Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BLOW BY BLOW

Isabella Blow será duplamente lembrada nos próximos meses, quando forem lançados dois livros sobre a influente stylist e editora de moda inglesa que se tornou famosa pela sua excêntrica colecção de chapéus e o seu olhar privilegiado sobre a moda. O primeiro título, a biografia “Blow by Blow” assinada por Detmar Blow, viúvo de Isabella, e Tom Sykes, revela o lado pessoal e bastante tumultuado da editora, desde a sua infância, marcada pela morte do seu irmão de dois anos, até ao seu suicídio, aos 48 anos. Na obra, Detmar Blow relembra o momento em que se conheceram, no casamento de um amigo comum, em Salisbury. “Não conseguia deixar de olhar para ela. Depois da cerimónia, esperei por uma oportunidade para lhe falar e ficámos imediatamente ligados. Apesar da brevidade do nosso encontro, eu sabia que me tinha apaixonado por ela”. Detmar fala também da afinidade de Isabella Blow com o conceituado designer de chapéus Philip Treacy, cuja carreira ajudou a lançar. “Em Philip Treacy ela encontrou não só o criador do seu chapéu de casamento, como o seu melhor amigo e a maior descoberta da sua carreira”. “Blow by Blow” será lançado no próximo dia 2 de Setembro.

O segundo livro, intitulado simplesmente “Isabella Blow”, promete ser um pouco mais ligeiro: Martina Rink, assistente de Isabella Blow, reúne cartas de amigos de Isabella relembrando a editora, entre eles Mario Testino e Manolo Blahnik. O prefácio é assinado por Philip Treacy e o título conta também com uma transcrição do discurso de Anna Wintour no funeral de Blow.


Ícone da moda britânica e musa de vários designers, Isabella Blow (1959-2007) projectou a sua excentricidade, sensibilidade punk e olhar singular em diversas pessoas. Com uma capacidade especial para captar a sensibilidade dos jovens talentos, Isabella Blow teve um papel fundamental na descoberta e progresso das carreiras de designers como Alexander McQueen, Stella Tennant e Philip Treacy.

Isabella Blow iniciou a sua carreira no início da década de 1980, como assistente de Anna Wintour na Vogue USA. Depois do marcante trabalho para a Conde Nast e com um savoir faire ímpar, foi nomeada directora de moda do The Sunday Time. Colaborou também com as revistas Visionaire e The Face e foi consultora das marcas DuPont Lycra, Lacoste e Swarovski. Por último, partilhou a direcção da revista Tatler com Geordie Greig.

É de consenso geral que Isabella Blow era um exemplo de força, uma pessoa corajosa com gostos excêntricos, com um olhar conhecedor e perspicaz, um enorme talento, um coração caloroso e um gosto especial pela vida. Como o seu marido Detmar Blow afirmou “era uma mulher bonita, corajosa, incansável e intelectual”.

Sem comentários: