quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CASACOS COMPRIDOS | TENDÊNCIAS OUTONO / INVERNO 15/16




Com a chegada dos dias cinzentos e chuvosos, é tempo de focarmos a nossa atenção nas principais tendências que marcam o outono/inverno 15/16.

Os casacos compridos dominam os looks desta estação. Imprescindíveis para os dias frios mais que se aproximam, surgem em múltiplas cores, formas, tamanhos e materiais nas coleções dos criadores de moda nacionais.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

R.I.P RICARDO MEALHA




O design português está mais pobre. Ricardo Mealha, um dos mais conceituados designers gráficos nacionais, faleceu este domingo de manhã aos 47 anos, vítima de doença prolongada.

Ricardo Mealha esteve sempre na vanguarda e contribuiu significativamente para o estatuto que o design português possui atualmente. A sua linguagem gráfica inovadora e requintada e a sua capacidade de arriscar, experimentar e de fazer diferente valeram-lhe mais de 80 prémios em concursos nacionais e internacionais, como o Gold Award Winner, o ID Design Awards (Estados Unidos), o Print European Design Awards, 12 nomeações no International Forum Design (Alemanha), 5 nomeações para o DesignPreis Award de 2007 (Alemanha), entre outros.

Alguns destes prémios foram atribuídos aos projetos de design gráfico que desenvolveu para a ModaLisboa. Convites, cartazes, flyers, catálogos e agendas que se distinguiram pela criatividade e sofisticação. Além da ModaLisboa, Ricardo Mealha foi responsável pela imagem gráfica de muitas outras marcas e instituições nas últimas décadas, como o MUDE - Museu do Design e da Moda, a discoteca Lux, o restaurante Bica do Sapato, o Ministério da Cultura, a Casa das Histórias Paula Rego, a Fundação EDP, o Museu do Chiado, a Experimentadesign, o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

Nascido em Lisboa a 22 de outubro de 1968, Ricardo Mealha trabalhou no início dos anos 1990 na Young&Rubicam e na Novo Design. Em 1996, fundou o atelier RMAC - Ricardo Mealha/Ana Cunha, que vendeu dez anos depois ao grupo BBDO Portugal. Desde 2014 era diretor criativo da Brand Gallery.

O designer gráfico Jorge Silva, que esteve mais próximo de Ricardo Mealha na época da RMAC, destaca a qualidade do seu trabalho pela “gramática gráfica fresca, nova, alinhada por tendências contemporâneas, estrangeiras, e grande requinte e cuidado com materiais, com métodos de impressão que eram muito diferentes e sofisticados”, dizendo que ajudou a quebrar barreiras: "Ajudaram a tornar a perceção que temos do design e a sua prática como algo que está espalhado em todo o lado, que não tem fronteiras. Ajudaram a enterrar uma visão mais concetual e académica do design."

Ricardo Mealha deixa um enorme e valioso legado de criatividade, que será, decerto, uma importante referência para as futuras gerações de criativos portugueses.

R.I.P Ricardo.






terça-feira, 20 de outubro de 2015

PULP FASHION INICIA NOVO CURSO DE JORNALISMO DE MODA



No próximo dia 10 de novembro, a Pulp Fashion dará início a mais um Curso de Jornalismo de Moda, lecionado por Pureza Fleming, em horário pós-laboral.

Num total de 54 horas de formação, os alunos terão a oportunidade de desvendar as várias facetas do Jornalismo de Moda. Para além de toda a informação teórica, a base de uma boa pesquisa e de uma escrita sólida, a formação inclui também desafios práticos, que visam uma verdadeira colocação dos alunos na pele de um jornalista de moda.

Para mais informações, consulte www.pulpfashion.pt/escola.


SOBRE PUREZA FLEMING
Com uma paixão pela moda, por um lado, e um fascínio desmedido pelas palavras, por outro, Pureza Fleming soube desde cedo que escrever sobre moda deveria ser o seu oásis na terra. No entanto, a vida foi-lhe colocando outros desafios pelo caminho. Licenciada em Comunicação Empresarial, trabalhou durante vários anos como copywriter em agências de publicidade como a BBDO ou a McCan Erickson, onde desenvolveu grandes skills de escrita criativa. Paralelamente a estes anos de publicidade, tirou um curso de styling, lecionado pela professora Susana Marques Pinto, e rapidamente começou a trabalhar como stylist para algumas publicações de moda, como a Dif, a Parq ou a Umbigo, para as quais contribuiu igualmente com artigos de moda. Em 2008, criou Fashion Rules, um blogue dedicado à escrita de moda que manteve durante quase 7 anos. Em 2012, integrou a equipa da Saber Viver, assumindo o cargo de editora de moda. Depois de uma breve passagem pela agência de comunicação XN Brand Dynamics, como assessora de imprensa das marcas Hermès e G-Star Raw, dedica-se atualmente e a 100% à escrita de moda para revistas como a Máxima.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

MODALISBOA THE TIMERS | REPORT




O tempo foge. Mas os Timers permanecem como protagonistas deste tempo que foi o nosso palco durante três dias em Lisboa.

Mais de 20 mil visitantes transformaram o cenário capital do Pátio da Galé e da Praça do Município para nele intervir como do-ers e now-ers, intérpretes livres da moda que se faz e da arte que nos dignifica hoje, agora – e para sempre.

ModaLisboa The Timers abriu com Fast Talks, dia 8 de outubro, inaugurou os desfiles com Sangue Novo, no dia 9 de outubro, e fechou com a performance de Dino Alves no Teatro São Luiz, a 11 de outubro.

Ao todo foram 22 desfiles, 10 novos designers Sangue Novo, com cobertura e acompanhamento de 400 jornalistas, 100 deles internacionais. O Wonder Room, no espaço BPI, deu a conhecer vinte marcas nacionais que são referências de assinatura em design e moda.

Pela primeira vez os talentos Sangue Novo a concurso na ModaLisboa foram classificados por um júri composto pelos designers Paulo Cássio e Nuno Gama, pela diretora do Master in Fashion Design da Domus Academy, Sara Desimoni, e a presidente da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, que premiaram a coleção Teentakeover de Sara Santos, inspirada pela cultura mod britânica dos anos 60. A designer vai receber um Master Level Certificate in the Fashion Area, workshop oferecido pela academia italiana de design Domus Academy de Milão e uma bolsa no valor de 5000 euros atribuída pela Vulcano.

Ainda no Sangue Novo, a designer Tânia Nicole, com a coleção Individuality, foi convidada a representar Portugal na próxima edição do Festival FashionClash, a decorrer na cidade holandesa de Maastricht, em junho de 2016.

E é em 2016 que nos voltamos a encontrar. No tempo que entretanto fizermos nosso. Para voltar a pensar o tempo que nos interessa continuar a fazer e a viver.

“São eles – perdão, somos nós! – que podemos recuperar este tempo real, autêntico, cristalino que interessa preservar, para que um dia, no futuro, possamos olhar para ele como o espelho do talento que existiu, da energia que tivemos, e das testemunhas que fomos. Nós somos os The Timers, o nosso tempo é hoje, o nosso património está aqui, desfila à nossa frente, senta-se ao nosso lado, sempre discreto ao fundo, ou mais ostensivo ali, ele é a representação do mundo real, e não apenas do que deseja ser. Pode não ser perfeito, mas é livre.”
(Eduarda Abbondanza)


MODALISBOA THE TIMERS
09.10.11 OUTUBRO 2015
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
SS 16


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MODALISBOA THE TIMERS


TUDO SOBRE A MODALISBOA THE TIMERS EM WWW.MODALISBOA.PT


MODALISBOA THE TIMERS EM CONTAGEM DECRESCENTE




Todos os minutos contam na contagem decrescente para o início da ModaLisboa The Timers. Todos os minutos contam neste tempo presente em que trabalhamos o dia de amanhã, neste momento em que definimos as tendências do próximo verão 2016.

Quem são The Timers? Nós somos The Timers. The Timers são os now-ers e os do-ers. São os nossos criadores: Aleksandar Protic, Alexandra Moura, Awaytomars, Catarina Oliveira, Carlos Gil, Christophe Sauvat, Dino Alves, Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Miguel Vieira, Nadir Tati, Nair Xavier, Nuno Gama, Olga Noronha, Pedro Pedro, Piotr Drzal, Ricardo Andrez, Ricardo Preto, Saymyname, Valentim Quaresma. São o jovens designers do Sangue Novo: Banda, Carlotaoms, Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos e Tânia Nicole.

ModaLisboa The Timers começa hoje, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Fast Talks, um convite da ModaLisboa à reflexão e ao debate. António Moura (Diretor de Marketing da Eleuterio Jewels), Kam Dhillon (Editor da Not Just a Label), Pedro Caride (CEO da Por Vocação), Petra Bruno (CEO do BUG Group - Brandstorytellers), Sara Desimoni (Diretora do Curso de Design de Moda da Domus Academy), Kathi Stertzig e Álbio Nascimento (Designers do The Home Project Design Studio) vão falar do tempo que nos inspira, dos Timers que criam as dinâmicas de mudança na moda, da versatilidade inclusiva da moda, dos desafios que o mundo nos lança, da nossa capacidade de resposta, de ambição de criar, mudar, fazer, projetar. Da produção nacional à internacionalização, do sonho à realização, da vontade de fazer ao ato consumado. Joana Barrios será a moderadora. A entrada é livre.

Os desfiles de ModaLisboa The Timers começam amanhã às 18h00, no Pátio Galé, com Sangue Novo, uma demonstração do talento dos nossos mais jovens designers. Dez designers emergentes atentos ao mundo que nos rodeia, inspirados pela atualidade, o imediato e o agora. Uma geração disposta a trabalhar e a criar um novo presente que sirva como assinatura de uma cultura contemporânea, real e imaginativa.

Além dos desfiles, a ModaLisboa The Timers inclui também um conjunto de iniciativas abertas ao público, como a exposição “Portuguese Shoes” da APICCAPS e a exposição do Sangue Novo, que podem ser visitadas nos Paços do Concelho, entre as 16h00 e as 22h00 de sexta-feira e entre as 14h00 e as 22h00 no sábado e domingo. De entrada livre é também o Wonder Room, uma pop-up store que apresenta uma seleção exclusiva de marcas portuguesas emergentes, no BPI, na Praça do Município.

ModaLisboa The Timers. Três dias para mostrar de que é feito este tempo, quem faz a marca Portugal, e quem marca a diferença da nossa moda no mundo. Três dias em que a moda muda a imagem da cidade e do tempo certo que acrescenta valor à moda – esse tempo expresso nos desfiles, nos debates, na discussão privada, na demonstração pública, na troca de ideias e no mercado produzido pela arte criativa transacionável.

Três dias repletos de criatividade e inovação que pode acompanhar no site, facebook, instagram e apps ModaLisboa. Consulte o calendário, leia as notícias, acompanhe, hora a hora, o livestream dos desfiles.

Seja bem-vindo(a) à ModaLisboa The Timers!


MODALISBOA THE TIMERS
09.10.11 OUTUBRO 2015
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
SS 16


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

MODALISBOA THE TIMERS APRESENTA FAST TALKS


8 de outubro | 18h00-20h00
Salão Nobre dos Paços do Concelho
Entrada Livre




Quem são The Timers? Nós somos The Timers.
Este é o nosso tempo. Este tempo somos nós que o fazemos, somos nós que o desafiamos, somos nós que o questionamos.

Este é o tempo que nos interessa abordar para perceber de que somos feitos e como chegámos até aqui. Compreender as nossas escolhas, vestir a nossa pele, assumir a responsabilidade do ato de criação local e global. Este tempo é hoje, rápido, fulgurante, por vezes fugaz, difícil de analisar ou assimilar. Mas este é o tempo que nos obriga a parar antes de ser amanhã ou tarde demais. Este é o nosso tempo, o momento em que tentamos parar para ouvir a voz de quem sabe e excecionalmente se pronuncia.

É esse o objetivo de Fast Talks, um convite da ModaLisboa à reflexão, à lucidez, ao debate. Dia 8 de outubro, às 18H00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Contamos com a presença de António Moura (Diretor de Marketing da Eleuterio Jewels), Kam Dhillon (Editor da Not Just a Label), Pedro Caride (CEO da Por Vocação), Petra Bruno (CEO do BUG Group - Brandstorytellers), Sara Desimoni (Diretora do Curso de Design de Moda da Domus Academy), Kathi Stertzig e Álbio Nascimento (Designers do The Home Project Design Studio), com moderação de Joana Barrios.

Falaremos do tempo que nos inspira, dos Timers que criam as dinâmicas de mudança na moda, da versatilidade inclusiva da moda, dos desafios que o mundo nos lança, da nossa capacidade de resposta, de ambição de criar, mudar, fazer, projetar. Da produção nacional à internacionalização, do sonho à realização, da vontade de fazer ao ato consumado.

A entrada é livre.


MODALISBOA THE TIMERS
09.10.11 OUTUBRO 2015
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
SS 16


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MODALISBOA THE TIMERS | SPOT




Agency: Young & Rubicam
Creative Directors: Pedro Ferreira and Judite Mota
Copy: Judite Mota

Production Company: Playground
Director and Editor: Rui Vieira
DOP: Duarte Domingos
Executive Producers: Joana Lisboa and Ricardo Miranda
Director’s Rep: Cristina Reis

Styling: Xana Guerra assisted by João Martins
Make up: Antónia Rosa assisted by Marlene Santos and Joana Lobão Teixeira with Sephora products
Hair: Helena Vaz Pereira assisted by Sofia Gonçalves with L’oreal Professionnel products for Griffehairstyle

Models: Timer: Helen Munro. Casting: Bruno Rosendo, Hugo Lopes, Joana Ogura, Rodrigo Almeida, Sigrid (We Are Models). Andre Chee, Ben, Elvie, Rita Costa (Elite Lisbon). Carolina Capitão, Carlos Ferra, Helder, Rodrigo Barradas (Central Models). Beatriz Daehnhardt, Bernardo Cascais, Rafael Paes (L’Agence Models)
Actor: Vitor Miranda

Production Manager: Rute Avelar
Production assistants: Gabriela Dias, João Pedro Sousa Dias and Ana Lia Martins
1st AD: João Abreu
1st Camera Assistant: Nuno Fazenda
2nd Camera Assistant: Henrique Pena
Video Playback: Diana Amaro
Gaffer: Álvaro Sousa
Best Boys: Gonçalo Raposo, Tiago António and Rui Lobato

Post Production: Bikini
Colorist: George K - MPC London
Original Score: Fred
Sound fx: Dizplay
Voice over: Ian Dickinson - Massive Voices
Title design: Filipe Carvalho

Special thanks to:
Planar, Smiling, Pedro Ferreira da Costa - We are Slow, Escola Secundária Pedro Nunes, Escola de Turismo de Lisboa, Pedro Metelo - Smart Choice, Filipe Neto, Cristiana Miranda, Miguel Vieira, Nuno Gama, Hugo Boss, Gant, Hackett