A célebre marca italiana de café espresso, Lavazza, volta a surpreender-nos com mais uma edição dos seus admiráveis calendários. O tema deste ano é o estilo italiano e foi interpretado por uma das mais aclamadas fotógrafas contemporâneas: Annie Leibovitz.
Para narrar a italianidade, a Lavazza fundiu ícones do passado e do presente e exprimiu aquilo que o “ser italiano” representa na arte, no cinema, na moda, na cozinha, na beleza e na sensualidade.
O calendário Lavazza 2009 é composto por sete imagens que conduzem o público a uma viagem surreal numa Itália sofisticada e sedimentada no imaginário internacional. Cada imagem transparece elegância e um estilo de vida verdadeiramente italiano.
As fotografias de Annie Leibovitz têm sempre presente o espresso Lavazza e fazem alusão a obras de grandes mestres da arte, do cinema e da moda, jogando com manifestações artísticas e atmosferas surreais. São obras que traduzem uma linguagem teatral que supera a realidade, com luzes claras de um certo estilo flamingo, típico da fotógrafa. Como a imagem intitulada “O cinema”, uma homenagem ao grande mestre do cinema italiano, Federico Fellini, onde Leibovitz se inspirou na cena que deu a conhecer a Fontana di Trevi a todo o Mundo. Ou a imagem “Génio” que reclama um símbolo da história e cultura italiana, o homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, cujo estudo vem reproposto numa versão feminina, ou a “Lupa”, imagem emblema de Roma, ambientada no interior do Coliseu. O imaginário de um atelier da fotografia “La Moda” no qual, mais uma vez, se insere o espresso italiano da Lavazza, com um fundo de vestidos de noite, gentilmente cedidos para a ocasião por Dolce & Gabbana. Ou ainda o beijo na fotografia “La Seduzione”, onde a sedução e a elegância têm o Rio Tevere como fundo e uma perspectiva e uma luz que evocam o artista Canaletto. E o prato mais apreciado, spaghetti, onde a alegria da modelo se funde com a beleza das colinas da Toscânia como cenário de fundo. Por fim, a imagem que simboliza Veneza, a foto escolhida para a capa do calendário, que representa com uma máscara veneziana reinterpretada, um dos ícones da cultura italiana mais conhecidos em todo o Mundo.
“O Calendário deste ano surpreende pela potência expressiva das fotografias, pela capacidade de conjugar citações clássicas com liberdade expressiva, pelo forte retorno a um sabor mais artístico de projecto e menos publicitário. Todas as fotografias aludem a um modelo de elegância, classicismo e respeitabilidade, com a habitual dose de transgressão, glamour e ironia, transversais a todos os calendários Lavazza”, afirma Michele Mariani, director criativo da agência Armando Testa.
Sobre a escolha da fotógrafa, Francesca Lavazza, directora de imagem corporativa do Grupo Lavazza, declara: “Quando finalizámos o nosso tema, não tivemos dúvidas sobre quem deveria interpretá-lo, sobre quem, no panorama artístico internacional, tivesse um olhar desencantado e profundo, sensível e “iluminante”. Tinha que ser necessariamente Annie Leibovitz. Não pusemos em causa o problema da nacionalidade, pois quisemos confiar esta edição a quem tivesse a capacidade de interpretar correctamente o tema, graças ao seu próprio talento e à sua própria sensibilidade. Porque se é verdade que a Lavazza é uma empresa italiana, é igualmente verdade que a sua “alma internacional” sempre lhe permitiu de alargar os seus próprios horizontes”.
http://www.lavazza2009.com/ é a porta de entrada para a viagem através da essência da italianidade. Através do site, realizado pela Testawebedv, a Lavazza coloca à disposição do público as sugestivas imagens do calendário 2009 tiradas por Annie Leibovitz, dando a possibilidade de descarregá-las e utilizá-las como desktop.
Para narrar a italianidade, a Lavazza fundiu ícones do passado e do presente e exprimiu aquilo que o “ser italiano” representa na arte, no cinema, na moda, na cozinha, na beleza e na sensualidade.
O calendário Lavazza 2009 é composto por sete imagens que conduzem o público a uma viagem surreal numa Itália sofisticada e sedimentada no imaginário internacional. Cada imagem transparece elegância e um estilo de vida verdadeiramente italiano.
As fotografias de Annie Leibovitz têm sempre presente o espresso Lavazza e fazem alusão a obras de grandes mestres da arte, do cinema e da moda, jogando com manifestações artísticas e atmosferas surreais. São obras que traduzem uma linguagem teatral que supera a realidade, com luzes claras de um certo estilo flamingo, típico da fotógrafa. Como a imagem intitulada “O cinema”, uma homenagem ao grande mestre do cinema italiano, Federico Fellini, onde Leibovitz se inspirou na cena que deu a conhecer a Fontana di Trevi a todo o Mundo. Ou a imagem “Génio” que reclama um símbolo da história e cultura italiana, o homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, cujo estudo vem reproposto numa versão feminina, ou a “Lupa”, imagem emblema de Roma, ambientada no interior do Coliseu. O imaginário de um atelier da fotografia “La Moda” no qual, mais uma vez, se insere o espresso italiano da Lavazza, com um fundo de vestidos de noite, gentilmente cedidos para a ocasião por Dolce & Gabbana. Ou ainda o beijo na fotografia “La Seduzione”, onde a sedução e a elegância têm o Rio Tevere como fundo e uma perspectiva e uma luz que evocam o artista Canaletto. E o prato mais apreciado, spaghetti, onde a alegria da modelo se funde com a beleza das colinas da Toscânia como cenário de fundo. Por fim, a imagem que simboliza Veneza, a foto escolhida para a capa do calendário, que representa com uma máscara veneziana reinterpretada, um dos ícones da cultura italiana mais conhecidos em todo o Mundo.
“O Calendário deste ano surpreende pela potência expressiva das fotografias, pela capacidade de conjugar citações clássicas com liberdade expressiva, pelo forte retorno a um sabor mais artístico de projecto e menos publicitário. Todas as fotografias aludem a um modelo de elegância, classicismo e respeitabilidade, com a habitual dose de transgressão, glamour e ironia, transversais a todos os calendários Lavazza”, afirma Michele Mariani, director criativo da agência Armando Testa.
Sobre a escolha da fotógrafa, Francesca Lavazza, directora de imagem corporativa do Grupo Lavazza, declara: “Quando finalizámos o nosso tema, não tivemos dúvidas sobre quem deveria interpretá-lo, sobre quem, no panorama artístico internacional, tivesse um olhar desencantado e profundo, sensível e “iluminante”. Tinha que ser necessariamente Annie Leibovitz. Não pusemos em causa o problema da nacionalidade, pois quisemos confiar esta edição a quem tivesse a capacidade de interpretar correctamente o tema, graças ao seu próprio talento e à sua própria sensibilidade. Porque se é verdade que a Lavazza é uma empresa italiana, é igualmente verdade que a sua “alma internacional” sempre lhe permitiu de alargar os seus próprios horizontes”.
http://www.lavazza2009.com/ é a porta de entrada para a viagem através da essência da italianidade. Através do site, realizado pela Testawebedv, a Lavazza coloca à disposição do público as sugestivas imagens do calendário 2009 tiradas por Annie Leibovitz, dando a possibilidade de descarregá-las e utilizá-las como desktop.
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