Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PERFUMES & COMPANHIA NOS 25 ANOS DA MODALISBOA




Perfumes & Companhia é o novo patrocinador de maquilhagem da ModaLisboa, com a sua marca exclusiva MakeUp Factory.

MakeUp Factory representa a maquilhagem e beleza na sua forma mais pura. É a arte da perfeição e a perfeição é algo que não deve estar apenas ao alcance dos profissionais.

Nos dias 11, 12 e 13 de março, a Perfumes&Companhia vai estar no Pátio da Galé, a celebrar os 25 anos da ModaLisboa.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

MODALISBOA KISS | WORKSTATION




Há 25 anos que a ModaLisboa reflete sobre a realidade da moda em Portugal. Há 25 anos que as experiências e imagens retratadas na moda circulam e dão vida à criação dos nossos designers. Há 25 anos que o espelho da moda sobrevive para além dos desfiles e dos eventos, das coleções, das estações e dos modelos. Há 25 anos que contamos com a interpretação livre dos fotógrafos e retratistas, dos profissionais e cronistas, dos atores que trabalham a nossa memória através das suas imagens e da sua imaginação.

Esse processo de recolha da experiência vivida e do património visual continua a ser uma das preocupações da ModaLisboa, ano após ano. A criação da plataforma Workstation permitiu a revelação de olhares múltiplos em trabalhos artísticos que são ainda hoje a imagem e a valência do nosso projeto.

Nesta ModaLisboa, convidámos os fotógrafos Arlindo Camacho, Nian Canard e a dupla Miguel Domingos e Raul Chan Caldeira, para registarem sem restrições todo o ambiente, espírito e tendências do evento. O resultado desse trabalho work in progress será impresso nos estúdios João Sousa Valles e exibido progressivamente durante os três dias do evento, na Sala do Risco, do Pátio da Galé.

Arlindo Camacho, Miguel Domingos, Nian Canard, Raul Chan Caldeira, o palco é vosso. Os beijos são nossos. O momento é de todos.

And now, let’s KISS?


ARLINDO CAMACHO
Nasceu em Lisboa a 31 de maio de 1982 e desde cedo que a fotografia se revelou uma paixão.
Em 2004 entrou na Ar.Co para tirar o curso de Artes Visuais e dois anos depois ingressou no Curso Profissional de Fotografia do IPF.
Começa pelo DN e hoje, em registo de freelancer, colabora com alguns órgãos de comunicação nacionais e internacionais, como a Time Out Lisboa, onde publica regularmente há 6 anos.
Nos últimos anos, tem vindo a trabalhar de forma crescente com vários músicos e bandas nacionais, desde a criação da imagem para os seus álbuns ao acompanhamento em turné.
Desde 2008 que desenvolve um projeto documental na ModaLisboa, retratando sob sua perspetiva singular, o panorama da moda nacional. Trabalho que tem sido mostrado nas várias edições da Workstation.

NIAN CANARD
Nao, o nome nao foi tirado da lenda chinesa do monstro do novo ano. Ainda que seja uma boa história mas não relevante para agora. Nian já andou por cá, mas agora está para lá, por terras de sua Majestade. Anda de bicicleta mas continua a não gostar de Lattes, bate umas chapas giras e recentemente iniciou o seu próprio projeto na área de fotografia de moda. Acabou este mês passado o mastered com Nick Knight. Nesta ModaLisboa, vem dizer um olá aos alfacinhas e vai andar por aí de câmara em punho a fazer uns retratos. Watch out.

MIGUEL DOMINGOS
Natural de Portalegre, Miguel Domingos começou a sua carreira como fotógrafo em Londres há 10 anos, depois de ter concluído um BA em fotografia na London College of Fashion.
Em Nova Iorque, estagiou na Art Partner, agência que representa Mario Testino, Terry Richardson e Mert&Marcus. De momento trabalha como freelance no Reino Unido, França e Portugal.
Em Paris, colabora com a Premices Films nos bastidores dos desfiles durante a semana de moda (Vivienne Westwood, Lanvin, Elie Saab e Sonia Rykiel entre outros).
Trabalhou com vários fotógrafos internacionais: Terry Richardson, Glen Luchford, Alasdair McLellan, Asa Tallgard, Horst Diekgerdes e Tom Munro em NY e Paris.
Participou em exposições coletivas no Centro Cultural de Cascais, Luckenpaint Lauch Party Berlin e na 080 Barcelona Fashion Week.
Interessa-se sobretudo por paisagem urbana e o seu trabalho incide na composição, no contraste e acima de tudo na cor.

RAUL CHAN CALDEIRA
Natural de Lisboa. Depois de estudar Design de Moda de Homem e Alfaiate na London College of Fashion, teve oportunidade de estagiar em Paris na construção de uma das coleções de John Galiano, trabalhou em cenários para Moda, Publicidade, Music videos e Curta-Metragens e fez parte da coletiva de realizadores e diretores de arte TASH.
Trabalhou para Flynn Productions e Rokkit Productions, ganhou o “Smoke and Mirrors 48hrs Film Competition 2009” e fez uma série para a BBC. Mais tarde tirou o curso de Cinema no London College of Communication (especializando-se em realização e direção de arte) onde ganhou o concurso da One World Media e produziu, realizou e filmou um documentário curta metragem nas favelas de Caracas na Venezuela.
Em Moda, trabalha frequentemente com Mert and Marcus para Gucci, Armani, Lancôme, Dior, Vogue, W Magazine e em Publicidade participou em campanhas para Marks & Spencer, John Lewis, HSBC, Virgin, etc.

Em 2015, Raul conheceu Miguel Domingos em Lisboa. Tinham regressado após quase 13 anos fora e, rapidamente, começaram a trabalhar em parceria devido à sintonia e nível de experiência obtida no estrangeiro. Assim nasce a Happy Package, produtora multimédia abrangendo as áreas de fotografia, direção artística, set design, retouching e produção. A Happy Package colabora com um leque de profissionais nas áreas de video, moda e publicidade. Da recente lista de clientes contam a Air France, RedBull, a BBodhi e Scala Regia.


MODALISBOA KISS
10. 11. 12. 13. MARÇO 2016
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
FW 16/17


Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LEITARIA LISBOA, NÓS É MAIS BOLOS E PASTÉIS DE BELÉM NA MODALISBOA KISS


Leitaria Lisboa, Nós é Mais Bolos, e Pastéis de Belém estarão presentes na ModaLisboa Kiss e prometem tornar esta edição da Lisboa Fashion Week na mais doce de sempre.



LEITARIA LISBOA

A Solparque Ind. Com. Pastelaria Lda, empresa integrante do Grupo Alfredo de Jesus, desenvolveu e inaugurou em dezembro de 2014, um novo conceito de Restauração Moderna: Leitaria Lisboa.

A Leitaria Lisboa vem resgatar um fenómeno perdido no imaginário da memória, combinando o melhor do passado com a qualidade, conforto e smart design da atualidade. Lisboa volta a ter uma Leitaria à antiga, algo que marcou uma geração e pretende reaparecer, com a reinvenção da tradicional leitaria “alfacinha”, propondo o culto de hábitos saudáveis e oferendo produtos caseiros com qualidade, como o Leite Fresco com Chocolate, Morangos ou Cereais, Iogurte nacional 100% Natural, Granola caseira, Pão tradicional, Tibornas, Sandes e Pastelaria de grande qualidade, entre outras inovações. A Leitaria Lisboa estará presente na área social da ModaLisboa Kiss.


NÓS É MAIS BOLOS

A Nós é Mais Bolos é uma cake shop no Mercado da Ribeira, que vende uma seleção dos melhores bolos de Portugal, desde os mais tradicionais como o Melhor Pão de Ló do Universo, a outros que viraram marcas famosas como o Bolo da Marta ou os cheesecakes da Say Cheese, e ainda criações exclusivas como o Tiramisú de Tortas de Azeitão e Moscatel e a Mousse de Chocolate com Salame de Chocolate.
Este ano, a Nós é Mais Bolos estará presente na área social da ModaLisboa com uma pop-up cake store, onde estarão disponíveis bolos para todos os gostos, de chocolate, ovos, com frutas frescas ou secas, e até propostas sem glúten e sem açúcar.


PASTÉIS DE BELÉM

Os famosos Pastéis de Belém, símbolo da pastelaria portuguesa por excelência, são fabricados desde 1837, segundo uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos que renasce diariamente pelos mesmos processos artesanais. Os Pastéis de Belém proporcionam hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

KATE MOSS: UNSEEN


“Kate Moss: Unseen” é o título da exposição que inaugura no próximo dia 23 de fevereiro, na Zebra One Gallery, em Londres. A mostra apresenta a primeira série de fotografias profissionais de Kate Moss, tiradas no verão de 1988 e nunca antes expostas ao público.

O autor destas imagens inéditas é o fotógrafo Owen Scarbiena, que guardou o material durante décadas, enquanto a jovem modelo, então com 14 anos de idade, ganhava projeção. Nenhum dos dois poderia prever que estas fotografias seriam o início da longa e brilhante carreira de Kate Moss. Um ano depois, a modelo foi fotografada por Corine Day para a capa da revista “The Face”, no início dos anos 90 tornou-se mundialmente famosa nas campanhas da Calvin Klein e transformou-se em ícone de moda logo depois.

Em entrevista à revista Vogue britânica, Owen Scarbiena relata as suas memórias dessa primeira sessão fotográfica: “Estava a fotografar modelos de camisa e underwear para uma campanha no verão de 1988 quando recebi um telefonema de Sarah Doukas, diretora da Storm Models, a pedir-me para conhecer a new face deles. O seu nome era Kate Moss e pensaram que eu iria gostar da aparência dela, principalmente para o shooting minimalista que estava fazendo. Ela acabou por encaixa-se perfeitamente.”

Kate Moss tornou-se uma supermodelo e Owen Scarbiena continuou a fotografar para importantes publicações e campanhas publicitárias.


MANOLO BLAHNIK: O DOCUMENTÁRIO



Depois de Alexander McQueen, chega a vez do designer de sapatos Manolo Blahnik ser homenageado num documentário. O filme, dirigido por Michael Roberts, intitula-se Manolo (The Boy Who Made Shoes for Lizards) e, além de retratar a vida e obra do designer espanhol, contará com a participação especial de muitos amantes dos seus sapatos, incluindo Anna Wintour, Paloma Picasso, Candace Bushnell, Charlotte Olympia, Iman, Rihanna, Naomi Campbell, Isaac Mizrahi, Penelope Tree e Rupert Everett, entre outros.

O título do documentário - em português: “O rapaz que fez sapatos para lagartos” - faz referência à obsessão de Manolo Blahnik por répteis. Em criança, o designer transformava o papel dos rebuçados em sapatos para os pequenos répteis que existiam nas ilhas Canárias, onde nasceu em 1942.

“Por conhecer o Manolo há mais de 30 anos, posso dizer que ele é um inteletual multifacetado e romântico, cujo envolvente e engenhoso trabalho é feito para o cinema”, afirmou Michael Roberts num comunicado. Ainda não existe data confirmada para a estreia do filme, mas o projeto está a ser apresentado no European Film Market, que decorre em Berlim, até ao próximo dia 21 de fevereiro.

O vídeo abaixo serviu como base para o documentário.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

MODALISBOA | BEHIND THE KISS


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MIU MIU APRESENTA “SEED”


Miu Miu apresenta hoje, em Nova Iorque, a décima primeira curta-metragem da série “Miu Miu Women’s Tales”. A película intitula-se “Seed” e é da autoria da realizadora japonesa Naomi Kawase, que ganhou notoriedade com o filme "Still the Water", aclamado no Festival de Cannes pela sua singularidade visual e emocional.

Naomi Kawase tem um especial fascínio pelos elementos naturais, a fusão da natureza com a tradição japonesa, a poética e a dimensão pessoal. E são exatamente esses elementos que vemos no trailer de “Seed”.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

DESIGN PORTUGUÊS VIAJA ATÉ MADRID




Depois do sucesso obtido em Lisboa, a exposição “Design Português. Formas de uma Identidade” desloca-se agora até Madrid. Durante a feira internacional de arte contemporânea ARCO, que estará patente ao público entre 24 de fevereiro e 27 de março na Central de Diseno (DIMAD), o MUDE apresentará cerca de 70 peças de design da autoria de 44 autores Portugueses: Álvaro Siza Vieira, Daciano da Costa, Eduardo Souto Moura, Estúdio Pedrita, Fernando Brízio, Fernando Távora, Filipe Alarcão, Henrique Ralheta, Marco Sousa Santos, Miguel Rios, Miguel Vieira Baptista, Pedro Silva Dias, Pedro Sottomayor, Raul Lino, entre outros.

Esta mostra, com curadoria de Bárbara Coutinho, apresenta as mais notáveis tendências do design português ao longo dos últimos 60 anos, todas elas enquadradas no contexto cultural português. Em destaque estarão três temas principais: “O Predomínio da Forma sobre o Ornamento”; “Inteligência Prática” e “Entre o Popular e o Erudito”.

“O Predomínio da Forma sobre o Ornamento” mostra uma abordagem racionalista através da qual os designers procuram reduzir as peças à sua essência. Nelas prevalece a simplicidade da forma e dos recursos utilizados. O segundo tema, “Inteligência Prática” ocupa-se da sensibilidade dos materiais e do papel essencial das técnicas no design. A referência ao tradicional prevalece no âmbito do tema “Entre o Popular e o Erudito”, que consiste na reinterpretação de técnicas artesanais, costumes tradicionais e rituais.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

MODALISBOA KISS | SANGUE NOVO




Está a chegar a ModaLisboa KISS. A celebração de 25 anos de património emocional da moda portuguesa e do amor pela arte da criação em Portugal. 25 anos em que a moda evoluiu, as gerações se renovaram e a herança nos inspirou. 25 anos em que a indústria cresceu, os designers se superaram e o sangue novo surpreendeu. ModaLisboa KISS representa esse vínculo íntimo e pessoal que se criou entre quem faz a moda, quem a consome, e quem mantém este sangue criativo em movimento.

O desfile Sangue Novo fará a abertura da ModaLisboa KISS, no dia 11 de março, às 18h00, com a apresentação das coleções outono/inverno 16/17 dos designers Carolina Machado, Cristina Real, David Catalán, Inês Duvale, Patrick de Pádua, Rúben Damásio, Sara Santos, Tânia Nicole e Tiago Loureiro (Banda).

Um dos designers do Sangue Novo será escolhido por um júri da ModaLisboa para integrar a plataforma LAB. Este designer terá também a oportunidade de colocar a sua coleção FW 16/17 à venda na loja ComCor Lisboa. O júri será composto por Eduarda Abbondanza (Presidente da ModaLisboa), Alexandra Moura (Designer de Moda), Ana Campos (Diretora de Moda da Vogue), Anabela Becho (Investigadora e curadora de moda), Francisca Maltez (Buyer da ComCor) e Alberto Caselli (Diretor de Moda da Sport&Street).

Nos dias 28 e 29 de janeiro, os nove designers do Sangue Novo foram convidados a acompanhar um programa de mentoring em que profissionais como Pedro Noronha-Feio (designer de moda), Mónica Seabra Mendes (mestre em gestão de produtos de luxo), Marta Miraldes e Lina Figueira (da SBI Consulting, parceira da StartUp Lisboa) partilharam o seu know-how nas áreas de comunicação, gestão e marketing de moda.

Porque a moda, a indústria, a comunicação e o negócio, também eles partilham um vínculo, uma ligação e um beijo indissociável.

And now, let’s KiSS?



Mais informação sobre o Sangue Novo disponível AQUI


MODALISBOA KISS
10. 11. 12. 13. MARÇO 2016
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO
FW 16/17

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

VALENTIM QUARESMA COORDENA CURSO DE JOALHARIA DE MODA




Valentim Quaresma foi convidado para coordenar e lecionar o curso de Fashion Jewellery Design na Lisbon School of Design.

O reconhecido designer de joias Português dá mais um passo na sua carreira, que conta já com 26 anos, ao coordenar o novo curso de joalharia nacional. Foi um convite irrecusável, sentido como um reconhecimento do seu percurso e conquistas, quer nacionais quer internacionais.

O curso de Fashion Jewellery Design decorrerá de 28 de março a 6 de junho do corrente ano e destina-se a todos os que queiram expressar a sua criatividade através da joalharia de moda.

Assenta numa estrutura pensada para impulsionar o desenvolvimento do processo criativo ligado à área do design, com a aprendizagem do processo de transformação dos materiais, utilizando as ferramentas adequadas às diferentes técnicas da joalharia.
Terá uma componente teórica, abordando o contexto histórico da joalharia de moda desde o início do séc. XIX até à atualidade, assim como o estudo das manipulações das matérias-primas, as suas caraterísticas e comportamentos. Num contexto de aulas práticas, os formandos serão convidados a trabalhar diversas técnicas, ficando aptos para o desenvolvimento integral das suas coleções.
O curso culminará com uma mostra das coleções de todos os formandos.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

MODALISBOA KISS | OS DESFILES




A ModaLisboa KISS está a chegar. O momento de celebrar 25 anos de histórias de amor com a moda, 25 anos de encontros da arte com a criação, 25 anos de harmonia entre a produção e a indústria.

O beijo representa essa vontade de unir os autores, os criadores e os produtores em torno de um só objetivo, a garantia e a permanência do amor no ato da criação de moda.

É esse momento que queremos partilhar na ModaLisboa KISS, dias 10, 11, 12 e 13 de março, no Pátio da Galé, em Lisboa, onde serão apresentadas as coleções para o outono/inverno 16/17 dos criadores de moda nacionais.

ModaLisboa KISS inicia a 10 de março com Fast Talks, no Salão Nobre, dos Paços do Concelho, e termina com a apresentação da coleção de Luís Carvalho na noite de dia 13. Os desfiles realizam-se em três locais: Pátio da Galé, espaço BPI e Marinha Portuguesa.

A apresentação de Nuno Gama traz, invariavelmente, novidades e, desta vez, realiza-se off location.

Ao Sangue Novo cabe a honra da abertura da Lisboa Fashion Week. No dia 11 de março, pelas 18:00, os nossos mais jovens designers pisam a passerelle do Pátio da Galé.

A plataforma LAB apresenta 5 desfiles, no espaço BPI, e inclui duas estreias: David Ferreira e Rose Palhares.

Em breve voltaremos com mais novidades.

And now, LET’S KISS?



5ª FEIRA | 10 MARÇO

18H00 FAST TALKS | Paços do Concelho


6ª FEIRA | 11 MARÇO

18H00 SANGUE NOVO *
20H00 NAIR XAVIER | LAB **
20H00 DAVID FERREIRA | LAB **
21H00 VALENTIM QUARESMA *
21H30 NUNO GAMA | OFF Location


SÁBADO | 12 MARÇO

15H00 OLGA NORONHA | LAB *
16H00 RICARDO ANDREZ *
17H00 ROSE PALHARES | LAB **
18H00 CHRISTOPHE SAUVAT *
19H00 PEDRO PEDRO *
20H00 ALEXANDRA MOURA *
21H00 CARLOS GIL *
22H30 MIGUEL VIEIRA *


DOMINGO | 13 MARÇO

14H30 KOLOVRAT | Marinha Portuguesa
15H30 AWAYTOMARS | LAB **
16H30 SAYMYNAME *
17H30 NADIR TATI *
18H30 PIOTR DRZAL **
19H30 FILIPE FAÍSCA *
20H30 DINO ALVES *
21H30 LUÍS CARVALHO *

* Location 1 – Pátio da Galé, Praça do Município
** Location 2 – BPI, Praça do Município

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

MIGUEL VIEIRA | CAMPANHA MAN & SHOES SS16


Para o verão de 2016, Miguel Vieira quer revelar a essência individual que representa o homem e que surge no instante inesperado de uma fotografia. A surpresa de um momento único, que ao ser capturada por um paparazzi se torna eterna.

Sempre com a elegância e a sofisticação como epígrafes, a campanha destaca as opções cromáticas de duas coleções contemporâneas, onde uma base branca, as cores primárias e o preto são os elementos principais de inspiração e aglutinação.

As campanhas, protagonizadas por Hélder (Central Models), foram fotografadas por Vítor Hugo num dos mais emblemáticos locais do novo rosto da cidade do Porto: a Champanheria da Baixa. A direção artística e styling são da responsabilidade de Miguel Vieira.



Fotógrafo: Victor Hugo
Modelo: Hélder – Central Models
Make-Up: Lucília Lara
Styling: Miguel Vieira Team

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MODALISBOA PROMOVE PROGRAMA DE MENTORING PARA SANGUE NOVO


Nos dias 28 e 29 de janeiro, a ModaLisboa promoveu um programa de mentoring destinado aos jovens designers do Sangue Novo, com o objetivo de potenciar os seus conhecimentos a nível criativo, de gestão, comunicação e marketing, acrescentando valor aos seus projetos e marcas.

Pedro Noronha-Feio, designer de moda; Mónica Seabra Mendes, mestre em gestão de Produtos de Luxo; Marta Miraldes e Lina Figueira da SBI Consulting foram os mentores convidados pela ModaLisboa para partilhar a sua experiência e know-how com os designers do Sangue Novo.

Pedro Noronha-Feio falou sobre o seu percurso e a sua experiência como designer, criativo e gestor de uma pequena empresa / projeto de moda de autor, ressaltando a importância do networking e da boa relação com a indústria.

Mónica Seabra Mendes deu a conhecer as diferenças entre Moda e Luxo e como as especificidades culturais e de negócio do Luxo podem ajudar a posicionar e a diferenciar um negócio de Moda. Abordou os atributos do Luxo, o seu Mercado, drives de crescimento e especificidades de gestão.

Marta Miraldes e Lina Figueira da SBI Consulting, uma das entidades parceiras da StartUp Lisboa, lançaram a questão: Como funciona um negócio?
Os designers foram convidados a definir os seus objetivos a médio e longo prazo e a usar uma ferramenta de gerenciamento estratégico para esboçar e desenvolver um modelo de negócio.

A ModaLisboa continua, assim, a apoiar os jovens talentos da Moda Portuguesa e a apostar na sua formação e desenvolvimento criativo e empreendedor.