terça-feira, 16 de setembro de 2008

MAISON MARTIN MARGIELA FESTEJA 20 ANOS

A Maison Martin Margiela festeja este ano o seu 20º aniversário. Para celebrar a data, o seu discreto e criativo fundador apresenta uma retrospectiva do seu trabalho no ModeMuseum, em Antuérpia. Até 8 de Fevereiro de 2009, os visitantes poderão reviver 20 anos de criação através de “Maison Martin Margiela (20) The exhibition”, uma mostra repleta de colecções, desfiles, instalações e memórias de eventos. Esta exposição é também um convite à descoberta do universo da marca, das suas lojas e ateliers. A cenografia é da autoria de Bob Verhelst, ex colaborador de Margiela, que adaptou os códigos da marca ao museu.

Depois de 20 anos, Martin Margiela permanece um enigma. O designer, que se recusa a aparecer em público, estudou na Royal Academy of Fine Art, em Antuérpia, e integrou o famoso grupo "Six d’Anvers", juntamente com Ann Demeulemeester, Raf Simons, Dirk Bikkembergs e Walter Van Beirendonck. Iniciou a sua carreira na casa Jean Paul Gaultier, em Paris, e em 1988 fundou a Maison Martin Margiela. Nesse mesmo ano, apresentou a sua primeira colecção de senhora, atraindo imediatamente a atenção de críticos e profissionais de moda. Em 2000, abriu a primeira loja Margiela em Tóquio.

Mais do que um designer vanguardista, Margiela Margiela é considerado um artista, tendo as suas criações sido expostas em vários museus, incluindo o Victoria & Albert Museum, em Londres. Dotado de uma enorme criatividade, o designer belga mistura, sobrepõe e joga com materiais e proporções, criando colecções totalmente desconstrutivistas.

Martin Margiela pretende romper com as regras vigentes, mas com um total respeito pela autenticidade e pela noção de “work in progress”. Extremamente reservado, evita a imprensa e esconde-se para ceder espaço à sua obra.

MOMU :. MODEMUSEUM
Nationalestraat 28 B – 2000 Antwerpen (Belgique)

http://www.momu.be/

Sem comentários: