segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AS ESCULTURAS DE PAPEL DE GREG LAUREN

Para o artista americano Greg Lauren, uma peça de vestuário define uma pessoa tanto quanto o contrário. “Alteration” é o título da sua recente exposição na concept store parisiense Colette, na qual o artista continua a sua investigação sobre a identidade pessoal e a sua relação com a roupa.

“Alteration” consiste em 14 esculturas de papel baseadas em peças icónicas do guarda-roupa masculino, como "Peacock", um fato de três peças feito em papel branco coberto de múltiplos bolsos, e "The Man of Steel", um fato clássico executado inteiramente com comics vintage do Super Homem. Todas as esculturas - uniformes, fatos, camisas, chapéus, sapatos, malas, entre outros acessórios - são cuidadosamente costuradas à mão usando papel japonês. Segundo o artista, cada peça é feita com a mesma abordagem como se fosse confecionada por um verdadeiro alfaiate, costureiro ou sapateiro: "Eu manipulo o papel para simular vários materiais, como a lã ou o algodão e crio vincos e dobras para dar autenticidade visual à peça de vestuário".

A exposição inclui também uma seleção de peças vestíveis feitas em tecido, que reproduzem as silhuetas inicialmente exploradas em papel. "Essas peças específicas foram criadas para refletir um irónico twist sobre os icónicos clássicos", explica Lauren.

Admirável!

Sem comentários: