quarta-feira, 15 de junho de 2016

SALVATORE FERRAGAMO APRESENTA “ACROSS ART AND FASHION”




A relação entre Moda e Arte é o tema da exposição “Across Art and Fashion”, organizada pela Fondazione Ferragamo e o Museo Salvatore Ferragamo, em colaboração com diversas instituições culturais de Florença, incluindo a Biblioteca Nazionale Centrale Firenze, a Gallerie Degli Uffizi, a Galleria del Costume di Palazzo Pitti, o Museo Marino Marini, assim como o Museo del Tessuto, em Prato.

Patente até 7 de abril de 2017, “Across Art and Fashion” analisa as formas de diálogo entre estes dois mundos criativos que se têm influenciado mutuamente ao longo dos séculos: as inspirações mútuas, as sobreposições e colaborações. A mostra reúne moda, acessórios, tecidos, obras de arte, livros, revistas e fotografias.

“Across Art and Fashion” centra-se no trabalho de Salvatore Ferragamo (1898-1960), o famoso designer de calçado italiano que nutria um enorme fascínio pela arte de vanguarda do século XX e encontrava nela uma grande fonte de inspiração.

Entre as peças expostas estão uns pumps de Salvatore Ferragamo inspirados no trabalho da década de 1950 do artista norte-americano Kenneth Noland; um vestido de Elsa Schiaparelli desenhado em colaboração com Salvador Dalí nos anos 1930; um vestido de Yves Saint Laurent inspirado em Piet Mondrian; as esculturais criações de Hussein Chalayan.

A exposição foca também a experimentação dos anos 1990 e questiona se hoje ainda faz sentido falarmos de dois mundos separados ou se, em vez disso, podemos afirmar que Moda é Arte?

Sem comentários: