terça-feira, 16 de julho de 2013

COLEÇÃO DE CHRISTIAN LACROIX PARA SCHIAPARELLI


Um ano após Schiaparelli ter reaberto as suas portas no nº 21 da Place Vendôme, a casa de moda francesa revelou finalmente a sua primeira coleção, sob a direção criativa de Christian Lacroix.

Dos 99 esboços idealizados por Lacroix, foram concretizados apenas 18, com o mesmo nível de detalhe de uma coleção de Alta Costura. Segundo consta, foram necessários 40 metros de cetim duchesse e 380 horas de trabalho para confecionar somente o vestido das riscas rosa e preto. A coleção foi apresentada no atelier de Schiaparelli, em Paris. Quinze dos looks foram expostos num carrossel espelhado que demorou quatro minutos a fazer uma rotação completa, e os restantes três foram apresentados num anexo do atelier, onde as paredes estavam cobertas pelos esboços de Lacroix.

Afastado do mundo da Alta Costura desde o encerramento da sua empresa em 2009, Christian Lacroix encarou este desafio com um enorme entusiasmo: “Em Schiaparelli encontra-se um espírito onde a matemática, a literatura e a poesia coexistem. Elsa é uma esfinge sagrada que não cessa de nos interrogar, oferecendo-nos novos enigmas como respostas. Arte, teatro e cinema ... o meu desejo é reposicionar Elsa no centro da sua maison e no palco a partir do qual ela já seduziu o mundo.”

Nenhuma das peças desta coleção será recriada para vender. A partir do próximo ano, a casa Schiaparelli apresentará duas coleções anuais de Alta Costura e outras duas de prêt-à-couture, desenhadas pelo diretor criativo e por um designer convidado.

Sem comentários: