segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SCHIAPARELLI & PRADA NO MET MUSEUM DE NOVA IORQUE

Depois do sucesso da exposição de Alexander McQueen em 2011, o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque presta este ano homenagem a Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada. Entre 10 de maio e 19 de agosto de 2012, estará patente a mostra “Elsa Schiaparelli and Miuccia Prada: On Fashion”, que revela as obras e as afinidades destas duas talentosas designers italianas de diferentes eras, através de algumas das suas criações mais emblemáticas, objetos, acessórios e coleções dos arquivos das respetivas casas. Com inspirações e abordagens da Moda totalmente distintas, Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada mudaram, cada uma à sua maneira, a nossa relação com o vestuário e com o belo.

Elsa Schiaparelli, considerada a melhor designer do período entre guerras, abriu a sua primeira loja na década de 1920 e causou escândalo mais de uma vez com as suas criações de vanguarda inspiradas nos trabalhos dos artistas mais importantes da sua época: de Salvados Dalí a Jean Cocteau passando por Alberto Giacometti. Já Miuccia Prada, considerada o epítome da moda contemporânea e o principal motor das tendências atuais, lançou a sua primeira coleção feminina Prada em 1998, desafiando os códigos do bom e do mau gosto. A designer italiana soube sempre equilibrar a austeridade das suas criações com grandes doses de humor e imaginação, frutos do intenso estudo da relação entre Moda e Arte.

"Aproximar o trabalho de Elsa Schiaparelli e de Prada Miuccia permite-nos perceber o quanto o passado enriquece o presente", afirma Andrew Bolton, organizador da exposição no Metropolitan Museum of Art.

Mais uma mostra imperdível para os amantes da Moda!

Sem comentários: