segunda-feira, 14 de julho de 2014

A MODA DOS ANOS 1950 EM DESTAQUE NO PALAIS GALLIERA


A moda francesa da década de 1950 é o tema da exposição que inaugurou no passado dia 12 de julho, no Palais Galliera, em Paris. Patente ao público até 2 novembro, “Les années 50: La mode en France, 1947-1957” reúne cerca 100 emblemáticas criações dos grandes mestres da Alta Costura francesa, mostrando a evolução da silhueta feminina de 1947 a 1957: desde o nascimento do New Look até à morte de Christian Dior e a chegada de Yves Saint Laurent. Esta foi a idade de ouro da Alta Costura, quando Paris recuperou o seu título de capital mundial da moda.

Espartilhos, saias corola, sapatos point-toe, estampagens florais e listradas em cores vivas, saias lápis, cinturas de vespa, vestidos cocktail: era a Alta Costura dos anos 1950. Ao mesmo tempo, uma moda mais casual - blusas justas, calças pirata, jeans - começava a ser adotada por uma nova geração de criadores.

Em 1947, Christian Dior lançou a sua primeira coleção de Alta Costura. A guerra tinha chegado ao fim e com ela a imagem de "mulher soldado”. No seu lugar surgiu a "mulher-flor" de Christian Dior, com busto proeminente, cintura marcada e ancas arredondadas. Apelidada de "New Look" pela então editora chefe da Harper Bazaar, Carmel Snow, a "figura ampulheta” proposta por Dior começou por causar escândalo, pela quantidade de tecido necessária para a sua confeção, mas tornou-se rapidamente um sucesso e o símbolo da década.

Após o grande conflito mundial, a Alta Costura francesa começava a renascer pelas mãos de Jacques Heim, Chanel, Schiaparelli, Balenciaga, Jacques Fath, Pierre Balmain, Christian Dior, Jacques Griffe, Hubert de Givenchy e Pierre Cardin.

Mas o domínio da moda francesa não dependia apenas do prestígio destes grandes nomes sinónimos de luxo, elegância e originalidade, mas também do movimento revolucionário em direção ao pronto-a-vestir.

“Les années 50: La mode en France, 1947-1957” estará em exibição até 2 novembro, no Palais Galliera.

PALAIS GALLIERA
10, avenue Pierre I da Sérvia
75016 Paris.



FOTOS (da esquerda para a direita):

1, 2, 3 e 4 - Vestidos Christian Dior
5 - Vestido Lanvin
6 - Vestido Jacques Fath
7 - Redingote Jacques Fath

Sem comentários: