sábado, 10 de março de 2012

NUNO GAMA


COLEÇÃO INVERNO 2013

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM NUNO GAMA

Daily ModaLisboa - Como interpreta o tema desta edição da ModaLisboa: Freedom?
Nuno Gama - Não segui esse tema, segui o meu.



- Considera que tem total liberdade criativa ou sente-se condicionado por tendências, pela opinião do público ou outros fatores?
Nesta fase do meu trabalho, tento ir ao encontro daquilo que os meus clientes esperam de mim. Tudo o resto se relativiza em função da opinião deles. Nem acho que seja uma questão de liberdade mas sim de inteligência de perceber que a moda é um meio de comunicação, e caso o recetor não receba a mensagem o ciclo fica incompleto. Há que estar muito atento, ouvir bem, tudo e todos e reagir. Qual a minha postura sobre o assunto. Penso que é isso que os clientes esperam de mim.



- Qual a “lição” mais importante que já aprendeu ao longo da sua carreira?
The greatest thing we can ever learn is love and be loved in return...



- Se fosse convidado a criar um monumento para “amantes de moda” como seria?
Teria de pensar na altura. Talvez algo próximo de uma mega biblioteca, com todas as informações do Mundo inteiro.

- Quais as suas propostas para o inverno 2013?
Nesta estação, cada vez mais elitista, o corte, a vestibilidade e a excelência dos materiais, estão sob códigos muito mais “clean” e despojados de artifícios supérfluos. O detalhe deixa de ser visível e passa a ser um exclusivo de requinte das próprias peças e muito mais, do seu utilizador.
O estilo e a imagem atingem o seu expoente máximo, assentando num requinte luxuoso da coordenação dos materiais e das peças, deste homem amadurecido, seguro de si e cada vez mais cuidado. O blazer, de construção tradicional, torna-se indispensável, com camisa ou malhas de materiais luxuosos surpreendentes, a calça continua justa, perfazendo uma silhueta mais longilínea e o sapato de atacador regressa em força, completando a imagem, destes novos “gentlemens” urbanos.
Com o frio regressa a Samarra, os grandes sobretudos e as grandes golas de raposa que para além do conforto climatérico, emolduram o rosto. Contrastando em sobreposição e elegância no volume desta silhueta contemporânea.
Os materiais quase todos com acabamentos técnicos, de proteção climatérica, anti-odores e stress, misturam-se com a riqueza das grandes lãs, das caxemiras e dos algodões mercerizados, que conferem o toque especial às peças.




DESFILE




Sem comentários: