terça-feira, 4 de outubro de 2011

MODALISBOA | TRANSFUSION
WORKSTATION

Nos Paços do Concelho, ModaLisboa | Transfusion apresenta Workstation. Cinco fotógrafos, cinco perspectivas, cinco reproduções visuais do mundo da moda como acontecimento imediato, em diálogo constante com o evento e os seus intervenientes. Vanda Noronha e Telma Russo e os estreantes Arlindo Camacho, Rui Leal e Pedro Sacadura registam as suas impressões pessoais.

Tal como a moda, Workstation será um work in progress que evolui com os dias de transfusion.

Workstation inaugura quinta-feira, 6 Outubro, e permanece em exibição até 9 de Outubro, das 14h às 21h. A entrada é livre.



A CANON ORGANIZA, JUNTAMENTE COM A MODALISBOA, A 5ª EDIÇÃO DA WORKSTATION.

Numa acção que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, a Workstation já se tornou numa referência para todos os visitantes da ModaLisboa. No mural criado para o efeito, 5 fotógrafos irão transmitir através das suas máquinas fotográficas e das suas potentes lentes o ambiente vivido no evento. Pretende-se que cada fotógrafo mostre o seu olhar crítico, interventivo, captando momentos de pura beleza e espontaneidade. Esses mesmos momentos serão impressos em impressoras Canon dando origem a uma exposição instantânea da ModaLisboa | Transfusion.

Esta 5ª edição será o consolidar de uma exposição fotográfica que transmite a essência da ModaLisboa e o comprometimento da Canon em transmitir e captar momentos únicos vividos em Lisboa.



OS FOTÓGRAFOS:

ARLINDO CAMACHO
Nascido a 31 de Maio de 1982, desde cedo recolheu a admiração e respeito pelos grandes nomes da história da fotografia que mudaram o normal decurso da mesma ao inovarem, criarem e fazerem diferente; levam-no à ambição de se diferenciar através de um cunho pessoal, da exploração de novas perspectivas, do uso da criatividade e de um ponto de vista diferente.
A formação em fotografia – IPF, AR.CO, workshops –, foi o caminho que determinou percorrer em busca da evolução técnica, do aprofundamento do conhecimento, e qualificação de ideais, de forma a concretizar e pôr em prática o seu sonho, a fotografia. Actualmente é profissional na área do fotojornalismo, onde trabalha há pouco mais de três anos. Detém trabalhos publicados em vários órgãos de comunicação nacionais e internacionais.


PEDRO SACADURA
Pedro Sacadura nasceu em 1990, em Lisboa.
Iniciou-se no mundo da fotografia em 2008 e desde então tem realizado inúmeros trabalhos relacionados com moda, documentários e foto-reportagem.
Frequenta actualmente o último ano do curso de Arte Multimédia – vertente de Fotografia, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.


RUI M LEAL
A sua relação com a fotografia iniciou-se aos 10 anos. Em 1989, começou a trabalhar no jornal A Capital onde tirou a carteira profissional de jornalista. Com o aparecimento em massa do digital, a ideia de fotografar e visualizar o resultado no momento apoderou-se de si, iniciando-se no percurso de aprendizagem deste novo suporte.
A mudança surgiu com o curso avançado de fotografia na Oficina da Imagem. Frequentou vários cursos e workshops entre os quais com o conhecido fotógrafo de moda Alexandre Serra com o qual detém uma parceria de workshops de formação na área da moda e retrato. No final de 2003 iniciou o projecto LXstudio – Atelier de Imagem, abandonando-o posteriormente. Colaborou com a revista Super Foto Prática, Jornal A Capital, Revista Musical Rock Sound e a Rolling Stone Magazine, na Alemanha.
É actualmente correspondente de várias revistas e agências internacionais e autor de diversos trabalhos de fotografia de concertos e promoção de bandas nacionais e internacionais. É detentor da marca de fotografia original intitulada Ring Portrait.


TELMA RUSSO
Tem 25 anos e é fotógrafa de Moda & Conceptual.
Tirou o curso de styling na Escola de Moda de Lisboa mas a sua paixão pela moda fez com que tirasse o curso de fotografia na Etic. Especializou-se em fotografia de Moda, na Central Saint Martins College of Art and Design. É a 6ª edição que colabora com ModaLisboa onde faz reportagem de backstage.
Actualmente fotografa para várias revistas de moda, booking e videolook.
Podemos encontrar trabalhos seus em formato editorial ou fotografia de catálogo, direcção de arte/fotografia de videoclips e realização de videolook/ book.


VANDA NORONHA
Vanda Noronha fez-se antropóloga em Manchester, Inglaterra, mas revelou-se fotógrafa em Lisboa, Portugal. Da cena musical a outras superfícies artísticas, tem registado de maneira singular algumas das coisas mais significativas da movida Lisboeta. Através do seu olhar é possível atestar as coisas boas que a cultura mais independente em Portugal tem gerado.



MODALISBOA | TRANSFUSION presented by SEAT

06.07.08.09 OUTUBRO 2011
VERÃO | SUMMER 2012

Location 1 Terreiro do Paço | Pátio da Galé
Location 2 Paços do Concelho | Praça do Município

Apresentação oficial das Colecções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.

Sem comentários: