quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“FERNANDO PESSOA – PLURAL COMO O UNIVERSO” NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

No próximo dia 10 de fevereiro, inaugura na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a exposição “Fernando Pessoa – Plural como o Universo”, dedicada a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, que visa mostrar a multiplicidade da obra do grande poeta português, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo seu universo. A mostra reúne poemas, textos, documentos, fotografias e pinturas, incluindo raridades como a primeira edição do livro “Mensagem”, com uma dedicatória escrita pelo poeta.

Depois de passar por São Paulo, em 2010, e pelo Rio de Janeiro, em 2011, “Fernando Pessoa – Plural como o Universo” chega agora a Lisboa, para assinalar o Ano do Brasil em Portugal.

Um dos espaços da exposição é reservado à apresentação de Pessoa e dos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Noutra área, encontra-se uma recolha de textos, que mostra como conviveram, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos auto interpretativos e todos os outros projetos que o poeta ia desenvolvendo. A exposição inclui ainda documentos inéditos, pinturas e alguns objetos nunca antes expostos em Portugal.
 Os visitantes têm ainda à sua disposição exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, para ler ou reler.

A exposição estará patente ao público até 30 de abril de 2012.

Sem comentários: