quarta-feira, 30 de março de 2016

V&A MUSEUM APRESENTA “UNDRESSED: A BRIEF HISTORY OF UNDERWEAR"




Depois do sucesso da exposição de 2015, “Shoes: Pleasure and Pain”, dedicada aos sapatos e às suas ambivalências, o Victoria and Albert Museum de Londres prepara agora outra grandiosa mostra: “Undressed: A Brief History of Underwear”. Patente de 16 de abril de 2016 a 12 de março de 2017, a exposição traça a história do underwear, revelando o seu lugar no guarda-roupa e o seu papel sociológico, desde o século XVIII até à atualidade.

Dos espartilhos do século XIX ao bustier em renda dos anos 1930, passando pela lingerie minimalista de Stella McCartney ou o underwear masculino de Paul Smith ou Calvin Klein, “Undressed: A Brief History of Underwear” reúne mais de 200 peças que exploram a relação íntima entre a roupa interior e a moda e questionam, entre outros assuntos, a ideia de corpo ideal. Espartilhos e crinolinas foram diversas vezes reformulados por designers de moda para desafiar convenções e explorar a relação dinâmica entre o corpo e a roupa.

Em exibição estarão também cartazes publicitários da década de 1930, revistas de moda de 1884, figurinos, filmes e fotografias de Jennie Baptiste, sugerindo novas reflexões sobre as peças mais íntimas do nosso guarda-roupa.

Uma exposição a não perder!

Sem comentários: