Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 3 de maio de 2011

AS "ESCULTURAS VESTÍVEIS" DE SANDRA BACKLUND

Sandra Backlund é conhecida no mundo da moda pelas suas vanguardistas e conceptuais criações de “collage knitwear”. A designer sueca, formada pelo Beckmans College of Design, em Estocolmo, em 2004, trabalha como uma escultora, sendo a maioria das suas peças produzidas à mão e com volumes inesperados, que impressionam pela beleza das formas tridimensionais. Backlund constrói manualmente verdadeiras “esculturas vestíveis” e faz experiências com diversos métodos e materiais, incluindo o algodão, a lã, o papel, e até mesmo o vidro, para criar peças impressionantes.

Desde sempre interessada pelo artesanato tradicional, Sandra Backlund gosta de pensar a moda como uma forma de arte, mais do que uma indústria: “Para mim, a moda é uma arte simples. Com o corpo humano como principal ponto de partida, improviso num manequim ou em mim mesma para conseguir novas formas e silhuetas que nunca poderia imaginar na minha mente. Não faço esboços, invento as peças quando as estou realmente a criar. Trabalho com colagens tridimensionais, começo com uma parte, multiplico-a e assim continuo até que seja uma peça. Uma coisa leva à outra”.

O trabalho de Sandra Backlund combina o seu lado criativo com o seu lado mais técnico descoberto durante a sua formação no Beckmans College of Design. As colagens converteram-se no grande interesse da designer, que o traduz no seu trabalho com técnicas tradicionais e artesanais.

A sua colecção Primavera/ Verão 2010 foi a primeira a ser produzida industrialmente, já que até então todas as peças eram confeccionadas por si, à mão. “O meu trabalho é muito pessoal. Improviso e permito-me perder o controlo e ver o que acontece se não me preocupar demais em fazer coisas praticas. Fascinam-me todas as formas de realçar, distorcer e transformar a silhueta com roupas e acessórios. O trabalho manual é muito importante, e um verdadeiro desafio. Interessam-me todos os processos de confecção tradicional, e experimento inúmeros materiais e técnicas, mas a colagem tridimensional de tricot é a mais significante.”

Hoje, a sua marca está presente em Londres, Paris, Hong Kong, Roma, Florença, Montreal, Brescia, Antuérpia e Los Angeles, e é requisitada para editoriais das mais importantes revistas internacionais.



1 comentário:

Linha Y disse...

São fotos impressionantes, muito bem conseguidas.

De notar as expressões dos modelos, quase que a fazer lembrar sofrimento, como se estivesse presas na própria roupa.

Gostei

Micael