terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“KINDRED SPIRITS” BY JONATHAN ZAWADA

Inaugurou ontem na concept store parisiense Colette a exposição “Kindred Spirits”, do artista australiano Jonathan Zawada. Trata-se de uma coleção de obras impressas que explora o valor da imagem num mundo desorientado. Um mundo onde a cultura visual é definida por uma variedade de imagens descontextualizadas, um tema que o artista também explora no seu blogue Fashematics.

Zawada usa uma mistura de colagens e técnicas de Photoshop para criar as suas obras, descritas como "uma espécie de teatro visual" e "jogo de imagens”.

Artista visual e designer gráfico, Jonathan Zawada trabalha entre as duas disciplinas. Em Los Angeles, Sydney e Barcelona, já expôs pinturas a óleo, desenhos, esculturas e instalações. Paralelamente, trabalha como designer gráfico e designer de produto para uma série de marcas e criativos das áreas de moda, música e publicidade. Zawada tornou-se conhecido pela sua abordagem variada à disciplina do design, trabalhando através de múltiplos meios diferentes e estilos visuais.

Se estiver em Paris durante o mês de fevereiro, não deixe de passar na Colette – 213 Rue Saint-Honoré - até ao dia 25.

THE MODERN ARCHITECTURE GAME

Sabe quem projetou o primeiro arranha-céus? Quem escreveu Delirious New York? Que estadista afirmou: We shape our buildings. Thereafter they shape us?
Se a resposta for sim, este jogo é para si. O Modern Architecture Game, criado pelo atelier de Arquitetura, Urbanismo e Design baseado em Amesterdão, NEXT Architects, permite aos jogadores testarem os seus conhecimentos sobre arquitetura e competir pelo direito de usar os icónicos óculos redondos de Le Corbusier.

Os arquitetos mais famosos do mundo, os edifícios mais emblemáticos e as tendências da arquitetura ocidental são as temáticas do jogo. O objetivo é simples: chegar ao centro do tabuleiro antes dos outros jogadores. Para tal, basta responder acertadamente a perguntas de seis categorias diferentes: Visuals, Architect, Project, Style, Influence e Quote. Se der uma resposta errada, os óculos de Le Corbusier passam para o próximo jogador.

E para que os entusiastas da arquitetura se sintam verdadeiros arquitetos, os criadores do jogo deram uma atenção especial ao design: o tabuleiro apresenta o desenho de uma construção e os pinos de jogo são miniaturas de seis edifícios famosos projetados por Rem Koolhaas ou Jean Nouvel.

Quem projetou o terminal TWA no aeroporto JFK, em Nova Iorque? Em que ano foi fundada a organização CIAM (Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna): 1928, 1938 ou 1948?

Let’s play!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AS ESCULTURAS DE PAPEL DE GREG LAUREN

Para o artista americano Greg Lauren, uma peça de vestuário define uma pessoa tanto quanto o contrário. “Alteration” é o título da sua recente exposição na concept store parisiense Colette, na qual o artista continua a sua investigação sobre a identidade pessoal e a sua relação com a roupa.

“Alteration” consiste em 14 esculturas de papel baseadas em peças icónicas do guarda-roupa masculino, como "Peacock", um fato de três peças feito em papel branco coberto de múltiplos bolsos, e "The Man of Steel", um fato clássico executado inteiramente com comics vintage do Super Homem. Todas as esculturas - uniformes, fatos, camisas, chapéus, sapatos, malas, entre outros acessórios - são cuidadosamente costuradas à mão usando papel japonês. Segundo o artista, cada peça é feita com a mesma abordagem como se fosse confecionada por um verdadeiro alfaiate, costureiro ou sapateiro: "Eu manipulo o papel para simular vários materiais, como a lã ou o algodão e crio vincos e dobras para dar autenticidade visual à peça de vestuário".

A exposição inclui também uma seleção de peças vestíveis feitas em tecido, que reproduzem as silhuetas inicialmente exploradas em papel. "Essas peças específicas foram criadas para refletir um irónico twist sobre os icónicos clássicos", explica Lauren.

Admirável!

O SÃO VALENTIM DE LOUIS VUITTON

Para comemorar o dia de São Valentim, a Louis Vuitton lançou uma linha especial de artigos e acessórios em pele com o novo padrão Monogram Vernis Rayures. Trata-se de uma variante contemporânea da lendária tela listada, que a marca francesa combinou com a icónica flor de Monograma e coloriu com tons simbólicos sinónimo de paixão e sedução: vermelho, Amarante e Pomme d'Amour.

A nova coleção inclui pequenas malas de mão (Alma BB, Wilshire PM), acessórios em pele como carteiras, bolsas para cosméticos e estojos com espelho, e ainda um modelo especial de carteira em forma de coração.

Todas as peças possuem acabamento envernizado, os monogramas e símbolos da marca são impressos em baixo relevo e os zíperes, cursores e pendentes são dourados.

Uma coleção especial para um dia muito especial!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

NOVA CAMPANHA DIESEL PRIMAVERA-VERÃO 2012

Depois da passagem pela Diesel Island, a comunidade Diesel volta ao estúdio para uma sessão fotográfica com a dupla Mert & Marcus. Para o verão 2012, a célebre marca italiana aposta numa campanha publicitária mais minimal e salienta o seu estatuto icónico com imagens mais simples, mas igualmente surpreendentes e com toques de ironia, que rompem com as convenções da publicidade de moda.

As novas imagens retratam um amante Diesel que é sensual, forte, desafiador, poderoso e brincalhão. Enquanto as mulheres fazem mimos a robôs retro, abraçam catos, regam plantas e se sentam em ovos gigantes, os homens surgem a carregar enormes martelos ou enjaulados em armadilhas para ursos.

Mais uma campanha de estilo espirituoso e ironia subtil, que assegura que a Diesel continua pura no coração.

Portraits for Successful Living!

www.diesel.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“FERNANDO PESSOA – PLURAL COMO O UNIVERSO” NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

No próximo dia 10 de fevereiro, inaugura na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a exposição “Fernando Pessoa – Plural como o Universo”, dedicada a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, que visa mostrar a multiplicidade da obra do grande poeta português, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo seu universo. A mostra reúne poemas, textos, documentos, fotografias e pinturas, incluindo raridades como a primeira edição do livro “Mensagem”, com uma dedicatória escrita pelo poeta.

Depois de passar por São Paulo, em 2010, e pelo Rio de Janeiro, em 2011, “Fernando Pessoa – Plural como o Universo” chega agora a Lisboa, para assinalar o Ano do Brasil em Portugal.

Um dos espaços da exposição é reservado à apresentação de Pessoa e dos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Noutra área, encontra-se uma recolha de textos, que mostra como conviveram, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos auto interpretativos e todos os outros projetos que o poeta ia desenvolvendo. A exposição inclui ainda documentos inéditos, pinturas e alguns objetos nunca antes expostos em Portugal.
 Os visitantes têm ainda à sua disposição exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, para ler ou reler.

A exposição estará patente ao público até 30 de abril de 2012.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

KATE MOSS PROTAGONIZA NOVA CAMPANHA DA MANGO

Em maio de 2011, Kate Moss e o fotógrafo Terry Richardson foram os protagonistas de um vídeo promocional da coleção outono/inverno 2011/12 da Mango, em que interpretavam ladrões em fuga. Agora, Kate Moss torna-se oficialmente o rosto da nova campanha primavera/verão 2012 da conhecida marca de moda espanhola. A modelo britânica, que encarna o ideal de mulher urbana, independente e ousada que a Mango quer vestir, sucede, assim, a Isabeli Fontana, que foi imagem da marca durante este inverno.

Kate Moss posou com peças da nova coleção de verão da Mango para a câmara de Terry Richardson, numa casa londrina. O styling foi da responsabilidade de Géraldine Saglio, enquanto Charlotte Tilbury e Odile Gilbert trataram da maquilhagem e do cabelo, respetivamente.

Além da campanha impressa, Kate Moss protagoniza também um novo spot televisivo para o verão 2012, intitulado “Spy Game”. Rodado sob a direção de Terry Richardson, em meados de dezembro, em Londres, o filme poderá ser visto na televisão no início de março em cerca de quarenta países, entre eles, Portugal, Alemanha, Espanha, França, México, Reino Unido, Rússia, Suíça e Turquia. Entretanto podemos ver o vídeo de making of abaixo.

A Mango continua, assim, a apostar em estrelas de renome para as suas campanhas publicitárias. Modelos e atrizes reconhecidas como Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Milla Jovovich, Naomi Campbell, Eva Herzigova ou Claudia Schiffer já foram imagem da marca.

ÍCONES DA MODA EM VERSÃO SIMPSONS

Depois do aparecimento do cartoon de Marc Jacobs no South Park e de Coco Chanel e Terry Richardson no SpongeBob, outras figuras do mundo da moda foram transportados para o universo dos desenhos animados.

O ilustrador italiano Alexsandro Palombo resolveu homenagear a famosa série americana “The Simpsons”, ao recriar algumas das figuras mais poderosas da indústria de moda em forma de cartoon.

Marc Jacobs, Karl Lagerfeld, Coco Chanel, Anna Wintour, Donatella Versace, Alber Elbaz, Suzy Menkes, Hilary Alexander, Diane Pernet e Grace Coddington foram todos caracterizados a partir dos personagens Homer e Marge Simpson. O resultado é bastante curioso. Veja as imagens.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A SHADED VIEW ON FASHION FILM CHEGA A BARCELONA

Depois de passar por Londres, Nova Iorque, Tóquio, Moscovo e México, chega a vez de Barcelona receber o festival A Shaded View on Fashion Film (ASVOFF). O evento de cinema e moda foi idealizado por Diane Pernet em 2008 e desde então tem conquistado o apoio da crítica, por desafiar os parâmetros convencionais do cinema e difundir o ‘fashion film’ como um novo género na indústria.

A primeira edição do ASVOFF na cidade Condal realiza-se na CaixaForum até ao próximo dia 27 de janeiro. Durante os quatro dias de festival, são apresentadas as melhores curtas metragens realizadas por profissionais e estudantes de design, moda e cinema. O programa inclui também a projeção da seleção The Best Of, feita pela própria Diane Pernet, das melhores curtas metragens das anteriores edições de ASVOFF, assim como uma série de debates e palestras com profissionais da indústria. A especialista em moda, Charo Mora, apresenta uma seleção de documentários sobre moda realizados em Espanha. E Lorea Iglesias, coordenadora do Móvil Film Fest, mostra as melhores curtas-metragens realizadas com telemóveis apresentadas a concurso no ASVOFF.


ASVOFF Barcelona 2012 / CAST from ASVOFF_BCN on Vimeo.

LOEWE: CAPÍTULO II

A marca espanhola de acessórios de luxo, Loewe, volta ao Hotel Ritz, em Madrid, para apresentar a sua campanha primavera/verão 2012, protagonizada por Saskia de Brauw e Cristian Cruz. Stuart Vevers, diretor criativo da marca, sintetiza na modelo de 30 anos as características da mulher Loewe: caráter, segurança e sofisticação.

Embora os rostos da campanha tenham mudado, a equipa artística mantém-se: Mert Alas e Marcus Piggott são os fotógrafos e Katie Grand, diretora da revista de moda Love, assume a liderança na direção de arte. Mas as verdadeiras protagonistas das imagens são, sem dúvida, as malas Amazona, Flamenco e Granada para mulher, e o saco Vigo para homem.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“ANNA VS. ANNA” BY SWAROVSKI

A Swarovski associou-se à marca californiana Rodarte para criar um filme inédito, dirigido pelo realizador e fotógrafo Barnaby Roper. A película intitula-se ‘Anna vs. Anna’ e tem como protagonista a modelo Anna Jagodzinska, vestida com peças de roupa Rodarte, selecionadas pelo stylist Keegan Singh. Cada um dos looks é adornado com cintilantes cristais Swarovski Elements.

Inspirado pelo sobrenatural, ‘Anna vs. Anna’ é uma tentativa de retratar os dois lados do caráter de Anna, transportando o espetador, como por magia, da sombra para a luz. Através da sua tecnologia única, a experiência permite manipular e interagir com imagens a 360°. "Este filme é uma viagem das trevas para a luz", afirmou Barnaby Roper sobre o seu filme.



OS NOVOS ÓCULOS ECO-FRIENDLY DE MARC BY MARC JACOBS

À primeira vista parece um elegante par de óculos de sol de inspiração vintage, com armação cor de chocolate e hastes verdes inspiradas pela textura das folhas. Mas o novo modelo de óculos Marc by Marc Jacobs MMJ 261s é muito mais do que isso. Produzido e distribuído pela Safilo, é totalmente eco-friendly: feito de um material derivado do óleo das sementes de rícino e apresentado num estojo de pele reciclada.

Mas há mais: A marca está a usar este novo modelo de óculos para apoiar o trabalho da organização “The Nature Conservancy”, que está envolvida no projeto mundial “Plant a Seed – Grow Your Tree and Save the Forest". Este programa inclui a campanha “Plant a Billion Trees”, que é parcialmente financiada pelos lucros das vendas dos novos óculos Marc by Marc Jacobs. O seu objetivo é proteger e replantar a Mata Atlântica, no Brasil, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo.

Em www.plantaseedproject.com pode conhecer todos os detalhes do projeto e plantar uma árvore virtual. Não deixe de se juntar a esta causa!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

STOCK OFF SALES NUNO BALTAZAR

De 23 janeiro a 28 de fevereiro, a loja do designer Nuno Baltazar, no Porto, propõe para a 2ª época de saldos a STOCK OFF SALES.

Oportunidades únicas para as clientes e admiradoras da marca que poderão usufruir de descontos até 80%. Antes da chegada da próxima estação, a loja terá uma seleção de peças do inverno 11/12 e das últimas coleções disponível a preços muito especiais.

Acessórios e sapatos desde 30€; camisas a 50€; casual wear a 80€; vestidos de festa desde 100€.

Amanhã, 21 de janeiro, as clientes habituais poderão conhecer antecipadamente as promoções no Preview com horário alargado, das 10h30 às 21h00.


NUNO BALTAZAR . PORTO

Av. da Boavista 856
4100-112 Porto

Tel: 22 606 50 81

“A MAGIA DA POLAROID – COLEÇÃO RAUL CUNCA” EM EXIBIÇÃO NA CASA DA CERCA

Entre 4 de fevereiro e 29 de abril, a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada, apresenta “A magia da Polaroid – Coleção Raul Cunca”, uma exposição que celebra a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da empresa Polaroid Corporation.

Em exibição estarão sessenta dos modelos mais representativos de máquinas fotográficas instantâneas produzidas entre 1948 (ano da produção da primeira máquina instantânea) e 2010 (ano da comercialização da primeira máquina instantânea digital), bem como uma série de documentos da época que ajudam a reconstituir a constituição da Polaroid Corporation e o nascimento do design industrial nos EUA. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz. Os últimos modelos são também representativos do design de produto contemporâneo deste país, com projetos liderados pelo gabinete IDEO.

A exposição é acompanhada de um livro que ilustra e documenta a coleção, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objetos técnicos inscritos na cultura material, quer pela sua importância como objetos paradigmáticos da história do design.


FOTO: Miguel d'Aguiam

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CHRISTIAN LOUBOUTIN 'INFLAMA' O CRAZY HORSE PARIS

No ano em que celebra o 20º aniversário da sua marca, Christian Louboutin surpreende com a criação de um espetáculo especial para o Crazy Horse Paris, intitulado Feu (fogo). O célebre designer de sapatos, que descreve o Crazy Horse como “um monumento icónico de Paris”, foi convidado a dar uma nova interpretação ao espetáculo do famoso cabaret parisiense.

Christian Louboutin afirma que tudo aquilo que celebra e evidencia a forma feminina merece o seu interesse e elege as pernas como foco de atenção. “Devido ao que eu faço, para estes números concentrei-me na linguagem das pernas, capazes de expressar qualquer sentimento”. Combinando diferentes inspirações como o hip-hop ou grandes obras de arte e coreografado pela bailarina Patricia Folly, Feu estreia a 4 de março e permanece em cartaz até 31 de maio de 2012.

Um espetáculo único que une dois símbolos da vida parisiense!


Foto: Youssef Nabil

CÉDRIC CHARLIER LANÇA A SUA MARCA HOMÓNIMA

Depois de quatro estações na direção artística da Cacharel, que deixou em março de 2011, Cédric Charlier lança a sua própria marca para o outono/inverno 2012/2013. O designer belga integrou as equipas criativas de grandes casas de Alta Costura, como Lanvin, Cacharel, Céline ou Michael Kors. Tornou-se conhecido por ter reinventado o estilo da Cacharel, que lhe valeu o prémio Moêt Hennessy Fashion Awards, em 1998, e aventura-se agora numa promissora experiência a solo: o lançamento de uma nova marca feminina com o seu nome. A primeira coleção Cédric Charlier será apresentada a 28 de fevereiro na Semana de Moda de Paris.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"OUTRA VEZ NÃO, EDUARDO BATARDA"

Até 11 de março, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, apresenta a exposição antológica “Outra vez não, Eduardo Batarda”, dando aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do pintor português, desde as suas primeiras obras da década de 1960 até às pinturas realizadas em 2011.

A obra de Eduardo Batarda assume-se como um desafio: como interpretar a pintura e as suas imagens, referências e comentários? Para melhor conhecer e compreender o artista, a exposição explora as várias fases da sua carreira, desde os anos 60, em que a cultura pop e as técnicas da banda desenhada e da ilustração eram uma referência clara, até às pinturas mais recentes.

Uma coprodução da Fundação de Serralves e da Fundação EDP, “Outra vez não, Eduardo Batarda” assinala a atribuição ao artista do Grande Prémio EDP Arte, em 2007.


MOBILE MUSEUM BY FABRICA

O Mobile Museum é um museu itinerante da Fabrica (centro de pesquisa da Benetton), com conteúdos de artistas de todo o mundo e de diferentes origens. Ao contrário de um museu convencional, a coleção está em constante mudança e evolução, dependendo da sua localização. Depois de ter passado, em 2011, pelo Victoria & Albert Museum, em Londres, e pelo Architecture Museum, em Bruxelas, o Mobile Museum estará, entre 27 de janeiro e 6 de maio de 2012, no Design Museum de Helsínquia, integrando a exposição “Designworld”, com uma coleção subordinada ao tema "O Futuro".

“Designworld” aborda tanto os pontos de partida fundamentais do design contemporâneo como contextos mais amplos, como o desenvolvimento sustentável, o design responsável e os novos desafios e tendências da indústria do design. A exposição apresenta design contemporâneo de todo o mundo, incluindo produtos manufaturados, protótipos, conceitos, apresentações de projetos e ideias.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MODALISBOA NOMEADA PARA PRÉMIOS MARKETEER 2012

A revista Marketeer volta a premiar o que de melhor se faz em Portugal nas áreas de Marketing, Publicidade e Comunicação. A votação estão 18 categorias: Agências de Branding e Publicidade / Agências de Comunicação / Agências de Meios / Automóvel / Banca / Distribuição-Retalho / Eletrónica de Consumo / Energia / Eventos e Entretenimento - Arte e Cultura / Grande Consumo / Imobiliário / Media / Moda e Beleza / Saúde e Farmacêuticas / Seguros / Telecomunicações / Turismo / Universidades e Estabelecimentos de Ensino / Marketeer do Ano. Para cada categoria foram nomeadas as 6 empresas cujo trabalho mais se distinguiu em 2011, que estão agora sujeitas a votação online por parte dos leitores.

A MODALISBOA está novamente nomeada, desta vez na categoria de MODA E BELEZA, em reconhecimento do seu prestígio e contributo para a divulgação e o desenvolvimento da Moda em Portugal.

As votações dos leitores para apuramento dos vencedores decorrem entre hoje e 28 de março, no site www.marketeer.pt. Os votos dos leitores têm uma preponderância de 50% na decisão final, sendo os restantes 50% obtidos por votação dos membros do Conselho de Fundadores da revista Marketeer.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 19 de abril.

Não deixe de participar na iniciativa. Vote na ModaLisboa e nas suas empresas de eleição em www.marketeer.pt

ANSELM REYLE PARA DIOR

O artista alemão Anselm Reyle, conhecido pela sua estética colorida e materiais reciclados, ultrapassa as suas barreiras criativas e transpõe o seu universo pop e cores néon para a linha de acessórios e maquilhagem da Christian Dior, e para alguns clássicos da casa francesa, como a famosa mala Lady Dior.

Arrojada, original e elegante, a coleção resultante desta parceria já está disponível numa seleção de lojas Dior e nas galerias Lafayette de Paris e inclui bolsas, pequenos artigos em couro, óculos de sol, joias personalizadas, verniz das unhas, sombras para os olhos, entre outros artigos.

Para a apresentação desta nova linha, a casa Dior criou uma pop-up store no Design District de Miami durante a feira de Arte, Miami Art Basel. Como uma vitrine, a loja ostenta uma explosão de cores fluorescentes e estímulos visuais. "Adorei trabalhar a Lady Dior. O meu trabalho é sobre materiais, cores, superfícies e texturas construídas sobre objetos que já existem. Eu apliquei às bolsas a mesma filosofia", explicou Anselm Reyle durante a apresentação.

LANVIN PETITE

Para criar as novas silhuetas “Lanvin Petite” inverno 2012, Alber Elbaz inspirou-se no guarda-roupa das “mães Lanvin”. Os materiais são o centro da coleção: um jogo de texturas mate e brilhantes com cores de inverno: antracite, preto, branco, navy e vermelho escuro. E as protagonistas são as pequenas (e exigentes) clientes Lanvin.

Veja o vídeo.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

NOVA CAMPANHA MIU MIU PRIMAVERA / VERÃO 2012

Mia Wasikowska é a protagonista da nova campanha publicitária da marca Miu Miu, fotografada por David Sims. A atriz australiana de 22 anos, que ficou conhecida como a Alice de Tim Burton, interpreta diferentes personagens, numa série de imagens que sugerem algo, mas sem o revelar.

Diversas eras e inspirações misturam-se na coleção Miu Miu primavera / verão 2012. O século XVIII e a década de 1950, rendas, laços, patchwork e misturas inusitadas combinam-se numa ‘colagem’ visual altamente evocativa.

O ambiente de fundo é substituído pela abstração de uma cor lisa, enquanto as cadeiras sugerem interiores burgueses. A sensação de mistério e suspensão domina, como se algo importante tivesse sido retirado da cena.

Recatada como uma dama do século XVIII, com cabelo entrançado com rosas de veludo, Mia Wasikowska conquista a todos com a sua elegância e beleza. A jovem atriz entra, assim, para a galeria das personalidades Miu Miu.