terça-feira, 22 de dezembro de 2015

“ME & YOU”, FOTOGRAFIAS DE MARIO TESTINO E ED VAN DER ELSKEN EM EXIBIÇÃO NA ANNET GELINK GALLERY




A exposição “Me & You”, patente na Annet Gelink Gallery, em Amesterdão, até 5 de março de 2016, junta o trabalho de Mario Testino e Ed van der Elsken. Dois fotógrafos com origens distintas, de diferentes eras e que se tornaram famosos em áreas fotográficas diferenciadas. No entanto, há algo similar no seu trabalho que os torna, segundo Testino, “almas gémeas”.

Mario Testino (1954) é um admirador de Ed van der Elsken (1925-1990) desde os anos 1980. No início de 2015, o MATE (Museu Mario Testino), em Lima, Peru, dedicou uma exposição ao trabalho do fotógrafo holandês, intitulada "Sin Censura", a segunda mostra da série "Maestros de la Fotographia” apresentada no MATE.

"Quando nos formamos como fotógrafos, muitas vezes procuramos a perfeição, mas no trabalho de Ed eu descobri o oposto", explica Mario Testino. "A fotografia pode ser qualquer coisa; boas imagens existem porque criamos uma emoção, vemos algo que as outras pessoas não veem e conseguimos transmiti-lo cá para fora.” “Eu preciso sempre de encontrar aquele momento único, não o perfeito", afirma Testino. Estas palavras poderiam ter sido proferidas também por Ed van der Elsken.

"Somos curiosos sobre muitas coisas que estão apenas lá, talvez não sejam as mais perfeitas ou as mais procuradas pela sociedade, simplesmente captaram a nossa atenção. E nós, fotógrafos, somos as pessoas que podem fazer os outros olhar de forma diferente para as coisas, e talvez mudar a sua perceção das mesmas", acrescenta.

"Me and You” revela a alma mais artística de Mario Testino. Para esta exposição, o fotógrafo peruano escolheu fotografias do seu arquivo em Londres que são trabalhos pessoais criados sem um objetivo específico - em contraste com as suas fotografias de moda, com as quais estamos mais familiarizados. A estas junta-se uma seleção de imagens menos conhecidas de Ed van der Elsken, pertencentes ao arquivo da galeria Annet Gelink de Amesterdão.








OS DESIGNERS E AS PERGUNTAS DE MODA MAIS “GOOGLADOS” EM 2015




A Google continua a revelar as pesquisas que marcaram 2015 e desta vez dá a conhecer a lista de designers e perguntas de moda mais “glooglados” ao longo deste ano. Raf Simons lidera a primeira destas listas, o que não é de surpreender, considerando a sua inesperada saída da casa Christian Dior, em outubro passado. As colaborações do designer belga com a Adidas poderão ter sido outros dos motivos que despertaram o interesse do público em conhecer mais sobre o seu percurso.

Na mesma lista surgem, em segundo lugar, a designer americana Shoshanna Lonstein Gruss, fundadora e diretora criativa da marca Shoshanna, e em terceiro lugar o italiano Giambattista Valli.


Os 10 designers de moda mais pesquisados em 2015:

1. Raf Simons
2. Shoshanna Lonstein Gruss
3. Giambattista Valli
4. Thakoon Panichgul
5. Tadashi Shoji
6. Elie Saab
7. Karl Lagerfeld
8. Christian Lacroix
9. Zuhair Murad
10. Tommy Hilfiger


Como andar de saltos altos? foi a pergunta relacionada com moda mais pesquisada no google em 2015. A lista continua com questões tão inusitadas como: O que vestir para um casamento na floresta? Segue a lista completa:

1. Como andar de saltos altos?
2. O que vestir no primeiro dia de escola?
3. Como desfiar jeans?
4. Como atar uma camisa?
5. O que deve vestir uma noiva no jantar de ensaio?
6. O que vestir com botins?
7. O que são mules?
8. O que vestir para um casamento na floresta?
9. Como se vestir igual a Miranda Sings?
10. Que cor de sapatos combina com um vestido preto e azul?


NA FOTO: Raf Simons

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

LOUIS VUITTON APRESENTA A COLEÇÃO LV&ME




Por ocasião desta época festiva, a Louis Vuitton lança a LV&Me, uma coleção de joalharia que permite aos clientes criar sofisticados colares, pulseiras ou brincos com as letras do alfabeto e símbolos como #,@ e &.

A coleção unissexo é apresentada num criativo vídeo, com a banda sonora "My Alphabet" de Amanda Lear, onde um robot revela um significado secreto de cada letra. O objetivo é que cada pessoa se exprima, criando a sua própria palavra.

Os caracteres, feitos em bronze banhado a ouro, são gravados com o logotipo da Louis Vuitton e adornados com rebites, uma referência aos emblemáticos baús da casa francesa.

A coleção LV&Me é apresentada no site da marca e nas redes sociais com o hashtag #LVandMe.

Assista ao vídeo teaser e crie o seu próprio em LouisVuitton.com.

DECENIO LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIA




A marca DECENIO acaba de lançar o concurso "Decenio - Young Photographers Competition", com o objetivo de encontrar os melhores jovens fotógrafos de Portugal para colaborarem no seu próximo editorial. As inscrições decorrem até ao dia 10 de janeiro de 2016.

O concurso destina-se a jovens fotógrafos ou estudantes de fotografia, entre os 18 e os 30 anos, a residir em Portugal Continental. Para participar é necessário preencher o formulário disponível no site www.decenio.com, em DECENIO / Young Photographers e fazer o upload de cinco fotografias originais e CV.

A DECENIO irá selecionar dois vencedores, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, para colaborarem com a marca e fotografar os editoriais da coleção primavera/verão 2016.

Esta é a primeira edição deste concurso, uma ação que reflete o atual posicionamento da DECENIO, mais jovem e próximo do consumidor. Com este desafio, a marca pretende apoiar e incentivar os jovens talentos da fotografia em Portugal.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ALEXANDER MCQUEEN REGRESSA A LONDRES


O British Fashion Council revelou recentemente que o próximo desfile FW16/17 de Alexander McQueen vai realizar-se em Londres, em vez de Paris, onde a casa tem apresentado as suas coleções desde que Sarah Burton assumiu a direção criativa após a morte do designer em 2010. O desfile está agendado para o dia 21 de fevereiro de 2016, em local a indicar.

Enquanto os desfiles de menswear da marca foram transferidos permanentemente de Milão para Londres, a mudança da apresentação de womenswear é, segundo um representante do British Fashion Council, apenas temporária.

Na última estação, Alexander McQueen apresentou uma coleção inspirada em Londres, mais especificamente nos refugiados Huguenot que fugiram de França para se estabelecer em Spitalfields, durante o século XVII. Os conhecimentos e técnicas de tecelagem que os Huguenot levaram para Inglaterra foram a base de inspiração da coleção SS16.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

“LESS IS MORE”: RETROSPETIVA DO FOTÓGRAFO RANKIN




Rankin, o reconhecido fotógrafo de moda e cofundador da revista Dazed & Confused, apresenta uma das suas exposições mais radicais: “Less is More”. A mostra está patente até 28 de fevereiro de 2016, na galeria Kunsthalle Rostock, localizada na cidade alemã de Rostock, e reúne as obras mais experimentais e controversas de Rankin. O objetivo é captar a atenção do espetador, forçando-o a parar e a refletir sobre o que está a ver.

Em exibição estão mais de 150 obras, incluindo uma instalação de 7 metros de altura, realizadas pelo fotógrafo britânico ao longo dos seus 20 anos de carreira. Rankin parece ter uma obsessão com a morte e com máscaras, que é bastante notória nesta exposição. Existem inúmeras fotografias de máscaras mortuárias e crânios, mas apesar disso, a exposição é tudo menos sombria. Há muita cor e humor.

“Less is More” é uma mistura entre os conceitos de fotografia e arte concetual, apresentando uma visão diferenciada do trabalho de Rankin.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SALVATORE FERRAGAMO COMEMORA PARCERIA CENTENÁRIA COM O CINEMA




Para comemorar 100 anos de presença no cinema, a Salvatore Ferragamo tem vindo a apresentar, desde setembro passado, várias novidades como a plataforma digital “100 Years 100 Days”, que celebra, em paralelo, 100 anos de histórias da marca Ferragamo e de Hollywood.

A novidade mais recente é o lançamento da curta metragem “Ferragamo Signature”, protagonizada por Ethan Peck, neto do ator Gregory Peck, e Eletra Wiedemann, filha de Isabella Rossellini. A película dá especial destaque à nova linha de óculos e relógios, "The Signature Collection", inspirada no símbolo da Salvatore Ferragamo.

"The Signature Collection" inclui um par de óculos de sol oversized com 10 variantes, com detalhes em cristais e pele nas hastes e cores a variar entre turquesa, laranja e tons clássicos como o castanho e o cinza.

Nos relógios, existem também 10 variantes, desde os mais simples para o uso diário, até aos mais luxuosos com detalhes em ouro e diamantes no mostrador, para uma noite especial.

O CÍRCULO DELAUNAY


Até 22 de fevereiro de 2016, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian dedica uma exposição especial ao trabalho do casal de artistas franceses Sonia e Robert Delaunay e ao seu impacto no meio artístico em Portugal.

Sonia Delaunay (1885-1971) e Robert Delaunay (1885-1941), precursores da pintura abstrata, refugiaram-se em Portugal em 1915, durante a 1ª Guerra Mundial. O casal viveu em Vila do Conde, entre junho de 1915 e janeiro de 1917, convivendo de perto com artistas portugueses como Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Eduardo Viana, José Pacheco e o pintor americano Samuel Halpere.

“As Férias Grandes", como Sonia Delaunay chamou ao período passado em Portugal, constituiu para o casal uma época de intenso trabalho. Foi então que os artistas experimentaram a pintura encaustica, na qual o pigmento é misturado com cera aquecida e derretida. Samuel Halpert, Eduardo Viana e Amadeo de Souza-Cardoso experimentaram esta técnica, obtendo camadas de cores mais saturadas e aveludadas, que no caso da pintura dos Delaunay contribuíram para uma maior vibração dos contrastes simultâneos (simultaneismo ou pintura pura, como ficou conhecida).

A exposição “O Círculo Delaunay” reúne muitos das obras que o casal Delaunay realizou no nosso país, dando especial destaque ao projeto coletivo “La Corporation Nouvelle” (Nova Corporação) no qual colaboraram os artistas portugueses Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros e Eduardo Viana.

Uma exposição a não perder!



FOTOS (da esquerda para a direita, e de cima para baixo):
01 - Cantores de Flamenco (Grande Flamenco), 1915-1916
02 - A Revolta das bonecas (A Revolta), 1916
03 - Auto-Retrato (para o Catálogo da Exposição de Estocolmo), 1916

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MUSEU DO FIT APRESENTA “FAIRY TALE FASHION”


Criar uma atmosfera mágica entre o mundo dos contos de fadas e a moda é o objetivo da exposição “Fairy Tale Fashion”, que inaugura a 15 de janeiro de 2016, no museu do Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova Iorque. Mais de 80 criações de moda inspiradas em contos de fadas estarão em exibição num cenário de fantasia projetado pela arquiteta futurista Kim Ackert. A mostra estará patente até 16 de abril de 2016.

Os sapatos de cristal da Cinderela, a capa em lã vermelha do Capuchinho Vermelho ou o vestido preto da Branca de Neve são apenas algumas das peças que foram reinterpretadas por designers como Thom Browne, Dolce & Gabbana, Tom Ford, Mary Katrantzou, Marchesa, Alexander McQueen, Rick Owens, Prada, Rodarte, Walter Van Beirendonck, Comme des Garçons, Thierry Mugler, entre outros. As suas criações fantasiosas são apresentadas em “Fairy Tale Fashion”.

Além de moda, a exposição apresenta também obras de arte que têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento da perceção estética dos contos de fadas, nomeadamente ilustrações de artistas conceituados do início do século XX, como Edmund Dulac, Arthur Rackham e AH Watson. Diversas fotografias de grande escala, da série “Wonderland” de Kirsty Mitchell, estarão igualmente em exibição.

A mostra “Fairy Tale Fashion” contará com muitas outras atrações para dar a conhecer ao público a ligação entre a moda e os contos de fadas. A exposição será acompanhada por um livro com mais de 150 fotografias e ilustrações que retratam este fascinante tema.

A moda nunca foi tão mágica!




FOTOS (da esquerda para a direita, de cima para baixo):

01 - Capa (final séc. XVIII), a ilustrar “O Capuchinho Vermelho”
02 - Mary Liotta, vestido de noite (cerca de 1930), a ilustrar "Furrypelts"
03 - Charles James, vestido de noite (1954-1955), a ilustrar “O Lago dos Cisnes”
04 - Thierry Mugler, vestido (1987), a ilustrar “A Pequena Sereia”
05 - Alexander McQueen, vestido (2007), a ilustrar "Rapunzel"
06 - Manish Arora, vestido (2010), a ilustrar “Alice no País das Maravilhas”
07 - Comme des Garçons, capa (verão 2015), a ilustrar “O Capuchinho Vermelho”
08 - Rodarte, vestido (verão 2015), a ilustrar “A Pequena Sereia”
09 - Undercover, blusão e saia (verão 2015), a ilustrar "O Lago dos Cisnes"
10 - Christian Louboutin, stilettos (outono / inverno 2009/10, a ilustrar “O Feiticeiro de Oz”
11 - Noritaka Tatehana, sapato da Cinderela (2014)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

TRANSPARÊNCIAS | TENDÊNCIAS OUTONO / INVERNO 15/16




As transparências trazem delicadeza e sensualidade às coleções deste outono/inverno. Trabalhadas em peças integrais ou em pormenores, conferem leveza a vestidos, blusas e tops. Das mais discretas às mais reveladoras, são várias as opções de transparência que encontramos nas coleções dos criadores nacionais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

DIOR BY AVEDON




O livro “Dior by Avedon”, recentemente publicado pela Rizolli, reúne 150 fotografias únicas, que revelam a relação especial entre a casa de Alta Costura francesa e Richard Avedon. Durante cerca de 30 anos - entre 1940 e 1970 - o fotógrafo americano capturou a essência das criações Dior em fotografias memoráveis.

A colaboração entre a Dior e Richard Avedon teve início em 1947. As fotografias do jovem fotógrafo expressavam na perfeição a elegância das criações da casa de Alta Costura, assim como o estilo e a personalidade das famosas modelos e celebridades que as vestiam, como Audrey Hepburn, Marlene Dietrich, Suzy Parker, Sunny Hartnett, Dovima, Carmen Dell’Orefice, Dorian Leigh, Capucine, Lauren Hutton, Anjelica Huston, Barbra Streisand, entre outras.

O trabalho de Richard Avedon para a Dior foi um ponto de viragem na história da fotografia de moda. Uma das suas fotografias mais famosas mostra a modelo Dovima com um sensual vestido de noite Dior, acompanhada por dois elefantes no Cirque d'Hiver. Avedon descreveu-a como "um momento coreográfico".

Além das icónicas fotografias de Richard Avedon (muitas delas nunca antes divulgadas), o livro “Dior by Avedon” inclui esboços de Christian Dior, assim como anedotas e textos de Jacqueline de Ribes, Justine Picardie e Olivier Saillard, que narram a história da casa de moda francesa.


APICCAPS REVELA AS 12 IMAGENS DA CAMPANHA PORTUGUESE SHOES 2016


A APICCAPS acaba de revelar as 12 imagens que compõem a campanha Portuguese Shoes 2016. Apresentada sob a forma de um calendário XL em formato de colecionador, que será enviado para mais de 150 países, a nova campanha pretende continuar a promover o calçado português no mundo, salientando a sua sofisticação, elegância e qualidade.

A atriz Victoria Guerra e o modelo Bruno Rosendo são os protagonistas desta sedutora campanha que reconhece o calçado nacional como um objeto contemporâneo de desejo. As 12 imagens foram captadas pela lente de Frederico Martins e a direção artística esteve a cargo de Fernando Bastos Pereira.

Fruto de uma estratégia de comunicação concertada para o mercado internacional, a campanha Portuguese Shoes: The Sexiest industry in Europe, desenvolvida pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele se Seus Sucedâneos) assistiu desde o seu lançamento a um aumento considerável das exportações de calçado. Hoje, Portugal exporta 95% da sua produção para 152 países, nos cinco continentes, e pretende reforçar ainda mais a sua presença nos mercados internacionais. A APICCAPS assume como objetivo para a próxima década, “ser a referência internacional da indústria de calçado pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.





CAMPANHA PORTUGUESE SHOES 2016
Protagonistas: Victoria Guerra (Elite Lisbon) e Bruno Rosendo (We Are Models)

Fotografia: Frederico Martins assistido por Pedro Sá

Styling: Fernando Bastos Pereira assistido por Nelson Lima

Produção: Paulo Gonçalves e Helena Silva (Snowberry) assistidos por Cláudia Pinto

Cabelos: Rui Rocha

Make-Up : Patrícia Lima assistida por Ana Raquel Ribeiro

Cenário: Quinta de Lemos

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

LACOSTE ONLINE CHEGA A PORTUGAL




A marca Lacoste tornou Portugal no seu mais recente mercado de vendas online, com lançamento da flagship digital lacoste.com/pt

A partir do site, os fãs portugueses da marca do crocodilo têm acesso às três coleções: Lacoste (linha principal), Lacoste L!VE (linha mais contemporânea) e Lacoste Sport (linha de performance) para homem, mulher e criança, contemplando um universo de cerca de 1200 produtos, divididos entre vestuário, acessórios e marroquinaria.

Tal como noutros mercados, Portugal desfruta de um conjunto de conteúdos especiais de comércio digital, que vão desde ofertas e promoções ao acesso a produtos exclusivos (personalização através de iniciais do nome ou cores do icónico polo L.12.12).

A estética do site partilha os códigos de design comuns a todos os produtos da marca, criando um ambiente de compras minimalista, onde se destaca a qualidade e elegância de cada produto.

Para além da comercialização dos produtos, lacoste.com/pt permite aceder também aos conteúdos da “Le Magazine”, a revista digital editada pela Lacoste, que inclui entrevistas e artigos sobre personalidades e produtos, imagens de bastidores das campanhas e as últimas colaborações de design do universo Lacoste.

MOSCHINO X SUPER MARIO


O designer Jeremy Scott, diretor criativo da Moschino, lançou, em parceria com a Nintendo, uma coleção cápsula de t-shirts e acessórios denominada "Super Moschino", dedicada ao 30º aniversário do famoso personagem da série de jogos eletrónicos Mario Bros. A coleção está disponível desde o passado dia 5 de dezembro nas lojas Moschino e e-shop da marca.

Depois de apresentar a coleção outono/inverno 15/16 inspirada nos anos 1990, que presta homenagem aos famosos personagens dos desenhos animados Looney Toons, Jeremy Scott lança agora uma nova linha de t-shirts, sweatshirts, acessórios e carteiras dedicada aos 30 anos do emblemático Super Mario. A coleção, "Super Moschino", é composta por peças coloridas de inspiração pop, estampadas com imagens do herói e de alguns dos seus companheiros mais icónicos, como Luigi e a Princesa Peach, assim como objetos que compõem o universo do Super Mario, como moedas, estrelas e cogumelos.