Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NIMAS IN FASHION
7 A 9 OUTUBRO 2011

Se as diferentes artes sempre se cruzaram, o cinema e a moda parecem ter uma relação especial. Se a moda a todo o momento se alimenta de narrativas e estéticas cinematográficas, dizer o inverso também será correcto. A todo o momento parecem cruzar os seus próprios limites e existir entre elas um pacto de não agressão.

Assim, na sua 37ª edição, a ModaLisboa e o Cinema Nimas propõem um conjunto de filmes cuja diversidade é o reflexo dos seus tantos pontos de contacto.


7 OUTUBRO - 21H30

SHORTS ON FASHION – 81’

TIM WALKER
Fotógrafo de moda e colaborador da Vogue há mais de uma década, Tim Walker assinou em 2010 The Lost Explorer. Um envolvente conto de fadas noir, baseado numa história de Patrick McGrath, aclamado pela crítica e com estreia mundial no Festival de Locarno.

The Lost Explorer - 20’


FRODE & MARCUS
Como que um segredo ainda por descobrir, Frode & Marcus são uma dupla de fotógrafos e artistas vídeo com um percurso que conta com colaborações com a casa Margiela ou vídeos de Lyke Li. O seu imaginário surrealista, a estética pouco comum e cheia de ironia, torna-os os “outsiders” dos “fashion films”, contribuindo para que se afirmem como uma das duplas com identidade mais vincada e original no panorama actual.

La Vitesse et la Pierre - 11´40
Legalment Aveugle - 4´24
Armageddon Coleur - 2´12
Peace Out Miss World - 3´39


ANNA-NICOLE ZIESCHE
Professora na Central Saint Martins em Londres e artista conceptual, Anna-Nicole Ziesche, desconstrói e questiona hábitos e percepções que tomamos como adquiridas e simples. O lugar da infância, a complexa relação da roupa com o corpo, a nossa identidade, o mundo.

Childhood Storage - 6´17
Unihorn/Uniform - 7
States of Mind and Dress - 9


TODD COLE
Fotógrafo criador de imagens emblemáticas e com uma paixão pela realização, “Aantemi” e “The Curve Of Forgotten Things” nascem da parceria entre Cole e a marca Rodarte. Com estéticas irrepreensíveis, “Aantemi” foi considerado um dos melhores “fashion films” de 2010 pela revista W e “The Curve Of Forgotten Things” conta com a colaboração especial de Elle Fanning.

Aantemi - 1´36
The Curve of Forgotten Things - 8’20’’


BRENNAN STASIEWICZ
Proveniente da área da publicidade, Stasiewicz acompanha a misteriosa e excêntrica Daphne Guiness no dia em que esta se prepara para uma instalação na vitrine dos armazéns Barneys, em Nova Iorque. Como que uma “exposição viva”, Daphne mostrará peças de Alexander McQueen e abrirá um pouco a porta do seu enigmático “mundum”.

Daphne's Window - 8’



8 OUTUBRO - 21H30

RAGE
SALLY POTTER–2009, DVD, 98’, Leg. Pt.
Filmado como se da câmara de um telemóvel se tratasse, Rage é mais uma das faces da obra de Sally Potter. Neste retrato cruel e caricatural do mundo da moda, que conta com um punhado de estrelas e uma forma narrativa bem interessante, Sally Potter propõe-nos uma forma diferente de ver cinema.



9 OUTUBRO - 21H30

THE SEPTEMBER ISSUE
R. J. CUTLER – 2009, DVD, 90’, Leg. Pt.
Para as revistas de moda o Setembro é ponto alto do ano. Decidem-se os protagonistas e tendências, o drama e os egos exacerbam-se. R.J. Cutler acompanhou Anna Wintour, a misteriosa editora da Vogue Norte Americana, e toda a sua equipa, ao longo do processo de composição da edição do mês de Setembro de 2007, a maior alguma vez editada.


Agradecimentos: Maria João Teixeira.



INFO:

Espaço Nimas
Avenida 5 de Outubro 42B - 1050-057, Lisboa.
Tel: 21 325 58 00 (Geral) | 21 357 43 62 (Nimas: dias de Projecção)
E-mail: espaconimas@gmail.com

Bilhetes: 3 euros
Medeia Card: Bilhete duplo gratuito


Sem comentários: