terça-feira, 30 de julho de 2013

MUSEU COLEÇÃO BERARDO EXPÕE ARTE PUBLICITÁRIA DO SÉCULO XX


Até 27 de outubro, o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, expõe “O Consumo Feliz. Publicidade e sociedade no século XX”, uma seleção de mais de 350 obras da sua coleção de Arte Publicitária, que no total reúne cerca de 1500 originais pintados à mão entre 1900 e 1980.

Estes originais, destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, que foi uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, entre 1900 e 1980. Temáticas como os meios de transporte, o turismo, as duas Guerras Mundiais e a Guerra Civil de Espanha, o lazer, a alimentação, a moda, os eletrodomésticos, a higiene, a beleza ou o automobilismo, traduzem a realidade das contingências políticas e sociais desse amplo período, bem como os inerentes índices de desenvolvimento económico e cultural.

A expansão da fotografia a cores e de novas técnicas de impressão, como o offset, condenaram a ilustração publicitária à extinção, tornando estas obras de arte, atualmente raras e muito procuradas por colecionadores, itens inesquecíveis de uma época.

IMAGENS:

1 - Obra da exposição “O Consumo Feliz”
2 - Albert Buck, Heinz, c. 1955
3 - H.C. Rooke, Sunbeam, 1965
4 - Leslie Moffat Ward, War Weapons Week, 1941
5 - Rona G. Raymond, Orient Line, c. 1925
6 - Edwin Byatt, Palmolive, 1939



Sem comentários: