quinta-feira, 2 de outubro de 2008

ELLIPSE VIDEO REFLASHION - A MODALISBOA|ESTORIL ASSOCIA-SE À ELLIPSE FOUNDATION

"Reflashion" será o tema da próxima ModaLisboa I Estoril, a realizar dias 9, 10, 11 e 12 de Outubro, na Cidadela de Cascais. Quatro dias de moda e reflexão, quatro dias de intensidade e exposição, numa troca de dinâmicas que pretende provocar o olhar de todos os convidados.

Na sua 31ª edição, a ModaLisboa I Estoril associa-se à Ellipse Foundation para um exercício visual que confirma a relação constante entre moda e arte – ou a moda como arte.

A colecção de arte contemporânea da Ellipse, criada por João Oliveira-Rendeiro em 2004, inclui mais de 800 trabalhos em acervo, espelhando uma provocante diversidade de estilos, exercícios e manifestações, desde escultura a desenho, fotografia, pintura, instalação e vídeo-arte.

No espaço da Cidadela, onde decorrerão os desfiles, a Ellipse assegura a apresentação circular de 4 obras de vídeo-arte, denominada Ellipse Video Reflashion, com uma pequena mostra que projecta a ambição da fundação sediada em Alcoitão. Filmes de Angel Ihosvanny, Muntean e Rosenblum, João Tabarra e Erwin Wurm servirão de warm-up para as colecções dos designers convidados.

Também durante o fim-de-semana da ModaLisboa I Estoril, a Ellipse continua a exibir no Centro Cultural de Cascais, Young At Heart (Remix), onde o curador e crítico Alexandre Melo pretende reflectir sobre a "visibilidade crescente" da juventude como sujeito e objecto, como "terreno privilegiado de experimentação" na arte do século XX.

O Art Centre da Ellipse Foundation será palco de uma das principais exposições de 2008. "Listen Darling... The World is Yours", é o título que inspira uma selecção de obras de 40 artistas, entre os quais, Louise Bourgeois, Eija-Liisa Ahtila, Nan Goldin, Cindy Sherman, Matthew Barney ou Shirin Neshat. A exposição é comissionada pela curadora convidada, Lisa Phillips, directora do New Museum de Nova Iorque.

No Domingo das 15h às 17h a ModaLisboaEstoril disponibiliza um serviço regular de shuttles, que fará o transporte dos convidados e jornalistas da ModaLisboa I Estoril até à Ellipse Foundation.

Quem segue a moda? Para onde segue a moda?

A ModaLisboa I Estoril apresenta as coordenadas.

Sem comentários: