A casa Gianfranco Ferré lançou uma fundação para exibir as colecções e outros trabalhos do seu fundador, falecido em Junho de 2007.
A nova instituição, localizada em Milão, visa marcar o 40º aniversário do primeiro desfile do grande “arquitecto da moda”, em Outubro deste ano, com a publicação de um livro e o lançamento de um website com acesso às suas criações. O objectivo, segundo a directora Rita Airaghi, é catalogar o trabalho do designer italiano, fotografias e clippings de imprensa, assim como oferecer bolsas de estudo e programas educacionais. O presidente é Tonino Perna, que também dirige a IT Holding, detentora da Gianfranco Ferré, e o vice-presidente é o irmão do designer, Alberto Ferré.
A abertura da Fundação Gianfranco Ferré reflecte a crescente tendência dos designers de moda se associarem a galerias de arte e museus. Versace está actualmente a patrocinar uma exposição de fotografias de Richard Avedon, em Milão, e Prada já tem a sua própria fundação, que apresenta regularmente exposições de artistas contemporâneos.
A casa Gianfranco Ferré está actualmente à procura de um sucessor para Lars Nilsson, que renunciou recentemente ao seu cargo de director criativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário