Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 12 de março de 2011

ALEXANDRA MOURA


COLECÇÃO INVERNO 2012

EM CONVERSA COM ALEXANDRA MOURA

Daily ModaLisboa - Qual a importância da ModaLisboa para a divulgação e desenvolvimento do trabalho dos Criadores de Moda Portugueses, ao longo dos últimos 20 anos?
Alexandra Moura - A ModaLisboa é extremamente importante na divulgação dos trabalhos dos Criadores de Moda Portugueses. Ao longo destes 20 anos, o seu contributo no panorama da Moda Nacional veio proporcionar o crescimento deste sector. Graças à ModaLisboa, nasceram cada vez mais profissionais da área, a moda ganhou importância e atingiu com impacto tanto os media como o público. As apresentações dos criadores tornaram-se ainda mais profissionais e a sua visibilidade aumentou tanto no panorama Nacional como a nível Internacional. Já começa a haver uma cultura de Moda no País.


- De todas as edições da ModaLisboa em que participou, destaque:

- A edição mais memorável?
Todas têm sido memoráveis, cada uma traz um sentimento e uma recordação!

- O melhor tema?
O tema Black foi delicioso por todo o grafismo, imagem e passarelle. Curiosamente coincidiu com a minha colecção das “Sombras”, em que cada manequim entrava com a sua Sombra (manequim com o coordenado igual e todo de preto)

- O melhor local?
Já foram vários os locais que adorei: o Terlis, o Museu da Electricidade, o Museu de História Natural e mais recentemente adorei a sala do Pátio da Galé.

- A melhor passerelle?
A do Museu de História Natural.

- A melhor colecção que apresentou?
Todas as colecções foram importantes no meu percurso, é difícil escolher porque cada uma teve o seu tempo e a sua história.

- A situação / experiência mais curiosa que viveu?
O final do meu desfile das “Marionetas” foi um momento que jamais esquecerei. Um Marionetista entrou com uma marioneta, réplica de mim mesma, para o agradecimento final e nos bastidores eu senti um arrepio pelos gritos do público quando percebeu que era ele a agradecer em vez de mim.


- Que mensagem gostaria de deixar à ModaLisboa neste 20º aniversário?
Parabéns a toda equipa da ModaLisboa! Que tenha muitos e muitos anos de vida, pois já é um grande valor nacional. O meu obrigada por fazerem tudo isto possível!

- Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar nesta edição comemorativa.
Esta colecção de Inverno tem como tema “Povo das Estrelas”. Como os próprios índios dizem, são uma civilização que provém das estrelas para nos encorajar, a nós caras-pálidas, no nosso crescimento espiritual. A colecção desenvolve a história da fusão de 2 civilizações, a da Terra e a do Céu, criando ao mesmo tempo uma imagem forte e inocente, doce e guerreira, infantil e sábia. Resgata algumas silhuetas e detalhes dos Índios norte-americanos, juntando um pouco do transcendentalismo do “povo das Estrelas”. Como alguém disse um dia:

“Somos pó das estrelas e pó nos tornaremos.
Olhemos as estrelas portanto…
No seu silêncio está a voz maior: a harmonia galáctica.”

A silhueta brinca com contrastes entre o rectângulo e o quadrado. Cinturas mais descaídas. Os detalhes são subtis, e o jogo entre as misturas de materiais e sobreposições de peças, traçam a profecia desta colecção e de toda a sua imagem.




DESFILE

Sem comentários: