Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 10 de novembro de 2009

TAPEÇARIAS TAKASHI MURAKAMI PARA LOUIS VUITTON

Em Janeiro de 2010, a casa Louis Vuitton nos Champs-Elysées, em Paris, irá expor “Flowerball” e “Pink Time”, duas tapeçarias bordadas à mão criadas em colaboração com o artista japonês Takashi Murakami.

Numerados e assinados pelo próprio artista, “Flowerball” e “Pink Time” foram feitos com lã neozelandeza da mais alta qualidade e são produzidos em dois tamanhos - 2 e 3 metros de diâmetro para o tapete redondo “Flowerball” e 2x2 ou 3x3 metros para o quadrado “Pink Time” - numa edição limitada de vinte unidades de cada.

Verdadeiras obras de arte de coleccionador, “Flowerball” e “Pink Time” são criados à mão, e apenas por encomenda, pelos melhores artesãos da Índia, e combinam know-how, tradição, inovação, elegância e arte, valores fundamentais da Louis Vuitton. Disponíveis para venda, serão expostos em Janeiro próximo na Maison Louis Vuitton nos Champs-Elysées, logo depois da exposição individual de Murakami na Galerie Emmanuel Perrotin.

Os tapetes foram exibidos este ano no Museu Guggenheim em Bilbau (como parte da exposição retrospectiva de Murakami, © MURAKAMI), na loja da Louis Vuitton Omotesando em Tóquio e no Museu de Arte de Hong Kong (como parte da exposição «Louis Vuitton: The Passion of Creation»).



TAKASHI MURAKAMI

Takashi Murakami nasceu em Tóquio, no Japão, em 1962. Actualmente, vive e trabalha em Tóquio, Nova Iorque e Los Angeles. Depois de fazer um doutoramento em pintura Nihonga (pintura tradicional japonesa) na Universidade de Artes de Tóquio, Murakami começou a desenvolver o seu estilo característico, que combina a técnica moderna com a habilidade, a capacidade de artífice e a precisão da arte tradicional japonesa. Enquanto curador, Murakami desafia as convenções históricas e culturais. Propôs o conceito de «superflat» (superplano), interpretando a cultura moderna japonesa como um estado onde a linha entre o alto e o baixo se dilui. Em 2001, fundou a Kaikai Kiki Co., Ltd., uma empresa multi-facetada que tem como principal actividade a produção e promoção de obras de arte e a gestão e o apoio de artistas emergentes. Em 2002, a Kaikai Kiki expandiu-se mundialmente, constituindo a sua base nos EUA em Queens, Long Island, Nova Iorque e, mais recentemente, em Los Angeles, Califórnia.

“Tornar-me um exemplo vivo do potencial para a arte», esta é a força que faz mover” Takashi Murakami.


IMAGENS:
Flowerball (em cima)
Pink Time (em baixo)

Sem comentários: