Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CALENDÁRIO PIRELLI 2010 POR TERRY RICHARDSON

O Calendário Pirelli 2010 tem como tema o Brasil e como fotógrafo convidado Terry Richardson, o famoso “enfant terrible” conhecido pela sua visão humorada, trágica, muitas vezes bela, sempre provocante e por vezes chocante.

Nas 30 imagens alusivas aos meses de 2010, Terry Richardson retrata um regresso a um Eros puro e divertido para troçar das convenções. Através da sua lente, persegue fantasias e provocações, mas com uma simplicidade que modela e captura o lado mais claro e brilhante da feminilidade. Retrata uma mulher natural, que joga com estereótipos para os desfazer e que faz da ironia o único véu com que se cobre. É um regresso às atmosferas naturais e autênticas dos anos 1960 e 1970 e uma homenagem às primeiras edições do calendário, fotografadas por Robert Freeman (1964), Brian Duffy (1965) e Harry Peccinotti (1968 e 1969).

Terry Richardson, tal como os seus antecessores, optou por fotografias simples, sem retoques, onde a naturalidade prevalece sobre a técnica e se torna a chave para remover os excessos que estão tão em voga hoje em dia. Richardson retrata figuras sem artifícios, removidas de contextos complicados e artificiais impostos pelas tendências da moda. O cenário não contém fundos grandiosos ou encenações, seguindo a linha de simplicidade do fotógrafo e o seu foco no essencial. “Um grande fotógrafo,” diz Richardson, “captura o momento – é por isso que eu fotografo sem equipamento extra e sem assistentes.”

“A minha técnica é a ausência de técnica: a lente é o meu olho, o meu carisma, a minha capacidade de capturar momentos de verdade, sejam eles quais forem, ângulos de imagem, uso da cor, luz, cenário – esses sempre foram os aspectos essenciais da minha arte fotográfica.”

Onze modelos aparecem na 37ª edição do Calendário Pirelli: Catherine McNeil, Abbey Lee Kershaw e Miranda Kerr da Austrália, Eniko Mihalik da Hungria, Marloes Horst da Holanda, Lily Cole, Daisy Lowe, e Rosie Huntingdon do Reino Unido, Georgina Stojilijtoric da Sérvia e duas naturais do Brasil, Gracie Carvalho e Ana Beatriz Barros.

Seja qual for o meio que utiliza, Terry Richardson continua a provar que é um verdadeiro American Original.

Sem comentários: