Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TAKASHI MURAKAMI NO PALÁCIO DE VERSALHES

O trabalho do artista japonês Takashi Murakami vai estar em exibição no Palácio de Versalhes, em França, de 14 de Setembro a 13 de Dezembro. A exposição incluirá 22 peças instaladas por todo o edifício, incluindo 11 criadas especialmente para a ocasião.

“Para os japoneses, o Palácio de Versalhes é um dos maiores símbolos da história ocidental. É emblemático de uma elegância, sofisticação e ambição artística com as quais alguns de nós só podemos sonhar. Compreendemos, evidentemente, que o fusível que ateou o fogo da revolução partiu exactamente do centro do edifício. Mas tudo isso surge transversalmente como um conto fantástico de um reino muito, muito distante. Assim como o povo da França pode achar difícil recriar nas suas mentes uma imagem precisa da idade do Samurai, também a história do Palácio de Versalhes é, para nós japoneses, fantástica. É isso que eu tento captar nesta exposição. Eu sou o Gato de Cheshire, que cumprimenta Alice no País das Maravilhas com o seu sorriso diabólico e tagarela sobre como ela vagueia em torno do palácio. Com o meu sorriso brincalhão, convido todos a visitarem Versalhes”, afirmou Murakami.

No mundo da moda, o aclamado artista Neo-Pop japonês é especialmente conhecido pelos projectos que tem desenvolvido em colaboração com a marca Louis Vuitton. Murakami criou reinterpretações de culto da célebre tela Monograma, como Monogram Cerise, Eye Love Monogram, Monogramouflage, Monogram Multicolore. Neste Verão apresentou Cosmic Blossom: num fundo de cores vivas, as icónicas flores do Monograma da Louis Vuitton brincam com rostos sorridentes, um tema recorrente na arte Murakami, que funde elementos gráficos manga com motivos pictóricos tradicionais do Japão.

Sem comentários: