Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CALENDÁRIO LAVAZZA 2009

A célebre marca italiana de café espresso, Lavazza, volta a surpreender-nos com mais uma edição dos seus admiráveis calendários. O tema deste ano é o estilo italiano e foi interpretado por uma das mais aclamadas fotógrafas contemporâneas: Annie Leibovitz.

Para narrar a italianidade, a Lavazza fundiu ícones do passado e do presente e exprimiu aquilo que o “ser italiano” representa na arte, no cinema, na moda, na cozinha, na beleza e na sensualidade.

O calendário Lavazza 2009 é composto por sete imagens que conduzem o público a uma viagem surreal numa Itália sofisticada e sedimentada no imaginário internacional. Cada imagem transparece elegância e um estilo de vida verdadeiramente italiano.

As fotografias de Annie Leibovitz têm sempre presente o espresso Lavazza e fazem alusão a obras de grandes mestres da arte, do cinema e da moda, jogando com manifestações artísticas e atmosferas surreais. São obras que traduzem uma linguagem teatral que supera a realidade, com luzes claras de um certo estilo flamingo, típico da fotógrafa. Como a imagem intitulada “O cinema”, uma homenagem ao grande mestre do cinema italiano, Federico Fellini, onde Leibovitz se inspirou na cena que deu a conhecer a Fontana di Trevi a todo o Mundo. Ou a imagem “Génio” que reclama um símbolo da história e cultura italiana, o homem vitruviano de Leonardo Da Vinci, cujo estudo vem reproposto numa versão feminina, ou a “Lupa”, imagem emblema de Roma, ambientada no interior do Coliseu. O imaginário de um atelier da fotografia “La Moda” no qual, mais uma vez, se insere o espresso italiano da Lavazza, com um fundo de vestidos de noite, gentilmente cedidos para a ocasião por Dolce & Gabbana. Ou ainda o beijo na fotografia “La Seduzione”, onde a sedução e a elegância têm o Rio Tevere como fundo e uma perspectiva e uma luz que evocam o artista Canaletto. E o prato mais apreciado, spaghetti, onde a alegria da modelo se funde com a beleza das colinas da Toscânia como cenário de fundo. Por fim, a imagem que simboliza Veneza, a foto escolhida para a capa do calendário, que representa com uma máscara veneziana reinterpretada, um dos ícones da cultura italiana mais conhecidos em todo o Mundo.

“O Calendário deste ano surpreende pela potência expressiva das fotografias, pela capacidade de conjugar citações clássicas com liberdade expressiva, pelo forte retorno a um sabor mais artístico de projecto e menos publicitário. Todas as fotografias aludem a um modelo de elegância, classicismo e respeitabilidade, com a habitual dose de transgressão, glamour e ironia, transversais a todos os calendários Lavazza”, afirma Michele Mariani, director criativo da agência Armando Testa.

Sobre a escolha da fotógrafa, Francesca Lavazza, directora de imagem corporativa do Grupo Lavazza, declara: “Quando finalizámos o nosso tema, não tivemos dúvidas sobre quem deveria interpretá-lo, sobre quem, no panorama artístico internacional, tivesse um olhar desencantado e profundo, sensível e “iluminante”. Tinha que ser necessariamente Annie Leibovitz. Não pusemos em causa o problema da nacionalidade, pois quisemos confiar esta edição a quem tivesse a capacidade de interpretar correctamente o tema, graças ao seu próprio talento e à sua própria sensibilidade. Porque se é verdade que a Lavazza é uma empresa italiana, é igualmente verdade que a sua “alma internacional” sempre lhe permitiu de alargar os seus próprios horizontes”.

http://www.lavazza2009.com/ é a porta de entrada para a viagem através da essência da italianidade. Através do site, realizado pela Testawebedv, a Lavazza coloca à disposição do público as sugestivas imagens do calendário 2009 tiradas por Annie Leibovitz, dando a possibilidade de descarregá-las e utilizá-las como desktop.

Sem comentários: