segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ESPACE LOUIS VUITTON VENEZIA APRESENTA “RENAISSANCE”


Até 25 de maio, o Espace Louis Vuitton Venezia apresenta “Renaissance”, uma exposição concebida pelo historiador de arte Adrien Goetz e pelo curador Hervé Mikaeloff, que apresenta uma inesperada confrontação entre Vittore Carpaccio (c. 1465/1470-1525/1526), um dos grandes mestres da arte Veneziana, e Bill Viola, artista vídeo de renome internacional (nascido em 1951).

“Renaissance” coloca, frente a frente, a arte contemporânea e a herança artística de La Serenissima, revelando conexões evocativas e celebrando a extraordinária vitalidade e relevância contemporânea da arte clássica através da redescoberta de duas obras da arte Veneziana.

Separados por mais de 500 anos, as pinturas de Vittore Carpaccio e as apresentações em vídeo de Bill Viola, possuem questões e preocupações similares: o sentido da vida, a semelhança paradoxal do nascimento e morte, a importância do movimento e a expressão das emoções, o tempo suspenso, a constante alteração das cores – motivos e pontos de interesse semelhantes que fazem o convite para a fruição destas magníficas obras de forma inovadora, tendo por tema comum o “renascimento”.

ESPACE LOUIS VUITTON VENEZIA
Calle del Ridotto 1353, 30124 Venezia.





FOTOS (da esquerda para a direita e de cima para baixo):
1 e 2 - “Emergence” - © Bill Viola
3 e 4 - “Eternal Return” - © Bill Viola
5 - “Madonna col bambino” - © Vittore Carpaccio
6 - “Pietà” - © Vittore Carpaccio

Sem comentários: