Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 26 de maio de 2011

“DIOR, LE BAL DES ARTISTES”

No passado dia 14 de Maio, inaugurou na ville “Les Rhumbs”, a casa de infância de Christian Dior, em Granville, França, a exposição “Dior, le Bal des Artistes”, dedicada ao contexto artístico do trabalho do genial criador de moda francês.

Graças à colaboração com o Centro de Georges Pompidou e a Galeria Minsky, em Paris, a exposição integra uma diversidade de obras de arte que influenciaram o trabalho de Christian Dior. A ligação do criador ao mundo da arte sempre foi muito forte. Quando chegou, ainda muito jovem, a Paris, Dior trabalhou como galerista e manteve essa sensibilidade para a arte contemporânea ao longo de toda a sua carreira, como mostra a exposição.

Até ao dia 25 de Setembro de 2011, os visitantes da antiga casa de Dior podem apreciar uma série de obras dos artistas que o criador ajudou a revelar, como Giorgio de Chirico, Raoul Dufy, Alexander Calder, Alberto Giacometti, entre outros, juntamente com várias criações de Elsa Schiaparelli e Paul Poiret que demonstram as primeiras ligações da moda à arte e completam o ambiente glamouroso, artístico e despreocupado do período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

A segunda parte da exposição demonstra como Christian Dior aprofundou as suas relações com os artistas do pós-guerra: pintores, escultores, fotógrafos, decoradores e também escritores, poetas e músicos. Christian Bérard, Jean Cocteau, o compositor Henri Sauguet… Cada um deles e os seus trabalhos inspiraram Christian Dior e deram origem a vestidos apelidados de “Concerto”, “Menuet” ou mesmo “Matisse”, “Braque”, “Picasso”.

Mais uma mostra imprescindível para os apreciadores de arte e moda.


Na imagem: Vestido "Concerto"

Sem comentários: