componente prática

Carga Horária: 80 horas distribuídas por 12 semanas. Aulas às 2ªs, 4ªs e 6ªs das 20h30 às 23h30.




CURSO DE STYLING

Formadora: Susana Marques Pinto

O curso decorre em horário pós-laboral e o programa de formação abordará os seguintes conteúdos:

- Introdução à História da Moda
- Análise de Tendências
- Consultoria de Imagem
- As diferentes vertentes do Styling
- Elaboração de editorial final

Carga Horária: 60 horas distribuídas por 10 semanas. Aulas aos sábados das 14h às 20h.


Mais informações em: www.pulpfashion.pt/escola

segunda-feira, 20 de abril de 2015

MIGUEL VIEIRA NA FASHIONPHILOSOPHY – FASHION WEEK POLAND


Miguel Vieira e a ModaLisboa voltaram a levar a Moda Portuguesa além fronteiras. O criador português foi convidado, pela quarta vez, a integrar o calendário da FashionPhilosophy - Fashion Week Poland, no âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre a ModaLisboa e a Semana de Moda da Polónia.

Miguel Vieira é atualmente um dos criadores portugueses mais reconhecidos e respeitados na Polónia e o êxito do seu desfile de sábado é prova disso. Encerrou o terceiro dia da FashionPhilosophy com casa cheia e forte aclamação do público e imprensa internacional.

Para o outono/inverno 15/16, Miguel Vieira propõe uma coleção minimalista e luxuosa, que prima pela cuidada seleção de materiais e atenção aos pormenores. As peças, aparentemente simples, jogam com detalhes de décadas anteriores e pormenores desportivos, mas sempre com uma base clássica que lhes confere um look atual e elegante.

Parabéns Miguel!



Fotografias: © Mike van der Ent Pasarella

SAYMYNAME REPRESENTA PORTUGAL NO MEDITERRANEAN FASHION PRIZE



A marca portuguesa Saymyname, da designer Catarina Sequeira, foi selecionada para representar Portugal no Mediterranean Fashion Prize 2015. A ela junta-se o espanhol David Catalán, que integrou o último desfile Sangue Novo da ModaLisboa, e mais 8 designers promissores oriundos de França, Israel, Líbano, Malta e Turquia.

Aos 10 premiados será facultado um programa intensivo de formação, que decorrerá de 20 a 23 maio, na “Maison Méditerranéenne des Métiers de la Mode” (www.m-mmm.fr), em Marselha, em parceria com a Universidade de Aix-Marseille e em associação com grandes marcas de moda francesas. O programa incluirá master classes, encontros com especialistas, compradores e imprensa internacional. Os 10 designers vão expor as suas coleções e após esta primeira fase poderão continuar a usufruir de formação e-learning com especialistas, entre junho e dezembro de 2015.

Lançado em 2010, o Mediterranean Fashion Prize tem como principal objetivo apoiar talentos emergentes nos diferentes processos de desenvolvimento da sua empresa e permitir que jovens marcas do mediterrâneo acedam ao mercado internacional. Entre os anteriores designers portugueses galardoados estão Aleksandar Protic e Evgenia Tabakova (White Tent), selecionados em 2010 e 2011, respetivamente.

Este ano cabe a Saymyname levar o nome de Portugal e a moda nacional a Marselha.

Parabéns Saymyname!


Lista completa de premiados do Mediterranean Fashion Prize 2015:

Saymyname (Portugal)
www.saymyname.pt

David Catalán (Espanha)
www.davidcatalan.es

Atelier Bartavelle (França)
www.atelierbartavelle.com

Cabeceo (França)
www.cabeceo.fr

Bashaques (Turquia)
www.bashaques.com

Charles & Ron (Malta)
www.charlesandron.com

Rula Galayini (Líbano)
www.rulagalayini.com

Stella et Lori (Israel)
www.stellaandlori.com





quarta-feira, 15 de abril de 2015

NUNO GAMA LANÇA LOJA ONLINE


Nuno Gama acaba de lançar a sua nova loja online. Os clientes e admiradores do trabalho do criador português podem agora comprar os seus artigos de eleição enquanto navegam no Facebook. Basta acederem à página Nuno Gama.

COLEÇÃO DESIGN PORTUGUÊS DESTACA MODALISBOA




O Design Português é o tema de destaque da coleção de livros que está a ser lançada até 12 de maio, com o jornal Público. Editada pela ESAD e Verso da História, a Coleção Design Português, constituída por 8 volumes organizados cronologicamente, apresenta-se como uma obra inédita sobre a história do design nacional desde o início do século XX até à atualidade.

A Coleção Design Português visa dar a conhecer o contexto histórico e os principais designers e obras das mais diversas áreas de intervenção do design, da literatura à imprensa, da construção ao produto, da arquitetura à moda. A ModaLisboa é um dos destaques do volume 5 desta coleção exclusiva, que conta com a chancela do Ano do Design Português. Este volume será lançado na próxima terça-feira, 21 de abril, com o jornal Público.

Com coordenação de José Bártolo, direção de arte de Rute Carvalho e colaboração, entre outros, de Maria Helena Souto, Rui Afonso Santos, Maria João Baltazar, Victor M. Almeida, Helena Sofia Silva, Cândida Ruivo, Luís Ferreira, Joana Santos, Maria Milano, Ruben Dias, Cristiana Serejo e Nuno Ladeiro, esta coleção de livros descreve, em cerca de 800 páginas, a evolução do design, o seu contexto, as cambiantes da sua prática e os debates teóricos que acompanham a institucionalização desta disciplina.


COLEÇÃO DESIGN PORTUGUÊS

Distribuição com jornal Público, todas as terças-feiras, até 12 de maio

volume 1: 1900-1919 | Maria Helena Souto
volume 2: 1920-1939 | Rui Afonso Santos
volume 3: 1940-1959 | Maria João Baltazar
volume 4: 1960-1979 | Victor M. Almeida
volume 5: 1980-1999 | Helena Sofia Silva
volume 6: 2000-2015 | José Bártolo
volume 7: Cronologia 1900-1959 | José Bártolo
volume 8: Cronologia 1960-2015 | José Bártolo

Colaboradores Cândida Ruivo, Luís Ferreira, Joana Santos, Maria Milano, Ruben Dias, Cristiana Serejo e Nuno Ladeiro

quinta-feira, 9 de abril de 2015

MODALISBOA CURIOUSER NA FASHION TV




A Fashion tv, parceira da ModaLisboa na divulgação internacional da Moda Portuguesa, iniciou a transmissão dos programas da 44ª edição da Lisboa Fashion Week.

Até ao próximo dia 22 de abril, os desfiles da ModaLisboa Curiouser são transmitidos em dois programas especiais em prime time na Fashion tv internacional, dando a milhões de telespectadores de mais 193 países a oportunidade de conhecer as propostas para o outono/inverno 15/16 dos principais designers de moda nacionais. Em Portugal, os programas podem ser vistos nos habituais operadores: Nos canal 57; Meo canal 109; Vodafone canal 180; Cabovisão canal 106.

Não deixe de ver!

09 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
10 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
11 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
12 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
13 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
14 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
15 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
16 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
17 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
18 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
19 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
20 DE ABRIL | 21h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1
21 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 2
22 DE ABRIL | 22h00 | ModaLisboa FW 15/16 - Prg 1

quarta-feira, 8 de abril de 2015

MARBELLA TOTE – A NOVA MALA DE VERÃO DA PELCOR




A Pelcor continua a apostar na criação de acessórios originais e únicos a partir de um material genuinamente português. Depois de prolongar o trabalho da cortiça natural com o entrançado ou o metalizado e ser pioneira em texturas como o crocodilo e as escamas, a marca portuguesa de acessórios expande a sua linha com a técnica da perfuração e apresenta a Marbella Tote.

Com um design trendy e moderno, a Marbella é uma mala versátil e funcional feita em pele de cortiça perfurada, com forro contrastante em tecido e detalhes em pele. Ideal para os dias de verão que se avizinham, já está disponível nas lojas Pelcor e em www.pelcor.pt.

FONDATION LOUIS VUITTON APRESENTA “KEYS TO A PASSION”


Até 6 de julho de 2015, a Fondation Louis Vuitton, em Paris, apresenta “Keys to a Passion”, uma importante exposição que reúne uma seleção de grandes obras da primeira metade do século XX, que abriram caminho para a modernidade e mudaram o curso da história da arte no século passado. Mondrian, Malevitch, Rothko, Delaunay, Léger, Picabia, Munch, Dix, Giacometti, Matisse, Kupka e Severini são alguns dos artistas representados nesta mostra que marca a terceira fase do programa inaugural da fundação Louis Vuitton e reafirma os seus princípios de envolvimento com as artes.

Todas as obras expostas "quebraram as regras" e, em seguida, tornaram-se importantes pontos de referência históricos. Muitas delas adquiriram o estatuto de ícone e são reconhecidas como tal por artistas, profissionais, amantes de arte e público em geral.

Raramente expostas em conjunto, estas obras oferecem ao visitante a possibilidade de um encontro intelectual, sensorial e emocional. O objetivo é fazer com que o público pare e se concentre num diálogo empático com as obras de arte, de modo a apreciar a essência original e a aura específica de cada trabalho.

A exposição está organizada em quatro sequências, que traduzem as quatro "linhas" que sustentam a coleção contemporânea da Fundação Louis Vuitton - expressionismo subjetivo, contemplativo, popist e música.

Uma mostra imperdível para os amantes de arte!







FOTOS (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

1 - Mark Rothko (1903–1970)
No. 46 [Black, Ochre, Red Over Red ], 1957
The Museum of Contemporary Art, The Panza Collection, Los Angeles,

2 - Edvard Munch (1863–1944)
The Scream [Skrik ], 1893?
Munch Museum, Oslo

3 - Henri Matisse (1869-1954)
La Danse, 1909–1910
Musée de l’Ermitage, Saint-Pétersbourg

4 - Fernand Léger (1881–1955)
Three Women [Le Grand Déjeuner ], 1921–22
The Museum of Modern Art, New York

terça-feira, 7 de abril de 2015

KOLOVRAT E SAYMYNAME PRÉ-SELECIONADAS PARA O PRÉMIO “MEDITERRANEAN FASHION PRIZE”




As marcas portuguesas KOLOVRAT, de Lidija Kolovrat, e SAYMYNAME, de Catarina Sequeira, foram pré-selecionadas para o prémio “Mediterranean Fashion Prize”, que visa distinguir 10 designers promissores do Mediterrâneo.

A escolha dos 10 vencedores dependerá dos votos obtidos nas redes sociais. O seu voto pode fazer a diferença. Por isso, vote nos links abaixo e divulgue:

KOLOVRAT

SAYMYNAME

Aos premiados será facultada uma formação na “Maison Méditerranéenne des Métiers de la Mode” (www.m-mmm.fr), sedeada em Marselha, em parceria com a Universidade de Aix-Marseille e em associação com grandes marcas de moda francesas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros português, por intermédio do Consulado-Geral de Portugal em Marselha, associar-se-á a este prémio, na qualidade de financiador, caso alguma das marcas portuguesas seja vencedora.

Boa sorte Kolovrat e Saymyname!


FOTOS:

Kolovrat | FW 15/16 (à esquerda)
Saymyname | FW 15/16 (à direita)

CALÇADO PORTUGUÊS NA MODALISBOA CURIOUSER




O calçado nacional voltou a estar presente na ModaLisboa, através de parcerias desenvolvidas com vários designers. Entre 13 e 15 de março, na passerelle da ModaLisboa Curiouser descobrimos 15 parcerias criativas que uniram o design de calçado ao design de vestuário e revelaram ao público as novidades e tendências para o próximo outono/inverno 15/16.


Alexandra Moura x Goldmud

Banda (Sangue Novo) x Nelson Oliveira

Dino Alves x Nobrand

Duarte (Sangue Novo) x Ten Toes

Kolovrat x No Studio

Luís Carvalho x Eureka

Miguel Vieira x Evereste

Nuno Gama x Eureka

Patrícia da Costa (Sangue Novo) x Felmini

Pedro Pedro x Basilius

Ricardo Andrez x Senhor Prudêncio (Homem) e Eureka (Mulher)

Ricardo Preto x Clay's

Saymyname x Xperimental Shoes

Valentim Quaresma x Fly London




O staff da ModaLisboa Curiouser também foi calçado pela Eureka.