Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 12 de março de 2011

ALEKSANDAR PROTIC


COLECÇÃO INVERNO 2012

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM ALEKSANDAR PROTIC

Daily ModaLisboa - Qual a importância da ModaLisboa para a divulgação e desenvolvimento do trabalho dos Criadores de Moda Portugueses, ao longo dos últimos 20 anos?
Aleksandar Protic - Sempre achei muito bom o conceito da ModaLisboa e a forma como divulga o trabalho dos Criadores Portugueses. A ModaLisboa é uma plataforma perfeita para dar a conhecer as criações dos designers e como tal, ao mesmo tempo, ajuda a desenvolvê-las, desenvolvimento esse que depende também de cada criador e de muitos outros factores.


- De todas as edições da ModaLisboa em que participou, destaque:

- A edição mais memorável?
A mais memorável para mim foi aquela onde apresentei a minha primeira colecção em Portugal - a 18ª edição.

- O melhor tema?
Acho que foi o da última edição, In the Market, por acontecer no Mercado da Ribeira, um espaço que gosto muito, e por ter outro significado para a moda que se faz por cá, no sentido da comercialização do trabalho dos designers que apresentam as suas colecções na ModaLisboa.

- O melhor local?
O Armazém Terlis, onde apresentei a minha primeira colecção.

- A melhor passerelle?
Tenho que dizer que foi no mesmo armazém, no espaço LAB, onde tinha cadeiras que pude organizar à minha maneira, em forma de 8, e apenas algumas luzes. Fez-me lembrar os grandes armazéns onde aconteciam grandes raves em Belgrado, onde passei minha adolescência.

- A melhor colecção que apresentou?
Quando trabalho numa colecção espero sempre que fique melhor do que a anterior. Tenho partes de várias colecções de que gosto muito.


- Que mensagem gostaria de deixar à ModaLisboa neste 20º aniversário?
Até agora participei em quase metade destas 36 edições, desde o ano 2002, e pude ver o quanto a ModaLisboa cresceu e como ganhou muita mais força. Desejo que não percam essa força, que ganhem ainda mais da mesma, e que continuem com o bom trabalho junto connosco, criadores, que a cada edição tentamos mostrar que aquilo que fazemos devia fazer parte da moda global.

- Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar nesta edição comemorativa.
Há várias edições atrás deixei de saltar de uma ideia para a outra em cada estação. Senti que essa forma de trabalhar era desgastante e depois de cada colecção ficava com a sensação que não fiz tudo o que queria e que não levei ideia até ao fim. Por isso, abrandei um pouco e comecei a trabalhar cada colecção a partir das ideias da colecção anterior, ideias que não tiveram espaço para serem desenvolvidas. São pequenos detalhes de uma colecção que dão início à próxima. Foi o caso desta colecção para o Inverno 2012. Esta é a parte técnica, da outra parte não vou falar, porque essa deixo sempre para o público ver, sentir e dar a sua opinião.



DESFILE




1 comentário:

Anónimo disse...

Elegante, sublime e fruto de um enorme perfeccionismo e trabalho. O teu trabalho é uma jóia rara de verdadeiro bom gosto. Parabéns. Luís Guerra