Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RETROSPETIVA DE JULIÃO SARMENTO NO MUSEU DE SERRALVES


“Julião Sarmento: Noites Brancas”. A mais completa exposição retrospetiva do trabalho de Julião Sarmento (Lisboa, 1948) realizada até agora inaugura na próxima sexta-feira, 23 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Mais de 150 obras produzidas pelo reconhecido artista contemporâneo português entre os anos 70 e os dias de hoje estarão em exibição até 3 de março de 2013.

Julião Sarmento explora temas como o erotismo e a sexualidade, questionando conceitos como o desejo, a ausência, o tempo e a linguagem, através de diferentes técnicas como a pintura, o desenho, a escultura, a instalação, o cinema, a fotografia e a performance. Na noite da inauguração, com início às 23h00, o artista apresentará um conjunto de performances especificamente concebidas para a ocasião, que fazem parte integrante da exposição e serão interpretadas na Casa de Serralves por figuras conhecidas das áreas da moda, da dança e de outras artes performativas.

A exposição é comissariada pelo diretor do museu, João Fernandes, e pelo curador inglês James Lingwood e será acompanhada por uma publicação monográfica sobre a obra do artista, co-editada com editora alemã Hatje Cantz.

Julião Sarmento é um dos artistas portugueses mais conhecidos e internacionais da sua geração. Na última década, a sua obra já foi exposta em museus tão importantes como a Tate Modern, em Londres; a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil; a Fundación Marcelino Botín, em Espanha; o Van Abbemuseum, na Holanda; ou o Museu Nacional Centro Reina Sofía, em Madrid.

Sem comentários: