quinta-feira, 9 de junho de 2016

GDA ORGANIZA SEMINÁRIO SOBRE FINANCIAMENTO PARA ARTISTAS




A Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas está a organizar um seminário para artistas, com o objetivo de facilitar o acesso à informação sobre as oportunidades de financiamento europeu. O evento terá lugar no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de junho, e no Teatro Nacional S. João, no Porto, a 11 e 12 de julho. A entrada é livre mediante inscrição prévia.

O universo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia a dia, mas os artistas não sabem se podem beneficiar e como deverão proceder.

“Este não é mais um seminário” pretende facilitar o acesso à informação sobre as oportunidades de financiamento europeu e esclarecer dúvidas. O seminário será composto por uma parte expositiva, onde serão apresentados e explicados os vários programas de apoio existentes; e por uma parte prática, que visa exemplificar o processo de apresentação de uma candidatura (avisos, desenho do projeto, Portal 2020) e apresentar alguns exemplos concretos de projetos portugueses que tiveram financiamento europeu. O objetivo é facilitar a interpretação da informação disponível e aumentar a autonomia e as competências de auto produção (“empreendedorismo”) para todos os artistas que desejam ou têm necessidade de recorrer a financiamento europeu.

Para a Fundação GDA esta ação será um primeiro passo para uma intervenção continuada nesta área, num modelo de “aconselhamento de proximidade” aos artistas.

Mais informações e inscrições em www.gda.pt

Sem comentários: