Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

WRONG WEATHER APRESENTA “NOETIC CORPUS: SOJOURN OF THE SOUL”

No próximo sábado, 3 de março, inaugura na Wrong Weather, no Porto, a exposição de fotografia “Noetic Corpus: Sojourn of the Soul”. Um trabalho notável do artista internacional Predrag Pajdic, que traça uma linha entre o consciente e o subconsciente.


Na noite da inauguração da exposição, os espetadores serão convidados a assistir e participar na performance “Alis volat propris”. “Durante várias horas as asas vibrantes de 300 borboletas serão fixadas num corpo nu masculino, deitado numa mesa branca. Quando a representação da transformação para um novo ser se completar, o “mensageiro” será personificado; cada asa transportando a rede de todas as memórias e desejos humanos. Os membros da audiência serão convidados, um a um, a sussurrar um desejo na orelha da figura antes desta partir, com a libertação de borboletas vivas”.




Uma transição de luz evocatória percorre toda a exposição. As imagens não conduzem apenas a uma perceção de como o emocional e corpóreo pode ser regulado e controlado pela alma mas oferece também um vislumbre do lugar onde, dentro de nós, reside a alma. Cada rosto ou manifestação física (não existem representações de modelos, mas pessoas “reais”, quase sempre de outros artistas ou criativos) transmite a noção da alma como algo não racional, entrando em estados de sonho consciente com os seus olhares penetrantes e posições fantasmagóricas. O trabalho de Predrag Pajdic oferece uma antítese do minimalismo e, quase sempre em cenários “naturais”, traz uma surpreendente sensação de opulência. Existe uma troca entre o selvagem e o sublime em cada linha e cada sombra.

“Noetic Corpus: Sojourn of the Soul” estará patente ao público até 31 de abril.

Sem comentários: