segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

WRONG WEATHER APRESENTA “NOETIC CORPUS: SOJOURN OF THE SOUL”

No próximo sábado, 3 de março, inaugura na Wrong Weather, no Porto, a exposição de fotografia “Noetic Corpus: Sojourn of the Soul”. Um trabalho notável do artista internacional Predrag Pajdic, que traça uma linha entre o consciente e o subconsciente.


Na noite da inauguração da exposição, os espetadores serão convidados a assistir e participar na performance “Alis volat propris”. “Durante várias horas as asas vibrantes de 300 borboletas serão fixadas num corpo nu masculino, deitado numa mesa branca. Quando a representação da transformação para um novo ser se completar, o “mensageiro” será personificado; cada asa transportando a rede de todas as memórias e desejos humanos. Os membros da audiência serão convidados, um a um, a sussurrar um desejo na orelha da figura antes desta partir, com a libertação de borboletas vivas”.




Uma transição de luz evocatória percorre toda a exposição. As imagens não conduzem apenas a uma perceção de como o emocional e corpóreo pode ser regulado e controlado pela alma mas oferece também um vislumbre do lugar onde, dentro de nós, reside a alma. Cada rosto ou manifestação física (não existem representações de modelos, mas pessoas “reais”, quase sempre de outros artistas ou criativos) transmite a noção da alma como algo não racional, entrando em estados de sonho consciente com os seus olhares penetrantes e posições fantasmagóricas. O trabalho de Predrag Pajdic oferece uma antítese do minimalismo e, quase sempre em cenários “naturais”, traz uma surpreendente sensação de opulência. Existe uma troca entre o selvagem e o sublime em cada linha e cada sombra.

“Noetic Corpus: Sojourn of the Soul” estará patente ao público até 31 de abril.

Sem comentários: